MENU

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meninas, atenção! O galã da Saga Crepúsculo, Taylor Lautner, revelou o que procura numa garota. Para saber o que o mocinho que interpreta Jacob Black quer, continue lendo!

De acordo com a revista People, Taylor contou a Oprah Winfrey, no mesmo dia em que Rob fez uma revelação de seus sonhos profissionais de adolescência, que sua namorada ideal deve ser leal e honesta. Mas não parou por aí, não!

- Muito importante para mim é alguém que pode ficar totalmente à vontade e ser ela mesma e se divertir.

E, em relação à aparência física, o moço parece não ter preferências entre loiras ou morenas. Apesar de declarar que tem uma queda por Megan Fox e já babou por Jessica Alba, Taylor recentemente se envolveu com ninguém menos que a estrela da música country, Taylor Swift.

Taylor Lautner revela o que procura em uma garota

A trilha sonora de Eclipse será lançada no dia 8 de junho, mas os artistas foram revelados nesta quarta (12). São 15 faixas com a nata do rock indie mundial.

A autora da saga, Stephenie Meyer mostrou-se uma grande fã de Muse. Meyer divulgou exclusivamente em seu site a notícia de que o primeiro single da trilha seria uma música do grupo. Já a banda Hori, do cantor e ator Fiuk, entrou como bônus da edição brasileira.

Eclipse é a terceira parte da saga Crepúsculo, fenômeno mundial entre adolescentes e fãs de histórias de vampiros.

Bella (Kristen Stewart) novamente surge dividida entre o amor do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e o do lobisomem Jacob Black (Taylor Lautne).

Veja os nomes da trilha.

1. Metric – Eclipse (All Yours!)

2. Muse – Neutron Star Collision (Love Is Forever)

3. The Bravery – Ours

4. Florence + The Machine – Heavy In Your Arms

5. Sia – My Love

6. Fanfarlo – Atlas

7. The Black Keys – Chop And Change

8. The Dead Weather – Rolling In On A Burning Tree

9. Beck and Bat For Lashes – Let’s Get Lost

10. Vampire Weekend – Jonathan Low

11. UNKLE – With You In My Head (featuring The Black Angels)

12. Eastern Conference Champions – A Million Miles An Hour

13. Band Of Horses – Life On Earth

14. Cee-Lo Green – What Part Of Forever

15. Howard Shore – Jacob’s Theme

Faixa bônus

16. Hori – Eterno Pra Você (composição de Fiuk) / Presente apenas na versão da trilha lançada no Brasil

CD de 'Eclipse' será lançado no Brasil dia 08 de junho

Luan Santana vai parodiar a saga Crepúsculo no programa Casseta & Planeta. Nesta quarta-feira (12), a revelação sertaneja postou uma foto dele no Projac, enquanto se preparava para as gravações. Será que podemos esperar por trocadilhos como "Luan Nova", em alusão ao filme Lua Nova? Segundo o jornal O Dia, o programa com a participação de Luan vai ao ar no dia 25 de maio.

Luan Santana parodia 'Crepúsculo' no 'Casseta & Planeta'

A organização da Bienal do Livro 2010 lançou um concurso para escolher o slogan do evento. A 21ª edição da festa literária vai acontecer de 12 a 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte de São Paulo.

Para concorrer, é necessário escrever uma frase original de até 50 caracteres e enviar para o site do concurso. Pode participar quantas vezes quiser, até o dia 11 de junho. O resultado sai, também no site, dia 14, e a premiação acontece dia 17. Os três vencedores, que serão escolhidos por uma comissão, ganharão prêmios.

A Bienal deste ano terá como temas principais do evento Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lusofonia e livro digital.

Concurso para escolher slogan da Bienal do Livro de SP

O videoclipe de abertura da novela “Passione” terá assinatura de grife. O badalado artista plástico Vik Muniz é o autor das obras que serão exibidas diariamente no horário nobre a partir da próxima segunda-feira (17), data de estreia da trama do autor Silvio de Abreu.

Paulistano radicado em Nova York, Muniz ganhou fama internacional com suas telas e esculturas feitas de alimentos, páginas de revistas, monitores de computador e até diamantes.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as réplicas da Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim, do icônico retrato de Che Guevara desenhado com feijão, e a Medusa concebida em um prato de macarrão com molho de tomate.

- Sou filho da cultura de massa. As novelas fazem parte da minha memória afetiva do Brasil - revela o artista, que vive há quase 30 anos fora do país. - Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas - comemora Muniz, que já foi tema de mostras no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) e teve obras adquiridas pelo Metropolitan e o Guggenheim.

A convite de Denise Saraceni, diretora de “Passione”, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando. As obras foram filmadas pela equipe do designer Hans Donner, autor da edição do vídeo.

A abertura da novela terá como música-tema a faixa "Aquilo que dá no coração", do cantor Lenine.

- A reciclagem é um dos assuntos que 'Passione' vai abordar. E o reaproveitamento do lixo é um tema que vai ao encontro do meu trabalho - explica o artista, que usou pneus para reproduzir os cachos do cabelo da "musa" que aparece na instalação.

Em “Passione”, o ator Francisco Cuoco interpretará Olavo, um milionário dono de uma empresa de reciclagem, conhecido como “o rei do lixo”.

- No lixo é possível encontrar latas e papéis velhos, restos de comida, mas também sei de casos de catadores que acharam jóias jogadas fora. Misturei tudo isso ao pensar na abertura da novela - completa Muniz.

O artista conta que as obras foram produzidas durante dois meses no ateliê que ainda mantém no Brasil, localizado no bairro carioca de Parada de Lucas.

- Foi uma loucura! Caminhões entravam e saíam trazendo material reciclável, cerca de 4,5 toneladas de lixo.

Muniz conta que as instalações "Passione" serão leioladas e a renda será revertida para os projeto "Criança esperança" e para a ONG "Spetaculu", que promove cursos de arte em comunidades carentes no Rio.

- Todo trabalho que desenvolvo no Brasil é voltado para a caridade. Espero que o sucesso da novela ajude minhas obras a arrecadarem uma boa verba para essas instituições - torce.

O artista espera que a abertura de "Passione" entre para a história da teledramaturgia brasileira, como outros vídeos que considera "inesquecíveis".

- Como era incrível a abertura 'Selva de Pedra'! - recorda Muniz, citando a novela de Janete Clair, que foi ao ar 1986. - Adorava ver a imagem daqueles prédios brotando do chão, refletindo a imagem do Tony Ramos...

Abertura de 'Passione' trará obra feita por Vik Muniz

O Papa Bento XVI pediu aos padres, nesta quarta-feira (12), no santuário de Fátima, em Portugal, a serem "leais" com a própria vocação. O anúncio foi feito em um momento no qual a Igreja Católica tem sido citada em uma série de escândalos de abusos sexuais e pedofilia envolvendo seus sacerdotes em diversos países.

O apelo do Papa foi realizado durante as orações das Vésperas com religiosos, seminaristas e diáconos na moderna igreja da Santa Trindade, de Fátima.

- A maior preocupação de todo o cristão, em particular das pessoas consagradas, deve ser a fidelidade, a lealdade à própria vocação - declarou Bento XVI durante a cerimônia. - A fidelidade à própria vocação exige valentia e confiança, mas o Senhor quer também, que saibam unir forças, ajudar-se uns aos outros e apoiar-se fraternalmente - acrescentou.

O pontífice pediu aos religiosos que "prestem particular atenção ao enfraquecimento dos ideais sacerdotais".

Ao término da cerimônia, o Papa suplicou ajuda à Virgem, "para que não faltem vocações, para que não cedamos ao egoísmo, às seduções do mundo e às tentações do maligno".

O papa Bento XVI chegou nesta quarta-feira ao santuário de Fátima, em Portugal, onde foi recebido por milhares de fiéis e peregrinos para celebrações que relatam aparições da Virgem em 1917.

O Papa viajou a Fátima num helicóptero da força aérea portuguesa procedente de Lisboa, e e andou pela cidade no papamóvel..

Papa diz que padres devem ser 'leais' a vocação

A portabilidade nos planos de saúde entrou em vigor há mais de um ano, mas nesse período, pouco mais de mil mudanças foram feitas, em um universo de 7 milhões de pessoas.

Em abril do ano passado, os clientes de planos de saúde particulares ganharam o direito de trocar de plano sem ter que cumprir carência. Seria uma forma de baratear os serviços e aumentar a concorrência. No entanto, a burocracia está impedindo muitas trocas.

Segundo órgãos de defesa do consumidor, a explicação está na norma da portabilidade, que traz um conjunto de regras difícil de seguir.

- Tem que exercê-la [a portabilidade] apenas no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte; tem que portar para plano equivalente ou inferior; e estar no plano do qual se quer sair por pelo menos dois anos, ou em alguns casos três anos. Tudo isso, na prática, impede que se exerça o direito - diz Daniela Trettel, advogada do órgão de defesa do consumidor Idec.

As informações sobre a portabilidade de planos de saúde estão no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas é difícil chegar a elas.

- [O site] pede códigos que são muito particulares, são códigos da operadora perante a ANS. São codigos q a pessoa não tem em mãos - diz Vinícius de Abreu, da Organização Não-Governamental Saúde Legal.

José Flávio Bueno, que é diretor de escola, viu o preço do seu plano quase dobrar quando ele fez 60 anos.

-Agora quero mudar pra outra operadora que cobre os mesmos hospitais, mas custa 40%, 60% a menos - diz ele, que recorreu a uma ONG para conhecer as possibilidades.

A ANS disse que pretende ampliar a portabilidade para os planos coletivos e permitir a portabilidade fora do mês de aniversário. As mudanças devem ocorrer ainda neste ano, segundo a agência.

Burocracia dificulta portabilidade nos planos de saúde

O poço Franco, no pré-sal da Bacia de Santos, perfurado em conjunto pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Petrobras, tem volume de óleo recuperável estimado em 4,5 bilhões de barris, segundo a agência reguladora, que foi responsável pela perfuração do 2-ANP-1-RJS - o nome 'técnico' do poço.

Entre os poços da Petrobras, o volume recuperável - que se espera ser possível obter - de Franco é menor apenas que o de Tupi, em que são estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo. Em Iara, esse volume é estimado entre 3 a 4 bilhões de barris, segundo a estatal.

Com isso, a ANP obteve com apenas uma perfuração quase o volume total previsto para a operação de cessão onerosa (venda) de reservas da União para a Petrobras, que é de até 5 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável.

O poço foi perfurado numa área com cerca de 400 quilômetros quadrados e detectou uma coluna com 272 metros de espessura com petróleo. A perfuração está sendo feita a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, sob 2.189 metros de água e comprovou a descoberta de óleo leve com cerca 30 graus API.

"A ANP está estudando a oportunidade de efetuar de imediato os testes de formação a fim de verificar a produtividade do poço 2-ANP-1-RJS", diz a nota enviada pela agência reguladora, que já iniciou a perfuração de um segundo poço, o 2-ANP-2-RJS, no prospecto batizado de Libra, a 32 quilômetros de Franco. A sonda utilizada é o NS-21 Ocean Clipper.

Segundo o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, Franco "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país".

ANP diz que reservas no pré-sal podem chegar a 4,5 bilhões de barris

O advogado Jair Leite Pereira, que defende a procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant'anna Gomes, afirmou na noite desta quarta-feira (12) que sua cliente pretende se apresentar à Justiça até a próxima sexta-feira (14). Vera é acusada de torturar uma menina de 2 anos que estava sob sua guarda provisória. Ela está foragida.

- A minha cliente deve se apresentar entre amanhã ou sexta-feira, ela esperou julgar a liminar para se apresentar. Eu já conversei com ela e disse que era o melhor a ser fazer. Ela está no Rio de Janeiro e está disposta em ajudar nas investigações - afirmou o advogado.

No último dia 5, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal da capital, decretou a prisão preventiva da procuradora. Policiais estiveram no apartamento de Vera Lúcia, em Ipanema, na Zona Sul, mas ela não foi encontrada. Os agentes também foram à casa da procuradora em Búzios, na Região dos Lagos.

Jair Leite informou, ainda, que vai entrar com um requerimento pedindo ao juiz a reconsideração da prisão:

- Assim que ela se entregar eu vou apresentar esse documento ao juiz responsável, e ele deve decidir na hora. Eu espero que ele aceite o meu pedido - completou.

O Disque-Denúncia já recebeu, até a tarde desta quarta-feira (12), 35 informações sobre o paradeiro de Vera Lúcia. O número de denúncias cresceu depois da divulgação de um cartaz com a foto da procuradora aposentada, na terça-feira (11). As informações estão sendo repassadas para a polícia.

Equipes da 13ª DP (Ipanema) já estiveram em vários endereços no Rio nesta quarta-feira, mas ainda não localizaram a procuradora. Na segunda-feira (10), a Justiça negou a liminar que pedia a revogação da prisão da procuradora.

Quem tiver informação sobre o paradeiro de Vera Lúcia Gomes pode ligar para (21) 2253-1117.

A Justiça ainda julgará o mérito do pedido de habeas corpus feito pelo advogado Jair Leite Pereira, mas o Tribunal de Justiça não informou quando será o julgamento. O advogado afirmou que o julgamento do mérito deve acontecer até a próxima semana, na 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Procuradora terá que pagar tratamento de menina

No dia 6 de maio, a Vara de Infância, Juventude e Idoso da Comarca da Capital ordenou que Vera Lúcia Gomes pague o tratamento psicológico ou psiquiátrico da criança. As informações são do Ministério Público.

MP informou que a procuradora terá que começar a custear “imediatamente” o tratamento, em unidade particular de saúde, no valor de 10% de seus rendimentos. Ainda segundo o MP, a Justiça enviou ofício ao abrigo onde a menina se encontra para que providencie no prazo de dez dias o profissional que fará o tratamento.

A ação sustenta que o “tratamento psicológico contribuirá para atenuar, desde logo, o sofrimento da criança, proporcionando-lhe a oportunidade de se tornar uma pessoa livre dos traumas acarretados pelos atos praticados pela ré”. Os promotores pedem ainda estudo psicológico para verificar o dano emocional sofrido pela criança. Segundo o MP, ainda cabe recurso da decisão.
Na ação, cujo mérito ainda não foi julgado, o MP pede ainda à Justiça a condenação da procuradora aposentada ao pagamento de indenização por danos morais de, pelo menos, mil salários mínimos (R$ 510 mil) e de uma pensão mensal de 10% de seus rendimentos, a título de danos morais, até que a criança complete 18 anos de idade.

Advogado diz que procuradora foragida se apresenta até sexta

Na terça-feira, Adriano chorou ao não ver o seu nome na lista de convocados para a Copa do Mundo 2010. Nesta quarta-feira, o sofrimento foi todos os rubro-negros. Apesar de atuar com um jogador a mais por todo o segundo tempo, o atual campeão brasileiro jogou mal no Maracanã, foi derrotado pelo Universidad de Chile por 3 a 2 e ficou em situação delicada na Taça Libertadores. E se desperdiçou chances incríveis no duelo de ida pelas quartas de final, o Fla poderia ter deixado o gramado com um resultado ainda pior. A equipe chilena também perdeu excelentes oportunidades, especialmente no primeiro tempo. E o Rubro-Negro marcou o segundo gol apenas aos 44 da etapa final.

Na próxima quinta-feira, em Santiago, o Flamengo precisará vencer por dois gols de diferença para chegar à fase semifinal da Libertadores. Ou por um, se marcar quatro tentos.

A noite começou ruim para o Fla já fora do estádio. O primeiro obstáculo foi a logística equivocada. A delegação rubro-negra enfrentou trânsito intenso no trajeto Barra da Tijuca-Maracanã e chegou ao estádio apenas 35 minutos antes de o jogo começar. O que prejudicou o aquecimento dos jogadores. Situação semelhante à que viveu na eliminação para o América-MEX, em 2008.

O início da partida também foi tenso. Antes mesmo do apito inicial, torcedores pediram raça ao time. Pareciam estar adivinhando. Desligado, o Rubro-Negro falhou duas vezes antes dos três minutos. Primeiro, Olivera chutou por cima quase na entrada da pequena área. Depois foi a vez de Rômulo errar na saída de bola, e Bruno salvar de maneira espetacular uma finalização de Montillo.

Mas não houve perdão para o terceiro cochilo, aos quatro minutos. Juan e Maldonado se enrolaram na marcação no lado esquerdo, Willians tirou mal, e Victorino chutou rasteiro para abrir o placar. Se a ansiedade já era alta, multiplicou-se por mil.

O calmante quase veio aos 12. Léo Moura cruzou da direita, Vagner Love cabeceou, a bola desviou em Olarra e tocou no travessão.

Mas a atuação do sistema defensivo rubro-negro destoava. Olivera ganhou fácil de David e chutou no canto aos 16. Bruno saltou e salvou o segundo. A torcida começou a gritar por Petkovic, mas Rogério, perdido à beira de campo, tirou Rômulo e colocou Michael com 20 minutos de jogo. O treinador derrubou as próprias convicções e voltou ao esquema de Andrade.

Em vez de incentivar, a torcida transmitiu ainda mais nervosismo ao gritar insistentemente por Pet. E a resposta foi outro gol dos chilenos. Após cruzamento na área, aos 24 minutos, Bruno falhou feio, e Olarra cabeceou para o gol vazio. O goleiro reclamou de falta, mas não adiantou.

Adriano? Bem, começou a partida correndo, buscando o jogo, mas ficou refém da pífia exibição do time. Foi dele o esboço de reação, aos 38. Kleberson cruzou da direita, e o Imperador cabeceou no canto direito. Depois de sete gols, enfim, o camisa 10 voltou a comemorar.

O lance acordou o Maracanã. Love perdeu chance incrível logo depois. Mas não tanto quanto a de Adriano em seguida, aos 43. Com o gol aberto, o atacante chutou por cima, desperdiçando uma oportunidade incrível. E levando os torcedores ao desespero.

Se falhava no ataque, o mesmo ocorria no setor defensivo rubro-negro. Aos 45, a zaga novamente permitiu que os chilenos contra-atacassem. Vargas, com Bruno batido, chutou para fora. A esperança da torcida renasceu aos 46, quando Iturra deu carrinho por trás em Willians e foi expulso.

Na última chance da primeira etapa, Adriano cobrou falta, a zaga desviou parcialmente, e a bola caiu no peito de Vagner Love. Era a chance do empate antes do intervalo. O artilheiro dominou, ajeitou o corpo e chutou por cima. Quase na marca do pênalti. O apito final de Carlos Amarilla aconteceu com Love estatelado no chão, incrédulo com o gol que perdera.

Ducha de água fria no início

O Flamengo voltou para o segundo tempo com Petkovic no lugar de Maldonado. A ousadia foi castigada duramente. Aos dois minutos, Montillo aproveitou-se de um dos diversos buracos na defesa, cruzou da esquerda, e Fernandez, livre, completou para fazer o terceiro.
O Império do Amor continuou seu calvário. No minuto seguinte, Petkovic cruzou na medida para Adriano. Ele subiu e cabeceou no travessão. Se a dupla de ataque não acertava, na outra área Bruno ouvia vaias dos torcedores.

Com um homem a menos e uma boa vantagem no marcador, o time visitante se retraiu, e o Flamengo seguiu pressionando. Mas de forma desordenada. Aos 23, Adriano ensaiou uma embaixidinha dentro da área. A bola sobrou para Petkovic, que com o goleiro fora da meta, cruzou. Mas o Imperador não conseguiu alcançar. A bola passou. E o que foi parar dentro do gol foram dois jogadores do Universidad de Chile.

Aos 26, Rogério Lourenço chamou Dênis Marques para entrar. O que revoltou ainda mais os já irritados torcedores rubro-negros. O escolhido para sair foi Kleberson, que jogou mal um dia depois de ser escolhido por Dunga para ir ao Mundial na África do Sul.

Com três atacantes em campo, o time carioca seguiu com muitas dificuldades de superar o bloqueio adversário na entrada da área. E os erros continuaram. Como aos 30 minutos, quando Vagner Love tropeçou na bola dentro da área e foi desarmado. Se foi decisivo para a classificação do time no duelo diante do Corinthians, o atacante teve atuação muito aquém do esperado nesta quarta.

O time brasileiro passou a recorrer a cruzamentos sobre a área. Aos 33, Leo Moura centrou para Adriano, que desviou. O goleiro Miguel Pinto defendeu. No minuto seguinte, novo centro da direita. E o mesmo desfecho. Bola nas mãos do arqueiro após cabeçada de Ronaldo Angelim.

Nessa altura, o Universidad do Chile demonstrava estar mais do que satisfeito com o que havia obtido. Quem demonstrava insatifação eram os torcedores rubro-negros no Maracanã, com o resultado e as falhas do time.

A partir dos 40 minutos, o time chileno voltou a se lançar ao ataque e obrigou Bruno a fazer duas boas intervenções. Já o Fla continuava errando passes e concluindo fraco ao gol. Mas a equipe conseguiu diminuir o prejuízo aos 44 minutos. Juan arriscou de fora da área e contou com a sorte. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro.

O gol acordou a torcida. Os gritos de incentivo voltaram. Mas acabaram aos 47, quando Juan errou um passe fácil para Petkovic pela esquerda. Um final coerente para um jogo em que o Flamengo abusou de errar. Antes mesmo da partida começar.

Fla perde para La U e fica em situação difícil na Libertadores

Vanda Soranso, mulher de Domingos dos Santos, de 47 anos, informou na noite desta quarta-feira (12) que, desde as 19h, o aposentado está na mesa de cirurgia para ter órgãos retirados para doação. Ele teve morte cerebral constatada em decorrência do tiro que levou na Zona Leste de São Paulo após discutir com o segurança de um banco. Segundo Vanda, os médicos vão retirar os rins, as córneas e o fígado dele.

- (A doação) Vai ser útil. Tem tanta gente necessitando (um transplante). Pelo menos vamos salvar algumas vidas - afirmou Vanda. A operação ocorre na unidade do Ipiranga do Hospital São Camilo, na Zona Sul, e deve terminar na madrugada desta quinta (13). A central de transplantes foi procurada, mas uma funcionária disse que o local não forneceria informações sobre o caso.

Santos foi baleado na porta de uma agência do Bradesco no dia 6. Por causa de um problema cardíaco, ele usava marca-passo, aparelho que apita nas portas giratórias. Depois de discutir com o vigia porque precisava entrar para retirar a aposentadoria, foi baleado pelo funcionário, que foi preso.

Na terça, Vanda disse que o aposentado sempre manifestou a vontade de doar órgãos.

- Ele falava: 'no dia que eu morrer, podem doar todos os meus órgãos - disse. - Ele sempre gostou de ajudar os amigos e tem muita gente esperando na fila - completou.

Órgãos de baleado em São Paulo são retirados para doação

Em entrevista divulgada pela revista "Time" nesta quarta-feira, 12, o fenômeno teen Justin Bieber contou que tem medo de presentes de seus fãs. O popstar de 16 anos disse que recebe doces admiradores, mas jamais os come.

- Eu tento ler todas as cartas que me enviam. Muitos fãs me mandam doces também, mas sou aconselhado a não comê-los. Minha mãe diz que podem estar envenenados - disse.

Sucesso nas redes sociais, Justin se converteu em um dos cantores de maior sucesso mundial este ano. Seu álbum, "My World 2.0", vendeu 850 mil cópias em apenas 5 semanas. Desde que foi lançado o CD de estreia, os vídeos do jovem canadense tiveram 50 milhões de exibições no YouTube. Outro termômetro de sua popularidade é o perfil de Justin no Twitter, que conta com 2,5 milhões de seguidores.

Ainda de acordo com informações da publicação, no último dia 26 de abril a polícia de Sidney, na Austrália, precisou cancelar um evento que contava com a presença dele. O motivo: os fãs estavam incontroláveis. Seu álbum de estreia já superou outras revelações recentes em vendas, como os Jonas Brothers. Seu padrinho, o rapper Usher, garante que Justin representa uma nova geração de artistas.

- Sinto como se tivesse ganhado na loteria - disse à revista.

Justin Bieber tem medo dos presentes de seus fãs

O belga Yves Lecompte, de 40 anos, entrou com um processo na Justiça de Courtrai, na Bélgica, contra seu ex-médico depois que teve uma ereção de 34 horas que o deixou impotente, segundo reportagem do jornal “Sud Presse”.

Lecompte teve uma ereção prolongada, conhecida como priapismo - condição na qual o pênis fica ereto continuamente, sem estimulação-, devido ao efeito colateral da medicação utilizada.

O homem afirmou que o médico não deu importância quando ele contou que vinha tendo ereções prolongadas por causa dos remédios.

Em 10 de janeiro de 2007, após dez horas de ereção, ele procurou novamente o médico. Mas, em vez de encaminhá-lo para emergência, Lecompte disse que o médico lhe deu um sedativo e o mandou para casa, destacando que ele deveria relaxar.

No dia seguinte, após 34 horas de ereção, ele foi levado para o hospital, mas já era tarde demais. Devido à ereção prolongada, Lecompte disse que ficou impotente.

Homem fica impotente e processa o médico

Um garoto de 15 anos foi morto com um tiro no peito, nesta terça-feira (11), perto de um ponto de ônibus em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima sofria bullying, mas a investigação do caso ainda tenta estabelecer se há relação entre a prática discriminatória com o crime. Um jovem de 14 anos se apresentou aos policiais do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), nesta quarta-feira (12), e teria confessado o homicídio aos policiais.

O delegado Andrei Vivan disse que a vítima tinha um porte físico grande, o que seria motivo de "piadas".

- Em depoimento, o adolescente que se apresentou como autor do homicídio disse que nunca estudou com a vítima, mas disse também que tinha amigos em comum com o garoto assassinado e estas seriam as responsáveis pelas brincadeiras com a aparência da vítima. Ainda em depoimento, ele nos informou que era comum praticarem bullying com o garoto.

Segundo Vivan, o jovem assassinado costumava se defender do bullying com agressões físicas.

- Um dos meninos agredidos era amigo do adolescente infrator, que se armou de um revólver para tirar satisfação e defender o amigo. Foi quando ocorreu a morte. Por isso ele vai responder por homicídio doloso [quando há intenção de matar], qualificado por motivo fútil.

O delegado informou que o bullying se origina no ambiente escolar, mas pode acontecer em outros locais.

- Apesar disso, também se caracteriza como bullying as agressões cometidas fora da escola, em um grupo de amigos - disse Vivan.

O adolescente foi levado para a Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, que deve providenciar a internação dele em uma unidade para jovens infratores na capital gaúcha.

A vítima estudava na Escola Municipal Antônio Giúdice, em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mãe do jovem assassinado nunca teria atendido aos convites feitos para ir até a unidade de ensino acompanhar o desenvolvimento escolar do filho. Ainda de acordo com a secretaria, não há registros de queixa dos pais do estudante assassinado e nem do próprio aluno sobre a prática de bullying. O órgão também informou que nos dois últimos anos, nenhum aluno da instituição fez queixa de bullying para a direção.

O garoto assassinado foi velado e sepultado nesta quarta-feira, em um cemitério de Cachoeirinha (RS).

Vítima de bullying é assassinada em Porto Alegre

A Caixa Econômica Federal quer alavancar o financiamento de imóveis que se enquadram nas regras do programa Minha Casa, Minha Vida na sexta edição do Feirão da Casa Própria, que acontece em 13 cidades do país até junho.

Serão cerca de 200 mil moradias entre as 450 mil que estarão à venda, de acordo com o banco, que ainda não compilou os números exatos pois nem todas as construtoras repassaram as ofertas. Belém foi a primeira capital a sediar o evento, entre os dias 7 e 9 de maio (veja cronograma abaixo).

Em São Paulo, o feirão começa amanhã (13) e vai até domingo (16) no Centro de Exposição Imigrantes --na Grande São Paulo e na Baixada Santista, haverá 151.845 unidades disponíveis, das quais 35.919 dentro das regras do programa.

Para facilitar o acesso ao local, os ônibus indo e vindo da estação de metrô Jabaquara estarão disponíveis também neste ano, a partir de uma hora antes do evento até uma hora após o encerramento. Nos dias 13 e 14, as visitas ao feirão poderão ser feitas entre 10h e 21h. Já no sábado (15) e no domingo (16), das 9h às 20h.

- O público do feirão representa o deficit habitacional brasileiro. A novidade é que, neste ano, temos mais ofertas para essa faixa da população - afirma Válter Nunes, superintendente regional da Caixa em São Paulo, lembrando que, em 2009, haviam 28 mil imóveis que se enquadravam no programa federal no Estado.

O Minha Casa, Minha Vida teve 429 mil contratos assinados até o último dia 3, totalizando R$ 28,6 bilhões em investimentos, e a meta do governo federal é atingir 1 milhão de moradias até dezembro. O vice-presidente de governo da Caixa, Jorge Hereda, creditou ao programa, lançado em março do ano passado, a ampliação da participação de mercado do banco no crédito habitacional no primeiro trimestre.

Nesse período, a Caixa foi responsável por 73% de todas as concessões de crédito imobiliário --em valor-- no país, elevando a fatia contabilizada no acumulado de todo o ano de 2009 (71%), quando os bancos privados ficaram receosos devido ao agravamento da crise econômica mundial e perderam participação nos empréstimos com recursos da poupança.

Regras

O Minha Casa, Minha Vida usa o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com juros mais baixos do que aqueles oferecidos com recusos da poupança, e é destinado a imóveis com valor de até R$ 130 mil e famílias com renda mensal de até R$ 4.650 --o equivalente a dez salários mínimos da época do lançamento do programa.

Para quem ganha até R$ 2.790, há ainda subsídio do governo federal. O prazo para pagamento vai até 30 anos e o financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel, que deve ter "habite-se" emitido a partir de 26 de março de 2009.

Nunes explica que o valor considerado pela Caixa, para enquadramento no programa, é o maior entre o da avaliação do banco e o estipulado pelo proprietário. Já para definir o percentual de financiamento que será concedido, o critério é o oposto, sendo levado em conta o menor.

Outra vantagem para quem se enquadra no Minha Casa, Minha Vida é o fundo garantidor, com cobertura em caso de perda da capacidade de pagamento, por demissão do emprego, por exemplo, por um período que varia de acordo com a renda familiar. Para quem ganha até R$ 2.325, é possível ficar sem pagar 36 parcelas.

Para famílias com renda mensal acima de R$ 4.650 e até R$ 4.900 --portanto fora do Minha Casa, Minha Vida-- que querem comprar imóveis de até R$ 130 mil, também é possível usufruir das mesmas taxas de juros (veja percentuais abaixo), mas as condições para o seguro são diferentes. Acima desse patamar, o crédito liberado usará recursos da poupança.

A Caixa disponibilizou a lista com todos os imóveis novos do feirão em São Paulo, mas Nunes ressalta que haverá acréscimos até o início do evento e pode até ter baixas, caso as moradias sejam compradas antes.

Cuidados
A vantagem para quem está procurando um imóvel é encontrar, num só local, todos os agentes da cadeia, como construtoras, corretores, cartórios e técnicos do banco responsáveis por liberar os financiamentos.

O coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV, William Eid Júnior, alerta, porém, para as armadilhas de um evento desse porte para quem não fizer as contas antes de se comprometer por um prazo que pode chegar a três décadas.

- O mercado está desregulado, com imóveis com valores elevados - afirma, aconselhando os futuros mutuários a avaliarem com calma as condições do empréstimo e não apenas se a parcela caberá no orçamento.

Além disso, ressalta, é preciso conferir, antes da compra, a estrutura do imóvel e do seu entorno, o que inclui transporte, segurança e até conversar com potenciais vizinhos para não se arrepender depois do negócio fechado.

O superintendente regional do banco federal concorda com as dicas de precaução.

- A Caixa propicia uma facilidade [durante o feirão] para os clientes, mas não estimula a compra por impulso - ressalta.

Todas as condições de financiamento são válidas também para a tomada de crédito em agências da Caixa depois do evento.


Juros no Minha Casa, Minha Vida, segundo a renda familiar mensal

Até R$ 2.325 - 5% ao ano mais TR

Entre R$ 2.325,01 e R$ 2.790 - 6% ao ano mais TR

Entre R$ 2.790,01 e R$ 4.650 - 8,16% ao ano mais TR


Obs: para cotistas do FGTS, a taxa é menor, a partir de 4,5%

Veja o cronograma e o endereço dos feirões

São Paulo - 13 a 16 de maio - Centro de Exposição Imigrantes - Jabaquara

Fortaleza - 14 a 16 de maio - Sebrae - av. Monsenhor Tabosa, 777 - Meireles

Salvador - 14 a 16 de maio - Centro de Convenções de Salvador - av. Simon Bolivar s/n

Curitiba - 14 a 16 de maio - Marumby Expocenter - av. Pres. Wenceslau Braz, 1.046 - Guaíra

Rio de Janeiro - 20 a 23 de maio - Rio Centro - avenida Salvador Allende, 6.555

Recife - 21 a 23 de maio - Centro de Convenções de Recife - av. Professor Andrade Bezerra, s/n

Brasília - 21 a 23 de maio - Expo Brasília - Parque da Cidade

Uberlândia - 21 a 23 de maio - Center Convention - rua Argentina, 401

Campinas - 21 a 23 de maio - Pq. Dom Pedro Shopping - avenida Guilherme Campos, 500

Florianópolis - 21 a 23 de maio - Centro Convenções de Florianópolis - av. Gustavo Richard, 850

Porto Alegre - 21 a 23 de maio - Ciergs - av. Assis Brasil, 8.787

Belo Horizonte - 11 a 13 de junho - Expominas - av. Amazonas, 6.030

Caixa tem mais um Feirão da casa própria

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (12) o lançamento mundial do pacote Office 2010 (também em português com a nova ortografia), além dos pacotes SharePoint, Visio e Project – todas as alternativas já disponíveis são para clientes corporativos. O Office 2010 para usuários domésticos (com Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote) só chegará ao mercado em meados de junho ou julho, por preços que vão de US$ 149,99 a R$ 499,99 nos Estados Unidos, dependendo da versão. Os valores no mercado brasileiro, para usuários finais, ainda não foram divulgados.

De acordo com a Microsoft, 90 milhões de empresas em todo o mundo poderão implementar a suíte Office 2010 – deste total, estima, 10% são brasileiras. A nova suíte tem como principal atrativo as ferramentas de colaboração: isso permite a integração e edição dos documentos de programas disponíveis no computador do usuário, em seu celular ou até mesmo na internet (a chamada computação em nuvem; entenda como funciona na prática). No caso do telefone, o Office 2010 não será compatível somente com a plataforma Windows Mobile, mas também com outros sistemas operacionais para portáteis.

Números divulgados pela própria Microsoft durante o anúncio desta quarta indicam que 84% dos funcionários de empresas em todo o mundo também trabalham remotamente, além do expediente no escritório. Do tempo gasto no trabalho, 40% é voltado para o processamento de informações. Por isso, segundo a empresa, a nova suíte visa aumentar a eficiência e produtividade dessas pessoas.

O novo Office 2010 poderá ser usado em computadores com Windows XP, Vista e 7, mas terá melhor desempenho na versão mais nova do sistema operacional da Microsoft.

Críticas

Em relação às críticas quanto ao atraso da Microsoft para lançar serviços que utilizam a computação em nuvem, a empresa se mostra tranqüila.

- Não acreditamos que tudo vai migrar para a nuvem. Cada cliente vai decidir o que e quando migrar - reforçou Paula Bellizia, diretora de negócios da Microsoft Brasil.

Além disso, a empresa destaca que seus aplicativos web são mais completos que as alternativas disponíveis no Google Docs.

- O que o usuário deseja são arquivos que possam ser acessados e modificados não apenas 'na nuvem', como também no seu PC ou celular, é isso que a Microsoft está atendendo com o Office 2010 e demais suítes - explica Eduardo Campos, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.

Na semana de lançamento da nova suíte Office, o Google fez questão, por meio de um post no Google Enterprise Blog, de dar uma alfinetada na Microsoft . Segundo Matthew Glotzbach, diretor de produtos do Google Enterprise, o Google Docs já realiza as novas funções anunciadas pela companhia de Bill Gates há quase quatro anos.

A versão de testes do Office 2010 foi a versão beta mais baixada desta suíte, afirmou a Microsoft, com o triplo de participantes do Office 2007. Cerca de 8,6 milhões de pessoas já utilizam o pacote, sendo 1 milhão delas do Brasil.

Novo office interage com redes sociais

Os corpos dos seis jovens mortos pelo pedreiro Adimar da Silva, em Luziânia (GO), foram sepultados na tarde desta quarta-feira (12). Cinco deles foram levados, em carro do Corpo de Bombeiros, para o Cemitério Jardim da Consolação, na cidade. Um deles foi levado para o Cemitério do Gama. As seis vítimas foram veladas no ginásio municipal de esportes e a cerimônia foi acompanhada por cerca de duas mil pessoas.

As mães de George Rabelo dos Santos, Paulo Vitor de Azevedo Lima, Divino Luiz Lopes, Márcio Luiz Souza Lopes e Eric dos Santos resolveram fazer o sepultamento em conjunto. Os pais de Flávio Augusto Fernandes optaram por fazer o enterro em jazigo da família no Cemitério do Gama.

A família de Diego Alves de Souza vai ter de esperar a realização de outro exame de DNA para confirmação da identidade do sétimo corpo encontrado, nesta terça-feira (11). Ele foi o primeiro a desaparecer, em 30 de dezembro de 2009.

Dona Aldenira Alves de Souza, mãe de Diego, acompanhou o sepultamento dos demais jovens por solidariedade com as mães.

Identificação

O laudo do exame de DNA feito pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) de Brasília identificou cinco dos seis jovens mortos pelo pedreiro. O instituto não identificou Diego Alves de Souza entre os seis corpos que estavam no IML.

O jovem Eric foi o último a ter o desaparecimento investigado pela Polícia Civil, a partir de 20 de março. Ele foi identificado pelo exame de DNA e o corpo liberado para sepultamento.

Cronologia dos desaparecimentos

O pedreiro Adimar foi preso em 10 de abril, quando confessou ter matado seis jovens que começaram a desaparecer em dezembro de 2009. O pedreiro ainda indicou à polícia onde os corpos das vítimas estavam escondidos. Adimar foi encontrado morto na cela do Denarc de Goiânia, no domingo (18).

O mistério do desaparecimento dos seis jovens em Luziânia começou em 30 de dezembro de 2009. O primeiro da série de jovens a sumir foi Diego Alves Rodrigues, 13 anos. Paulo Vitor de Azevedo Lima, 16 anos, que não voltou para casa desde 4 de janeiro; George Rabelo dos Santos, 17 anos, sumiu em 12 de janeiro. Divino Luiz Lopes, 16 anos, sumiu no dia seguinte; Flávio Augusto Fernandes, 14 anos, desapareceu em 18 de janeiro. Márcio Luiz Souza Lopes, 19 anos, sumiu em 22 de janeiro, e Eric dos Santos, 15 anos, em 20 de março.

Segundo a polícia, todos teriam sido mortos na mesma data do desaparecimento.

Velório de jovens mortos por pedreiro em Luziânia reúne 2 mil pessoas

Em maio de 1970, quando o primeiro gibi da Turma da Mônica foi lançado, Maurício de Sousa ainda desenhava, a próprio punho, seus personagens, ao mesmo tempo em que se dividia sabe-se lá em quantas partes para concluir as tirinhas da Folhinha de S. Paulo, suplemento criado por ele e Lenita Miranda de Figueiredo que ainda sobreviveria por muito tempo nas páginas do jornal brasileiro.

Quarenta anos depois, a arretada gordinha, baixinha e dentuça governa, praticamente sozinha, o mercado editorial de quadrinhos no Brasil - mesmo tendo sido criada muito antes. Suas revistas - unidas às de seus amiguinhos, que aos poucos foram ganhando títulos próprios - já venderam mais de 1 bilhão de exemplares no Brasil e no mundo.

sucesso não é para qualquer um. Como poucos souberam fazer, Maurício de Sousa, conseguiu adaptar suas histórias aos tempos atuais. Não poupou em fazer trabalho social ao mostrar personagens incomuns em quadrinhos infantis - um mudo, uma deficiente visual, um cadeirante, entre outros.

Como todo projeto que alcança as massas, já recebeu muitas críticas: por manter um personagem repleto de gírias caipiras ou por insistir na história da menina gordinha que sofre com as tentativas insanas de Cebolinha em derrotá-la.

Mas em plenos anos 2000, quando a maior parte dos quadrinhos e desenhos voltados a crianças incitam a violência, Mauricio ainda vence mostrando o bairro do Limoeiro, que está em São Paulo, mas parece tão distante deste tempo quanto os anos 1950, quando ele foi criado.

A visão romântica e inocente deste mundo estende-se até mesmo na revista Turma da Mônica Jovem. Sim, Mônica cresceu e apareceu. Junto a ela, novas responsabilidades, ao dialogar, agora, com os adolescentes.
Há pelo menos quatro gerações, Mônica e seus amigos ensinaram muitos brasileiros a ler. Atravessaram o mundo dos quadrinhos e ganharam a televisão, o cinema e as lojas. E ainda devem permanecer vivos no imaginário popular por muito tempo.

Turma da Mônica - dentuçinha faz 40 anos

A separação mais rumorosa do ano teve mais um lance. Em mais um capítulo na briga litigiosa entre Sthefany Brito e Alexandre Pato, o jogador de futebol ameaçou a ex-mulher de abandono de lar caso ela volte a morar no Brasil. De acordo com a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, ele não está disposto a dar um centavo para a atriz e não facilitará o processo de divórcio.

Amigos de Sthefany conversaram com a publicação e disseram que ela tem medo dos advogados de Pato e acredita que a falsa entrevista publicada pela revista Stadio Sport pode fazer parte da estratégia de defesa do jogador, pois com a insinuação de traição de uma das partes o processo de divórcio não precisaria aguardar o período de um ano para ser consumado.

Fim do conto de fadas - Pato ameaça Sthefany

Na imagem à esquerda, registrada neste ano, uma das faixas mais escuras de Júpiter não pode ser vista. Na direita, ela aparece onde normalmente deveria estar, no hemisfério sul, próxima do centro do planeta


Júpiter, o maior planeta do sistema solar, perdeu uma de suas características listras, o que o deixou um pouco mais branco. O gigante gasoso é conhecido por ter duas listras mais escuras, ao norte e ao sul, e a segunda ainda era visível em 2009. O planeta passou um período muito próximo do Sol para ser observado, mas, quando voltou a um ponto visível, astrônomos amadores notaram que alguma coisa faltava. As informações são da New Scientist.

Apesar da surpresa, não é a primeira vez que essa listra desaparece. A primeira vez que se notou foi em 1973, quando a espaçonave Pioneer 10, da Nasa - a agência espacial americana -, registrou as primeiras imagens próximas do planeta. No início dos anos 90 ela também desapareceu temporariamente.

Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia, Estados Unidos, diz à reportagem que essas faixas aparecem escuras simplesmente por causa que nuvens mais claras e altas não costumam ficar ali, ao contrário de outras regiões do planeta, e, portanto, são visíveis as nuvens escuras e mais baixas.

- Você está olhando para diferentes camadas das estruturas de nuvens do planeta - afirma.

Segundo o cientista, o cinto escuro desaparece quando nuvens esbranquiçadas se formam naquela região e bloqueiam as mais escuras. Contudo, os cientistas ainda não entendem o que causa essa formação de nuvens no sul de Júpiter. Ela ocorre em um período generalizado e misterioso de mudanças no planeta, quando as cores de outras listras e pontos do planeta também mudam.

- Tinha um monte de coisa acontecendo - diz o cientista.

Astrônomo amador descobre sumiço em em litra de Júpiter

OK, fãs de “Lost”, tudo levou a isto: “Lost” partirá na direção do pôr-do-sol em 23 de maio, com um episódio final de duas horas e meia chamado “The End” (O Fim). E o que veremos?

O produtor executivo e responsável pela série, Carlton Cuse, se mantém previsivelmente nebuloso.

- De uma forma resumida, com ‘Lost’ se aproximando do final, qual será o destino dos personagens que acompanhamos na série? - provoca Cuse.

A sexta e última temporada da série da ABC tem sido uma viagem lisérgica viciante, um feito notável para uma série que começou reescrevendo o livro do que é alucinante. O Monstro de Fumaça/Homem de Preto assumiu a forma de Locke (Terry O’Quinn). Claire (Emilie de Ravin) retornou, inicialmente maluca. Sun (Yunjin Kim) e Jin (Daniel Dae Kim) finalmente se reencontraram, apenas para se afogarem juntos, de mãos dadas, no naufrágio de um submarino –e Sayid (Naveen Andrews) pereceu, heroicamente, na mesma hora.

Enquanto isso, em uma realidade alternativa, Jack (Matthew Fox) tem lutado para se conectar ao seu filho adolescente. E, é claro, alguém precisa ser escolhido para substituir Jacob (Mark Pellegrino) como guardião da ilha favorita de todos.

- Nós queríamos criar um senso de circularidade, de modo que queríamos que a última temporada se parecesse com a primeira - diz Cuse, falando por telefone de seu escritório em Los Angeles, uma semana depois de retornar do Havaí após concluir a fotografia principal de “Lost”. - Nós tentamos conceber uma ideia que deixasse a última temporada bastante focada nos personagens.

- O que consideramos bacana a respeito da primeira temporada é que tínhamos esses flashbacks onde descobríamos a respeito das pessoas que estavam na ilha –que Sawyer (Josh Holloway) era um vigarista, Kate (Evangeline Lilly) era uma fugitiva, Hurley (Jorge Garcia) era um ganhador da loteria. Aquelas eram respostas bacanas e reveladoras para o público. Neste ano nós pensamos nos ‘flashs paralelos’ como forma de reexplorar os personagens, de nos aprofundarmos um pouco mais neles. Nós tivemos visitas de alguns personagens que as pessoas amavam, como Charlie (Dominic Monaghan), e há mais disso no final.

- Há uma sensação de que a jornada está formando um círculo completo na temporada final - diz Cuse - E nós gostamos disso, porque no final a série é a respeito dessas pessoas que caíram na ilha. O verdadeiro mistério de ‘Lost’ não era ‘Onde eles estão?’ É ‘Quem são essas pessoas?’ E, no final, é onde a história nos levará.”

Quem também participou do telefonema foi o co-produtor executivo e condutor da série, Damon Lindelof, que explica que abordaram o final da mesma forma que abordaram quase todos os outros episódios: buscando provocar uma experiência emocional nos espectadores, tanto os fãs quanto aqueles que assistem ocasionalmente.

- Às vezes provocar essa experiência emocional significa mergulhar na mitologia da ilha, responder perguntas e fazer novas que levem ao mistério da série - diz Lindelof. - Mas na maior parte do tempo nós tentamos criar uma experiência emocional por meio dos personagens que repercutirá entre as pessoas que assistem a série, e isso independente da trama fazer sentido ou não para você.

- Logo, eu acho que todos nós, de Carlton e eu até todos os outros roteiristas e Jack Bender, que dirigiu o episódio final, abordamos desta forma: ‘O que queremos que sintam as pessoas que assistiram aos 120 episódios da série antes deste?’ - ele diz. - Quando tudo estiver encerrado, o que queremos que elas sintam?’ Nós não pensamos nisto em termos de pontas soltas do enredo que precisamos tratar e de mistérios que precisamos responder. Trata-se de provocar uma sensação.

- Quando pensamos em finais de série, seja Bob Newhart acordando ao lado de Suzanne Pleshette ou o helicóptero decolando em ‘M.A.S.H.’, o garoto segurando o globo de neve ou o grupo de ‘Seinfeld’ sentado na prisão, ou mais recentemente o corte abrupto em ‘Família Soprano’ - prossegue Lindelof, - tudo o que as pessoas se recordam é da última cena. Elas nem mesmo se recordam do que se tratava o episódio.

- De novo, para nós, foi ‘vamos dar ao público uma experiência emocional que, com sorte, reflita a forma como nós a sentimos escrevendo e os atores sentiram interpretando - ele conclui. - É tudo o que poderíamos esperar, porque nos percebemos desde cedo que não havia como respondermos todas as perguntas que fizemos durante a série de uma forma que agradasse todos os espectadores. Nós só poderíamos tentar.

Com o fim de “Lost”, é hora de olhar para trás. Na verdade, é o momento perfeito para realizar um jogo com Cuse e Lindelof: se estivessem presos em uma ilha deserta e fossem obrigados a assistir três episódios de ‘Lost’ em um loop infinito, quais três resistiriam melhor e por quê?

- Eu diria ‘A Constante’, o episódio da viagem da consciência de Desmond - responde Cuse. - Eu diria que o final da primeira temporada (‘Êxodo, parte 1 e 2’), que envolveu o lançamento da jangada e todo o mistério em torno do que havia por trás da escotilha.

- Eu não quero escolher três e deixar Damon sem nada - ele diz, fazendo uma pausa. - Esses foram dois grandes. Damon, por que você escolhe os seus e então eu acrescento mais um no final - ri Lindelof.

- Eu incluiria ‘Walkabout’ aí”, ele diz, “apenas porque sinto que foi um episódio (centrado em Locke) onde a trama da ilha e a do flashback realmente se encaixaram bem. O final da 3ª temporada (‘Através do Espelho’) –onde Charlie morre, que foi um dos momentos emocionalmente mais devastadores na série como um todo, e quando, no final, nós apresentamos os flash-forwards.

- Esse foi outro artifício narrativo onde o público sentiu que estava assistindo uma coisa, mas quando acabou ele percebeu que estava assistindo algo completamente diferente - diz Lindelof. - Foi uma espécie de novo piloto. Nós sabíamos que tínhamos uma data final e sentíamos que era hora de reinventar a série de novo.

Cuse interrompe, pronto com seu terceiro episódio.

- Eu também escolheria o episódio final - ele diz. - Ele ainda não está finalizado, nós ainda estamos trabalhando nele, mas nós o apoiamos. Ele certamente provocará muita discussão. Eu não acho que seria possível não incluir o episódio final na lista de episódios obrigatórios."

Lindelof então revela sua terceira escolha surpresa: “Exposé”, um impopular episódio da terceira temporada redimido apenas pelo fato dos personagens muito desprezados Nikki (Kiele Sanchez) e Paulo (Rodrigo Santoro) terem sido removidos da série de uma forma memorável, enterrados vivos involuntariamente por Sawyer e Hurley.

- É preciso rir em uma ilha deserta - diz Lindelof, explicando sua escolha. - Eu acho que a série não teve medo de admitir seus erros. Eddie (Kitsis) e Adam (Horowitz), que escreveram aquele episódio, são os caras engraçados em nossa redação, e consideramos uma boa ideia o fato da série nem sempre precisar ser tão séria para funcionar.

- Essa é uma boa seleção de episódios.

'Lost' - Produtores dizem o significado da série

O menino que sobreviveu à queda do Airbus A330 da Afriqiyah Airways, em Trípoli, na Líbia, foi submetido a cirurgias nesta quarta-feira (12) por conta das diversas fraturas que sofreu no acidente, no qual 103 pessoas morreram. De acordo com informações não confirmadas, o garoto tem por volta de 10 anos e seria de nacionalidade holandesa.

- Ele está sendo operado por causa de diversas fraturas - declarou Ozlem Canel, porta-voz do holandês das Relações Exteriores, contatada pela agência de notícias France Presse por telefone.

Um membro da embaixada da Holanda em Trípoli se reuniu com o médico do menino e espera conversar com ele depois da operação.

Segundo o ministro de Transportes líbio, Mohamed Zidane, o avião, que chegava de Johannesburgo, na África do Sul, transportava 93 passageiros e 11 tripulantes e deveria pousar em Trípoli às 6h10 no horário local (1h10 de Brasília), mas caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista. De Trípoli, o avião seguiria rumo ao aeroporto de Heathrow, o principal de Londres.

Zidane anunciou a localização de 96 corpos de diversas nacionalidades do Airbus A330. O ministro líbio indicou também, conforme a agência oficial líbia "Jana", que os serviços de emergência localizaram a caixa-preta da aeronave e abriram uma investigação para determinar as causas do acidente. Ele descartou, no entanto, a hipótese de atentado terrorista e assinalou que as buscas continuam para encontrar os outros ocupantes do avião.

Segundo um porta voz do ministério sul-africano, Nomfanelo Kota, o avião desapareceu durante a noite de ontem. O porta voz disse que a aeronave transportava passageiros de várias nacionalidades, incluindo britânicos e sul-africanos. Todos os 11 tripulantes seriam líbios, de acordo com um funcionário da Afriqiyah Airways.

O governo líbio ainda não esclareceu se o avião já estava sobre a pista de pouso, mas afirmou que algumas testemunhas no aeroporto disseram não ter visto a aeronave pousar. O tempo na região nos últimos dias tem estado claro e ensolarado, de acordo com relatos de agentes do aeroporto de Trípoli.

De acordo com o site "Flightglobal", portal especializado em aviação, a fuselagem da aeronave tinha apenas 1.600 horas de voo acumuladas, em 420 voos realizados. Ainda não há informações sobre o tempo de voo dos tripulantes. Segundo o site, dados meteorológicos indicam que a visibilidade variava nos minutos próximos ao acidente: a visibilidade era de 6.000 m às 5h50 (hora local), de 5.000 m às 6h20, e de 2.000 m às 6h25.

A companhia aérea Afriqiyah foi fundada em 2001 e começou suas operações com cinco aviões alugados. Em 2007, a empresa assinou contrato com a Airbus na França e adquiriu 11 aviões. A empresa foi criada com capital estatal, mas hoje opera com capital misto administrado por um Fundo de Investimentos Líbio-Africano.

O avião da companhia líbia Al Afriqiyah que caiu nesta quarta-feira em Trípoli, passou por todos os controles de segurança necessários antes da decolagem em Johannesburgo, informou a empresa responsável por administrar os negócios da empresa na África do Sul.

- A companhia tem um bom balanço em termos de segurança - declarou Charmaine Thomé, diretora para a África Austral do grupo alemão Aviareps, especializado no transporte aéreo e turismo.

Funcionários brasileiros da construtora Odebrecht que trabalham nas obras de ampliação do aeroporto de Trípoli, na Líbia, presenciaram o acidente aéreo. O brasileiro Erick Marcel, que trabalha na administração da construtora em Trípoli, disse que muitos colegas viram o acidente.

- Como nosso turno é de 24 horas, muitos viram o acidente. Na hora que o avião caiu eles escutaram fortes estrondos. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu. O avião caiu bem perto da pista - disse.

Holandês de 10 anos é único sobrevivente de queda de avião na África

O homem que morreu na noite de terça-feira (11) após um acidente numa embarcação na Baía de Guanabara, no Rio, era assistente de câmera da TV Record. A modelo Danielle Souza, conhecida como Mulher Samambaia também estava no barco, mas não se feriu.

Segundo a emissora, Ivan Marques Correia do Nascimento, de 40 anos, tinha saído com uma equipe numa embarcação pequena da Marina da Glória e o grupo foi atingido por uma forte onda. A equipe estava gravando um quadro para o programa "Tudo é Possível".

Um outro funcionário da emissora, que não teve o nome divulgado, também ficou ferido. Ele está internado em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio. Seu quadro, no entanto, é estável.

Inquérito

Segundo a Capitania dos Portos, o incidente aconteceu próximo à Ilha do Forte da Lage, em frente ao Morro da Urca. A TV Record informou que está dando todo o apoio às famílias das vítimas.

A capitania determinou a abertura de um inquérito administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, para investigar as causas e circunstâncias. A previsão de conclusão é de 90 dias. No entanto, segundo a Capitania, há indícios de que a embarcação tenha sido atingida por uma onda.

Acident com barco mata câmera da Record; Mulher Samambaia estava no barco


Manoel Carlos reservou um final bastante ousado para Alice (Maria Luisa Mendonça) e Osmar (Marcelo Valle) em “Viver a vida”. O produtor de moda não só revelará sua bissexualidade, como o autor já havia anunciado. Ele vai além: terminará envolvido num namoro a três. De um lado, estará Alice, do outro, um novo personagem. Narcisinho, vivido pelo ator Lorenzo Martin, é o namorado de Osmar, que só agora aparecerá na trama.

Narcisinho surge na casa do produtor na manhã seguinte à primeira transa dele com Alice. Toca a campainha insistentemente e quem atende é a loura. Narcisinho explica que esqueceu a chave de casa, mas não se apresenta. “Oi, amor, chegou?”, pergunta Osmar. “Vocês não se conheciam ainda, né? Alice, esse é o Narciso, meu sobrinho! Narcisinho, essa é a Alice, coração. Não é linda?”.

O jeito malicioso com que ele fala do “sobrinho” faz Alice entender tudo e indicar, com um sorriso, que topa fazer parte do relacionamento a três. Mais tarde, na produtora, ela deixa isso mais claro. Renata (Bárbara Paz) e Felipe (Rodrigo Hilbert) convidam o casal para jantar na casa de Sílvia (Patrícia Naves) e Osmar diz que não dá, porque ele e Alice têm outro compromisso. “Vocês viraram uma dupla agora?”, pergunta Renata. “Dupla não, querida. Um trio! Narcisinho aderiu!”, responde Alice.

Alvoroço no estúdio

A cena em que Osmar apresenta Narciso a Alice, prevista para ser exibida amanhã, prevê um selinho entre o produtor e o “sobrinho”. Mas ainda não se sabe se o beijo irá ao ar. Foram gravadas duas versões da sequência, no último sábado: uma com e outra sem o selinho. Mas sendo mostrada ou não, a cena já provocou alvoroço. Pelo menos no Projac. O beijo foi o assunto mais comentado nos bastidores da novela no fim de semana. E o estúdio inteiro parou para assistir à gravação.

-  Camareiras, maquiadores, assistentes de produção, todo mundo queria ver como ia ser o beijo - conta uma pessoa da equipe: - Só se falava nisso.

Manoel Carlos reserva surpresas para 'Viver a Vida'

O toque de uma mulher é o que basta para deixar os homens menos cautelosos. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Ciência Psicológica (em tradução livre).

Quando uma pesquisadora dava um tapinha nas costas de um voluntário, ele tinha atitudes mais arriscadas com dinheiro do que quando ela apenas falava com ele ou um homem dava uma batidinha.

Os pesquisadores dizem que o gesto vem da mãe, que usa o toque para fazer seus bebês se sentirem protegidos. Quando somos crianças, recebemos muitos toques de nossas mães, o que faz com nos sintamos seguros.

Os pesquisadores Jonathan Levav, da Universidade de Columbia, e Jennifer Argo, da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, queriam saber o que acontece quando os bebês crescem: o contato físico também afeta a disposição dos adultos em correr riscos?

Os pesquisadores testaram se os voluntários correriam riscos ao investir dinheiro ou em jogos de azar.

Quando começaram a experiência, os voluntários foram cumprimentados de diversas formas: por um pesquisador ou pesquisadora e uma luz, por um toque no ombro, um aperto de mãos ou sem qualquer tipo de contato físico.

No final da experiência, eles preencheram questionários que avaliaram o grau de segurança que cada um sentia.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que foram tocados se sentiram mais seguros e correram riscos maiores do que aqueles que não receberam toque algum – a menos que fossem tocados por um mulher.

O efeito foi mais forte para um toque nas costas do que para um aperto de mão, mas não serviu para nada nos participantes tocados por um homem.

Os resultados sugerem que o toque de uma mulher funciona nos adultos da mesma forma que nas crianças: fazendo-os se sentirem mais seguros e dispostos a correr riscos.

Pesquisa revela que toque feminino ocasiona menos cautela

O espaço cultural, artístico, científico e acadêmico que será estruturado no local onde funcionava a casa de shows Canecão, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, terá atrações com preços populares. A informação foi anunciada pelo reitor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), professor Aloísio Teixeira, durante entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira (11) no campus Praia Vermelha, na zona sul.

O terreno, de cerca de 36 mil m² foi reintegrado à UFRJ após 39 anos de batalha judicial. As bilheterias e as entradas do Canecão foram lacradas no fim da tarde de segunda-feira (10).

- Os ingressos certamente serão mais baratos do que os cobrados atá agora porque não haverá lucros envolvidos.

A intenção, segundo professor, é convidar artistas, principalmente da música e do teatro, para discutir ações culturais que poderão ser desenvolvidas no local. Ele estima que esta reunião aconteça dentro de 20 dias, logo após a empresa Canecão retirar todos os bens de dentro do imóvel. O projeto, no entanto, deve levar dois meses para ser elaborado.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o imóvel continuar funcionando como casa de espetáculos, mas sob contrato de licitação, como havia sugerido o prefeito Eduardo Paes (PMDB), Aloísio Teixeira foi categórico.

- Não existe possibilidade de negociação. Licitação para liberação da casa de shows não é possível, porque o decreto diz que o local tem que ser usado para atividades acadêmicas. Nós não vamos violar esse decreto.

O reitor disse também que tem total apoio do Ministério da Educação e espera a mesma cooperação de empresas privadas. De acordo com ele, ainda não há um novo nome para o local.

Por meio de nota o Canecão informou que seus diretores e funcionários foram surpreendidos com a decisão judicial e que ocupava de forma justa e legal o imóvel. Os advogados da empresa estão analisando medidas legais a serem tomadas para recuperar a posse do local para prosseguir com sua programação.

Novo Canecão terá ingressos mais baratos