MENU

sábado, 2 de outubro de 2010

- O que me seduz na roupa é a mulher. É o mais importante.

Pedro Lourenço demorou três meses até chegar à construção da manga de um vestido que desfilará nesta sexta (1), o dia em que entra oficialmente para o calendário da semana de moda mais importante do mundo. O estilista, porém, não titubeia ao responder qua l é a essência do seu trabalho. É a mulher. Direto e simples assim.

Aos 20 anos e às vésperas de sua grande noite (a apresentação acontece nesta sexta, 1 de outubro, às 19h30 locais), não parecia disposto a complicar o que não fosse necessário. Concentrado, analisava cada detalhe na prova das roupas com referências a Joséphine (mulher de Napoleão) e ao baseball de sua coleção para o Verão 2011 europeu. Chegava perto da modelo, ajeitava a peça, pedia em inglês para que a moça andasse. Também em inglês trocava opiniões breves com a stylist do desfile, a experiente Brana Wolf.

Na “platéia”, sentados a alguns metros de Pedro, Reinaldo Lourenço e Giovanni Bianco observavam o precoce talento. Gloria chegaria à tarde, com o restante da coleção.

- Eu estou aqui como pai. Normalmente quando dou uma sugestão a primeira reação dele é a de dizer ‘não’. Depois pensa melhor e me dá razão. Ele sabe muito bem o que quer. E é muito teimoso - conta Reinaldo.

Diretor de arte com reconhecimento internacional, consultor informal da carreira de Pedro, responsável pelo convite e direção do desfile, foi Giovanni Bianco quem “mexeu os pauzinhos” e apresentou o estilista à KCD, influente relações públicas da moda. Com mailing e contatos poderosos, ficou a cargo da assessoria, que também funciona como produtora, organizar o primeiro desfile parisiense de Pedro e recrutar uma primeira fila com nomes como o de Carine Roitfeld (Vogue França), Hilary Alexander (“Telegraph”) e Sara Mower (“Style.com”). Pedro também cumpriu sua parte do trato e agradou em sua estreia, arrancando críticas elogiosas de todas as editoras citadas.

Daí a integrar a programação oficial, bastou uma reunião com Didier Grumbach, o presidente da Federação Francesa da Costura e organizador da temporada parisiense, que já havia visto e gostado do “début” do brasileiro. No esquema francês, ninguém paga para entrar nem recebe ajuda de custo para desfilar, como em São Paulo, onde a estrutura da sala e a iluminação são oferecidas gratuitamente.

Bem relacionado, Pedro também já teve contato com estilistas importantes. Recentemente, até recebeu convite para trabalhar com Donatella Versace, proposta que está estudando. Antes fez estágio de dois meses com o italiano Giambatista Valli, especialista em vestidos de festa vistos frequentemente em tapetes vermelhos. Também realizou três encontros com o incensado Alber Elbaz. Criou uma linha de roupa de banho a pedido do diretor criativo da Lanvin, que queria analisar sua relação com este universo tão brasileiro.

- Ele me deu conselhos, foi muito bom - conta.

Quando o comentário é que Elbaz é o estilista do momento, logo rebate: “Prefiro o [Azzedine] Alaïa”. Mais adiante na conversa, cita Rei Kawakubo (Comme des Garçons), outro ícone dos anos 1980 com estilo praticamente oposto ao de Alaïa, como sua estilista preferida.

Pedro, no entanto, não vê problema em apreciar os opostos. Muito pelo contrário. Mais do que paradoxal, ele gosta de definir seu estilo como “radical”, com grafismos e estrutura.

- Gosto desta contraposição do feminino com o masculino, da agressividade com a delicadeza.

Embora tenha uma visão bem definida sobre o próprio trabalho, Pedro não pára de ouvir opiniões sobre seu começo de carreira. Cathy Horn, do “New York Times”, foi uma das editoras de moda que analisaram o portfólio de Pedro num encontro particular. O designer procurou também Marie Rucki, diretora do estúdio Berçot, amiga de Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho, além do diretor da central Saint Martins, conceituada escola de moda de Londres, que o aconselhou a não estudar estilismo e sim outros assuntos.

- Eu cresci neste meio, já sabia muita coisa - diz.

“Mimado” pela moda brasileira desde os doze anos quando lançou, com platéia cheia na principal temporada de desfiles do país sua primeira coleção em 2006. Pedro Lourenço parece querer imprimir um outro tipo de personalidade de criador contemporâneo.

- A afetação é ‘demodé’. Mas tem afetação e tem ponto de vista forte. Isso você não pode abandonar, senão se perde - acredita.

Ele garante que considera as críticas, quando bem feitas, importantes para o desenvolvimento do estilista. Só não gosta de críticas "instantâneas" ou "geradas pela insegurança de saber se o que foi visto é bom ou não". Este caso ele considera o da imprensa brasileira que já o criticou e apontou semelhanças entre seu trabalho e o da grife Balenciaga.

Sobre o seu diferencial para competir num mercado tão difícil quanto o da moda européia, Pedro carrega um trunfo de menino-prodígio da moda.

- Tenho um ponto de vista jovem e fresco de uma geração que ainda não está trabalhando. É muito diferente crescer com a internet. Isso é algo que ninguém [entre os grandes estilistas atuais] viveu.

Pedro Lourenço é a nova sensação da moda brasileira

Luan Santana gravou uma entrevista para o Domingão do Faustão que ainda não tem data para ir ao ar, mas já tem dado o que falar. Digamos que foi um papo descontraído demais e a emissora está querendo cortar algumas partes que julga “pesadas” demais.

A jornalista Fabíola Reipert revelou em seu blog que o cantor “contou a Faustão que transa com fãs o tempo todo”. O fenômeno teen da música sertaneja ainda revelou que algumas paqueras já rolaram durante os shows. Embora a direção do programa insista em exibir a entrevista na íntegra, os diretores da TV Globo não apóiam, já que o programa tem classificação livre.

A discussão começou depois que os detalhes da entrevista foram divulgados em OsPaparazzi. Em entrevista ao mesmo site, o psicólogo Nilton Souza criticou a postura dos assessores de Luan Santana, por não orientarem o cantor durante a gravação.

- Imagina isso ser divulgado? ‘Luan Santana transa o tempo todo, pega todas as fãs, é um garanhão’. Mancharia a carreira deste talento. Não podemos esquecer que Luan é um formador de opinião e a maioria dos fãs dele são menores de idade. Além do caráter imoral da situação, muitos fãs que se espelham nele vão achar isto normal. Quem trabalha para ele precisa preservar sua carreira. É inadmissível ninguém ter abaixado a bola dele durante a gravação com o Faustão - disparou o psicólogo.

Globo quer editar entrevista de Luan Santana

Na tarde da última sexta-feira (1), os participantes Dudu Pelizzari e Geisy Arruda foram protagonistas do primeiro beijo de "A Fazenda 3".

O selinho aconteceu durante uma brincadeira entre os participantes. Eles interpretavam uma cena da novela Miss Calada, criada por Sergio Mallandro no confinamento. O beijo, do tipo selinho, teve até trilha sonora.

Ontem, Geisy passou uma "cantada" em Dudu. Os participantes conversavam no quarto quando Mallandro chamou o colega de "galã". Geisy respondeu prontamente:

- Esse galã tem dona, é da Calada - se referindo à sua personagem na novela.

Dudu Pelizzari e Geisy Arruda dão selinho em 'A Fazenda' 3

O que Gerson (Marcello Antony) faz de tão misterioso no computador "não é algo ilegal, é tratável e é algo do cotidiano". Ele terminará "Passione" como um vencedor. Tudo isso foi garantido pela Globo à Goodyear, que patrocina o personagem, segundo Rui Moreira, diretor de marketing da empresa.

- A gente tem um acordo com a Globo de que não pode ser nada negativo para a marca, que não é relacionado a crime e é algo que tem tratamento - disse.

- Não teria como a Goodyear ajudar em algo ilegal. A única ação nesse caso seria tirarmos o patrocínio, mas isso [aparecer assim na trama] não teria sentido para nós. Sabemos que é tratável e que é uma coisa do cotidiano.

Gerson é corredor de Stock Car, da qual a Goodyear, na vida real, é fornecedora oficial de pneus. Em "Passione", é patrocinado pela marca e usa seu carro e uniforme. Quando sofreu um acidente, teve depressão e tentou se matar, a Goodyear entrou na história para apoiá-lo. Em cena, um ator no papel do próprio Moreira diz que a empresa está ao seu lado.

- Sabíamos que teria altos e baixos. Discutimos [com a Globo] que não fosse nada que prejudicasse a imagem da marca. Percebemos que a recaída seria uma oportunidade para mostrar o quanto a Goodyear apoia as pessoas - afirmou Moreira.

Um cartaz com o Programa de Saúde Goodyear, que trata funcionários com dependência química, entrou em cena.

Moreira conta que não sabia que Gerson seria viciado em algo no computador --o que ele vê na tela será revelado neste mês. Já se especulou que seria pedófilo e até viciado em cenas de sexo com animais.

- Fico assustado quando leio essas coisas na internet [risos], mesmo sabendo que ele será um vencedor. As reuniões com a Globo me tranquilizam um pouco.

A Globo afirma que "apresenta o perfil dos personagens ao anunciante e que Gerson não é um vilão, apenas tem problemas".

Globo diz a patrocinador que egredo de Gerson não é ilegal

Quem acompanha “Passione” já deve ter notado a quantidade de atores veteranos que interpreta papéis de destaque na novela. Só no núcleo da família Gouveia, há quatro “monstros sagrados” da teledramaturgia: Fernanda Montenegro, Leonardo Villar, Cleyde Yáconis e Elias Gleiser. Na faixa dos 80 anos, os quatro mostram, a cada capítulo da trama de Silvio de Abreu, que a aposentadoria está bem longe de seus planos.

Aos 80 anos de idade e 60 de carreira, Fernanda Montenegro parece incansável. E encara com mais energia que muitos novatos a missão de protagonizar a novela das oito.

- Costumo dizer que em uma novela, tudo o que um ator tem que fazer é pedir a Deus para que ele e o resto do elenco tenham saúde para suportar o ritmo das gravações - ensina a intérprete da matriarca Bete Gouveia.

Aos 76 anos de idade e 51 de carreira, Elias Gleiser, que interpreta o motorista Diógenes na trama, é outro que não se cansa facilmente.

- Quero trabalhar até morrer. Minha vida é atuar. Se eu parar, eu morro - dispara ele, ressaltando que a profissão de ator tem que ser levada com amor e responsabilidade. - Se o ator amar o que faz, nunca vai faltar trabalho para ele. Vai poder atuar dos seis meses até os cem anos de idade - completa.

Intérprete da rabugenta Brígida na trama das oito, Cleyde Yáconis não deixou de trabalhar nem mesmo quando quebrou o fêmur, em julho, ao escorregar no apart-hotel onde fica hospedada quando está gravando a novela no Rio.

- Não tenho a menor ideia de me aposentar. Já estou, inclusive, procurando textos de teatro para montar em 2011 - entrega a atriz, que tem 86 anos de idade e 60 de carreira.

A voz da experiência

Para Aracy Balabanian, que vive a italiana Gemma, é um privilégio ter tantos bons atores reunidos em uma só novela.

- Leonardo Villar, dona Cleyde, Fernanda Montenegro e Irene Ravache são atores de teatro que dificilmente vemos na TV. E ‘Passione’ traz a possibilidade de o telespectador ver todos eles reunidos de uma só vez - acredita a atriz, de 68 anos de idade e 47 de carreira.

Atores mais jovens se espelham nos mais experientes

Ao contrário de “Passione” –que tem vários veteranos em papéis de destaque–, em “Ti-Ti-Ti”, o elenco de protagonistas é bem mais jovem. É o caso de Alexandre Borges, que tem 44 anos de idade e 25 de carreira. Apesar de novo, o ator –que vive seu primeiro protagonista na TV– admite que é puxado o dia a dia de um protagonista.

- Tenho que ficar bastante atento para manter o pique, para não cair numa coisa cristalizada - explica o intérprete do espalhafatoso Jacques Leclair, acrescentando que não pretende parar tão cedo. - É um prazer fazer novela, uma diversão.

Na pele da sofisticada editora de moda Suzana, Malu Mader – de 44 anos de idade e 28 de carreira – também admira os atores que não param de trabalhar. E pretende seguir o mesmo caminho. “A arte foi o que escolhi para fazer. Não trabalhar é meio esquisito para mim. Afinal, faço isso desde os 16 anos”, justifica.

Atores veteranos ganham destaque em 'Passione'

O TvSquad trouxe um vídeo exclusivo, gravado no set de filmagens do seriado Criminal Minds. Nele, os atores Joe Mategna e Thomas Gibson revelaram que a temporada será sobre segredos.

Obviamente, eles não disseram que tipo de segredo, afinal isso estraga o intento dos produtores da série, mas eles deram pistas do que isso acrescentará a série. Segundo Gibson, os tais segredos tornarão a realidade de alguns personagens ainda mais autêntica.

O ator ainda contou que todos já estão gravando o episódio de Halloween da temporada e que nele haverá um envolvimento maior com seu filho, o que é esperado desde o momento em que Hotch perdeu sua esposa e agora precisa cuidar de sua família. Muito ainda será explorado neste aspecto, em relação ao equilíbrio das obrigações no FBI e dentro de casa.

Já as revelações de Mategna são mais relacionadas ao profissional da equipe. Rossi estará envolvido na busca de um serial killer.

Vale lembrar que esta temporada marca a saída de JJ. A atriz AJ Cook volta para apenas mais dois episódios que encerrarão sua participação. Também veremos menos Prentiss, já que Paget Brewster anunciou que a sexta será sua última temporada na série.

Próxima temporada de 'Criminal Minds' será sobre segredos

Veja ensaio do ex-BBB Eliéser Ambrósio

Os corpos dos mineiros mortos no México - Juliard Aires Fernandes e Hermínio Cardoso dos Santos - chegaram a Santa Efigênia de Minas e Sardoá, na região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (1º).

De acordo com Alírio Aires Fernandes, o corpo do filho é velado pela família e por amigos na zona rural de Santa Efigênia de Minas.

- A gente fica um pouco aliviado, mas muito triste ainda. A gente queria ter aqui o corpo - disse Alírio Aires Fernandes.

Segundo a InterTV dos Vales em Governador Valadares, por volta das 15h, um cortejo aguardava a chegada do traslado e acompanhou o transporte do corpo até a casa da família de Juliard. Em seguida, o cortejo seguiu para a casa da família de Hermínio Cardoso dos Santos, em Sardoá. De acordo com a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, a Sedese, o corpo de Hermínio dos Santos está sendo velado em uma igreja da cidade.

O pai de Juliard Fernandes disse que o filho vai ser enterrado às 16h deste sábado (2), no cemitério Municipal Santo Antônio, em Sardoá. De acordo com o secretário de Assistência Social de Sardoá, Amilton Leite da Silva, a previsão é que Hermínio Cardoso dos Santos seja enterrado às 10h. Um traslado aéreo trouxe os caixões do México até o Brasil. O desembarque foi no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De carro, os corpos foram levados para o Vale do Rio Doce.

Entenda o caso

No dia 25 de agosto, o governo do México anunciou a descoberta de 72 corpos de pessoas mortas a tiros em uma fazenda na região de Tamaulipas, que faz fronteira com o estado norte-americano do Texas. O crime foi o maior decorrente de disputas entre os cartéis de narcotraficantes Golfo e Zetas desde a posse do presidente Felipe Calderón, em 2006, segundo o governo mexicano.

Corpos de mineiros mortos no México chegam ao Vale do Rio Doce, em MG

Miley Cyrus estava muito bem acompanha ao sair da academia na sexta-feira, 1º. Ao lado de um rapaz bem musculoso, a estrela teen era só sorrisos.

Miley Cyrus é vista com rapaz musculoso