MENU

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Obama triplica número de homens combatendo a maré de óleo nos EUA

with 0 comentários
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (28) que vai triplicar o número de funcionários federais combatendo os efeitos do vazamento de óleo no Golfo do México.

Depois de visitar alguns locais atingidos pela maré de óleo, Obama disse que o vazamento foi uma "agressão" à costa, à população e à economia regional.

Obama voltou a dizer que a British Petroleum, dona do poço que vazou após a explosão de uma plataforma em construção, vai ser responsabilizada pelo acidente.

O fluxo de óleo e gás do poço que vazou no Golfo do México foi parado pela injeção de lama, mas o desafio agora é manter a vedação, disse mais cedo o almirante Thad Allen, chefe da Guarda Costeira

Em entrevista ao programa "Good Morning America", ele disse que as próximas 12 a 18 horas serão "bastante críticas" nos esforços de deter o vazamento, que provocou um desastre ambiental.

As chances de sucesso do procedimento de "top kill" para fechar o poço são de entre 60% e 70%, disse nesta sexta o presidente da BP, Tony Hayward.

Mais cedo, ele havia dito que os trabalhos para tapar o poço estão indo "bastante bem de acordo com o plano" e que devem continuar nesta sexta. Ele previu que só no domingo vai ser possível saber se os trabalhos deram certo.

As operações foram interrompidas na noite e ontem para uma avaliação dos trabalhos e retomadas logo depois.

Mais cedo na quinta-feira, Thad Allen chegou a afirmar que o vazamento de óleo havia sido detido. Mas a empresa recusou-se a confirmar a informação de que teria conseguido bloquear o fluxo de óleo.

O procedimento para vedar o vazamento previa a injeção de lodo e cimento, uma operação que nunca foi tentada a essa profundidade antes - o poço está 1,5 mil metros abaixo do nível do mar.

0 comentários:

Postar um comentário