MENU

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Escrito nas Estrelas' chegou ao fim hoje. Depois de alguns meses de exibição, a novela sai do ar deixando saudades.

Elisabeth Jhin foi muito feliz ao tratar o tema sem didatismo e assim atraiu muitos admiradores para a história que quis contar.

Críticas sempre disseram que essa era 'uma novela que não tinha vergonha de ser novela'. Acho que ela foi bem mais. Com um enredo que parecia um conto de fadas, a mocinha - vivida muito bem por Nathalia Dill - foi perseguida por um vilão que tinha um charme absurdo - parabéns à Alexandre Nero, que se firmou como um grande ator - e disputada por dois príncipes vividos por Jayme Matarazzo - estreando com muita sorte e competência - e Humberto Martins - definitivamente livre de personagens que mostravam o corpo, entre outros que fizeram seus trabalhos de forma excepcional.

A trama espiritualista foi muito bem conduzida e emocionou até o último capítulo, mas também teve outras tramas de sucesso como a personagem Judith que infernizou a vida de seu ex-marido mesmo depois de quase morrer, o malandro Jair que fazia de tudo para não ter que trabalhar, o menino que enfrentou preconceitos por dançar balé, entre tantos outros personagens inesquecíveis.

O último capítulo emocionou do início ao fim. Cheio de surpresas e mensagens que declaravam que o amor sempre vence no final nos trouxe um clima de paz e serenidade que pautou toda a novela, que terminou com um clima de continuidade da história, ou seja, chegou ao fim sem por um ponto final. Parabéns à autora, ao elenco, a direção e a emissora por proporcionar essa história ao público. E como a novelista já prometeu uma trilogia, espero ansioso pelas próximas histórias.

Veja o clipe da música que embalou o casal Ricardo e Viviane.

'Escrito nas Estrelas' - Uma novela que deixa saudade

Dessa vez, Lindsay Lohan não será liberada mais cedo da cadeia. Pelo menos é o que garante o porta-voz do delegado de Los Angeles, Lee Baca.

- A senhorita Lohan não poderá ser liberada mais cedo porque essa ainda não é a sentença final. Ela ficará detida até a audiência do dia 22 de outubro e sob as mesmas condições da última vez em que esteve presa, em uma área de isolamento - disse o porta-voz em entrevista ao site da revista "People".

- Ela agora está sendo levada para a cadeia e passará pelas mesmas avaliações psicológicas e mentais - disse o porta-voz, acrescentando que a atriz ficará longe do restante das presas "pela segurança e integridade de todo o sistema penitenciário".

Primeiro jantar

Segundo o site "TMZ", Lindsay poderá escolher entre brócolis com arroz ou sopa de galinha com quiabo para o jantar na prisão.

Entenda a prisão

Lindsay Lohan foi presa nesta sexta-feira, 24, depois de ser pega em dois testes antidrogas, que acusaram o uso de cocaína e anfetamina. Manter-se limpa é uma das condições para a liberdade vigiada da atriz, imposta em 2007, quando se envolveu em um acidente de carro sob o efeito de entorpecentes. Esta é a segunda prisão da atriz em menos de dois meses.

Hoje, no tribunal, a atriz foi algemada antes de ser levada em custódia. O juiz não chegou nem a ouviu os argumentos da defesa de LiLo antes de proferir sua decisão, condenando a atriz a 30 dias de prisão. Segundo o site TMZ, a atriz ficou chocada ao receber a sentença, já que o esperado era que o juiz estipulasse fiança e remarcasse a audiência para o próximo mês.

A atriz chegou ao tribunal de Los Angeles por volta de 12h18 (horário de Brasília, 8h18 na hora local) nesta sexta-feira, dia 24. A sentença foi proferida pouco menos de meia hora depois.

Em julho, Lindsay passou 13 dias em uma prisão da Califórnia e 22 dias em uma clínica de reabilitação. O motivo foi que a juíza então responsável por seu caso, Marsha Revel, entendeu que a atriz desrespeitou os termos de sua condicional e não foi semanalmente à clínica de reabilitação.

Declarações de Michael Lohan

Depois do fim da audiência, o pai da atriz, acompanhado de um pastor, deu uma entrevista em que disse estar arrasado com a decisão do juiz.

- Preferia estar na cadeia no lugar da minha filha - disse. - Espero que Deus toque o coração de Dina. Ela me extorque dinheiro. A mulher que eu vejo hoje cuidando de minha filha não é aquela com quem me casei. A questão é colocar Lindsay no caminho certo e muito pouca gente faz isso. A cadeia não é bom para ninguém e quando você sai, você precisa fazer uma escolha. Eu sei e posso dizer isso porque já estive preso. As pessoas fingem não ver quando Lindsay tem momentos de fraqueza. Lindsay ainda não tem a ajuda que precisa para combater seu vício. Ir a Nova York para a semana de moda foi uma besteira! Lá tem muita droga. Ela saiu com as pessoas erradas, nos lugares errados. Espero que Lindsay não me obrigue mais a ficar longe dela. Quero ficar com minha filha, mas hoje estou proibido disso, já que não posso me aproximar de Dina.
Desabafo de Lindsay

Na semana passada, Lindsay Lohan fez um desabafo no Twitter quando foi pega no exame antidrogas.

- Infelizmente não passei no meu teste de drogas mais recente e se for preciso, estou pronta para me apresentar diante do juiz na próxima semana - escreveu. - O abuso de substâncias é uma doença que infelizmente não vai embora da noite para o dia. Estou me esforçando muito para superá-la e tenho dado passos positivos adiante a cada dia. Sou testada todos os dias e faço o que posso para evitar quaisquer problemas no futuro. Sem dúvida foi muito chato para mim, mas assumo responsabilidade por meus atos e estou preparada para as consequências. Agradeço o apoio dos meus fãs amados e de meus parentes próximos, que compreendem que estou me esforçando muito e fazendo progressos, como todo mundo. Eu continuo mantendo a fé, e estou esperançosa. Obrigada a todos vocês - finalizou Lindsay

Linday Lohan está de volta à prisão

Cissa Guimarães postou no site de relacionamentos Facebook uma mensagem sobre o filho Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado em 20 de julho. O músico faria 19 anos nesta sexta-feira (24).

- Há exatamente 19 anos se materializava entre nós um lindo Anjo de Luz, Rafael Mascarenhas! Nos inundou de amor e música e renasceu em outra vida no dia 20 de julho. Mas continuará sempre nos abençoando, nos protegendo e nos iluminando por aqui - escreveu ela.

- Daqui para frente, vamos celebrar 2 aniversários de vida: Dia 24/9 e Dia 20/7. Vida de amor, música e luz !!!!!! Salve Rafa !!!! Obrigada por tudo meu amor!!!!!!!.

A atriz, que está em cartaz no Teatro Leblon, Zona Sul do Rio, com “Doidas e Santas”, também publicou em sua página vídeos em que o Rafael aparece tocando guitarra.

Cissa Guimarães homenageia filho no dia em que ele faria 19 anos

A primavera dita as flores também na moda masculina. Nas semanas de moda, a aposta de grifes como Ausländer, Colcci, João Pimenta, Reserva, Ronaldo Fraga e Totem para a primavera / verão 2011 foram repletas de estampas e de detalhes em flores. A tendência flerta com o romantismo, mas inspira atitude e personalidade.

- Homens usando flores é apenas uma questão de personalidade. Hoje em dia não existe mais aquele preconceito com os que usam estampas com flor, ou roupa rosa. - diz Lauro Wöllner, da marca Wöllner.

E para quem acha que as flores restringem o look o estilista Rony Meisler, da Reserva, acaba com esta ideia.

- Acredito que a roupa não seja só a estampa, seja o conjunto da obra. O floral pode ser impresso numa peça de forma ridícula ou de forma que desperte desejo - diz.

Saiba como usar as flores

Desde os hibiscos das camisas havaianas ao clássico floral Liberty, há muitas opções de uso e estampas. Na hora de escolher, a personalidade é o que vale. Sobre a estampa, Rony é categórico.

- Na que eles se sentirem melhor. Na moda não há certo ou errado.

Lauro acrescenta que não há restrições de estampa floral que caia bem no homem.

- Ele tem apenas que tomar cuidado em como usar a estampa, com as combinações de cores - diz.

Claro, vale o bom senso. O estilista dá sua dica pessoal:

- Eu gosto de usar apenas uma peça incrível, o resto tem que ser básico. Portanto, usaria o floral em apenas uma das peças que estiver usando”.

Lauro concorda:

- Se a peça for toda estampada com floral o ideal é que a outra seja lisa.

Mas não descarta outras combinações.

- Se for um silk floral localizado, nada implica que ele use a outra peça estampada ou xadrez. Também é bacana misturar floral com listras. O importante é ter as estampas nos mesmos tons pra ter harmonia entre elas. Tudo vai depender de como combinar essas estampas, qual a maneira dele usar e, principalmente, a postura desse homem com o look completo.

Estampas florais saem da informalidade

Muitas vezes vista como sinônimo de praia, campo e por isso, restrita aos círculos informais, o floral pode estar presente em looks mais sofisticados.

- Já vi homens elegantérrimos de terno e camisa floral - diz Rony.

Mais um motivo para, se as flores o encantam, usá-las sem medo.

Os homens aderem às flores. Ao menos na moda

Maternidade adiada

Sintoma da vida moderna, retardar a gravidez tem sido supercomum na atual geração das mulheres de 30. Algumas querem priorizar a carreira, outras têm planos de viagens ou de estabilidade financeira e há aquelas cujo relacionamento ainda não está no ponto de se planejar família. Cada qual com seu motivo, todas essas mulheres usam algum meio contraceptivo. Não há dados sobre o método preferido nessa faixa etária, mas sabe-se que 23% das brasileiras em idade reprodutiva escolhem a pílula para evitar a gravidez. Segundo os ginecologistas, no entanto, ainda há muita desinformação quanto às outras opções, efeitos colaterais e vantagens dos diversos tipos de anticoncepcionais. A seguir, especialistas esclarecem tudo o que é preciso saber para adiar o sonho de ser mãe para um futuro um pouco mais distante — inclusive a opção do congelamento de óvulos.

Métodos hormonais

Como funciona: hormônios sintéticos semelhantes à progesterona e ao estrógeno produzidos nos ovários estabilizam os níveis hormonais que causam a menstruação e, consequentemente, inibem a ovulação.

Vantagens: o mais importante benefício desses métodos contraceptivos, segundo o ginecologista José Bento de Souza, é a preservação da fertilidade. “Uma das principais causas de infertilidade hoje é a endometriose, desencadeada pelo acúmulo de tecido do endométrio (membrana que reveste a parede uterina) não eliminado durante a menstruação”, afirma. “Os hormônios sintéticos, ao inibirem a ovulação, evitam que o endométrio inche e se desprenda, movimento natural que ocorre para que ele acomode os óvulos para a fecundação.” É por esse motivo, diz ele, que, em casos de suspeita da doença, cada vez mais médicos indicam pílulas de uso contínuo, que interrompem o ciclo menstrual.

Quais são os tipos:

Pílula: as da nova geração, mais modernas, têm na fórmula níveis baixíssimos de hormônios (dez vezes menos estrogênios e 164 vezes menos progesterona), o que traz benefícios além da contracepção: melhora os sintomas da TPM e a cólica, regula a oleosidade da pele e causa menos retenção de líquidos, por exemplo. As desvantagens são os efeitos colaterais, que variam de mulher para mulher: dor de cabeça, piora das varizes em quem tem tendência, ganho de peso e queda da libido.

Patch: age da mesma forma que a pílula, mas é recomendado para quem é indisciplinado na ingestão dos comprimidos e para quem tem problemas hepáticos (já que não é metabolizado no fígado). A troca do adesivo é feita semanalmente. A única desvantagem é que a cola pode causar irritação na pele ou desgrudar antes da hora.

Anel vaginal: também atua como a pílula e o adesivo, mas a troca é feita uma vez por mês. O ponto negativo é o desconforto por ele ter de ser inserido, em consultório, na vagina.

Injeção mensal: tem os mesmos efeitos colaterais e vantagens da pílula e é recomendada para quem é indisciplinada na ingestão dos comprimidos. A desvantagem é que a eficácia pode ser reduzida se a injeção não for tomada no dia correto.

Implante: uma cápsula de progesterona é inserida sob a pele e libera o hormônio gradativamente por até três anos. O inconveniente, além da incisão na pele e do preço mais elevado (em torno de R$ 1.500), é que pode deixar o ciclo menstrual irregular.

Um estudo do Royal College of General Practitioners avaliou 46 mil mulheres do mundo todo durante 40 anos e mostrou que o uso regular da pílula pode diminuir o risco de algumas doenças, como certos tipos de câncer e ataques do coração

Métodos de barreira

Como funciona: são os mais simples na forma de ação, pois apenas impedem que os espermatozoides cheguem ao útero.

Vantagens: não têm nenhuma contraindicação nem efeito colateral.

Quais são os tipos:

Camisinha: além de método contraceptivo, é a única proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. A desvantagem, fora a necessidade de interromper o ato sexual para a colocação, é que, se ela for feita de forma errada, o látex pode romper, deixando a mulher desprotegida.

Diafragma: membrana sintética que recobre o útero. Já foi muito utilizado, mas caiu em desuso por causa da logística complicada: deve ser colocado 15 minutos antes do ato sexual e retirado, no máximo, em seis horas . Também se deve lavá-lo antes de guardar.
Dispositivo intrauterino (DIU)

Como funciona: um dispositivo (antes feito de plástico e atualmente de cobre) é colocado dentro do útero para impedir a fixação do óvulo. Hoje, o chamado DIU medicado contém progesterona sintética para alterar o muco do colo uterino e impedir que os espermatozoides cheguem ao útero. A desvantagem do método é que ele pode desregular o ciclo menstrual.

Vantagens: não tem efeitos colaterais por ter ação apenas local.

Métodos comportamentais

Como funciona: são práticas mais antigas e instintivas, sem o uso de nenhum medicamento. É também o método menos seguro — o índice de eficácia é de 30 a 40%, segundo especialistas.

Vantagens: não tem nenhuma contraindicação nem efeito colateral.

Quais são os tipos:

Tabelinha: segue-se um cálculo com base no ciclo menstrual para que as relações aconteçam apenas no período em que a mulher não esteja fértil — em geral o período de ovulação ocorre entre 12 e 16 dias antes da menstruação. Para as que têm ciclo irregular, no entanto, a matemática é bem imprecisa.

Coito interrompido: o pênis é retirado minutos antes da ejaculação. Nesse caso, a responsabilidade de evitar a gravidez fica quase totalmente nas mãos do homem.

A mulher nasce, em média, com 200 mil óvulos em cada ovário e tem em torno de 500 ciclos menstruais durante a vida. Considerando-se que a cada ovulação se gastam cerca de mil óvulos, aos 30 anos ela terá apenas metade de seu estoque

Óvulos no laboratório

Até pouco tempo, congelar óvulos era um recurso recomendado apenas em situações extremas, como no caso de mulheres que se submetiam a tratamentos como o de câncer nos ovários e queriam garantir a realização do sonho de ser mãe. Hoje, a prática já é considerada também por mulheres saudáveis que desejam adiar a maternidade. Nos EUA, segundo o especialista em fertilização Sherman Silber, está crescendo o número de pacientes na faixa dos 35 anos que buscam a técnica como parte do planejamento da gravidez a longo prazo. “É como um seguro”, diz ele. “A meu ver, todas as mulheres que desejam engravidar depois dos 35 deveriam buscar uma forma de manter seus óvulos jovens, ou com congelamento ou com biópsia do ovário”, afirma, referindo-se a outra técnica, que congela uma parte do tecido ovariano, feita hoje apenas por ele e pela Universidade de Amsterdã.

Aqui no Brasil, esse fenômeno ainda está no comecinho, mas também já pode ser notado. “De um ano pra cá, as técnicas de congelamento melhoraram muito”, diz Luiz Fernando Dale, um dos maiores especialistas em medicina da reprodução do país. “E a recuperação de óvulos e embriões subiu de 40% para 80, 90%. Isso faz com que médicos sintam-se mais à vontade para recomendar o método e as mulheres mais interessadas em usá-lo.” Mas, apesar dos avanços, segundo ele, é importante lembrar que congelar óvulos não é garantia de um bebê no futuro — assim como na fecundação natural, a chance de gravidez é de 40 a 45%. O custo da vitrificação, a técnica de congelamento mais utilizada hoje, também pode ser um impedimento: cerca de 15 mil reais.

A Universidade da Carolina do Norte (EUA) testa o ultrassom como contraceptivo masculino. Em resultados preliminares, divulgados em maio, as aplicações nos testículos interromperam a produção de esperma e eliminaram as reservas já existentes, deixando o homem infértil por seis meses

Para onde foi o desejo

A pílula é um dos métodos mais seguros e fáceis de usar, mas pode gerar um efeito colateral inconveniente o bastante para fazer com que muitas mulheres a evitem: a diminuição do desejo sexual. Segundo especialistas, esse problema atinge cerca de 30% das consumidoras.

- Algumas pílulas diminuem os níveis de testosterona, o hormônio responsável pela libido - explica o ginecologista José Bento de Souza.

Mas não há um fator ou substância específica que cause essa redução, ela varia de acordo com cada organismo. Tanto que uma pesquisa recente da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) revelou que uma parcela de mulheres diz notar o efeito contrário: 11% afirmaram sentir aumento do desejo sexual com o uso da pílula.

- A libido é algo complexo e envolve questões psicológicas, físicas, sociais e culturais, não só o anticoncepcional - diz o ginecologista Gerson Pereira Lopes, da Febrasgo.

Por isso, quem sofre desse mal deve testar marcas e combinações hormonais, como uma com baixo teor androgênico, antes de desistir do método.

Veja as formas para evitar uma gravidez

A escolha do Fresno como banda de abertura dos esperadíssimos shows do Bon Jovi - dia 6 de outubro em São Paulo, e dia 8 de outubro no Rio de Janeiro - gerou milhares de comentários indignados na internet. Na comunidade "Bon Jovi - Brasil", do Orkut, os internautas lançaram a campanha "Assista ao show (do Fresno) de costas". Até o momento, 800 membros estão a favor da atitude.

- Vou assistir ao show do Fresno de costas, pode contar comigo!!! - disse Pedro, um dos participantes.

Já na comunidade "Bon Jovi", cerca de 200 comentários foram publicados desde que a produtora Time for fun confirmou a notícia, esclarecendo que a própria banda americana foi a responsável pela escolha do Fresno.

- Deus me livre de ser o Fresno! Nunca quis ver um show desses caras e espero não ser obrigada! Não tem banda brasileira (conhecida, pelo menos) que faça um som com um estilo parecido. Lembro que em 1995 houve um boato que o Firehouse abriria, seria muito legal (na minha opinião). Se for pra ser uma banda nada a ver, prefiro sem abertura mesmo - disse a internauta identificada como Lana.

Além disso, um abaixo-assinado foi criado para cancelar o show de abertura. Até o fechamento desta matéria, mais de 100 pessoas já tinham aderido.

- Sei que seremos vaiados, mas não estamos nem aí, pois estaremos com fone - disse Lucas, vocalista da banda Fresno, ao site Ego , nesta sexta-feira.

Fãs de Bon Jovi não apoiam escolha de Fresno para abrir shows no Brasil

Larissa Maciel, a Felícia de "Passione", posou com a nova camiseta da Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que completa 15 anos. O clique foi do fotógrafo Marcelo Faustini.

O clique aconteceu no próprio estúdio do fotógrafo, no Rio de Janeiro, e faz parte das ações do aniversário da campanha no Brasil.

- Eu estou aqui vestindo a camiseta da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda mais uma vez. Esta é uma campanha que eu tenho muita satisfação de estar engajada - diz a bela.

Larissa Maciel posa com camiseta de campanha contra o câncer de mama

Fiuk e Fábio Jr. estarão juntos no palco para um especial de fim de ano na Rede Globo. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, a emissora já está trabalhando no desenvolvimento do projeto. A cena promete emocionar os telespectadores. Pai e filho já estiveram juntos no palco do “Domingão do Faustão”, onde o rapaz cantou a música “Pai”.

Longe da telinha desde que se despediu de Bernardo, seu personagem em “Malhação ID”, o vocalista da banda Hori tem se dedicado à carreira musical. De acordo com o jornal paulistano, a banda iniciará uma turnê pelo Brasil, com mais de 30 shows ainda este ano e 50 em 2011. O show de estreia da turnê acontecerá no dia 30 de outubro no Citibank Hall de São Paulo.

Globo prepara especialde fim de ano com Fábio Jr. e Fiuk

Nesta sexta-feira, dia 24, às 23h35, logo após Globo Repórter, a Rede Globo exibe o último episódio desta temporada de Separação?!. Desta vez, Karin (Debora Bloch) se cansa de insistir em seu relacionamento, que julga falido, e coloca Agnaldo (Vladimir Brichta) para fora de casa. Sem ter pra onde ir, o marido busca refúgio na casa de Anete (Rita Elmor), que não se anima nem um pouco com a idéia de compartilhar seu lar. Para convencer a chefe de que sua presença pode ser útil, Agnaldo prepara um reforçado lanche matinal, mas erra ao servir café normal, pois Anete só toma a versão descafeinada da bebida. O efeito colateral é uma crise nervosa que faz Anete quebrar tudo sobre a mesa. Pra completar, ela lembra que tem uma reunião com a presidência da empresa em meia hora.

Enquanto isso, a esposa decide exercer toda sua liberdade de mulher solteira. Em sua resolução, a partir de agora, ela será uma nova Karin. As manhãs passam a ser bem-humoradas e ela utiliza todos os cômodos da casa como bem entende, sem precisar se preocupar com as manias do marido. Na rua, ela dá bola para todos os rapazes e acaba chamando a atenção de um, a quem logo propõe conhecer sua casa. A idéia não parece mais tão boa uma vez que ele aceita o convite, e Karin tem que apelar para Agnaldo para salvá-la do sujeito desconhecido.

Separação?! é escrita Alexandre Machado e Fernanda Young e tem direção-geral de José Alvarenga Jr. A série vai ao ar às sextas-feiras, logo após o Globo Repórter.

'Separação?!' chega ao fim de sua primeira temporada

O Ibope desenvolveu um método inédito no Brasil de medição de audiência em aparelhos celulares. Segundo Antonio Ricardo Ferreira, diretor-executivo do instituto, o serviço "será utilizado quando o hábito de assistir à televisão no celular se tornar significativo e houver interesse das emissoras de TV em contratá-lo."

Ferreira explica que a medição será apenas para audiência de sinal de TV digital nos celulares e não do sinal analógico, captado especialmente por aparelhos importados ilegalmente.

Até o final deste ano, de acordo com Ferreira, o Ibope realizará uma pesquisa para estimar o número de consumidores que assistem à TV digital em celulares a fim de estimar quando o novo serviço de medição deverá entrar em funcionamento.

Ibope vai medir audiência de televisão em celulares

Chegou a vez das baladeiras que não dispensam a mão bem feita. O Delas testou o verniz incolor lançado pela Specialittá que promete deixar as unhas fluorescentes na luz negra. A novidade deixa a produção diferente na balada, mas não aparece na iluminação normal.

A cobertura pode ser aplicada em cima de qualquer esmalte, que próximo da luz negra fica com a cor branca, azul ou roxa. E não é fácil ter precisão com o verniz, que é mais líquido que os demais produtos para a unha.

Apesar de ser transparente, precisa ser aplicado com cuidado, sem borrar os cantinhos e dedos, já que as imperfeições também se destacam na luz especial.



Serviço:


R$ 3,50
www.speciallita.com.br
SAC (11) 2606-1012

Verniz incolor torna unhas fluorescentes

Duas décadas depois de trocar o cinema pelo jornalismo, onde construiu uma bem-sucedida carreira como articulista conservador, Arnaldo Jabor mereceu a honra de exibir na noite de quinta-feira “Suprema Felicidade”, o filme que marca o seu retorno à sétima arte, na abertura do Festival de Cinema do Rio.



Foi uma noite de celebração de um Rio de Janeiro que não existe mais. E não apenas porque o filme de Jabor se passa entre as décadas de 40 e 50. A sessão de gala, com direito a tapete vermelho e “black-tie”, ocorreu no reformado Cine Odeon, isolado por grades dos mendigos e dos integrantes da equipe do “Pânico” que ocupavam a decadente Cinelândia.

Num esforço de afirmação que contrasta com o tamanho e a tradição do Rio, todos os patrocinadores do evento justificaram seus investimentos pelo fato de o festival ser “carioca”. Jabor, exilado em São Paulo, falou da sua percepção que a cidade vive uma “renascença cultural”. E completou:

- Depois de 30 anos sendo governada por canalhas, corruptos e incompetentes.

“Suprema Felicidade” constrói-se como um mosaico, a partir das vivências de um menino nascido no pós-guerra, filho de um militar autoritário e uma dona-de-casa frustrada. Estudante em um colégio de padres, vive a adolescência entre brigas de turmas, paixões platônicas e aventuras na zona. Sua principal referência é o avô, músico e boêmio.

- O mundo está muito pós-utópico - disse Jabor antes da sessão.  - Fui fazer um filme sobre uma coisa que eu conheço – eu mesmo.

- Jabor, você é foda - uma mulher gritou da platéia neste momento.

Com requintes fellinianos, o Rio idealizado da infância de Jabor conta também com um gentil comprador de revistas e jornais velhos, um pipoqueiro que ensina piadas sacanas aos meninos, o onipresente mata-mosquitos, padres maliciosos, gente que dança na rua, prostitutas de todos os tipos (jovens e velhas, bonitas e feias, magras e gordas) e, até, um teatro de anões.

Há momentos sublimes, de grande beleza, em “Suprema Felicidade”. Cenas de impacto, construídas em registro operístico ou teatral, que mostram um Jabor em forma, sensível e afiado. Idem em algumas falas: "Ninguém é feliz, Paulinho. Com sorte, é alegre", ensina o avô ao menino que protagoniza a história.

Mas são momentos e diálogos soltos, que não formam um conjunto consistente nem atraente. É difícil, em muitos momentos, compartilhar das lembranças de Jabor. Na sessão exclusiva para convidados da estréia, lotada, com gente sentada no chão, pelo menos três dezenas de espectadores deixaram o cinema antes do fim do filme.

A estréia de 'A Suprema Felicidade'

Vivendo seu primeiro papel gay, como o Julinho na novela "Ti Ti Ti", o ator André Arteche diz que teve receio de interpretar um homossexual, pois não sabia qual seria a resposta do público.

Eu fiquei um pouco apreensivo, fiquei com medo se ele ia agradar o público ou não", disse o ator.

Segundo ele, quem o ajudou a superar o medo e encarar o personagem foi a namorada, a figurinista Tarsila Sakaresh, com quem está há dois anos.

- Ela me dá total apoio e, sempre que pode, dá uma opinião. Ela acha o Julinho super chique e até sugeriu que ele usasse cachecol, mas eu acho que ele não usa. Ele é um pouco mais discreto - brinca.

Para incorporar o personagem, que é cabelereiro, André diz que passou algum tempo visitando salões de beleza.

- Eu e Jorge Fernando decidimos sozinhos como seria o perfil dele - conta.

Para ele, a maior dificuldade foi achar um caminho para sentir como era viver os problemas que Julinho passa.

- Ele passou por muita coisa, o cara que ele amava (Osmar, vivido por Gustavo Leão) morreu, a família dele não aceita muito bem (a homossexualidade).

Sobre o futuro amoroso do personagem, André diz que ainda não sabe o que vai acontecer, mas avisa que Dr. Eduardo (Josafá Filho), por quem Julinho se apaixonou recentemente, não será seu novo amor.
 
- O Dr. Eduardo quer ser amigo do Julinho, mas ele entendeu errado, estava numa fase meio carente - explica.

- Ele merece encontrar um novo amor. Em breve, espero que ele encontre uma pessoa legal. Acho que isso vai acontecer - diz.

Caso Julinho encontre um novo amor, André diz que não vê problemas se tiver que gravar uma cena de beijo.

- Se estiver no roteiro que ele vai beijar outro cara, não vejo problema nenhum. É o Julinho que vai estar beijando, não o André.

Segundo ele, nos próximos capítulos, a mãe de Osmar (Bruna, vivida por Giulia Gam), deve descobrir que Julinho é ex-namorado do filho dela.

- Vamos ver se ela vai aceitar ou não. Ela gosta muito dele, então talvez aceite por conta do amor que ela sente por ele.

André Arteche teve receio de aceitar papel

Os galãs Kellan Lutz, da saga "Crepúsculo", e Mehcad Brooks, de "True Blood", voltaram aos holofotes como modelos da Calvin Klein.

Depois da primeira linha de underwears da CK, lançada em fevereiro, e exibindo os rapazes com cuecas brancas, agora é a vez dos modelos coloridos.

Na campanha, Kellan aparece com a cueca verde e Mehcad de underwear amarela. Para completar a linha, as cuecas azuis (claras e escuras) são apresentadas no corpo do jogador japonês de futebol Hidetoshi Nakata e do tenista Fernando Verdasco.

Calvin Klein aposta em atores e esportistas para lançar linha de underwear

Antes da abertura do Festival do Rio, na noite de quinta-feira (23), Arnaldo Jabor subiu ao palco do Cine Odeon com a equipe para, além de agradecer, apresentar “A suprema felicidade”, sua volta ao cinema após duas décadas afastado da sétima arte. Argumentou que fez o filme com o assunto que ele mais conhecia: ele mesmo. E não poderia estar mais correto.

Em suas crônicas, quando não fala mal do governo — qualquer governo —, Jabor relembra o passado. Nos seus relatos, as mulheres têm mais mistérios, o Rio tinha mais encanto e era cheio de personagens curiosos, como vendedores de pipoca que contam suas histórias de conquistas sexuais, ou onde a pornografia inexistia e o mundo era mais inocente.

Vez por outra, o colunista também costuma falar de como o dramaturgo Nelson Rodrigues o influenciou e de como ele gosta de cinema, mas do cinema feito à moda antiga, como o de Fellini. Tudo isso está em “A suprema felicidade”.

O longa vai e volta no tempo para mostrar Paulo (ou Paulinho para os familiares e íntimos), uma espécie de alterego do próprio Jabor, em três momentos, quando é criança (8 anos), ainda adolescente (13 anos), e recém-adulto, com 19 anos (interpretado nessa fase por Jayme Matarazzo).

Vemos como o menino vai ao colégio, com professores-padres (interpretados por Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, e Ary Fontoura) que, apesar de engraçados, não perdem a oportunidade de passar uma lição de moral para seus alunos. Ou, quando na adolescência (o momento menos impactante do filme), começa a questionar a autoridade religiosa e fazer as primeiras indagações filosóficas. Mas é no início da “maioridade” que Jabor tem mais a contar. Suas descobertas sexuais e amorosas, as bebedeiras, a violência das ruas, a dualidade do ser humano, que nunca é só bom ou só ruim.

Nostalgias

Jabor colocou na tela todas as suas nostalgias. Para começar, suas mulheres sofrem, independentemente de quem sejam. Podem até amar e descobrirem o amor, mas elas são coadjuvantes dos homens, os verdadeiros donos da história. É o pai Marcos (Dan Stulbach), o avô Noel (Marco Nanini, o melhor personagem do filme), o próprio Paulo quem mandam.

Marcos, por exemplo, ama sua mulher Sofia (Mariana Lima). Ama demais, é ciumento, quer que ela dependa dele, não a deixa trabalhar. Sai à noite e deixa Sofia imaginando que ele tem uma amante. Os dois brigam, são ríspidos, cruéis, tudo na presença do filho. E o garoto recorre ao avô, um homem que se diz alegre, não feliz, e que ensina como é viver, sem lições prontas, ao neto.

No início, Noel é um músico boêmio, apaixonado pela vida, que leva Paulinho para as casas onde se apresenta. Com o tempo, ele vai percebendo a iminência da morte e se preocupa de não poder mais aproveitar o que lhe dá prazer. Percebemos essa mudança de humor, com uma sutileza que poucos, como Nanini, conseguiriam passar. Ele nunca fica ácido, mas pensativo. Conta histórias do seu passado, dá conselhos amorosos, se transforma na referência.

Mais que um filme sobre o amadurecimento, “A suprema felicidade” é uma homenagem a esse personagem que tanto marcou a vida de Jabor.


FESTIVAL DO RIO

"A suprema felicidade"

Sexta (24/9) 15h40 Est Vivo Gávea 3
Sexta (24/9) 22h10 Est Vivo Gávea 3

Jabor faz de 'A suprema felicidade' uma volta à sua juventude

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves negou ontem pedido de resposta apresentado pela coligação de Dilma Rousseff (PT) na qual a candidata acusava seu adversário José Serra (PSDB) de veicular supostas ofensas no horário eleitoral de sábado à noite (18).

A coligação de Dilma alegou que sua candidata teria se ofendido com a propaganda de Serra que repercutiu notícias veiculadas na revista "Veja" sobre denúncias de prática de tráfico de influência na Casa Civil. As denúncias estão sob apuração.

A representação da petista disse que a propaganda do tucano é "eminentemente difamatória e negativa, tendente a degradar a honra e a imagem da candidata Dilma Rousseff, bem como criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais contrários à candidata".

Segundo a coligação, tal conduta seria vedada pelo artigo 242 do Código Eleitoral e o artigo 5º da Resolução TSE nº 23.191/2009.

A coligação de José Serra disse "ter ocorrido o mero exercício do direito de crítica" e afirmou que "não há, nem na revista, nem na propaganda a mais remota sugestão de que Dilma estivesse envolvida nos supostos ilícitos descritos".

O MPE (Ministério Público Eleitoral), ao ser consultado pelo ministro relator, declarou-se favorável à concessão do direito de resposta.

Emoções

Em seu julgamento, o ministro Henrique Neves disse que o artigo 242 do Código Eleitoral não pode ser interpretado literalmente.

- A interpretação literal do artigo 242 do Código Eleitoral, editado em 1965, poderia implicar a proibição de qualquer espécie de propaganda eleitoral - ressaltou o ministro.

Segundo ele, "não é outra a função da propaganda, ou de qualquer tipo de propaganda, senão a de transmitir emoções à opinião pública".

O ministro Henrique Neves também rechaçou a hipótese de difamação.

- As alegações e afirmações contidas na propaganda impugnada não apontam fato determinado em relação à candidata Dilma Rousseff.

Antes de julgar improcedente o pedido de direito de resposta, o ministro afirmou que "é lícita, no horário eleitoral reservado aos candidatos, a exploração crítica das notícias veiculadas pela imprensa, especialmente quando as reportagens não são objeto de pedido específico de direito de resposta contra os veículos de imprensa".

Justiça Eleitoral nega pedido de resposta a Dilma no programa de Serra

A nove dias das eleições e com o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, o candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) decidiu retirar sua candidatura para lançar sua mulher, Weslian, na disputa.

A informação foi divulgada no site da filha de Roriz, Liliane, que é candidata a deputada distrital, mas retirada logo depois.

- Depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata a governadora do Distrito Federal - escreveu a filha de Roriz.

O PSC confirmou a informação, que será oficializada às 16h. Assim como o marido, Weslian é filiada à legenda. Para candidaturas majoritárias, não há necessidade de aprovação em convenção do partido no caso de mudança de nome. A foto na urna, entretanto, continuará sendo a de Joaquim Roriz, uma vez que o prazo para troca já expirou.

A decisão de Roriz foi tomada horas depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) adiar pela segunda vez o julgamento do recurso do PSC, que argumentava que a Lei da Ficha Limpa não poderia retroagir para tirar o candidato da disputa. O julgamento está empatado e não há prazo para definição.

A estratégia da campanha de Roriz é tentar reverter o estrago causado pela Ficha Limpa, que fez o candidato despencar nas pesquisas e ser ultrapassado pelo petista Agnelo Queiroz. Além disso, a chapa do PSC afasta o risco de ter a candidatura barrada, caso o Supremo decidisse que Roriz é ficha suja.

Para juristas ouvidos pela Folha, a decisão de Roriz de renunciar à candidatura suspende o julgamento no STF. Como o tribunal analisa recurso do candidato contra a sua inelegibilidade, especialistas em legislação eleitoral entendem que a ação perde o objeto - por isso o julgamento de mais de 15 horas deveria ser anulado.

JULGAMENTO

Durante a madrugada de hoje, por conta de um impasse no julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa, os ministros do STF suspenderam a sessão sem tomar decisão sobre o caso.

Depois de dois dias e mais de 15 horas de sessão, terminou em 5 a 5 a análise de um recurso de Roriz contra decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que vetou sua candidatura ao governo do Distrito Federal.

- Vamos esperar para ver o que vamos decidir - disse o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso.

Não há prazo para que o tribunal volte a analisar o recurso, o que poderá acontecer após a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou se os atuais membros da corte encontrarem alguma solução para o impasse.

Os ministros chegaram a dizer que deverão voltar a se reunir antes da diplomação dos vencedores, mesmo se o novo nome ainda não tiver sido escolhido para a vaga de Eros Grau, que se aposentou.

Uma sessão extraordinária foi convocada para segunda-feira, mas ainda não está definido se a Lei da Ficha Limpa voltará a ser analisada.

Na prática, os candidatos que estão na mira do Ficha Limpa poderão concorrer às eleições, mas estarão sub judice e poderão perder seus cargos se o resultado final for pela validade da lei.

De um lado estão o relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie, que votaram pela validade da legislação para este ano. Do outro, contra sua validade imediata, encontram-se os colegas José Antonio Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso.

O empate entre as duas correntes gerou discussões acaloradas.

- Não tenho vocação para déspota - afirmou Peluso para deixar claro que não votaria duas vezes para desempatar a questão.

No julgamento, os ministros tiveram que responder as seguintes questões:

1) se a legislação vale já para este ano e

2) se ela pode ser aplicada a um político que renunciou ao mandato antes de sua promulgação.

Dias Toffoli foi o único que, apesar de não aplicar a legislação nas eleições deste ano, avaliou que em eleições futuras, ela poderia valer para quem renunciou ao cargo, mesmo se isso ocorreu antes de sua promulgação.

Roriz desiste de candidatura e lança mulher em seu lugar

T.E.R.A é um pacífico planeta que sofre a invasão dos humanos, que foram obrigados a abandonar a Terra, destruída pela ganância dos homens.



FICHA DO FILME


Título original: Battle for Terra
Diretor: Aristomenis Tsirbas
Gênero: Animação, Aventura, Ficção Científica
Duração: 85 mins.
Vozes: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Luke Wilson, Danny Trejo, Ron Perlman, Chris Evans
Ano: 2007
Data da Estreia: 24/09/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
País: EUA
 

Estréia hoje nos cinema o filme 'T.E.R.A'

Uma onda de crimes contra cachorros assusta há cerca de sete meses moradores do bairro de Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ao menos 40 cachorros morreram envenenados nesse período.

O cão de um morador foi envenenado quatro vezes. Na última delas, o animal não foi socorrido a tempo e morreu. Diversas pessoas já reclamaram do envenenamento de seus animais, mas não encontraram nenhuma pista que pudesse apontar o suspeito. Os cachorros são envenenados ao comer carne com chumbinho (veneno).

A veterinária Alessandra Nobre, que já foi procurada por donos de cachorros que passaram por essa situação, informou que, ao serem envenenados, os animais começam a salivar muito, cambalear e ter tremores musculares. Segundo ela, os bichos podem ser socorridos em até 30 minutos após a ingestão da substância.

Onde de crimes contra cães assusta interior de SP

Britney Spears também está empolgada. A cantora escreveu em sua página no Twitter uma mensagem sobre a comédia musical mais badalada da televisão norte-americana.

- Vocês estão animados com Glee na terça-feira?

Isto porque na próxima terça-feira, dia 28, o canal Fox exibe o episódio especial só com músicas da cantora, em que ela participa.

Britney fala sobre 'Glee'

Eles cresceram diante das câmeras. Hoje são adolescentes ou adultos e continuam fazendo sucesso na TV. Vamos ver alguns exemplos de talentos precoces?

A atriz Bruna Marquezine roubou a cena em 2003, quando participou da novela Mulheres Apaixonadas no papel de Salete. Na época, ela tinha apenas oito anos. O tempo passou e agora, bem crescidinha, Bruna se prepara para participar da novela Araguaia

O ator Daniel Ávila foi outro que cresceu diante de todo o Brasil. Aos 10 anos, ele interpretou o Dudu de A Viagem. Já adulto, em 2006, viveu Tony na novela O Profeta

A garotinha por trás da fantasia da boneca Emília é a atriz Isabelle Drummond, que recentemente interpretou a Bianca de Caras & Bocas

Quem vê Kayky Brito todo fortinho na pele de Sinval em Passione pode até não lembrar do início de sua carreira. Uma das primeiras novelas da qual participou foi O Beijo do Vampiro, na qual interpretou Zeca

Carolina Oliveira tem uma trajetória parecida. Aos 9 anos, ela foi a protagonista do especial Hoje é Dia de Maria. Atualmente, ela interpreta a Gabriela de Ti-ti-ti

O primeiro papel de destaque de Marina Ruy Barbosa na TV foi como a personagem Ana, na novela Começar de Novo. Na época, ela tinha nove anos. Atualmente, ela vive Vanessa em Escrito nas Estrelas

David Lucas, que vive o Lipe de Ti-ti-ti, começou a trabalhar na TV bem pequenininho. Olha ele como o Terê da novela Alma Gêmea

Eles cresceram fazendo da TV

Veja fotos do elenco de 'Araguaia' na festa de lançamento da nova novela das seis