MENU

segunda-feira, 14 de março de 2011

A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro-2011 e preparou uma surpresa: na penúltima e na última rodadas, 37ª e 38ª, serão doze clássicos estaduais e/ou regionais. A ideia da entidade é evitar o chamado 'corpo mole', quando clubes que não brigam por mais nada na competição jogam com reservas nas últimas partidas.

A jornada decisiva terá Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos, Internacional x Grêmio, Cruzeiro x Atlético-MG, Atlético-PR x Coritiba, Avaí x Figueirense, Botafogo x Fluminense, Vasco x Flamengo, Atlético-GO x América-MG e Bahia x Ceará. Na penúltima rodada, a entidade também marcou dois dérbis: Palmeiras x São Paulo e Fluminense x Vasco.

O Campeonato Brasileiro de 2011 começará no dia 21 de maio (sábado) e terminará em 3 de dezembro (domingo). A primeira rodada terá os seguintes jogos: Palmeiras x Botafogo, Santos x Internacional, Flamengo e Avaí, Fluminense x São Paulo, Ceará x Vasco, América-MG x Bahia, Grêmio x Corinthians, Atlético-MG x Atlético-PR, Coritiba x Atlético-GO e Figueirense x Cruzeiro.

CBF divulga tabela do Brasileirão-2011 e marca clássicos para rodadas finais


O novo desenho terá de volta Lion (ou Lion-O), Panthro, Cheetara, Tygra e o vilão Mumm-Ra de volta à ação nesta versão moderna do clássico dos anos 80. A história vai combinar novamente luta com espadas e ciência e tudo será focado em Lion, o grande líder dos felinos. Haverá uma luta entre o bem e o mal em busca das Pedras do Poder (Stones of Power) enquanto os heróis aprendem lições de honra, lealdade e mortalidade em cada episódio.

Thundercats tem Sam Register (de Jovens Titãs, Ben 10) como produtor executivo, Michael Jelenic e Ethan Spaulding. A data de estreia ainda não foi revelada, mas será mesmo em 2011.


Sucesso nos anos 80, Thundercats estão de volta


Água para Elefantes (Water for Elephants), drama estrelado por Reese Witherspoon, Robert Pattinson e Christoph Waltz, o Coronel Hans Landa de Bastardos Inglórios, ganhou o seu segundo trailer. É a prévia completa, provavelmente a última antes da estreia, o que significa que em dois minutos e meio eles contam o filme todo. Vale pelo começo, para entender a história do personagem de Pattinson. Veja:


O filme é uma adaptação ao cinema do best seller Water for Elephants, escrito por Sara Gruen, com roteiro de Richard LaGravanese e direção de Francis Lawrence (Eu sou a Lenda, Constantine).

Água para Elefantes se passa na época da Grande Depressão da década de 1930 e conta a história de um triângulo amoroso envolvendo um jovem estudante de veterinária (Pattinson) que se junta a um circo viajante de segunda categoria e se apaixona pela principal estrela do circo (Witherspoon). Waltz faz o marido dela, dono do picadeiro.

Água para Elefantes estreia em 22 de abril nos EUA e em 29 de abril no Brasil.

Veja galeria de fotos do novo filme de Robert Pattinson


Na tarde deste domingo (13), ao conferir seu ensaio na Playboy, Ariadna não resistiu e publicou no Twitter uma das 50 fotos do ensaio nu.

Animada com o resultado da revista – que chega às bancas no próximo dia 25, com fotos em preto e branco – a ex-BBB provocou os seguidores antes de publicar a fotografia:

- Amores, vou agitar a vida! - escreveu a transexual, que não mostrou o resultado final de sua mudança de sexo no ensaio.

Ariadna divulga fotos do seu ensaio na Playboy, nas bancas dia 25

Aguinaldo Silva apresentou nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro, o seriado "Lara com Z", que estreia em 7 de abril e será protagonizado por Susana Vieira.

Na ocasião, o autor contou as diferenças observadas por ele quando escreve uma novela ou minissérie.

- No seriado eu solto todos os cachorros, na novela tenho que ficar de olho na faixa etária, nessas coisas. Trouxe roteiristas jovens, que foram alunos meus na Master Class - comentou Aguinaldo, referindo-se ao seu curso de formação de novos talentos na área de roteiro.

O autor também comentou que pretende de fazer mais duas temporadas de "Lara com Z", depois do fim da novela "Fina Estampa".

- Uma das características mais fortes da Lara é a sobrevivência. Ela vai se adaptando aos poucos e muda a cada episódio - afirmou.

Ainda na manhã desta segunda-feira (14), Susana Vieira comandou a coletiva de imprensa, no Projac, da próxima minissérie da Globo: Lara com Z. Com um vestido pink, a protagonista da trama de Aguinaldo Silva chegou distribuindo selinhos, inclusive no diretor-geral Wolf Maya, a quem não economizou elogios.


- Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com Wolf Maya como ator. Ele é um grande colega de trabalho. Acho fantástico trazer o teatro para dentro da tevê. Apesar de ser uma comédia, a gente faz Shakespeare a sério. Os cartazes estão tão lindos... Estou até com vontade de realmente montar a peça - comentou Susana.

Na minissérie que estreia em 7 de abril, sua personagem Lara Romero – destaque a minissérie Cinquentinha – volta à cena, investindo sua fortuna na compra do Teatro João do Rio e lançando uma montagem de Macbeth. Mas, na noite de estreia, Leandro (Humberto Martins), um fiscal do governo, manda fechar o teatro.

- Queria fazer uma série só com as protagonistas e escolhi a personagem mais popular. Uma das características mais fortes da Lara é a capacidade de se adaptar. Ela vai produzir teatro e cinema, além de atuar. A Lara volta mais antenada. Ela é um personagem que tem todas as glórias do passado, porém está sempre olhando para o futuro - afirmou Silva.

Outro destaque de Lara com Z será a vilã interpretada por Beatriz Segall. Longe da tevê há quase cinco anos, a atriz conta que só aceitou o convite por considerar a abordargem de Wolf Maya altamente sedutora.

- Adorei a forma como ele me abordou e contou como seria a história. De cara percebi que o projeto era muito interessante e que o elenco era bom. Eu passei os últimos anos dedicada ao teatro e achei que era uma boa hora de voltar ao vídeo - explicou Segall.

Idealizada em 14 capítulos, Lara com Z traz ainda no elenco Paulo Betti, Monique Alfradique, Eliane Giardini, Othon Bastos, entre outros.

Globo promove 'Lara com Z', novo seriado protagonizado por Susana Vieira

'Fina Estampa', próxima novela das nove da Globo, já tem data de estréia

O terremoto e a tsunami no Japão causou um estrago enorme nem solo oriental. Virou notícia no mundo todo. Muitas pessoas já se organizaram para ajudar as vítimas. Uma delas é celebridade. Trata-se de Lady Gaga.

A diva lançou um momento em seu Twitter para angariar fundos para ajudar a galera que sofreu com a fúria da natureza no Japão. Ela mesma desenhou uma pulseira, com as cores vermelha e branca, e começou a vender em sua loja online. Tudo o que for arrecadado com ela beneficiará as vítimas da catástrofe.

Depois de colocar à venda em sua loja online, a pulseira desenhada por Gaga começou a ser vendida mais cara por alguns lojistas – para arrecadar mais fundos para o Japão ou para lucrar em cima; ninguém sabe dizer.

A pulseira, que custa apenas US$ 5, tem a frase escrita: “Oramos pelo Japão” e a mão da Diva em forma de garra. Clique aqui para visitar a loja e, se desejar, comprar o acessório

Lady Gaga desenha e vende pulseiras para arrecadar fundos para o Japão


Parece que o canadense Justin Bieber anda meio desligado ultimamente. Em um show na Liverpool Arena, na Inglaterra, o astro teen subiu no palco com o zíper da calça aberto.

Ninguém percebeu. Só o tablóide The Sun, que publicou a imagem. Se as fãs do cantor já fizeram um tumulto danado em frente ao hotel em que ele ficou quando passou em solo inglês, imagina o que elas não fariam se tivessem notado este pequeno detalhe...

Justin Bieber faz show com ziper da calça aberto

Rodrigo Santoro, protagonista do filme "Heleno", sobre o jogador Heleno de Freitas (1920-1959), foi eleito um dos homens mais elegantes do Brasil pela revista "Alfa". Segundo José Henrique Fonseca, diretor do longa com previsão de estreia para novembro, o ator "tem a mesma elegância e o mesmo porte longilíneo do craque que marcou a história pelo seu talento e temperamento tempestuoso".

A reportagem mostra ainda que Rodrigo precisou perder alguns quilos para reforçar ainda mais a semelhança com o craque do Botafogo. Para compor o personagem, ele também teve aulas de futebol e começou a fumar dois maços de cigarro por dia.

Na lista dos mais bem vestidos feita pela "Alfa" também estão Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Almeida e Kaká.

Rodrigo Santor é eleito um dos mais elegantes do Brasil

Uma pergunta da plateia deixou Isis Valverde desconcertada, no "Domingão do Faustão".

- Rola um clima entre você e o Caio Castro? - perguntaram.

A atriz, sem graça, respondeu:

- Acho que não, tem que perguntar a ele.

Caio, que estava do lado dela no palco do programa, ficou sem resposta.

Dizem por aí que Caio e Isis estão mesmo envolvidos, mas não querem, por enquanto, assumir a relação.

Isis Valverde fica sem graça com pergunta sobre Caio Castro

Xuxa terá uma atração diária na Globo Internacional. Será uma mistura de todos os programas dela na Globo nos últimos 25 anos. A estreia está prevista para 4 de abril, nos Estados Unidos, e dia 11 na Europa, África e Japão. Ela está gravando as chamadas no Projac. A apresentadora disse que está muito feliz com o novo projeto.

- É muito bom fazer um programa para as pessoas que estão morrendo de saudades do Brasil. E o mais legal é que elas vão poder participar mandando material do seu dia a dia para exibirmos na atração.

Vale lembrar que a Globo escalou a eterna Rainha dos Baixinhos paras as tardes de sábado, a fim de conter o crescimento do programa de Raul Gil, do SBT.

Xuxa terá programa diário na Globo Internacional, além de conseguir as tardes de sábado na emissora carioca

'O Astro' será a aposta da Globo para o mês de julho, às 22h30, ou seja, na faixa da segunda linha de shows.

Com 60 capítulos e direção de nucleo de Roberto Talma e codireção de Mauro Mendonça Filho, a 'macrossérie' seguirá os moldes das novelas das 18h, com cerca de 38 minutos (às 21h duram até 55 minutos).

Para protagonistas, estão cotados Alinne Moraes e Thiago Fragoso. O ator, que está no ar em “Araguaia”, deve fazer o papel que foi de Tony Ramos na primeira versão, em 1977. A Alinne caberá Lili, personagem que pertenceu a Elizabeth Savalla no passado.

Globo aposta em ' O Astro' para as noites de julho

Um menino de três anos teve que ser tratado por alcoolismo em um hospital público do Reino Unido, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS).

O menino, considerado o alcoólatra mais jovem da história do Reino Unido, foi um dos 13 menores de 12 anos que foram diagnosticados com problema de alcoolismo entre 2008 e 2010 pelo NHS.

Os dados compilados por este organismo público mostram também que mais de 70 adolescentes de entre
13 e 16 anos foram hospitalizados de urgência por abuso de álcool no mesmo período, e que outros 106 da mesma idade foram tratados por dependência ao álcool.

Segundo um estudo realizado em outubro de 2009, os britânicos são os maiores consumidores de álcool entre os cidadãos dos 27 países da União Europeia (UE).

Menino de três anos é diagnosticado com alcoolismo no Reino Unido

Eliminado de vez no BBB 11, Maurício bate um papo com Diego Alemão e fala sobre a sua saída e o resto do jogo, onde não vai ter mais chances de voltar.

De todos os participantes do BBB, ele, com certeza, é um dos que viveram mais intensamente a experiência com o programa. Entrou na casa, começou um romance, foi eliminado e depois voltou. De todas as emoções, só faltou a de levar o prêmio, mas desta vez não terá a terceira chance.

- A experiência de voltar pode ter mudado minha postura. Ao mesmo tempo em que voltei pra casa, me doía ver outras pessoas saindo. O Rodrigo, o Cris, que eram pessoas bacanas, que eu achava que deveriam ficar, por exemplo. Isso mexeu comigo, mudando o meu comportamento de forma involuntária. - tenta explicar o eliminado.

Apesar de ter tido a chance de saber como o jogo andava de fora dele, Mau Mau não aproveitou e errou na estratégia quando voltou pra casa. Resultado foi ter deixado a impressão de arrogante, o que culminou com a sua saída.

- A vontade sempre foi a mesma: de chegar à final. Nunca pensei que já estava ganho. Não sei o que pode ter magoado o público. Talvez eles tivessem visto uma coisa que não estava no meu feitio mostrar. - lamenta.

Participante explica o desencanto por Maria e nega ciúmes

Ao voltar pra casa, Mau Mau, se viu dentro de um triângulo amoroso, junto com Maria e Wesley. Isso fez com que ele não continuasse a ficar com a moça, apesar de todas as investidas dela. Negando ciúme do médico, Mau Mau explica o seu desencanto.

- Antes de sair eu estava curtindo, eu tava numa vibe tranquila. Era uma coisa mais calma e prazerosa. Quando voltei, o fato de quase ter acontecido com Wesley mexeu comigo de alguma forma. Não sou culpado, Maria também não é, e o Wesley também não. Aconteceu por ironia do destino. Eu perdi o encanto.

Apesar de não ter ciúmes sobre o novo casal da casa, Maurício afirma que faltou um pouco mais de "camaradagem" por conta de Wesley, a quem ele deu muito apoio no começo.

- Quando eu cheguei, ele (Wesley) disse que se sentia um pouco excluído e eu o aproximei do pessoal. Aquilo me fez ficar orgulhoso de mim mesmo. O que aconteceu, na última festa, foi que eu esperava uma camaradagem maior dele. Podia pegar a Maria, mas podia ter falado comigo.

O eliminado agora projeta continuar com a banda e levanta bandeira na torcida por Rodrigão, Jaque ou Paulinha para o prêmio do programa.

- Se a final fosse esses três, seria show.

BBB 11 - Mau ]rício diz que Wesley deveria ter falado com ele antes de ficar com Maria

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter encontrado a cidade perdida de Atlântida. Eles acreditam que a lendária metrópole se localize no sul da Espanha e tenha sido varrida por um tsunami há milhares de anos.

Os arqueólogos e geólogos chegaram à conclusão de que ela fica nos pântanos do Parque Nacional Doñana, a norte de Cádiz. Durante 2009 e 2010, eles utilizaram radares subterrâneos, mapeamento digital e tecnologia subaquática para rastrear o local.

- É muito difícil imaginar que um tsunami consiga entrar 100 km terra adentro, mas é exatamente disso que estamos falando - afirmou Richard Freund, pesquisador da Universidade de Harvard, à Reuters.

A hipótese é de que os sobreviventes teriam fugido para o interior e construído novas cidades. No centro da Espanha, Freund descobriu uma série de “cidades memoriais”, feitas pelos refugiados à imagem de Atlântida, o que deu mais evidências e confiança aos pesquisadores. Eles pretendem prosseguir as escavações e os estudos na região.

- Encontramos algo que ninguém nunca tinha visto antes, o que dá um reforço de credibilidade, especialmente para a arqueologia, pois faz muito mais sentido - acrescentou Freund.

Ele lembrou ainda que há relatos de tsunamis na região por séculos, sendo o maior registrado o que atingiu Lisboa em 1755.

Cientistas dizem ter encontrado a cidade perdida de Atlântida

Pelo Twitter, Boninho adiantou algumas novidades do programa, nesta tarde de segunda-feira (14). Na próxima quarta-feira (16), os brothers vão se unir em uma casa só.

- Mas as cozinhas serão separadas até o fim - afirmou o diretor.

Quem conseguir a liderança esta semana, será duplamente poderoso. Boninho não deu detalhes, mas confessou que o Líder do próximo domingo (20) terá “quase” o poder de vetar a indicação dos outros brothers.

- Vamos chamar de Líder Anjo - contou.

Parece que, nesta segunda-feira (14), o churrasco e o vôlei na piscina não serão as únicas surpresas para os confinados. Boninho adiantou que os brothers terão uma presença internacional na casa.

- Hoje tem Train ao vivo - escreveu em seu Twitter.

E, para os fãs de reality shows, outra boa notícia:

- Pra entrar no BBB12, basta ficar ligado. Teremos inscrição regional a partir de maio - avisou o diretor.

Boninho ainda opinou sobre os ex-brothers Talula e Mau Mau. Para ele, a modelo fez "jogo suicida, mas foi bem...”. Porém, as palavras do diretor não foram tão sutis para o carioca.

- Ele mereceu (ser eliminado), jogou errado. Tinha uma informação da Maria e julgou sem perguntar. Isso pesou muito - escreveu.

Além disso, Boninho já disse que uma maratona de provas resultará nos três finalistas do reality show.

Boninho revela as emoções finais do BBB 11

Zac Efron tem uma nova tatuagem no bíceps direito. O desenho ficou à mostra em uma foto da revista "NW" que traz o ator fortão, sem camisa e com o braço direito levantado.


Zac Efron mostra nova tatuagem

Um lance bastante chocante marcou a rodada de domingo da Segunda Divisão do Campeonato Alemão. Após um choque de cabeça entre o atacante norueguês Flamur Kastrati, do Osnabruck, e Markus Brzenska, do Energie Cottbus, o jogador escandinavo desmaiou no gramado e teve que ser retirado de maca do estádio.

Após o atendimento e retirada do atleta, os jogadores das duas equipes, perplexos e preocupados com o acontecido, não quiseram mais disputar a partida e se limitaram a tocar a bola e não atacaram uns aos outros. O árbitro, que havia dado 15 de desconto (o incidente aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo), encerrou o duelo 12 minutos após o reinício.

Em nota no seu site oficial, o Osnabruck indicou que a condição de Kastrati é estável.

- Um diagnóstico exato ainda não é conhecido. No entanto, podemos dizer que Flamur Kastrati não corre risco de morte.

Jogador desmaia em campo e causa forte comoção em colegas e rivais

Se a intenção de Gary Paffett, reserva da McLaren, foi das melhores ao elogiar a nova foto do perfil da japonesa Jessica Michibata no Twitter, Jenson Button deixou claro que não gostou. O piloto, que namora a modelo há dois anos, respondeu ao comentário e colocou o colega em seu devido lugar. Veja como foi:

- Uau, Jessy está gostosa em sua nova foto de perfil! - publicou Paffett, que segue a namorada do campeão mundial de 2009 na rede social.

Em seguida, Button rebate o elogio:

- Incrivelmente gostosa! Agora volte para o simulador!

Paffett responde em tom de brincadeira:

- Bom dia, colega. Bom ver que você está prestando atenção. Obviamente você concorda comigo - disse o reserva.

Michibata, de 26 anos, levou o episódio na brincadeira.

- Obrigada, Gary - respondeu a modelo, sorrindo.

Jenson Button não gosta de elogio à namorada

A Microsoft lançou, nesta segunda-feira (14), a versão 9 do navegador Internet Explorer e promete oferecer um acesso mais rápido e seguro do que as versões anteriores. O IE 9 foi desenvolvido em menos de um ano porque teve a ajuda de desenvolvedores e usuários, que relataram suas experiências à equipe da empresa.

O novo Explorer, que poderá ser baixado a partir das 9h desta terça-feira (15) em um site especial para download, quer fazer com que "a experiência do usuário em cada site seja parecida à que ele tem ao usar um aplicativo", explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral de consumer e serviços online da Microsoft.

Barbosa conta que uma das principais novidades do IE 9 é sua integração com o sistema operacional Windows 7, permitindo a criação de atalhos e a fixação das páginas favoritas na barra de tarefa do Windows para acesso rápido.

O navegador tem ainda gerenciador de downloads e de complementos, e suporte à tecnologia HTML5, com aceleração de hardware, para o uso de aplicativos como vídeos. Essa aceleração, ele explica, é obtida "porque o navegador usa o poder do processador gráfico do computador, que até então não era usada pelos outros navegadores".

- O novo Explorer está mais limpo, permite ao usuário mergulhar no site. O browser [navegador] vira apenas uma casca, quase não aparece, tornando o site o grande astro do show. É como quando você vai ao teatro, você não vai pelo local, vai pela peça.

Outra novidade o IE9 é segurança. Graças ao recurso de Proteção contra rastreamento, o usuário agora pode controlar os dados que deseja compartilhar com os sites pelos quais navega, podendo escolher quais aqueles que deseja que não armazenem suas informações.

Parcerias com grandes sites

A interface do navegador está mais simples e objetiva. Na página inicial, aparecem os sites que mais foram acessados anteriormente pelo usuário, recurso que já existe no concorrente Chrome, do Google. As abas de navegação foram colocadas mais acima do que no IE8. Os botões Página inicial Favoritos e Configurações agora estão posicionados à extrema direita da tela. Com todas essas alterações, as páginas navegadas parecem ter um destaque maior no navegador.

A barra de endereços ganha outras funções. Por meio dela, o internauta pode digitar um site, pesquisar seu histórico de navegação ou favoritos, além de realizar uma busca no Bing, o concorrente do Google. A Microsoft fechou parceria com 250 sites internacionais, como Facebook e Twitter. Aqui no Brasil, com o R7, Buscapé e Superdonwloads, entre outros.
De acordo com o site StatCounter, em fevereiro deste ano o Internet Explorer (em todas as suas versões) tinha globalmente uma participação de 45,44% de uso, contra 30,37% do Firefox e 16,54% do Chrome. No entanto, o IE perde participação com o tempo. Em julho de 2008, a sua participação era 68,57%.

Microsoft lança navegador desenvolvido com a ajuda de internautas

Um site de compra e venda de produtos de tecnologia, e de notícias sobre o segmento, divulgou na sexta-feira (11) supostas imagens da próxima geração de smartphones da gigante Apple, o iPhone 5, ainda sem prazo para ser lançado mundialmente.

De acordo com as imagens reveladas pelo portal iDeals China, o novo celular não apresenta grandes mudanças em relação ao design do último lançamento, o iPhone 4, mas o vazamento dos dados cria um novo capítulo na disputa entre a empresa norte-americana e os fabricantes chineses, de olho em uma das fórmulas mais vendidas no mundo.

Os rumores de vazamento ocorrem no mesmo dia em que a empresa começou a vender nos Estados Unidos o iPad 2, cujo lançamento provocou filas em frente às lojas de Nova York.

A Apple ainda não se manifestou publicamente sobre o vazamento, nem confirmou se as imagens são mesmo do novo modelo do aparelho celular. A quarta versão do iPhone foi lançada no Brasil em setembro do ano passado.

Site chinês vaza supostos esboços do iPhone 5

O arquivo de Albert Einstein será digitalizado e colocado na internet dentro de um ano, informou nesta segunda-feira (14) a Universidade Hebraica de Jerusalém.

Einstein, que morreu em 1955, deixou seus arquivos em herança para a universidade, da qual ele foi um dos cofundadores. O arquivo contém mais de 80 mil documentos do cientista judeu, nascido na Alemanha, considerado o pai da física moderna.

Roni Grosz, diretor do Arquivo Albert Einstein, da Universidade Hebraica, disse que o acervo é muito rico.

- É a coleção mais importante de seus documentos e uma coleção importante da história do século 20.

A universidade disse que a coleção - que inclui cadernos de pesquisa, correspondência com colegas e amigos e artigos que Einstein fez nas áreas da ciência, filosofia e política, poderá ser acessada por meio de um site público que a instituição está criando.

Arquivos de Albert Einstein, que tratam de ciência, filosofia e política, será colocado na internet

O Japão pediu formalmente aos Estados Unidos ajuda para controlar suas usinas nucleares, que sofreram com a violência do terremoto seguido de tsunami que atingiu o país na última sexta-feira (11), informou a Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC).

- O governo japonês pediu oficialmente ajuda aos Estados Unidos - afirmou a comissão, que estuda como poderá ajudar o país.

O número de mortos subiu para 1.833, segundo a Polícia Nacional, e deve subir ainda mais, já que não foram contabilizados cerca de 2.000 corpos encontrados hoje no litoral da província de Miyagi. Além destes, mil corpos foram achados na península de Ojika e outros mil na cidade de Minamisanriku, informou a agência Kyodo. É possível que o número de mortos ultrapasse os 10 mil, segundo informações da imprensa japonesa.

Hoje, o governo japonês também solicitou oficialmente à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) --que integra a ONU (Organização das Nações Unidas)-- que envie uma equipe de especialistas para ajudar a impedir que ocorra um colapso nas usinas nucleares do país. O pedido de ajuda foi anunciado hoje pelo diretor-geral da agência, Yukiya Amano.

A Aiea fez uma oferta formal ao governo japonês imediatamente depois do terremoto e tsunami de sexta-feira passada, que provocaram graves danos à usina nuclear de Fukushima 1, 250 km a nordeste de Tóquio.

Também hoje, autoridades japonesas informaram que as barras de combustível do reator 2 da usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, no nordeste do Japão, estariam novamente expostas devido a uma nova queda do nível da água de resfriamento, aumentando os receios de uma eventual fusão dos reatores. As informações são da agência de notícias Kyodo.
O chefe de gabinete nuclear, Yukio Edano, disse nesta segunda-feira (14) que a situação ainda não foi verificada “diretamente”, mas “é altamente provável que aconteça” a fusão.

Segundo a emissora japonesa NHK, as tentativas de resfriar a temperatura dentro da câmara do reator número 2 não funcionaram.

Por isso, o bombeamento de água no circuito de refrigeração teve que ser bloqueado, reduzindo o nível de água dentro do reator e impedindo o resfriamento da temperatura das barras, segundo informou a operadora Tokyo Electric Power (Tepco) à imprensa local.

Explosões e vazamentos

A usina Fukushima foi alvo de duas explosões desde o terremoto que atingiu o país na sexta-feira. Depois de uma explosão provocada por acúmulo de hidrogênio no recipiente secundário de contenção dos reatores número 1 e 3, o reator número 2 da central apresentou uma pane nesta segunda-feira.

Por conta das explosões, o nível de radiação chegou a ficar oito vezes maior do que o normal no entorno da usina e mil vezes acima do padrão dentro do reator. O governo japonês ordenou que dezenas de milhares de famílias que vivem num raio de 20 km das usinas nucleares deixassem suas casas.

No entanto, a radiação liberada nas usinas nucleares é considerada baixa e não oferece riscos à saúde e ao ambiente. As medidas de precaução tomadas pelas autoridades locais permitem descartar, por enquanto, qualquer efeito à saúde humana, indica o Comitê Científico da ONU sobre os Efeitos da Radiação Atômica (Unscear).

- Por enquanto, do ponto de vista da saúde pública, não estamos preocupados - declarou, nesta segunda-feira, à agência Efe, Malcolm Crick, do secretariado da Unscear em Viena.

Segundo o especialista, de acordo com a informação que se dispõe até agora, "todas as emissões (radioativas) que ocorreram são de muito baixo nível".

O responsável técnico desse comitê assinalou que uma pessoa teria de estar entre 12 e 15 horas na zona afetada, no momento de maior emissão, para receber a radiação equivalente a uma ação radiológica de uma TAC (tomografia computadorizada).

- São níveis acima do normal, mas em nenhum caso representam uma ameaça para a vida - explicou Crick.

Segundo ele, é preciso acompanhar e analisar a situação cuidadosamente, até que a situação nas usinas nucleares volte a estar sob controle.

Por enquanto, segundo os relatórios das autoridades japonesas, a blindagem dos dois reatores da usina Daiichi, em Fukushima, permanece intacta.

Japão pede ajuda aos EUA e à agência da ONU para impedir colapso nuclear

"Criminal Minds", que estreia a sua sexta temporada no Brasil nesta segunda (14), pelo canal AXN, acaba de ganhar um spin off, "Criminal Minds: Suspect Behaviour". A consagração do título com sua transformação em uma marca (como ‘Law & Order’, ‘CSI’ ou ‘NCIS’, por exemplo), porém, não parece ser motivo de orgulho para o elenco. Talvez a maior razão para isso sejam as "decisões criativas" que produtores e roteiristas têm tomado recentemente e que devem fazer um segundo personagem deixar a trama ainda este ano.

A saída de JJ (a atriz A.J. Cook) na quinta temporada deixou os fãs transtornados, sentimento semelhante ao do elenco. "Pegou todo mundo de surpresa", conta o ator Thomas Gibson (Aaron Hotchner) em entrevista concedida à imprensa internacional.

- Acho que todos nos condoemos porque não havia nada que pudesse ser feito sobre isso e ainda não faz sentido.
Ao mesmo tempo em que a equipe da Unidade de Análise Comportamental sofria essa perda considerável, um roteiro para uma nova série era feito.

- Não dá pra negar que é um pouco mais fácil quando se é um spin off de uma atração que já faz muito sucesso - comenta Joe Mantegna (David Rossi).

Mesmo frisando de que não se tratava de nada contra a equipe do outro seriado, Shemar Moore (Derek Morgan) diz sentir como que se uma parte da atenção dispensada a atração tivesse sido tirada deles, ideia completada por Paget Brewster (Emily Prentiss):

- Temos medo de sermos canibalizados pela criação desse outro show.

Brewster pode falar sobre o assunto com bastante propriedade. Sua personagem, Prentiss, pode deixar o time regular da série nessa temporada, mesmo com todo o elenco funcionando bastante bem (o que se comprova pelos sempre altos índices de audiência da atração – a saída de JJ rendeu mais de 14,5 milhões de espectadores).

- É como se eles achassem que somos formas de biscoito - compara a divertidíssima Kirsten Vangsness (Penelope Garcia), referindo-se ao fato de que os produtores esquecem de que "Criminal Minds" é um sucesso hoje por conta da "alquimia que une toda a equipe."

Vangsness, por sinal, é a única do time da série "mãe" que aparecerá com alguma regularidade em "Suspect Behaviour".

Participações especiais e uma nova personagem

Ashley Seaver, interpretada pela atriz Rachel Nichols, é a nova personagem da trama. Filha de um serial killer preso quando ela tinha 13 anos, Seaver é de grande valia para o grupo por seus conhecimentos sobre como um assassino pode agir dentro de uma estrutura familiar. Apesar de a personagem ter uma personalidade parecida com a de Spencer Reid, o ator Matthew Gray Gubler, que o interpreta, acredita que os roteiristas gostem de ser cautelosos com relacionamentos dentro da equipe.

- Fãs dele já me ameaçaram no Twitter - conta rindo Nichols.

Gubler, por sua vez, dirige o episódio 18, "Lauren", fundamental para a história da personagem Prentiss. "Estou muito animado com a oportunidade", confessa o ator, que comanda um capítulo da trama pela segunda vez.

Entre os atores convidados para próximos episódios estão Jonathan Tucker, Adrianne Palicki (de "Friday Night Lights") e Brad Henke (que fez alguns episódios de "Lost").

"Dark show"

Mesmo com o clima pesado dos roteiros, o elenco consegue deixar as histórias que interpretam nos sets de filmagem. "Desde que não envolva sangue ou corte de carne", confessa Gubler.

- Acho que é um interesse ancestral do homem querer ver como foi um acidente, para saber como evitá-lo. Acho que as pessoas querem assistir [à série] porque acham que se a virem, aquilo não vai acontecer com elas - opina.

- Ano passado o arco principal foi com o 100º episódio e o personagem do Hotch, do Reaper e da família dele. Este ano teremos toda a história da Prentiss - conta Moore, prevendo capítulos tão angustiantes quanto o que tirou a vida da mulher de Hotch.

Derek e Penelope

A relação dos atores Shemar Moore e Kirsten Vangsness parece funcionar na vida real da mesma forma que nas telas.

- Muito do que vocês vêem na tela somos nós dois mesmo. Ela é minha melhor amiga - confidencia Moore.

A cumplicidade é recíproca quando, depois de comparar sua carreira na soap opera "The Young and Restless" e "Criminal Minds" com os anos de escola, Vangsness diz a Moore que ele deve considerar o seriado policial como Hogwarts, a escola em que o personagem Harry Potter estuda.

É ainda de Vangsness a ideia mais nonsense.

- Dedos cruzados, eles vão fazer um segundo spin off. Uma comédia. Vai ser algo como ‘Lady Gaga, a rainha do universo.

--------------------------------------------------------------------------------

CRIMINAL MINDS

Onde: AXN
Quando: Segunda-feira, às 22h. Reprise domingo, às 18h

"Criminal Minds" chega ao sexto ano com spin off e mudanças de elenco

Estreia no dia 11 de abril, mais uma produção de sucesso: a novela “Vamp”, que substituirá “Quatro Por Quatro”, na faixa das 15h30.

Na cidade fictícia de Armação dos Anjos, no litoral do Rio de Janeiro, o capitão Jonas Rocha (Reginaldo Faria), viúvo e pai de seis filhos, se casa com Carmem Maura (Joana Fomm), também viúva e mãe de seis filhos. Apaixonado, o casal vive em harmonia com sua grande família até a chegada da cantora de rock Natasha (Claudia Ohana), que acaba com o sossego da cidade e modifica a vida de todos os seus habitantes.

Natasha é uma cantora que conseguiu fama internacional, após fazer um pacto com o líder máximo dos vampiros, o Conde Vladimir Polanski, o Vlad (Ney Latorraca), e tornar-se vampira. Ela agora planeja destruí-lo para se livrar de sua maldição. Porém, a única arma que poderá ajudá-la a realizar seus planos é a Cruz de São Sebastião, que está escondida na Armação dos Anjos.
Destaque ainda para as trapalhadas da família de vampiros liderada por Matoso (Otávio Agusto), casado com Mary (Patricya Travassos), e pai de Motosão (Flávio Silvino) e Matosinho (André Gonçalves).

A trama de Antonio Calmon promete muita diversão e emoções com a direção geral de Jorge Fernando e com elenco que traz Vera Holtz, Nuno Leal Maia, Vera Zimermann, Guilherme Leme, Fábio Assunção, Tony Tornado, Fernanda Rodrigues, Francisco Milani e Evandro Mesquita, entre outros.

Vamp estréia dia 11 de abril, no Viva