MENU

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Geovanna Tominaga decidiu mudar o visual. A apresentadora esteve no salão Fashion Clinic, na Zona Sul do Rio, para encurtar e clarear o cabelo. Tiago Parente, hairtylist de várias celebridades, foi o responsável pelo corte: um chanel inspirado nos anos 30. Para modernizar o visual, ele optou por deixar a nuca mais curta e a frente mais comprida.

- O lado direito também é ligeiramente maior que o esquerdo que é para onde cai o cabelo da Geovanna. É um corte inspirado na técnica Vidal Sassoon, que consiste em cortes mais curtos, tipo Chanel - explicou Tiago.

Geovanna Tominaga corta cabelo em estilo anos 30

Apaixonar-se por outra pessoa tem um custo equivalente à perda de dois amigos próximos, em média, diz pesquisa feita pelo Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicada no jornal britânico "The Guardian".

O estudo, liderado por Robin Dunbar, identificou que a chegada de um novo parceiro deixa o casal com um menor círculo de amigos ao qual possa recorrer em momentos de crises, mas não há diferenças entre homens e mulheres - os dois igualmente perdem amigos quando começam um relacionamento.

O objetivo era investigar como as pessoas dividem suas horas, com resultado que sugere que os relacionamentos com a família e os melhores amigos são prejudicados quando se inicia um namoro.

Na sondagem de Dunbar e seu grupo, foram classificados cinco tipos de relacionamento - pessoas com quem contar para falar sobre problemas financeiros ou emocionais - a partir de um questionário respondido, pela internet, por 428 mulheres e 112 homens.

- Os entrevistados que estavam namorando, ao invés de terem os cinco tipos de relacionamento, só tinham quatro no 'placar final' - diz Dunbar. - Foi uma surpresa para nós. Não esperávamos esse resultado.

O pesquisador acrescenta:

- Se você não encontra as pessoas, seu compromisso emocional com elas acaba, e rápido. Suspeito que a atenção esteja tão focada no parceiro romântico, que você não vê mais os demais com quem tinha afinidade, e os relacionamentos começam a deteriorar.

Quanto mais melhor 

A pesquisa também se estendeu ao Facebook para avaliar a forma como homens e mulheres mantêm amizades na rede social.

Descobriu-se que as mulheres têm, com maior frequência, mais amizades com pessoas que veem todos os dias. Já os homens tendem a reunir a maior quantidade de amigos possível, mesmo que nem os conheça direito.

- Os garotos parecem estar em uma competição para ver quem pode ter mais amigos no Facebook, o que poderia ser uma forma de publicidade masculina. Uma das menções feitas pelas mulheres para avaliar a qualidade masculina é o número de outras garotas que estão atrás deles. Logo, permitir várias mulheres no Facebook como amigas parece ser uma boa ideia - pensa Dunbar.

Pesquisadores da Universidade de Oxford revelam quanto custa o amor

Novos dados obtidos por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) reforçam a ideia de que há uma relação íntima entre o diabetes e o mal de Alzheimer, devastadora doença degenerativa do cérebro.

Para ser mais exato, o Alzheimer seria, grosso modo, a diabetes do cérebro, interferindo na sinalização do hormônio insulina, o mesmo cuja ação fica desregulada no organismo de diabéticos.
- É claro que o mal de Alzheimer continuará sendo uma doença multifatorial [ligada a múltiplos fatores] - disse a neurocientista Fernanda de Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. - Mas achamos que a insulina pode ser central na gênese da doença.

De Felice apresentou os últimos resultados a respeito da ideia durante o 34º congresso anual da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento), na cidade de Caxambu, em Minas Gerais.

Estudos com dois tipos de cobaias - camundongos transgênicos e macacos cinomolgos (Macaca fascicularis) -, feitos pelos cientistas da UFRJ, indicam que remédios originalmente projetados para tratar diabetes poderiam, portanto, ser úteis contra o Alzheimer, mal que ainda não tem cura.

As primeiras pistas sobre o mecanismo ligando as duas doenças vieram de estudos in vitro. Sabe-se que o Alzheimer é desencadeado por maçarocas da proteína beta-amiloide, que têm efeitos nada agradáveis sobre o funcionamento dos neurônios.

Um desses efeitos é a diminuição no número de projeções das células nervosas. Isso, por sua vez, tem impacto negativo nas conexões de neurônios, cruciais para a memória (veja quadro)

De Felice e seus colegas tinham verificado, em pesquisa publicada no ano passado na revista científica "PNAS", que as maçarocas de beta-amiloide tendiam a ficar grudadas justamente em regiões da membrana das células onde a insulina se "conecta". Bastava fornecer insulina aos neurônios para impedir que isso acontecesse e protegê-los da perda de conexões.

Desempenho

Agora, com as cobaias, eles viram que medicamentos que potencializam a ação da insulina não só combatem a beta-amiloide como também fazem com que bichos doentes tenham desempenho melhor em tarefas de memória, por exemplo.

De Felice conta que já há planos para testar drogas contra diabetes em pacientes com Alzheimer. Os pesquisadores da UFRJ querem que parte desse teste clínico envolva pacientes brasileiros.

Por enquanto, quem tem a doença não deve arriscar uma aplicação de insulina, pois o organismo pode até ficar resistente ao hormônio.

Pesquisa da UFRJ diz que Alzheimer pode ser "diabetes cerebral"

A resposta ao tratamento da Aids depende da variante do vírus que causa a infecção e das características genéticas do próprio paciente. Mas os estudos sobre a doença estão focados apenas nos genes das pessoas e dos subtipos de HIV de países ricos.

O alerta veio de cientistas que participaram, na quarta-feira, de uma discussão sobre os aspectos genéticos da infecção pelo HIV, no 56º Congresso Brasileiro de Genética, que acontece no Guarujá (SP).

O grande problema é que o subtipo C da doença --o menos estudado - equivale à metade das infecções no mundo. Na Europa e no continente americano, que produzem cerca de 90% das pesquisas sobre a Aids, prevalece o subtipo B do vírus.

- A maioria dos estudos feitos com design de drogas anti-HIV hoje é para o subtipo B. Mas diferentes subtipos do vírus HIV têm comportamentos distintos em relação ao coquetel de drogas - explica o biólogo Marcelo Alves Soares, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os subtipos "não-B" são os que prevalecem em todo mundo.

- Agora, estão se espalhando para os países desenvolvidos - afirma ele.

O Brasil também é afetado. Há um aumento da incidência de vírus tipo C, principalmente no Rio Grande do Sul. Os cientistas têm tentado entender como a ascendência, o sexo e outros fatores genéticos dos portadores de Aids podem afetar a sua resposta à medicação. Novamente, predominam estudos sobre a população europeia e masculina.

- É preciso incluir afrodescendentes e mulheres - diz a farmacêutica Vanessa Mattevi, da UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).

Ela estuda cerca de 600 pacientes para avaliar a predisposição genética para a lipoatrofia, efeito colateral da medicação anti-HIV que leva à perda de gordura no corpo. Mattevi notou que fatores como idade (adulta) e origem (europeia) são importantes na origem do problema.

Estudos sobre Aids esquecem subtipos de HIV de países pobres

O Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, deu início na semana passada a um estudo pioneiro para testar a eficácia do uso de células-tronco adultas em pessoas com paraplegia.

As células serão aplicadas no local da lesão medular -em estudos anteriores, foram inseridas em uma artéria que irrigava a medula.

O objetivo da etapa inicial, da qual participam 20 voluntários, é testar a segurança do procedimento. Os pesquisadores, porém, esperam que já seja possível notar melhora na sensibilidade, nos reflexos e no controle dos esfíncteres dos pacientes.

- O problema do paraplégico é tão sério que, se conseguirmos uma melhora na qualidade de vida, com o controle dos esfíncteres anal e uretral, já será fantástico - diz o coordenador de pesquisa, Ricardo Ribeiro dos Santos, da Fiocruz.

Em testes com cães e gatos foi possível notar melhora nesses itens em menos de um mês. Em quase metade dos casos, os animais recuperaram parcialmente os movimentos, segundo Santos. O médico é cauteloso ao prever os resultados em humanos.

- A expectativa não é de milagre - diz. - Ninguém quer transformar ninguém em corredor de maratona.

Na fase inicial, os testes serão restritos a pessoas que ficaram paraplégicas há pelo menos seis meses - a maioria por acidentes de trânsito.

A seleção de voluntários ainda está em andamento. Interessados podem enviar um e-mail para os pesquisadores (ticiana@cbtchsr.org).

Na semana passada, os quatro primeiros voluntários foram submetidos à coleta de células da medula óssea. O material foi para um laboratório, onde a concentração de células-tronco vai passar de 1% para 99%.

Depois, uma cirurgia vai remover a cicatriz formada na região da lesão. Com a área livre, será feita a aplicação das células-tronco no local exato do trauma.

De acordo com Santos, o procedimento deve estimular o crescimento dos nervos lesados. Na cirurgia, o paciente receberá plasma sanguíneo rico em plaquetas.

- Isso faz uma estrutura de coágulo que mantém as células-tronco no local da lesão.

A pesquisa é feita em parceria com o Hospital Espanhol, a Fiocruz e o Centro Universitário da Bahia, com financiamento do Ministério da Saúde. Na próxima fase, os pacientes serão divididos em dois grupos para a comparação dos resultados.

Segurança

Para especialistas, o procedimento dessa pesquisa é mais seguro do que os feitos com células embrionárias, como o autorizado pelo governo americano em julho.

- As células embrionárias são mais eficientes, mas oferecem risco maior de tumores - diz a chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da USP, Lygia da Veiga Pereira.

Santos ressalta que, às vezes, o processo de cultivo em laboratório também leva ao surgimento de células tumorais. Ele diz que a equipe está atenta a isso.

- Nosso trabalho de monitoramento é muito cuidadoso para não injetar no paciente nada que possa lhe fazer mal.

O sucesso com animais não garante resultados bons em humanos, diz Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho.

Professor-titular de ortopedia da Faculdade de Medicina da USP, ele fez uma pesquisa que conseguiu melhorar a sensibilidade de 60% dos paraplégicos que participaram do estudo.

Nesse caso, as células-tronco foram injetadas em uma artéria que irrigava o local da lesão.

- Como não marcamos as células, não dá para dizer quantas foram para a medula - diz. - A ideia [de aplicar diretamente no local da lesão] é válida.

Paraplégicos testam nova terapia celular para recuperar sensibilidade e reflexos

Um simples exame de sangue pode determinar os riscos de que homens acima dos 60 anos morram de câncer de próstata.

Segundo os pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, e da Universidade Lund, Suécia, o teste PSA (antígeno prostático específico), que já era usado por médicos, pode detectar os riscos de desenvolvimento da doença num período de até 25 anos a partir de sua coleta.

O estudo analisou o sangue de 1.167 homens sexagenários e os acompanhou até que completassem 85 anos. A conclusão foi que os pacientes com níveis maiores do que 2 ng/ml do antígeno no exame tinham grandes riscos e deveriam ser acompanhados periodicamente. Já aqueles cujas amostras eram inferiores a 1 ng/ml apresentavam apenas 0,2% de chances de morrer da doença.

Exame prevê morte por câncer de próstata com 25 anos de antecedência


Recuperada de um transplante de medula, a atriz Drica Moraes - diagnosticada com leucemia em fevereiro deste ano - participou de uma campanha do Movimento Contra o Linfoma, promovido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

No vídeo abaixo, Drica alerta o público sobre a percepção de caroços pelo corpo e enfatiza que linfoma tem cura.

- Entre nesse movimento, se toca. Quanto antes você descobrir, melhor - diz a atriz.


Drica Moraes e Lima Duarte gravam vídeo de campanha contra linfoma

Suplementos com creatina, composto que aumenta a massa muscular, podem ser usados por qualquer pessoa.  A opinião é do pesquisador em Ciências do Esporte Melvin Williams, da Universidade Old Dominion, Virginia, Estados Unidos.

Ele estará no Brasil entre os dias 20 e 27 para um simpósio promovido por uma marca de suplementos.

- A substância é eficaz para quem quer ou precisa ganhar massa muscular. É indicada até para idosos - disse Williams.

De acordo com ele, estudos comprovam que a creatina ajuda a tratar distrofias musculares.

- Há muitos mitos sobre o suplemento.

A creatina é um composto de aminoácidos presentes em fibras musculares e sintetizado pelo corpo humano.

A venda da substância em suplementos alimentares era proibida pela Anvisa até abril deste ano. A liberação veio acompanhada de duas ressalvas: o produto deve ser consumido apenas por atletas de alta performance e a ingestão diária não deve ultrapassar três gramas.

- Atleta de alta performance é meio porcento da população. Eu indicaria para qualquer pessoa que está na academia e quer ganhar massa muscular - afirma Turíbio Leite de Barros Neto, médico fisiologista da Unifesp, que também vai participar do simpósio patrocinado pela fabricante de suplementos.

Para ele, tem-se uma ideia errada do papel da creatina.

- Não é bomba, não é medicamento. Produzimos creatina a partir da ingestão de carne, mas nem sempre a dieta atende a necessidade muscular da substância, por isso indico suplementação.

Mas ninguém discorda que uso excessivo da creatina causa sobrecarga renal.

Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro publicada na revista "História, Ciências e Saúde", da Fiocruz, mostrou que a substância é uma das mais populares entre fisiculturistas.

- Eles acabam trocando a comida por um suplemento, quando muitas vezes apenas uma dieta equilibrada seria suficiente - diz a nutricionista Maria Cláudia Soares Carvalho, uma das autoras.

Para o educador físico Reinaldo Bassit, professor da USP, mais perigoso do que ultrapassar o limite de ingestão diária é consumir o suplemento sem saber sua origem e a forma como é conservado.
- Há vários graus de pureza do produto. É preciso saber se só há creatina ou há também substâncias como a creatinina, resultado da degradação da substância.

A creatinina pode ser tóxica. Exposição ao calor, à luz ou umidade podem transformar a creatina em creatinina.

- É preciso saber a origem do suplemento de acordo com o lote e registro e checar se ele foi armazenado corretamente. Caso contrário, não vai fazer efeito - diz Bassit.

Lobby prega que não épreciso ser aleta para consumir creatina

Em entrevista ao programa "Ellen DeGeneres Show", a atriz Jane Lynch, de "Glee", contou que se inspirou na apresentadora para "sair do armário" e revelar ao mundo que é homossexual. Lynch casou-se recentemente com Lara Embry.

- Eu passava noites em claro pensando se devia sair do armário e como fazê-lo - disse a atriz.

Jane Lynch, de ' Glee', se inspirou em Ellen DeGeneres para ssumir hossexualidade


Pouco depois de confirmar que vai ser papai, Javier Bardem esteve na première de "Comer, rezar, Amar", na Itália, nesta quinta-feira, 16. Julia Roberts e Richard Jenkins estiveram ao lado do ator. Grávida de quatro meses e meio, Penélope Cruz, não acompanhou o marido. Ela está em Londres finalizando sua participação em "Piratas do Caribe".


Javier Bardem vai a premiére de novo filme ' Comer, Rezar, Amar

A participação de Gustavo Leão na novela Ti-ti-ti foi bem curta: sua personagem, o homossexual Osmar, morreu logo na primeira semana de trama. Preocupado em não interpretar um gay estereotipado, Gustavo estudou bem o roteiro ao lado de André Arteche, responsável pelo papel de seu namorado, Julinho, na novela.

- Eu sabia que, se interpretasse mal o Osmar, poderia ser odiado.

O resultado do esforço de Gustavo foi notado imediatamente. Durante a exibição do primeiro capítulo de Ti-ti-ti, o número de seguidores do ator no Twitter pulo de 3 mil para 12 mil (e hoje ultrapassa a marca de 19 mil).

- Quando me dei conta do sucesso que o Osmar e o Julinho estavam fazendo já no primeiro capítulo, pensei: ‘Caramba, e logo agora eu vou morrer! Não acredito!’

Mas Gustavo, apesar da presença relâmpago na novela, considera o papel como mais uma de suas vitórias profissionais. E o Cruzeiro de QUEM foi uma ótima oportunidade para comemorar o êxito.

Gustavo Leão ainda comemora o sucesso em 'Ti Ti Ti'


Maitê Proença continua linda. Arrasando em 'Passione' no papel de Stela, a atriz deu entrevista a uma revista e posou par fotos mostrando toda a sua beleza.






Maitê Proença mostra sua beleza

Se em "Ti-ti-ti" eles vivem às turras como os costureiros Jacques Leclair e Victor Valentim, na vida real a relação de seus intérpretes, Alexandre Borges e Murilo Benício, é de perfeita harmonia. Os atores posaram juntos para a revista "Joyce Pascowitch" e não pouparam elogios mútuos.

Sobre Murilo Benício, Alexandre disse:

- Murilo é excelente ator, tem trabalhos diversos e uma marca forte na comédia. É sempre um estímulo para mim vê-lo atuar - elogiou Borges.

Murilo retribuiu o elogio:

- Somos parecidos, Alexandre é ótimo, uma graça de pessoa, meio que da mesma turma: é um cara que batalhou, estudou muito, fez teatro e um monte de coisas boas - disse Benício.

Murilo Benício e Alexandre Borges trocam elogios em entrevista à revista


O cantor de maior sucesso nos últimos tempos acaba de lançar uma nova musica. Por isso o GN procurou no YouTube e traz para nossos leitores ouvirem a musica e lerem a letra.

"Adrenalina":


Meu coração tá disparado
Meu corpo tá viciado
Nessa louca adrenalina que me faz arrepiar
Meu sangue ferve nas veias
quando você me incendeia
Vem me amar

Eu sou vidrado em você
Química perfeita, não consigo entender
É impossível te dizer "não"
Você criou as regras, estou na palma das suas mãos

Tô me arriscando pelo seu amor
Me aventurei pra ficar perto do seu calor
Inconsequente nossa paixão
A cada dia uma nova emoção

Meu coração tá disparado
Meu corpo tá viciado
Nessa louca adrenalina que me faz arrepiar
Meu sangue ferve nas veias
quando você me incendeia
Vem me amar

Quando você chegar mais perto vai ver
Que a pulsação acelera quando tô com você
Essa magia chega e domina
Meu peito explode, é pura adrenalina


Luan Santana lança novo single, Adrenalina


Em breve será lançadoum filme-documentário sobre Ayrton Senna. O projeto narrará a trajetória do maior piloto brasileiro.

Assista ao trailler:

Assista trailler do filme sobre Ayrton senna

Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway aparecem sem roupa no pôster de divulgação do longa "Love & Other Drugs", que chega aos cinemas nos Estados Unidos no dia 24 de novembro. Na foto, divulgada nesta semana pelo blog "Just Jared", os atores estão deitados em uma cama e cobrindo as partes íntimas apenas com um travesseiro.

No filme, Anne interpreta uma jovem descrente no amor, chamada Maggie, que acaba se apaixonando por Jamie, um mulherengo convicto e funcionário da empresa que inventou o Viagra. O blockbuster foi inspirado no livro "Hard Sell: The Evolution of a Viagra Salesman”, de Jamie Reidy, e será lançado no Brasil apenas em janeiro de 2011.


Veja o trailler

Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway aparecem sem roupa em pôster de filme

Christian Chavez, ex-RBD, tem presença confirmada na 6ª edição do Video Music Brasil da MTV, que acontece na noite desta quinta-feira (16), a partir das 22h.

O cantor mexicano vai ser o responsável pelo anúncio da categoria WebHit e não será a única atração internacional. O grupo Ok Go e a dupla 3OH!3 também estarão na festa.

Christian está no Brasil para promover seu primeiro álbum solo, "Almas Transparentes". Ele faz show no próximo dia 19 na HSBC Brasil, em São Paulo.

Christian Chavez participará do VMB da MTV

Cristiano Ronaldo mostra o corpo definido na nova campanha da grife Armani. O jogador de futebol postou no Twitter nesta quarta-feira (15) o link para a versão completa do vídeo, de 1 minuto e meio. "Armani acaba de lançar este vídeo para minha nova campanha. O que vocês acham?", perguntou.

Ele aparece em casa, vestindo a calça e procurando a camisa. Megan Fox interpreta a empregada. Na última sexta-feira (10), o português também colocou em sua página no microblog o link para a prévia do comercial.

Veja o vídeo:

Cristiano Ronaldo aparece de cueca em comercial

Em um curto pronunciamento, concedido na tarde desta quinta-feira e que durou pouco mais de um minuto, Neymar pediu perdão pela atitude que teve durante a vitória de 4 a 2 sobre o Atlético-GO na noite anterior na Vila Belmiro. Após conversa reservada com a diretoria do Peixe e com o técnico Dorival Junior, quando recebeu uma multa em seu salário, o atacante reuniu a imprensa no CT Rei Pelé para dar a sua explicação à torcida sobre a polêmica.

- Estou aqui não para pedir desculpa, mas sim perdão a todos que gostam de futebol. O Neymar de verdade não é o Neymar de ontem. O Neymar de verdade é o da alegria, com sorriso na cara, alegre e feliz. Cheguei em casa e vi o que eu fiz. Deixei até mesmo os meus pais chateados. Fiquei arrasado - disse.

A confusão começou quando Neymar sofreu um pênalti no jogo com o Atlético-GO, vencido de virada pelo Peixe por 4 a 2. Ele se preparava para cobrar a penalidade quando recebeu um recado do lateral-esquerdo Léo, passado por Dorival Junior, de que não seria ele a executar a cobrança. Quem bateu – e converteu – foi Marcel. Neymar então se dirigiu ao banco com cara de descontente e reclamou da decisão do treinador. Posteriormente, ao ser criticado pelo capitão, Edu Dracena, também se irritou. Mais tarde, de cabeça fria, Neymar pediu perdão aos companheiros ainda no jantar e se justificou pelo Twitter.

Seu rival no jogo, o treinador René Simões chegou a dizer que nunca tinha visto em sua carreira um jogador tão mal-educado desportivamente e fez um alerta para que não seja criado um monstro.

Nesta quinta, logo pela manhã, o atacante e seu pai, que também chama Neymar, foram convocados pela diretoria e pela comissão técnica para uma reunião. O próprio pai admitiu que o filho errou. Arestas aparadas e multa aplicada, ele falou com a imprensa. Não respondeu a nenhuma pergunta, fazendo apenas um breve comunicado.

- Foi uma atitude totalmente errada e quero pedir desculpas. Eu não queria estar fazendo isso, porque só de estar aqui já significa que eu fiz algo errado. Mas quero abrir meu coração, pedir desculpas aos meus companheiros, ao Edu (Dracena), ao Dorival, ao presidente e à torcida do Santos. E que isso não se repita.

Neymar ainda citou o comentarista Caio Ribeiro, da TV Globo, que no programa Globo Esporte dessa quinta-feira (assista ao vídeo acima) falou sobre o caso.

- Também quero pedir desculpas aos Caio, que gosta de mim e falou do episódio no Globo Esporte de hoje. É um cara que eu admiro...

Neymar pede desculpas e diz que não é o que mostrou