MENU

sexta-feira, 4 de junho de 2010






Enquanto a maiora das pessoas viaja por aí à procura de novidades, a fotógrafa americana Rachel Sussman resolveu cair na estrada em busca dos seres velhos do planeta. Entre corais, vegetais e fungos, ela chegou a fotografar organismos com mais de 80 mil anos. Confira alguns deles abaixo.


A planta Azorella compacta, ou Llareta, tem por volta de três mil anos e é tão densa, seca e inflamável que é usada pela população local para se aquecer nas noites de inverno. (Deserto do Atacama, Chile)











As folhas enroladas da Welwitschia mirabilis são especiais porque conseguem captar a umidade da névoa do mar. (cerca de dois mil anos, Parque nacional Namib-Naukluft, Namíbia)











A bactéria siberiana é o ser mais velho que Sussman fotografou. Testes de DNA sugerem que elas tenham entre 400.000 e 600.000 anos. (Instituto Niels Bohr, Copenhagen, Dinamarca)











Pinheiro Bristlecone (Até 5.000 anos, montanhas brancas, Califórnia, EUA)












Árvore ÁlamoTremedor (80 mil anos de idade, Fish Lake, Utah, EUA)












Mais uma dos ÁlamosTremedores (80 mil anos de idade, Fish Lake, Utah, EUA)












O pinheiro Spruce gran picea tem 9.500 anos de idade. Por causa de sua capacidade de autoclonagem, gerando novos galhos e troncos do mesmo sistema de raízes, é que ele vive tanto tempo. (Parque Nacional de Fulufjället, Suécia)









O tronco da Adansonia digitata é tão grande e oco, que tem um bar-café dentro. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A longa vida deste abobá pode estar ao fim: depois de dois mil anos, a árvore oca se partiu em duas, o que pode causar sua morte em breve. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sussman fotografou também os seres marinhos anciões, como esse coral cérebro, que tem 2 mil anos de idade. (Speyside, Trinidad e Tobago)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Árvore Sentinela (2.150 anos de idade; Sequoia National Park, Califórnia, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fungo Armillaria Ostoyae (mais de 2.400 anos de idade; floresta nacional Malhuer, Oregon, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pode parecer que há vários grupo de plantas nesta imagem, mas cada um destes círculos é apenas um único indivíduo. - Planta desértica Mojave Yucca (mais de 12 mil anos, Deserto de Mojave, Califórnia, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Milenaria alerce, cipreste da Patagônia (2.200 anos: monumento nacional Alerce Costero, Chile)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os seres vivos mais velhos do mundo

Quando a ficção entra no campo da história oficial, nada impede que toda uma cultura seja reformulada para não desmentir o roteirista. Não diminui a legitimidade do filme, nem propriamente é prejudicial ao próprio povo selecionado para os caprichos de quem cria a trama. O limite é a clareza sobre o que se vê na tela.

Príncipe da Pérsia, que estreia em circuito nacional, em cópias dubladas e legendadas, pode ser percebido como um exemplo disso. Já no início, enumera os feitos do grande império persa, para situar no tempo e espaço o espectador em uma fantasia repleta de engenhosos efeitos especiais.

O rei da Pérsia em questão é Sharaman (Ronald Pickup), um líder nato que tem como conselheiro seu irmão, Nizam (Ben Kingsley, de "Ilha do Medo"). Fictício, como todo o filme (exceto a apresentação), o rei é pai de dois filhos Garsiv (Toby Kebbell, de "RocknRolla") e Tus (Richard Coyle, de "Um Bom Ano"), o príncipe herdeiro.

No entanto, a família apenas se completa quando o rei adota Dastan, uma criança maltrapilha, que demonstra coragem e sabedoria ao defender um colega de rua. Como diz o narrador, ele é um predestinado e será decisivo para a história dessa civilização.

Depois de 15 anos, Dastan (agora, interpretado por Jake Gyllenhaal, de O Segredo de Brokeback Mountain) se vê em meio a seus irmãos e tio numa difícil escolha: invadir ou não uma cidade sagrada que, segundo um espião persa, vende armas para os adversários de seu povo. Vencido no voto, o protagonista entra na cidade e captura a princesa Tamina (Gemma Arterton, de Fúria de Titãs).

No entanto, ela guarda um segredo, uma adaga que tem o poder de voltar no tempo. O artefato cai nas mãos do herói que, graças a um complô, é acusado de matar o próprio pai adotivo. Dastan e Tamina fogem para iniciar a jornada que selará o destino de ambos.

Com uma história confusa e repleta de pontos de interrogação, Príncipe da Pérsia é uma produção cujo valor cosmético é maior do que o entendimento claro sobre o que se passa nas cenas. Com lutas bem coreografadas, imagens rápidas e com pontos de humor assertivos, o final da projeção, porém, provoca questionamentos quase risíveis.

Um exemplo prático é o de Amar (Alfred Molina, de Educação), uma espécie de comerciante ilegal que, em determinado momento do filme. afirma haver terças e quintas-feiras. Outro ponto de reflexão é a própria adaga, que necessita de uma espécie de areia divina para funcionar, inacessível aos humanos, mas de que a princesa possui até um refil.

É irrelevante a identidade do príncipe, que poderia ser persa ou de Marte, já que não há referências para sustentar a história. O diretor Mike Newell (de Harry Portter e o Cálice de Fogo) se esforça, mas não consegue dar jeito no que já começou errado, a partir de um mau roteiro.

Com um herói de aventura um tanto pobre (o primeiro de sua carreira), Jake Gyllenhaal sai também chamuscado desse deserto. O único que ri à toa mesmo é o produtor Jerry Bruckheimer, uma espécie de Midas em Hollywood (são dele as franquias Piratas do Caribe, Bad Boys e, na TV, os múltiplos CSIs), que pensa em faturamento alto e rápido nas bilheterias.

'O Príncipe da Pérsia' estréia no cinemas hoje, 04 de junho

Um homem de 54 anos, suspeito de manter a mulher em cárcere privado, foi preso em Itamonte (MG), na quarta-feira (2). O Ministério Público Estadual recebeu uma carta, escrita pela vítima, e acionou a polícia.

O imóvel fica às margens da BR-354. Na carta, a dona de casa, de 52 anos, disse que o portão estava trancado, com cadeado. Em outro trecho, ela contou que havia sido ameaçada de morte.

- Diante disso, tomei a precaução de pedir auxílio da Polícia Militar, que foi ao local e verificou que o fato estava realmente acontecendo - disse a promotora Regina Lúcia Moraes Costa.

O delegado Elviro Mancini contou que o marido chegou a enfrentar os policiais que foram até a residência. De acordo com ele, a mulher podia andar livremente dentro de casa, mas estava impedida de sair para a rua.

- Isso já vinha acontecendo há um ano - afirmou.

Mancini disse  que a mulher conseguiu entregar a carta pedindo socorro para o filho, que ficou preocupado e procurou o Ministério Público.

- Ainda não sabemos de todos os detalhes. Há fatos que ainda devem ser esclarecidos - afirmou.

Em depoimento, a mulher disse que não pediu ajuda antes porque tinha medo do marido.

Homem é preso por manter mulher em cárcere privado

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner é o próximo livro de Stephenie Meyer (sai na próxima semana) e também envolve a Saga Crepúsculo, afinal conta a história da vampirinha Bree Tanner (interpretada por Jodelle Ferland), que aparece rapidamente em Eclipse. A autora falou um pouco sobre a obra ao USA Today.

O pessoal do jornal perguntou a Stephenie por que ela quis explorar a história de uma personagem que aparece em apenas algumas poucas páginas de seu terceiro livro. Veja o que ela respondeu:

- No começo eu não estava especialmente fascinada por Bree, mas sim pelos recém-criados [pessoas que se transformaram e vampiros recentemente, Bree é uma delas] em geral. Enquatno eu estava escrevendo Eclipse havia muita coisa acontecendo nos bastidores, claro, coisas que Bella não tinha conhecimento. Como eu estava muito focada em Bella, não pude desenvolver profundamente a história dos recém-criados, mas sempre tive em mente ideias gerais do que eles seriam. Os recém-criados são grande parte da história de Eclipse e fiquei triste por não ter podido mostrar tudo sobre eles no livro.

A partir daqui há spoilsers, se você não leu Eclipse:

- Bree é a única recém-criada mencionada pelo nome em Eclipse, a única que tem contato com os Cullen e a única que encontra os Volturi. Ela é a que vive mais tempo, então é a narradora que pode contar a história completa (em seu próprio livro). Ela foi uma escolha natural para registrar os recém-criados. Bree se tornou viva assim que comecei a escrever a partir de sua perspectiva. com o final inevitável se aproximando, comecei a ficar muito deprimida. Matar Bree, para mim, foi mais difícil do que matar qualquer outro persongem que criei, apesar de a estar matando pela segunda vez.

Eclipse estreia no Brasil no dia 30 de junho e tem direção de David Slade. No elenco estão Kristen Stewart (Bella), Robert Pattinson (Edward), Taylor Lautner (Jacob), Billy Burke (Charlie), Ashley Greene (Alice), Jackson Rathbone (Jasper Hale), Peter Facinelli (Carlisle) entre outros.


Mário Gomes vai entrar com uma ação judicial contra a TV Globo pedindo, nada mais, nada menos, do que R$ 45 milhões de indenização por danos morais. O ator alega que, por conta de uma história inverossímil criada por um diretor da emissora, sua carreira foi drasticamente prejudicada.

E Mário Gomes não para por aí. Ele escreveu um monólogo em que pretende revelar tudo o que aconteceu nos bastidores do auge de sua carreira como galã de TV. Promete não poupar ninguém. Ele garante que muitos nomes serão citados. Ele já está na fase dos ensaios.

Mario Gomes processa Globo e prepara monólogo



O pequeno Kang Kang, de um ano e dois meses, ainda não é consciente de que seu rosto está dividido ao nível da boca, enquanto os médicos não conseguem explicar a que se deve sua aparência. O garoto nasceu com uma rara deformação facial que divide seu rosto em duas partes aparentemente superpostas, como se usasse uma máscara.

Sua mãe, Yi Xilian, diz que a gravidez foi normal e após todas os teste lhe asseguraram que o menino não teria problemas. Mas quando a mulher deu a luz em um hospital de Changsha, província de Hunan, não lhe permitiram ver o seu filho:

- Depois de muita insistência, meu marido advertiu-me para que não ficasse triste, mas disse que levou um susto quando viu o pequeno - relatou a mãe.

O doutor Wang Duquan, que acompanha o acaso, explica que só há possíveis causas, mas nenhuma certeza sobre a deformidade do menino: uma infecção durante o desenvolvimento embrionário, algum medicamento tomado pela mãe durante a gravidez ou quem sabe.

A mãe descartou a ingestão de qualquer medicamento e assegura que só tomou alguns meses antes um remédio para não abortar.

O doutor Wang, por sua vez, considera este caso de muito raro, porque “não é um lábio leporino ou paladar afundado, senão que é um afundamento facial”.

O especialista acha que o menino tem um desenvolvimento cerebral normal e propôs como solução a cirurgia estética.

As duas possíveis intervenções custariam em torno de 300.000 a 400.000 yuanes (entre 80 e 100 mil reais), mas a família lamenta não ter essa quantidade para resolver o problema de seu filho.

As cirurgias tratariam de igualar as duas divisões de seu rosto, o músculo profundo e depois tentaria reconstruir os ossos da face, mas adverte que os resultados são imprevisíveis.


Menino chinês nasce com má formação no rosto que dá impressão que ele usa máscara

O ator Chace Crawford, o Nate da série "Gossip Girl", foi preso na manhã desta sexta-feira, 4, por posse de maconha. É o que informa o site TMZ.

De acordo com o site, Chace e um amigo estavam dentro do carro, no estacionamento de um bar na cidade de Plano, no Texas. O ator de 24 anos portava cerca de 60 gramas da droga e foi preso por contravenção. Ainda de acordo com o TMZ, Chace deixou a prisão após pagar fiança.

Caso seja condenado por contravenção, o ator de 24 anos pode pegar até 180 dias de detenção e ter de pagar uma multa de US$ 2 mil, cerca de R$ 3,6 mil.

Por ironia, Chace vive um traficante de drogas de Nova York em seu novo longa, "Twelve", que tem direção de Joel Schumacher e o rapper 50 Cent no elenco.

Chace Crawford é preso por posse de maconha

Reynaldo Gianecchini é destaque na edição deste mês da revista Vanity Fair italiana. A reportagem com o ator foi feita durante uma folga das gravações de 'Passione' na Itália, ainda antes da estreia da novela das 21h.

O ator, que vive seu primeiro vilão, Fred, na trama de Silvio de Abreu, deu um pulinho em Milão,onde posou para as fotos.

A revista ressalta que Gianecchini atuou em diversas novelas brasileiras, e destaca 'Terra Nostra', que foi exibida no país pela Rete 4, e agora 'Passione' gravada na região da Toscana e em Roma.

Ao falar sobre cinema na entrevista, Gianecchini não descartou a ideia de ainda seguir uma carreira internacional, a exemplo de outros atores brasileiros, como Rodrigo Santoro e Sônia Braga.

- Se houver uma boa oportunidade, por que não? Mas nunca irei aos Estados Unidos bater de porta em porta para obter uma participação. E também não abandonarei as telenovelas e o público que as segue. Nós entramos todos os dias nas casas dos brasileiros, nas suas conversas no bar, no escritório, no cabeleireiro. Renunciar a isso seria impossível - disse o ator à "Vanity Fair".

Gianechinni posa para 'Vanity Fair' italiana

Está previsto para o fim deste mês o lançamento de mais um polêmico livro sobre o caso Isabella, que terminou em março deste ano com a condenação do casal Nardoni pelo assassinato da menina, em 2008. “A morte de Isabella Nardoni - Erros e Contradições Periciais”, do médico alagoano George Sanguinetti, discorda da versão oficial da Justiça, que diz que Anna Jatobá tentou esganar a enteada e Alexandre Nardoni jogou a filha pela janela após uma discussão. Sanguinetti chegou a ser contratado pela família Nardoni para analisar os laudos periciais sobre a morte da menina.

Em 87 páginas, ele critica o trabalho dos peritos e volta a reafirmar a existência de uma “terceira pessoa”, mas, desta vez, “revela” quem seria o criminoso. 

- Um pedófilo matou Isabella Nardoni e ela sofreu violência sexual, foi abusada sexualmente - resumiu o autor, na sexta-feira (7). Essa tese sugere que o pai e a madrasta de Isabella são inocentes.

Não é a primeira vez que alguém escreve uma obra sobre o caso. Em junho de 2009, o gaúcho Paulo Papandreu, que também é médico, havia publicado “Isabella”, que apresentava outra explicação para a morte da garota: “acidente doméstico”. Segundo ele, a garota caiu sozinha do sexto andar do Edifício London, na Zona Norte de São Paulo. O livro, que exibia uma foto de Isabella, não agradou a mãe da menina, Ana Carolina Oliveira. Ela entrou com uma ação contra as imagens e o conteúdo da publicação. Em outubro, uma decisão judicial proibiu a sua venda e determinou o recolhimento dos 10 mil exemplares.

Para não vir a correr o risco de sofrer uma ação similar à que ocorreu com Papandreu, Sanguinetti afirma estar “calçado” e bem assessorado juridicamente.

- Não preciso de autorização da família da Isabella para publicar o livro, isso está na Constituição Federal. Mas mesmo assim me precavi. O primeiro passo foi o de não colocar nenhuma foto de Isabella, qualquer citação da família dela ou cópia de documento original do processo. Faço linguagem técnica a partir de achados. Não estou dizendo que o casal é inocente, mas que a polícia e a perícia deveriam ter investigado uma terceira pessoa - disse o médico alagoano que em 1998 ganhou o prêmio Jabuti de literatura pelo livro “A Morte de PC Farias: O Dossiê de Sanguinetti”.

Isabella Nardoni morreu no dia 29 de março de 2008. À época, a garota tinha cinco anos. Nardoni foi sentenciado a 31 anos, 1 mês e 10 dias; Jatobá, a 26 anos e 8 meses de prisão. Os dois estão presos em Tremembé, a 147 km da capital paulista. Ambos negam o crime. Sugerem que alguém entrou no apartamento enquanto Isabella dormia sozinha e a matou.

Pedófilo

- Sim, quem matou Isabella foi um pedófilo. As lesões encontradas no seu órgão genital são iguais a de uma criança abusada sexualmente. Ela caindo sentada, como afirmou a perícia paulista, não teria lesões como as que ficaram em seu corpo - afirmou Sanguinetti.

Os peritos alegam que as lesões na genitália são decorrentes da queda do sexto andar.

O livro de Sanguinetti possui 45 páginas expositivas da tese do médico, contêm fotos de uma boneca para representar Isabella e desenhos feitos à mão de um suspeito, apontado como o pedófilo. O restante das páginas é de cópias de documentos de pareceres que ele já fez sobre o caso.

Leia abaixo o trecho do livro no qual ele tenta reproduzir como Isabella foi morta possivelmente por um pedófilo:

"A provável e talvez única motivação para o crime, para que ela fosse jogada do 6º andar do Edifício London foi desviar o foco do atentado sexual. Para que não fosse descoberta as lesões na genitália de Isabella e também impedir o reconhecimento do pedófilo. Acredito que a menor estava adormecida na cama, quando o infrator baixou a calça e a calcinha e a vulnerou com toques impúdicos, dedos, manuseios, etc. Ela acorda e grita papai...papai...papai e para...para..para, como foi descrito por testemunhas que ouviram os gritos de Isabella, audíveis até no 1º andar e no edifício vizinho. Os depoentes que ouviram os gritos, testemunharam que foram minutos antes da precipitação. Na tentativa de silenciá-la, de ocultar a tentativa de abuso sexual, a menor é jogada para a morte. Quando iniciei meus trabalhos, relatei meus primeiros achados e divulguei: ‘procurem o pedófilo, procurem o pedófilo,’ mostrando a causa real da morte de Isabella. No prédio ou nas cercanias, havia alguém com antecedentes de pedofilia? Os que trabalharam anteriormente foram investigados sob esta ótica? Repito: ‘Procurem o pedófilo! Procurem o pedófilo.’", escreve Sanguinetti.

De acordo com o médico, a finalidade do livro é a de contribuir com o esclarecimento do caso.

-Digo que deveriam ter investigado uma terceira pessoa, além do casal. E que o crime teve conotação sexual. O responsável pela vistoria no local na noite em que Isabella Nardoni foi jogada foi o tenente (da Polícia Militar Fernando Neves) acusado de pedofilia, que, dias após, cometeu suicídio quando descoberto. Suas afirmações no local: 'revistou todos os apartamentos possíveis e os que teve autorização dos moradores' - afirma Sanguinetti em outro trecho do livro.

Segundo o escritor, o oficial da PM também deveria ter sido investigado como suspeito pela morte de Isabella.

- Além dele, havia uma rede de pedofilia que era investigada pela Corregedoria da PM naquela área - disse.

Erros

Entre o que chama de principais erros cometidos pelos peritos dos institutos Médico Criminalística, o autor cita:

1) A causa da morte de Isabella (para os peritos foram asfixia mecânica por esganadura e politraumatismo devido a queda de 18 metros de altura; Sanguinetti acredita apenas na segunda hipótese);

2) Asfixia por embolia gordurosa confundida com asfixia por esganadura (a perícia diz que a asfixia foi por esganadura; o autor do livro descarta isso).

3) Interpretação de pequenas lesões nos lábios e boca (peritos dizem que foram causadas pela sufocação; Sanguinetti sustenta que foram causadas porque a menina foi entubada e os aparelhos machucaram suas vias respiratórias)

4) Investigação (a polícia acusou o casal e afirmou não ter encontrado indícios de uma terceira pessoa; o médico alagoano diz que era possível entrar no prédio por uma construção vizinha)

5) Motivação para o crime (o Ministério Público afirmou no julgamento que a madrasta Jatobá tinha ciúmes do marido, Nardoni, com a mãe de Isabella e a filha deles; Sanguinetti fala em crime sexual praticado por um pedófilo).

A capa do livro “A Morte de Isabella Nardoni - Erros e Contradições Periciais” ainda não foi definida. O escritor afirma que a decisão está entre três idéias, mas que em nenhuma delas aparece qualquer foto da menina.

- Numa, usamos um manequim de criança se fragmentando. Em outra, a silhueta de uma criança com ferimentos. A terceira sugestão é uma discussão com adultos e uma criança - disse Sanguinetti.

Apesar de ainda dizer que negocia com a editora onde fará o lançamento, o autor diz que o livro deverá estar pronto entre os dias 20 e 25 de maio, quando estará previsto seu lançamento oficial.

- Devo fazer a divulgação primeiro em São Paulo - afirmou o médico, que sugere um preço popular para a obra. - Quero ver se consigo vendê-la em bancas por R$ 10 ou R$ 8.

Procurada para comentar o assunto, a advogada de Ana Carolina Oliveira, Cristina Christo Leite, não quis se manifestar. O promotor Francisco Cembranelli, que denunciou o casal Nardoni, afirmou por telefone que o livro do médico alagoano não tem qualificação.

- Considero tão insignificante o trabalho dele [Sanguinetti], que ele não foi chamado nem pelo advogado da defesa (Roberto Podval) para ser testemunha (no julgamento do casal).

Em novo livro sobre o caso Isabella, médico diz que pedófilo matou garota

Taylor Lautner e Kristen Stewart trocaram segredinhos no tapete vermelho da première de 'Eclipse' na Coréia do Sul, nesta quinta-feira, 3. E, pelo visto, a atriz está gostando de mostrar as pernas. Durante a coletiva de imprensa sobre o filme, um pouco antes da pré-estreia, ela também usou uma saia bem curtinha.

Taylor e Kristen divulgam filme e demonstram intimidade

Veja a primeira foto de Murilo Benício (sem barba) gravando "Ti-ti-ti", próxima novela das 19h da Globo. O ator interpretará o picareta Ariclenes Martins que, no decorrer da história, terá a ideia de se tornar o estilista espanhol Victor Valetin. O personagem, completamente diferente do sério Tenente Wilson que ele vive em "Força-tarefa", fará sucesso no mundo fashion e ficará rico.












A foto ao lado mostra a cena (o diretor Jorge Fernando aparece à esquerda) em que Ariclenes e Chico (Rodrigo Lopez), seu braço direito na novela, se dão mal em mais uma de suas armações. Eles vão prometer uma vida de glamour a pessoas que se cadastrarem na agência de figurantes deles. Mas todos ficarão revoltados quando souberem que o trabalho é aparecer como mendigo durante a gravação de um clipe. Além de exigir o dinheiro da inscrição de volta, o grupo vai quebrar a agência de Ari.

Murilo Benício mostra visual que usará em 'Ti Ti Ti'


Será que agora vai? Lindsay Lohan, que está proibida de usar drogas e tomar bebida alcoólica, teria passado em dois testes-surpresa para detectar se ela tem violado os termos de sua condicional. Segundo uma fonte do site "Radar Online", LiLo está mesmo "limpa".

Além disso, a atriz tem circulado com uma pulseira que detecta o nível de álcool em seu sangue. Por isso, Lindsay tem bebido apenas água e energético em festas.


Linsay Lohan passa em teste antidrogas

Pesquisadores do Rio Grande do Sul encontraram uma forma de gerar energia elétrica a partir da lama. Cerca de três mil navios circulam por ano no porto do Rio Grande (RS). Para garantir esse movimento, embarcações cavam buracos debaixo da água e sugam a areia para aumentar a profundidade do canal. O trabalho tem que ser feito todos os anos. Ao todo, são retirados 1,5 milhão de metros cúbicos de material.

Todo o lodo é jogado fora. E os cientistas da Universidade Federal do Rio Grande querem acabar com o desperdício.

Segundo os pesquisadores, a lama contém altas concentrações de uma bactéria conhecida como micróbio elétrico. Essa bactéria se alimenta de restos de peixes, algas e vegetais que estão na lama. No final da refeição, produz energia elétrica que é liberada em forma de pequenas partículas chamadas de elétrons.

Os pesquisadores montaram uma pequena usina no laboratório. Placas de grafite captam a energia liberada pelas bactérias, que segue por fios até uma bateria. A energia liberada é suficiente para carregar um celular.

Os cientistas vão propor a construção de uma usina em tamanho industrial. A energia produzida no local será suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes.

A maior vantagem é a economia, dizem os pesquisadores. O custo de uma usina desse tipo é menor do que o das hidrelétricas. E a matéria prima viria das obras de dragagem do porto.

Cientistas querem usar lama para produzir energia

O corpo do advogado Pedro Yamaguchi Ferreira foi encontrado no Rio Negro, no início da tarde desta quinta-feira (3), por uma equipe de buscas do Exército. O corpo do rapaz, de 27 anos, estava a cerca de 40 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Pedro é filho do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP). Segundo a assessoria de imprensa do deputado, uma missa em memória do jovem deve ser realizada ainda nesta quinta-feira (3) em São Gabriel da Cachoeira.

O deputado Paulo Teixeira, que viajou para o Amazonas para acompanhar as buscas, tentará providenciar o traslado do corpo para São Paulo já na sexta-feira (4).

Desaparecimento
Pedro estava desaparecido desde a tarde desta terça-feira (1º), quando entrou no Rio Negro para nadar, em São Gabriel da Cachoeira. Ele atuava como advogado da Pastoral Indigenista na Diocese de São Gabriel da Cachoeira desde fevereiro deste ano. Ele deveria ficar por cerca de três anos na cidade.

Corpo do filho do deputado Paulo Teixeira é encontrado

Um cheque de R$ 130 teria motivado o assassinato do escritor Wilson Bueno, conforme afirmou o delegado Silvan Rodney Pereira em uma entrevista coletiva realizada em Curitiba, nesta quinta-feira (3). De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná, o delegado explicou que o escritor sustou o cheque de R$ 130 dado como pagamento para o suspeito de cometer o crime.

O delegado afirmou, segundo a Agência de Notícias, que o suspeito do crime teria trocado o cheque e usado dinheiro. Depois, o jovem recebeu uma ligação de Bueno, que avisou que o cheque havia sido cancelado.

O delegado afirmou que o rapaz foi até casa do escritor. No local, os dois discutiram e o rapaz teria cometido o crime. Antes de fugir, ele ainda teria roubado dois celulares e uma câmera, que foram vendidos, segundo a Agência.

O suspeito, que foi preso na noite de quarta-feira (2), estava escondido na casa de parentes no município de Fazenda Rio Grande (PR). Segundo a polícia, ele confessou o crime. Levado à casa do escritor pela polícia, o suspeito mostrou aos policiais o local em que guardou a faca usada no assassinato.

Segundo a Agência de Notícias, durante a entrevista coletiva, o superintendente da Delegacia de Furtos e Roubos, Hélcio Piassetta, afirmou que o nome do criminoso também estava no talão de cheques do escritor.

O suspeito permanece preso e está à disposição da Justiça.

Crime

O escritor Wilson Bueno foi encontrado morto em sua casa, em Curitiba, na segunda-feira (31). Ele foi esfaqueado por trás, próximo à cabeça. O corpo do escritor foi enterrado na terça-feira (1º), no cemitério de Santa Cândida, em Curitiba.

Escritor Wilson Bueno teria sido assasinado por cheque de R$ 130

Os homens-gato da série 'Thundercats', ícone da TV nos anos 1980, estarão de volta em breve à telinha. O departamento de animação dos estúdios Warner Bros. anunciou nesta quinta-feira (3) que irá produzir um novo desenho animado baseado nos personagens.

Segundo o estúdio, a nova série terá apelo tanto entre os fãs da primeira fase do desenho quanto entre os que nunca o assistiram. Na trama da nova temporada, 'Thundercats' pretende contar a história do príncipe Lion-O e sua ascensão ao trono de Thundera.

'Thundercats' em sua versão para o século XXI será exibido pelo Cartoon Network dos Estados Unidos a partir de 2011.

'Thundercats' volta em 2011 em nova animação

Após três intimações da Polícia Civil, o jogador Adriano prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (3), na 38ª DP (Irajá), no subúrbio do Rio. Segundo o delegado Luiz Alberto Andrade, Adriano negou que tenha repassado dinheiro ao traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB”, líder de uma facção criminosa.


Adriano chegou à delegacia por volta das 16h30 acompanhado do seu advogado, Adilson Fernandes. Em seguida, eles entraram por uma porta lateral da delegacia sem dar entrevista. Na chegada, o atacante foi cercado por jornalistas e torcedores. Ele apenas cumprimentou os fãs.

No inquérito, Adriano é testemunha numa investigação que apura crimes de tráfico de drogas, associação para fins de tráfico e posse ilegal de arma de fogo praticados por integrantes de uma organização criminosa, que controla o tráfico nas comunidades de Furquim Mendes e Dique, em Jardim América, no subúrbio da cidade.

Escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça teriam flagrado o jogador permitindo que um amigo sacasse R$ 60 mil de contas bancárias dele. De acordo com o delegado, em depoimento, Adriano afirmou que o dinheiro foi para uma festa de criança na Vila Cruzeiro, no subúrbio da cidade. Ele disse que a quantia serviu, ainda, para a compra de cestas básicas.

- Ele (Adriano) cumpriu com a obrigação dele que seria de atender à intimação. As declarações dele foram satisfatórias para a polícia, por isso ele foi liberado. Ele negou envolvimento com o tráfico e disse que usou o dinheiro para arrumar a festa e comprar cestas básicas - disse Luiz Alberto Andrade.

Na quarta-feira (2), Adriano foi ouvido por quase duas horas no Ministério Público. Em nota, O MP disse que “considera gravíssimos os fatos que põem o jogador como suspeito e que há fortes indícios de que ele tenha repassado dinheiro ao traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB”, líder de uma facção criminosa. Após o depoimento, o jogador não quis falar com a imprensa.

FB é apontado pela polícia como o homem que ordenou o ataque ao helicóptero da PM em outubro de 2009. Três policiais morreram na queda do helicóptero.

Quebra de sigilos telefônicos e bancário

No texto, o Ministério Público diz ainda que quer a quebra dos sigilos telefônico e bancário do atacante, como já havia sido pedido à Justiça pela 38ª DP (Brás de Pina). O MP deu um prazo máximo de 60 dias para a polícia concluir as investigações e apresentar o relatório final.

Ainda de acordo com o órgão, o promotor Alexandre Themístocles pediu que a Justiça não prorrogue as autorizações para interceptações telefônicas por acreditar que o recurso não seja mais necessário às investigações e porque fatos sigilosos estariam sendo divulgados para a imprensa.

Com viagem marcada para a Itália no próximo domingo (6), o jogador Adriano, segundo o delegado, não está impedido de deixar o país. Luiz Alberto Andrade informou que, além do atacante ser testemunha no inquérito, não há um mandado de prisão ou documento que o impeça de viajar.

- Para a polícia, ele já cumpriu a primeira parte das investigações. Agora é esperar para saber se o juiz vai ou não acolher a quebra de sigilo bancário e telefônico para juntar com o depoimento. Não há um impedimento legal para ele viajar - completou o delegado.

Depoimento ao MP

Segundo o órgão, no depoimento, Adriano foi questionado sobre seu nível de relacionamento com o traficante, incluindo contatos telefônicos e remessas de dinheiro ou bens a FB, e, ainda, se já colaborou, direta ou indiretamente, com a facção criminosa.

O promotor também perguntou ao jogador que motivos o levaram a posar para fotografias fazendo gestos que representam as iniciais de uma organização criminosa; se vinha sendo vítima de extorsão; se possuía armas de fogo e por que não compareceu à 38ª DP para prestar esclarecimentos.

Adriano nega ter dado dinheiro a traficantes

Cauã Reymond é daquele tipo que exala sensualidade mesmo vestido dos pés à cabeça. Prova disso é o ensaio que fez para a revista "Gloss" deste mês. Seguindo a linha do ciclista Danilo, de "Passione", o ator posou para as lentes do fotógrafo Jairo Goldflus e falou que não parte para o ataque quando o assunto é conquista. "
- Se estou a fim de alguém, falo na boa. Sou direto. Odeio joguinhos - disse Cauã.

Com um sorriso arrasa quarteirão, Cauã explica o porquê de estar sempre de bem com a vida:

- Ter humor é como sentar corretamente. É preciso praticar sempre!

O ator conta ainda que, ao contrário do que acontece com muita gente, ele trocou o lanchinho da noite por um belo prato de comida.

- Eu sempre comi uma frutinha ou um sanduíche a noite. Agora eu janto. Jantar me faz bem. Sentar e comer é algo que aprendi com uma ex e que pretendo proporcionar aos meus filhos.

Namorado da atriz Grazi Massafera há 3 anos, com quem nunca contracenou, Cauã diz que é pouco provável que se apaixone por seu par romântico.

- O personagem não pode ser uma continuação minha... Por pensar assim, nunca me envolvi com quem trabalha comigo - falou o ator.

Cauã diz que não gosta de joguinhos na hora de seduzir