MENU

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ricky Martin passeia com gêmeos e namorado

Fábio Assunção, que interpretaria um vião em "Insensato coração", não fará mais próxima novela das 21h, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. O ator faltou a uma gravação na quinta-feira passada. No sábado, ligou dizendo que não estava em condições de gravar e deixou a equipe que estava no Projac muito irritada.

No mesmo dia, numa reunião de emergência entre os autores e Dennis Carvalho, diretor de núcleo, ficou decidido que Fábio seria então desligado do projeto.

Agora, a direção escolhe outro ator para o papel. Não há como refazer as sequências já gravadas em Florianópolis. E parte do que já está pronto será cortado. A novela tem estreia prevista para janeiro.

Ana Paula Arósio já tinha sido desligada de "Insensato coração" no início das gravações. A crise foi contornada com a escalação de Paola Oliveira para o papel.

Há dois anos, Fábio deixou a novela "Negócio da China", de Miguel Falabella, para se tratar de dependência química.

Fabio Assunção está fora de 'Insensato Coração'

Fábio Assunção se reúne na tarde desta segunda-feira, 29, com os diretores de "Insensato Coração" para conversar e decidir se permanece no elenco da nova trama das oito da TV Globo ou não. As informações são da assessoria da emissora, a CGCOM.

O ator, que é um dos protagonistas da novela, teria pedido afastamento por "incapacidade para trabalhar", segundo a coluna Telenotícias, do jornal "O Dia". Na história, ele interpreta Léo, um homem ambicioso que disputa o amor da mesma mulher com o irmão, vivido por Eriberto Leão.

Vale lembrar que, caso Fábio realmente abandone a trama, esta será a segunda baixa no elenco - Ana Paula Arósio foi substituída por Paola Oliveira no começo de outubro.

Fabio Assunção se reune com direção para decidir se deixa 'Insensato Coração'

Fábio Assunção teria faltado às gravações de estúdio da próxima novela ‘Insensato Coração’, no Projac, na quinta-feira (25) e no sábado (27). A informação é da coluna "Telenotícias" do jornal "O Dia" desta segunda-feira (29).

A publicação afirma que o ator deve deixar a nova trama das 21h, com estreia prevista para janeiro. O jornal informa que Fábio teria alegado incapacidade para trabalhar e suspeita-se que ele teve uma recaída.

O ator enfrentou problemas com drogas em 2008, quando atuava em "Negócio da China" e precisou deixar o folhetim para ser internado em uma clínica de reabilitação.

De acordo com o jornal, o diretor da novela, Dennis Carvalho, teria sinalizado uma reunião com a direção da TV Globo para falar da substituição do ator. Até agora, Fábio já gravou cenas em Florianópolis e começou as de estúdio na segunda-feira (22).

Gilberto Braga, um dos autores da trama, disse à coluna:

- Desculpe, mas eu não vou falar. Estamos em um momento de crise.

Caso Fábio deixe o elenco, será a segunda baixa que a novela sofre. Ana Paula Arósio, que seria a protagonista da história, foi afastada por faltar às gravações.

Procurada , a assessoria de imprensa da emissora ainda não falou sobre o assunto.

Fabio Assunção pode deixar 'Insensato Coração'



Um típico garoto carioca. Este é Bernardo Mesquita, o Fred de "Malhação". Aos 17 anos, o garoto é morador da Zona Sul da cidade, adora praia, pega onda, anda de skate, é campeão de jiu-jitsu e não dispensa uma pelada semanal. Ufa. Por influência do pai, Bernardo pega onda desde os seis anos. Atualmente, por causa das gravações da novela e das aulas - ele está no segundo ano do ensino médio -, o ator não tem tanto tempo assim de se dedicar ao surfe.

- É um momento que eu tiro para relaxar - diz.

Com pouco tempo para sair na rua, Bernardo conta que ainda se diverte com o assédio das meninas no seu dia-a-dia. Ele, que começou a carreira em "Duas Caras" e foi eleito "Príncipe" da Sasha, conta que suas fãs de "Malhação" são as mais abusadas.

- Recebo muitas cartas e fico triste por não ter tempo de responder todas. Já passei por cada coisa... Já até passaram a mão na minha bunda - ri o moreno que, solteiro, disse que leva cantada de fãs. - Mas acho que não ficaria com uma fã. É um amor diferente... Mas é melhor ir naquela, 'nunca diga nunca' - brinca.

Apesar de gravar ao menos seis dias por semana, Bernardo conta que gosta de arrumar tempo para fazer programas culturais, seus preferidos.

- Não deixei de ir ao teatro, ou cinema. Mas volta e meia tento ir numa balada, claro, sou um adolescente, quero me divertir. Mas ao mesmo tempo estou bastante focado no trabalho, porque sei que é uma oportunidade para meu futuro - diz ele, que pretende fazer o ENEM assim que terminar o colégio, no ano que vem, e um dia cursar faculdade de artes cênicas ou um curso de direção. - Penso em ser diretor no futuro, principalmente na TV, que tem mais a ver comigo - diz.

Ligação com a família

Durante o bate-papo, Bernardo se mostra um adolescente bem ligado à família. Suas três tatuagens são homenagens aos parentes: ele tem os sobrenomes, Peters e Mesquita, tatuados na barriga, além da inicial dos pais e irmão na panturrilha.

- Sou muito ligado a eles. Devo tudo o que tenho e o que sou a meus pais e irmão - derrete-se.

Elogios

Em "Malhação", Bernardo vive um rapaz que sofre de epilepsia. Ele conta que tem recebido elogios de médicos e até cartas de gente com a mesma doença. Ele conta que recebeu uma carta de uma associação de médicos que se dedicam a estudar a epilepsia.

- Fiquei muito honrado. Eles me diziam que as crises que eu interpretava na novela eram muito reais - diz.

Bernardo Mesquita surfando





Um menino extremamente carente da presença do pai na infância, chorão e com nome de príncipe. Essas são algumas das peculiaridades que vão estar presentes no livro “Fiuk – Diário do Fiuk”, que a Creative Books lança no dia 30 de novembro.

O livro, biografia escrita em formato de diário pelo próprio ator e cantor, pretende ser um presente para as fãs ao revelar momentos de intimidade do ídolo, fotos inéditas e detalhes da infância do líder da Banda Hori. Veja alguns trechos do diário de Fiuk em primeira mão.

Relação com Fábio Jr. na infância

“Morria de saudades do meu pai, sentia falta. Ele fazia, sei lá, 150 shows por ano, a gente quase nunca se via. Essa vida longe de casa e da família deu no que deu, meus pais se separaram quando eu ainda era bem pequeno: o processo de separação começou quando eu tinha apenas um ano e meio e se estendeu até os meus dois anos e meio. Já garoto, eu via os meus amigos com o pai por perto, sempre presente, tipo paizão que se preocupa com tudo, e não entendia por que comigo era diferente. Nunca tive uma relação de pai e filho quando criança... Quando via pai e filho andando de bicicleta, brincando na piscina, eu ficava olhando aquilo e me sentia triste... Meu pai estava sempre trabalhando, não tinha troca nenhuma de carinho. Eu tinha um pai, mas não tinha, porque só o via uma vez por mês, a cada dois meses. Claro que isso acontecia por causa da carreira dele, agora eu entendo. E hoje tenho uma relação linda com ele. Hoje meu pai é de ouro.”

Bronquite emocional

“Quando eu tinha uns sete, oito anos, comecei a ter crises muito fortes de bronquite asmática. Era pela falta que sentia do meu pai. Então, durante o pouco tempo em que ficávamos juntos, eu o incluía em todas as minhas atividades: chamava meu pai para me ver brincando, queria estar perto, andar ao lado dele, o tempo todo. Teve uma cena que me marcou. Um dia, tive uma crise de bronquite e já estava dentro da ambulância, pronto pra ir pro hospital, quando meu pai chegou. Saí correndo na direção dele, até esqueci que estava com soro no braço e tudo. Quando me dei conta, já estava bem. Foi quando eu disse: ‘Pai, você é meu remédio’.”

Fiuk, o dono do zoológico

“Eu me lembro de ser daquele tipo de moleque que não para quieto. E sempre fui muito mimado. Fui o que mais trabalho deu para a família, e ainda assim fui o mais mimado, engraçado isso. Ganhava presente demais. Nossa Senhora! Mas ganhava da minha mãe. Porque do meu pai, se não estudasse, não tinha conversa. Minha mãe era outra história, me dava tudo que eu quisesse. Numa época, eu devia ter uns oito ou nove anos, quis ter bichos de estimação. Aí tive de tudo: chinchila, coelho, peixe, cachorro, tartaruga, pássaros... Cheguei a ter quarenta pássaros em casa, em gaiolas enormes.”

Assim nasceu Fiuk

“Quando era moleque, minha mãe tentou que eu fizesse esportes. Fui fazer natação, não curti. Futebol também não curti muito, nem judô, nem tênis e nem nada. Fui fazer hipismo, não deu certo. Mas minha irmã Krysia era muito boa no hipismo, ganhou vários prêmios. Eu ia sempre com ela à hípica. Lá conheci o Edson. Ele devia ter uns seis anos e ajudava o pai, que trabalhava de jardineiro na hípica. Foi ele que me deu o apelido de Fiuk, porque não sabia falar direito o meu nome. Depois descobri que ‘Fiuk’ soa parecido com a palavra ‘menino’ em húngaro. Olha que louco!”

Fiuk na Favela

“O Edson foi meu melhor amigo até os quinze anos. Melhor amigo mesmo! Ele morava numa favela. Então, eu pedia pra minha mãe me deixar na hípica e depois fugia com o Edson para a favela. A casa dele era no meio do mato. A gente ficava lá na maior inocência, brincando; pegava manga no pé, comia arroz e feijão numa panelinha toda amassada e não tinha malícia alguma. Quando você é criança não tem maldade, então eu não pensava:’Ai, que nojo!’ ou ‘Estou com medo!’. Pra mim era tudo tranquilo, a família do Edson era gente boa pra caramba. Foi nesse tempo que conheci o mundo sem perceber. Vi como é morar em uma favela e morar em uma mansão. É tudo terra do mesmo jeito, todo mundo é gente do mesmo jeito. Então, nunca liguei pra diferenças sociais.”

Ensinando a ser pai e a ser filho

“Fui pra casa do meu pai com mala e tudo e disse: ‘Vim morar com você!’. Nem lembro se eu o avisei antes. Acho que não, cheguei de repente. E a partir daí começamos a ter uma relação mais profunda de pai e filho. Eu o ensinei a ser pai, uma coisa que ele não sabia. E aprendi com ele a ser filho, porque eu também não sabia direito o que é ser filho. Uma vez, acho que eu tinha uns treze anos, decidi fazer uma tatuagem. Avisei meu pai, e ele só falou o seguinte: ‘Você é quem sabe. Mas pense bem: você vai ter de passar o resto da vida com isso no seu corpo’. Ele deu um toque, disse que no dia seguinte eu podia mudar de ideia e me arrepender. E não é que deu certo? O papo me convenceu e desisti de fazer a tatuagem.”

Nome de príncipe (trecho escrito pela mãe de Fiuk, Cris)

“Voltei correndo pra casa e, quando cheguei, minhas duas filhas estavam na cama do quarto de casal, assistindo ‘A Bela Adormecida’. Interrompi o desenho e contei que elas iam ter um irmãozinho, e que agora era a vez delas de escolherem um nome para o bebê. As duas não tiveram dúvida: ‘Filipe, Filipe! Igual ao príncipe da Bela Adormecida!’. E não teve discussão. Quando Fábio chegou mais tarde, contei a ele, e sua reação foi: ‘Se elas escolheram, então vai ser Filipe!’ E as duas: ‘Igual ao príncipe, igual ao príncipe!’”

Fiuk lança biografia; Leia trechos

Lembra de Georgie Henley, a fofíssima Lucy Pevensie de "As Crônicas de Nárnia"? Pois ela cresceu e, agora, aos 15 anos é considerada a nova Emma Watson. Assim como com a atriz de "Harry Potter", o público acompanhou o crescimento de Georgie através da saga baseada nos livros de C.S Lewis.

Porém, apesar das comparações, em entrevista ao jornal "Daily Mail", Georgie contou que não pretende ser modelo como Watson- que costuma estrelar campanhas de grifes como Burberry: "Eu considero um elogio porque ela é muito inteligente mas acho que eu não seria capaz de ser a garota da Burberry ou algo parecido. Não acho que ser modelo seja algo para mim porque eu gosto muito de comer".

Os fãs da saga podem ver Georgie como Lucy novamente em "As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada" que tem estreia prevista para dezembro.

Lembra de Georgie Henley, a caçula de 'Crônicas de Nárnia'? Ela cresceu!

Priscila Fantin posa para ensaio e se mostra deslumbrante

 

Maria Paula, do “Casseta & Planeta”, está “conhecendo melhor“ o ator Bruno Garcia, do ”S.O.S. Emergência“. Eles têm sido visto juntos frequentemente. Amigos dizem que eles têm tudo a ver um com o outro.

Maria Paula e Bruno Garcia estão se conhecendo melhor


A imagem acima foi a única do ensaio quente entre Danielle Winits e Jonatas Faro que não foi divulgada. A sensualíssima foto foi feita pelo fotógrafo Terry Richardson, em setembro, em Nova York, e está na revista “Alfa” de novembro. Na época do ensaio, a atriz estava bem no início da gravidez e ainda não tinha tornado nada público.

A intimidade do casal Jonatas Faro e Danielle Winits

Cláudia Leitte se atrasa para casamento de Adriane Galisteu






Jonatas Faro parece, cada dia, mais encantado com a gravidez da futura mulher, a atriz Danielle Winits. Sábado pode-se ver o cuidado do ator com Danielle na piscina no hotel Pérola, em Búzios, no fim de semana. Jonatas não parou de fazer carinho na barriga de quatro meses da namorada. No domingo, Danielle e Jonatas foram à Praia de Geribá. O casal caminhou pelo deque, passeou na Rua das Pedras e tomou sol na areia. A loura, grávida de um menino, aproveitou o bom tempo e deu um mergulho no mar.

Jonatas Faro babando com gravidez de Dani Winits


A revista "Playboy" divulgou nesta segunda-feira a capa da edição de dezembro da publicação, estrelada por Leticia Birkheuer. A capa mostra apenas o rosto de Letícia. As fotos foram feitas pelo amigo da atriz e fotógrafo Greg Lotus em Visconde de Mauá, na Região Serrana. Ela aparecerá completamente nua em todas as fotos, nem lingerie nem acessórios foram usados.

Divulgada capa da Playboy de Letícia Birkheuer

A Secretaria Estadual de Educação do Rio informou que pelo menos 1.050 alunos estão sem aula nesta segunda-feira (29) no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte da cidade. Segundo a secretaria, três unidades que funcionam nas proximidades do conjunto estão fechadas. Desde domingo (28), policiais civis, militares, federais e homens do Exército ocupam a comunidade.

De acordo com a secretaria, a suspensão se deve à dificuldade de acesso dos alunos e professores. As escolas sem aula são Theóphilo de Souza Pinto e Jornalista Tim Lopes, ambas no Alemão, e Barão de Macaúbas, em Inhaúma.

A Secretaria Municipal de Educação ainda não tem a confirmação de quantas escolas não estão funcionando nesta segunda.

Mais mil alunos estão sem aulas no Alemão

A presidente eleita, Dilma Rousseff, deve se reunir nesta semana, possivelmente nesta terça (30), com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para tratar das operações de ocupação de morros e combate a traficantes no estado. Segundo a assessoria do governo de transição, o local e horário do encontro ainda não foram definidos. O mais provável, no entanto, é que a reunião ocorra em Brasília.

Dilma e Cabral têm conversado com frequência por telefone nos últimos dias. A assessoria informou que a presidente considerou “positivo” o resultado das ações da polícia no conjunto de favelas do Complexo do Alemão, no fim de semana. Em conversas com o governador, a presidente afirmou acreditar que o sucesso no combate ao crime organizado no Rio se deve à parceria entre o governo do estado e o governo federal.

Segundo a assessoria, nos telefonemas, Dilma destacou a importância do uso dos equipamentos da Marinha e a cooperação entre as forças policiais federais e a polícia militar. A presidente teria garantido ainda que essa parceria continuará quando ela assumir a Presidência.

Ministros

A assessoria do governo de transição afirmou também que Dilma pode anunciar novos nomes de ministros nesta semana. Até o momento, foi oficializada apenas a equipe econômica do futuro governo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, continuará no cargo. A atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, assumirá o Ministério do Planejamento, e a presidência do Banco Central ficará com o diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini.

Nesta segunda (29), Dilma vai se reunir com o presidente do PT, Eduardo Dutra, e com o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP). Ambos são coordenadores da equipe de transição. Dutra já chegou à Granja do Torto, onde a presidente eleita está residindo. Nesta terça, de acordo com a assessoria, Dilma irá participar de uma reunião setorial sobre saúde, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição. Devem comparecer o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, parlamentares e técnicos.

Dilma deve ser reunir com Cabral amanhã

A presidente eleita, Dilma Rousseff, telefonou nesta quinta-feira (25) ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para prestar solidariedade pelos conflitos no estado. A informação é da assessoria de imprensa do governo de transição.

De acordo com a assessoria, Dilma lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "dando o apoio necessário ao governo do estado" e disse que fará o mesmo quando estiver na Presidência.

A presidente também elogiou a resposta de Cabral à violência dos traficantes. Segundo a assessoria, Dilma disse que o governador "está fazendo um grande trabalho no enfrentamento ao crime organizado".

Nesta quarta-feira, o governador Sérgio Cabral pediu ao Ministério da Defesa – e foi atendido – apoio logístico da Marinha nas ações contra grupos criminosos que, desde domingo, promovem arrastões, ataques a forças de segurança e incêndios em veículos

De acordo com o governo do estado, os ataques são uma reação à política de implantação de Unidades de Polícias Pacificadoras (UPPs), na qual a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos.

Nesta quinta-feira, uma operação da polícia, liderada pelo Bope, usou ao menos 350 homens (200 da Polícia Civil e 150 do Bope), e com o apoio da Marinha, que cedeu nove blindados, ocupou a Vila Cruzeiro. Criminosos fugiram do local a pé.

A operação na Vila Cruzeiro continuará durante a noite desta quinta-feira, segundo a Polícia Militar.

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou que a Polícia Federal dará apoio às ações de combate a criminosos na Região Metropolitana do Rio a partir de sexta-feira (26).

- A polícia amanhã terá reforço da Polícia Federal. São ações complexas, mas temos objetivos de onde queremos chegar - disse Beltrame.

Nesta quinta, o Ministério da Defesa informou que, "em tese", pode avaliar um eventual pedido de tropas para ajudar a polícia do Rio de Janeiro a enfrentar a onda de violência na capital fluminense. De acordo com o ministério, até o momento, nenhum pedido foi feito.

Repercussão

Deputados e senadores ouvidos pelo G1 defendem a política de segurança do governador Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro, mas também há os que consideram que os conflitos contra criminosos demonstram a necessidade de se rediscutir a remuneração dos policiais.

Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que vai propor na Comissão de Direitos Humanos da Câmara a criação de uma comissão específica para acompanhar a situação da segurança pública no Rio.

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) disse considerar "desastrosa" a política de segurança do Rio de Janeiro entre 1983 a 2007. Segundo ele, havia conivência com o comando territorial pelo tráfico e razões de natureza política que implicavam a ausência da ação do estado em áreas do estado.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu a política do governador Sérgio Cabral e diz ter ouvido dele em conversa telefônica nesta quinta-feira que não haverá recuo na política de retomar áreas controladas pelo tráfico.

- O problema a ser levantado é uma política nacional de fronteiras, que é por onde estão entrando as armas. Não existe chuva de armas nas favelas. As comunidades do Rio são receptoras de armas e drogas que estão entrando e que vêm de fora do país - disse.

Em ligação ao governador, Dilma diz que Cabral faz grande trabalho contra o crime

As Forças Armadas e as polícias do Rio vão continuar ocupando o Conjunto de Favelas do Alemão até a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade. Segundo o governador Sérgio Cabral, isso deve acontecer no primeiro semestre de 2011.

A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (29) durante a abertura do Fórum sobre Infraestrutura da Olimpíada Rio 2016, em Copacabana. Para o governador, tanto o Alemão quanto a Vila Cruzeiro devem ter UPPs "nos primeiros seis ou sete meses" do próximo ano.

De acordo com o governador, no entanto, essas não vão ser as próximas unidades a serem instaladas.

- Como sempre, desde começamos, não podemos antecipar. O que eu posso falar é que instalamos amanhã a UPP Morro dos Macacos. Iremos, em seguida, para as comunidaes da região do Lins de Vasconcelos, como Morro São João, Morro Quieto e outros próximos. Todos eles serão as próximas a serem ocupadas pelo Bope e, em seguida, instaslando a UPP. A cronologia e estratégia permanecem as mesmas - disse Cabral.

Forças Armadas ficam até UPP

Segundo Cabral, a permanência de homens do Exército já está combinada com as Forças Armadas.

- Estamos na fase de preparação da estratégia técnica, o que não passa por mim, passa pelo secretário Mariano Beltrame e pelos oficiais militares do Ministério da Defesa. Isso está sendo feito desde de ontem para que [a comunidade] tenha paz, tranquilidade e a garantia dessa transição para a UPP.

- As reconquistas dos territórios tanto da Vila Cruzeiro quanto do Alemão já foram efetivadas e agora são os próximos passos. Esse é um processo e nós não vamos dormir nos louros da conquista de ontem (domingo, 28) - afirmou o governador.

O governador disse que a transição para a UPP não pode ser feita de forma rápida e deu exemplo do Morro dos Macacos, ocupado desde 14 de outubro.
 
- Amanhã (terça,30) vamos instalar a UPP no Morro dos Macacos. As nossas tropas de elite ficaram lá, se eu não me engano, por 60 dias. Creio que a Cidade de Deus tenha sido a unidade mais complexa na operação de território, não sei precisar a quantidade de dias, mas foi a mais difícil.
 






Cabral anuncia UPP para o Alemão no primeiro semestre de 2011

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou na manhã desta segunda-feira (29) que vai promover uma grande "invasão" de serviços públicos, não só na comunidade da Penha como no Conjunto de Favelas de Alemão e nos bairros do entorno dessas comunidades, imediatamente.

O plano,que começou a ser preparado na semana passada segundo o prefeito, vai começar com os serviços como recolhimento de lixo e limpeza de ruas e logradouros públicos da comunidade. Segundo Paes, não serão poupados recursos humanos e financeiros.

O prefeito também disse que as aulas nas escolas públicas nas regiões dos conjuntos da Penha e do Alemão serão reiniciadas nesta terça-feira (30).

Os caminhões de limpeza pública voltaram a entrar apenas nesta manhã no Alemão. Por todos os cantos da comunidade é possível ver montanhas de lixo.

Eduardo Paes anuncia reurbanização na Vila Cruzeiro e no Alemão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal fará tudo o que for possível para "a ajudar o Rio de Janeiro a vencer o crime organizado" e que visitará o Conjunto de Favelas do Alemão.

Em seu programa de rádio semanal, "Café com o presidente", Lula afirmou que ainda há muito trabalho pela frente.

- Eu acho que a operação está sendo um sucesso. Obviamente que ela não terminou, ela apenas começou. Nós não sabemos ainda se todos os bandidos fugiram, se tem muito lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, nós demos o primeiro passo – entramos dentro do Complexo do Alemão - afirmou o presidente.

Lula contou que recebeu diversas ligações do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao longo da semana, pedindo reforço da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e das Forças Armadas.

- Eu, prontamente, disse ao ministro Nelson Jobim que ele fizesse o que tivesse que fazer, dentro da lei. Pedi para que o Sérgio Cabral pedisse por escrito, que nós estávamos dispostos a ajudar o Rio de Janeiro a vencer o crime organizado, a vencer o narcotráfico - contou Lula.

Visita ao Alemão

Segundo o presidente, já estava programada uma visita ao Conjunto de Favelas do Alemão.

- Independentemente dessa operação eu iria visitar o Complexo do Alemão. Eu, agora, vou com muito mais prazer - afirmou.

Lula terminou o programa pedindo otimismo e esperança aos moradores do Rio de Janeiro.
 
- Muita tranquilidade, porque nós venceremos essa guerra.

O presidente elogiou ainda o trabalho do governador do estado:

- Eu acho que o Sérgio Cabral fez um trabalho excepcional, eu espero que outros governadores comecem a fazer a mesma coisa, porque só tem um jeito de a gente vencer o crime organizado – é combatê-lo.

Lula diz que visitará Morro do Alemão

Policiais do 27º BPM (Santa Cruz) realizam operação nesta segunda-feira (29) na Favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Danilo Nascimento, os policiais checam informação recebida pelo Disque-Denúncia de que os traficantes Polegar e Macarrão teriam fugido do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte, em direção a favela da Zona Oeste. Segundo a polícia, Macarrão seria o chefe do tráfico da Favela de Antares.

Segundo testemunhas, já é possível ouvir tiros, barulhos de explosões e helicópterios no local.

Mansão do tráfico

Neste domingo (28), durante retomada do Alemão pelas forças de segurança, a polícia localizou a casa de Polegar, que chamou atenção pelos sinais de ostentação. De acordo com as investigações, Polegar chefiava da luxuosa casa no Alemão o tráfico de drogas no Morro da Mangueira.

O imóvel foi reformado recentemente. Na sala, o teto era de gesso rebaixado, com uma iluminação azulada. Na cozinha, eletrodomésticos de primeira linha, como fogão e geladeira em aço escovado. Segundo a polícia, antes de deixar o local o próprio traficante danificou várias partes do imóvel. A cama, o guarda-roupa e outros itens foram depredados antes da fuga.

No imóvel há também quartos que aparentam ser de crianças. Eles têm desenhos de um carro veloz e o nome do jovem cantor canadense Justin Bieber. A casa contrasta com o resto da comunidade. Na suíte, de cerca de 40 m², havia uma banheira de ultima geração e aparelhos de última geração, como ar-condicionado e uma televisão de tela plana.

PM busca na Zona Oeste traficantes que teriam fugido do Alemão

Um jovem de 17 anos se tornou repentinamente uma das maiores celebridades e repórter em tempo real dos conflitos no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Morando em uma pequena casa no Morro do Adeus, em frente à área de conflito, Renê assistiu a cada passo da operação e passou a postar os acontecimentos no twitter “Voz da Comunidade”. De 180 seguidores, no sábado, às 9h30 desta segunda-feira (29) já alcançava quase 22 mil seguidores.

- Sempre tive vontade de fazer alguma coisa pela minha comunidade. As pessoas que vivem aqui são sofridas, não têm direito a nada, tudo é precário. Pedi ajuda no colégio para fazer um jornalzinho e para reproduzir com xerox. Me ajudaram. Depois, ganhei um laptop usado e comecei a postar tudo no twitter. Não pensei que ia ter tanta repercussão - conta ele.

A repercussão ganhou espaço na mídia, e o rapaz passou a ser requisitado para dar entrevistas em jornais, rádios e emissoras de televisão até do exterior. Ágil no computador, ele reponde às mensagens de todos os seguidores, a maioria comentando a repercussão de sua iniciativa. Uma das admiradoras e que convocou a todos para seguirem a “Voz da Comunidade” foi a autora de novelas Glória Perez, em seu twitter.

Medo e orgulho

A avó do rapaz, Nancy, de 57 anos, 40 deles morando na comunidade, foi uma das mais preocupadas, no início.

- A gente sempre fica com medo, né? Poderiam interpretar o que ele estava fazendo de outra forma. Todo mundo foi contra. Mas agora, estamos orgulhosos - disse.

A mãe, Cristina, de 38 anos, que tem outros dois filhos, um menino de 14 e uma menina de 8, também ficou com medo.

- Nós conhecemos a realidade de violência dos moradores. Os tiroteios aqui são constantes, embora desta vez tenha sido uma coisa terrível. Várias vezes as crianças tiveram que ficar deitadas embaixo da cama por causa dos tiros - diz. - Esperamos que as coisas mudem e que a gente tenha direito a ter paz - pede ela.

A pedido do site de notícias G1, o rapaz escreveu um relato. Leia a íntegra abaixo:

"Eu comecei o jornal com 11 anos de idade, a ideia foi na escola Municipal Alcide de Gasperi. Eu resolvi participar do jornal escolar durante um tempo e logo depois me interessei e perguntei à diretora se eu poderia criar um jornal para a minha comunidade e se ela podia dar apoio e tirar as cópias.

Ela me deu todo apoio e fizemos as cópias. Consegui recentemente um notebook usado da secretária de comunicação do governo estadual e uso ele pra editar o jornal e twittar bastante!!!

Diante do que aconteceu na comunidade, comecei a publicar alguns acontecimentos da operação policial.

Comecei a publicar no meu twitter pessoal, e logo em seguida meus seguidores pediram pra eu colocar informações direto do @vozdacomunidade. Começou a ter repercussão depois que dois seguidores famosos divulgaram: Glória Perez (@gloriafperez) e o personagem do twitter Hugo Gloss (@HugoGloss).

Meu objetivo sempre foi prestar serviço à comunidade e ajudar de alguma forma. Usei a ferramenta do twitter para isso e vou continuar twittando porque precisamos de mais investimentos na comunidade, como educação, saúde, saneamento básico e segurança.

Esperamos que a comunidade receba mais investimentos do governo nesta comunidade, que na época em que eu criei o jornal apenas existia a associação de moradores como orgão público na comunidade. O governo ainda não tinha implantado as obras do PAC aqui na comunidade, era pouco comentado sobre o Morro do Adeus e o Alemão."

Jovem morador do Alemão vira correspondente da guerra pelo Twitter

O traficante Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu, foi levado ao Conjunto Penitenciário de Bangu, no Rio, no início da madrugada desta segunda-feira (29). Algemado, ele foi levado pelos policiais junto com outro suspeito de tráfico, Emerson Ventapani da Silva, o Mão.

Zeu, que até este domingo estava foragido da Justiça e foi condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, deverá ser transferido para um presídio de segurança máxima, fora do estado do Rio, se depender da vontade da Justiça fluminense.

O pedido foi feito pelo Tribunal de Justiça do Rio neste domingo, após a polícia prender o traficante desarmado, em casa, na localidade conhecida como Coqueira. A prisão ocorreu durante a ação de ocupação policial no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio.

O presidente do TJ do Rio, desembargador Luiz Zveiter, afirmou que a transferência será feita depois de autorização da Justiça Federal. Ainda não há informações se Zeu será encaminhado para o presídio de Catanduvas, no Paraná, ou para de o Porto Velho, em Rondônia.

População vaia traficante

Pouco depois de ser apresentado no 16º BPM (Olaria), por volta das 16h30 deste domingo (28), o traficante Zeu foi vaiado pela população. Em coro, moradores do Alemão diziam: "Zeu, cadê o machão?".

No mesmo momento da prisão de Zeu, um pai entregou o filho, que seria traficante, à polícia.

O traficante Zeu participou também da ação que derrubou o helicóptero da Polícia Militar e na invasão Morro dos Macacos, em Vila Isabel (zona norte do Rio), em outubro do ano passado, segundo inquérito da Polícia Civil.

O Disque-Denúncia do Rio estava oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil por informações que ajudassem a localizar e prender o traficante. Ele, que já havia sido preso em 2002, foi beneficiado com a progressão para o regime semiaberto em 2007 e não retornou mais à prisão. Em agosto deste ano, o programa " Fantástico", da TV Globo, mostrou imagens de Zeu vendendo drogas e circulando de moto pelas ruas do morro do Alemão.

Zeu aguarda decisão sobre transferência em Bangu