MENU

terça-feira, 27 de abril de 2010

A Globo desistiu de produzir um novo comercial para comemorar seus 45 anos, completados ontem.

Na terça-feira passada, a emissora chegou a mobilizar sua área de publicidade para criar uma nova peça. Mas, após o feriado de Tiradentes, desistiu da ideia. Avaliou que um novo filme só aumentaria a polêmica levantada pelo Partido dos Trabalhadores, de que o primeiro comercial fazia propaganda subliminar para José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República.

O comercial trazia suas principais estrelas declamando “Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais”, o que lembra o slogan escolhido por Serra (”O Brasil pode mais”). O filme terminava com o logotipo da emissora ao lado do número 45, o mesmo do PSDB.

A veiculação do filme foi suspensa na segunda-feira (19), menos de 24 horas após sua estreia, depois que membros do PT apontaram coincidências com a propaganda do PSDB.

Ontem, a Globo comemorou seus 45 anos de forma muito discreta, com a veiculação de material no Video Show e em seu site.

Globo desiste de comercial comemorativo dos seus 45 anos

A terceira temporada de True Blood chega às TVs norte-americanas em junho - e você já sabe que o canal HBO começou a divulgar os novos episódios. Pois agora a emissora soltou o primeiro pôster da atração que figura todo o elenco principal.

Poster da terceira temporada de 'True Blood'

A página do MySpace dedicada a audição online para se participar da 2ª temporada de ‘Glee’ teve de ser retirada do ar nesta terça-feira (27), devido ao grande número de acessos.

Segundo o site Mashable, cerca de 28 mil pessoas entre 16 e 26 anos se inscreveram para serem dançarinos ou cantores da 2ª temporada do programa.

A inscrição começou há um mês e, desde então, aproximadamente 90 mil votos foram computados.

Durante toda esta terça-feira as inscrições estiveram interrompidas. Para dar uma última chance a quem não enviou o seu vídeo, a página irá ser reaberta entre os dias 28 e 29 de abril.

‘Glee’ está atualmente em sua 1ª temporada na Fox americana e brasileira. O programa fala sobre um clube musical formado por alunos “perdedores” de um colégio do ensino médio americano.

Na semana passada, a série teve um episódio especial dedicado à cantora Madonna.

Glee atrai 30 mil pessoas em audição pelo MySpace

O ator e diretor Guilherme Fontes negou, na tarde desta terça-feira (27), que tenha sonegado imposto e se disse chateado com a decisão da Justiça. Fontes foi condenado pela 19ª Vara Criminal por deixar de pagar Imposto sobre Serviços (ISS) entre setembro de 1995 a julho de 1996 para a cidade do Rio de Janeiro.

- Novamente o mesmo assunto – eu não tenho condição de detalhar a questão tributária, o que eu posso assegurar é que nunca houve sonegação. Todos os impostos foram pagos - afirmou.

Em sentença publicada no dia 8 de abril, Fontes foi condenado a mais de 3 anos de reclusão, mas sanção foi revertida para penas alternativas, como o pagamento de 12 cestas básicas, além de prestação de serviço à comunidade. O ator já recorreu da decisão.

Segundo a Justiça, Fontes deve R$ 258.432,05 porque teria registrado sua produtora pelo município de Guararema, em São Paulo, mas que, na verdade, ela se localizaria no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro. Fontes também contesta este argumento:

- O fato de ter sede em Guararema - naquela época - não me impede de prestar serviço de outra cidade - frisou, lembrando que, depois, realmente trouxe a firma para o Rio de Janeiro.

O ator também foi condenado por não ter pago imposto sobre dinheiro recebido como patrocínio. Segundo a decisão da Justiça:

- Receitas de patrocínio configuram propaganda institucional e são alcançadas pela incidência do ISS.

Fontes se defende:

- Eu não pago imposto sobre dinheiro de patrocínio, como ninguém paga. Eu não presto serviço de propaganda sobre a empresa que me patrocina. Eu não pago, não porque não quero – é porque não sou obrigado a pagar, não devo pagar. Sou isento, a produção audiovisual era isenta na época.

Polêmica de “Chatô”

O ator e diretor enfrenta casos judiciais desde que começou a captar dinheiro, em 1995, para fazer o filme "Chatô, o rei do Brasil", sobre o magnata das telecomunicações Assis Chateubriand. Ele teve problemas para conseguir todo o dinheiro, foi acusado de enriquecimento ilícito e da compra de um apartamento com a verba da produção – o que o ator nega as acusações e diz que foi apenas um erro, já corrigido.

O filme, que estava programado para estrear em 1997, ainda continua inédito. Entretanto, Fontes garante: agora o longa-metragem sai.

- O filme está pronto. Em questão de dias, vou divulgar.

Gilherme Fontes nega sonegação e diz que filme sai

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta terça-feira (27) o registro de adoção de duas crianças por um casal de lésbicas da cidade de Bagé (RS). A adoção era contestada pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, que pedia a anulação do registro. A decisão do STJ cria um precedente jurídico que permitirá aos casais homossexuais abandonar a prática usada atualmente de adoção individual para evitar problemas legais.

Segundo a assessoria do STJ, o Ministério Público do Rio Grande do Sul ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso haja argumento constitucional.

STJ mantém registro de adoção feita por casal lésbico


O episódio final de "Lost" será exibido pelo canal pago AXN no dia 25 de maio, dois dias após ir ao ar nos Estados Unidos. Por conta da exibição, parte da programação do AXN será modificada.

No domingo 23, haverá uma maratona, com a exibição dos quatro últimos episódios do seriado: "The Last Recruit", "The Candidate", "Across The Sea" e "What They Died For", este último inédito no Brasil.

Na terça 25, o AXN exibirá quatro horas de programação dedicadas ao seriado. Às 20h, começa um especial de duas horas com o que ocorreu de mais importante no seriado.

Depois, às 22h, começa a exibição do episódio final ("The End"), que tem duas horas de duração.

Lost - Último episódio será exibido dia 25 de Maio

CubeDude's




A jornalista e apresentadora Marília Gabriela está indignada com a divulgação de um texto - falsamente atribuído a ela - contra a pré-candidata à presidência, Dilma Rousseff (PT).

- Não tem nada a ver comigo - diz, por telefone.

Marília decidiu procurar assistência jurídica, nesta terça-feira, depois de ver o pseudo-libelo antipetista ser reproduzido pelo site do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que apoia a candidatura de José Serra (PSDB). "O próximo passo é procurar meus advogados".

Num tom agressivo, o desabafo "Quem tem medo da 'doutora' Dilma?" ataca a ex-ministra da Casa Civil com paralelos zoológicos:

- Vou confessar: Morro de medo de Dilma Rousseff. Esse governo que tem muitos acertos, mas a roubalheira do governo do PT e o cinismo descarado de Lula em dizer que não sabia de nada nos mete medo. Não tenho muitos medos na vida,além dos clássicos: de barata, rato, cobra.

E lembranças escolares inverídicas:

- Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo.

Às 14h54, ao ser informada sobre o desmentido, a assessoria do deputado Aleluia se dispôs a retirar o texto do site. O "Blog do horaciocb" é indicado como a fonte.

O artigo se espalhou em redes sociais e blogs, embora a jornalista utilize a internet somente para "para fazer pesquisas, leituras, nunca pra escrever textos e publicar dessa forma idiota", como descreve. "

- Isso não é novo. Começaram há dois meses. O Carlos Brickman, no Observatório da Imprensa (em março), desmentiu. Mas não adiantou. Sou uma jornalista inteligente, tenho uma carreira de 40 anos. Só se eu fosse maluca! Não sou ligada a nenhuma rede social.

Repleto de adjetivos desairosos, o texto não combina com a personalidade da apresentadora do canal GNT, mas demonsta o nível da guerra que se trava na internet, neste período pré-eleitoral.

- A internet é terra de ninguém. O problema é você ser vítima dessa terra de ninguém, não ter como controlar. É uma sacanagem - revolta-se Marília Grabriela.


As digitais do partidarismo do autor anônimo são deixadas no final da peça: "Seja bem-vinda, Marina... Outra boa opção é o atual governador José Serra que já mostrou seriedade e competência. Só não pode PT, Dilma e alguém da 'turma do Lula'".

- Não tem nada a ver comigo, não escrevo daquela forma, não tem meu estilo. Qualquer pessoa criteriosa vai perceber que uma jornalista como eu não iria fazer isso, assumir uma gracinha dessas. Eu vivo de entrevistas. Gostaria de entrevistar todos os candidatos. Não cometeria essa estupidez - reforça a apresentadora do 'Marília Gabriela Entrevista'.

Marilia Gabriela desmente autoria de texto contra Dilma Roussef


O modelo Ambrose Olsen, de 24 anos, foi encontrado morto na última quinta (22) em Nova York, nos Estados Unidos, e a causa da morte ainda é desconhecida, apesar de haver rumores de que ele possa ter se suicidado, conforme divukgado no Huffington Post.

Ele, que nasceu no Alaska e morava em Nova York, já participou de campanhas importantes de diversas grifes, como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton, Burberry, Armani, Dior e Hugo Boss, pela qual se tornou bastante conhecido, além de ter ilustrado diversos editoriais de revistas de moda internacionais, dentre elas a Numéro, revista bem prestigiada no mundo da moda.

Olsen, que começou sua carreira como modelo em 2002, também já foi fotografado com modelos brasileiras, dentre elas Alessandra Ambrosio e Raquel Zimmermann e já desfilou para o estilista Alexandre Herchcovitch em Nova York.

O modelo é considerado bastante popular no universo fashion, apesar de ser mais conhecido pelas suas campanhas do que pelo nome.

Modelo é achado morto em Nova York

Depois de muita gente tentar, Chris Evans é quem ficou com o papel do Capitão América no filme que estreia em 2011. E o que ele está achando disso tudo?

- É uma grande responsabilidade. Estou meio assustado, pra ser honesto. Estaria mentindo se dissesse qualquer outra coisa, e não tenho problemas em ser honesto sobre isso. É intimidador. É uma grande responsabilidade e você quer fazer seu melhor trabalho - contou ele à MTV americana.

Evans falou ainda porque decidiu aceitar o desafio.

- A Marvel está fazendo ótimos trabalhos hoje em dia e o roteiro é ótimo. Será um personagem divertido de interpretar. Tirando seu background de herói dos quadrinhos, ele é apenas um homem. Steve Rogers é incrivelmente nobre, honest, generoso e essas são qualidades que acho que as pessoas têm de aspirar e buscar.

Na conversa, Chris revelou um dado importante: que Capitão América e Os Vingadores serão filmados simultaneamente.

- Tudo vai consumir muito tempo, não apenas o filme do Capitão, mas o dos Vingadores também. Eles vão fazer ao mesmo tempo. As filmagens são longas.

Bom, as filmagens de Captain America: The First Avenger terão início agora no meio do ano. E parece meio estranho que Os Vingadores também comece ao mesmo tempo, afinal nem todo o elenco foi escolhido ainda. Além disso, o longa chega às telas apenas em 2012. O jeito é esperar uma confirmação oficial sobre o assunto.

Captain America: The First Avenger tem Joe Johnston na direção e Chris Evans no papel principal. O ator Sebastian Stan irá interpretar Bucky Barnes, o parceiro do herói. Hayley Atwell será Peggy Carter, namorada do herói. A estreia acontece em 2011.

Chris Evans fala sobre 'Capitão América'

Nesta terça-feira (27/4), durante a coletiva de imprensa de "Passione", Kayky Brito falou sobre o fim do casamento de sua irmã, Sthefany com o jogador Alexandre Pato.

- Minha mãe está na Itália com ela. Não sei quando as duas voltam. Sthefany está bem - garantiu o ator.

Kayky e Pato são amigos de longa data. Foi Kayky, aliás, quem apresentou o jogador para a irmã.

- Pato continua meu amigo. Ele é da família. Não sei os motivos que levaram ao fim do casamento deles. A convivência diária era um assunto só deles - observa.

O ator ficou animado ao saber que Sthefany não deve ficar fora do ar quando voltar ao Brasil.

- Puxa... Acho que o casamento deles terminou um pouco tarde, então... Se tivesse acabado antes, talvez ela poderia ter entrado em 'Passione'! Ela está falando italiano como ninguém - brincou Kayky, que na novela de Silvio de Abreu vai interpretar o esportista Sinval Gouveia.

Quando o assunto é sua vida pessoal, Kayky avisa que está solteiro. De vez em quando, o ator é flagrado aos beijos com mulheres diferentes em boates cariocas. "A culpa é dos meu amigos. Eu estou em casa, quietinho, e eles vêm me chamar pra sair. Aí a carne é fraca, né?", admite o ator, de 21 anos.

Kayky Brito fala da separação da irmã, Stephany


O ator e diretor Guilherme Fontes foi condenado a três anos, um mês e seis dias de reclusão por sonegação fiscal pela juíza da 19ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Denise Vaccari Machado Paes.

Mas Fontes não será preso. Por decisão judicial, a pena foi convertida em trabalho comunitário de sete horas semanais - pelo mesmo período -, além do pagamento de 12 cestas básicas de R$ 1 mil para instituições sociais no Rio.

A sentença é de 8 de março de 2010, mas só foi publicada no último dia 8 de abril. No dia 19, o ator entrou com recurso questionando a decisão. Este recurso ainda não tem data marcada para ser julgado.

A ação judicial refere-se ao ano de 1995, quando a empresa de Fontes - a Guilherme Fontes Filmes Ltda - iniciou a captação de recursos para a produção do longa-metragem "Chatô - O rei do Brasil", primeiro filme dirigido por ele e que até hoje não foi concluído.

Na época, o ator teria emitido notas fiscais da cidade de Guararema, em São Paulo, ao invés de emiti-las no Rio de Janeiro, onde funcionava a sede de sua empresa. Com isso, ele teria deixado de recolher ISS para a cidade.

Na sentença, a juíza levou em conta o fato de Fontes ser uma pessoa pública.

"(...) se já não bastasse suas condições pessoais - homem de nível acima do médio, artista de projeção nacional, o que o obrigaria a ter comportamento diferente, protegendo, inclusive, sua imagem levada a milhões de pessoas que o assistem na TV. (..)", diz um trecho da sentença.

Procurado, o advogado do diretor, Alberto Daudt. não foi encontrado para comentar a condenação. Segundo informações de seu escritório, Daudt estaria participando de audiência fora do Rio.

Guilherme Fontes é condenado por sonegação

A procuradora estadual aposentada Vera Lúcia Gomes, acusada de maus-tratos a uma criança em processo de adoção, disse, nesta terça-feira (27), que não vai falar sobre o assunto. Ela informou que o advogado Jair Leite Pereira vai representá-la. "Meu advogado proibiu-me de dar entrevista. Se não, eu teria muito prazer em receber (a equipe de reportagem), porque eu não devo nada. Isso tudo é uma pantomima (mentira, engano), mas ele me proibiu”, disse a procuradora, pelo interfone do prédio onde mora, à equipe de reportagem da TV Globo.

Anteriormente, a reportagem já tinha ido ao prédio onde mora Vera Lúcia Gomes, mas ela não quis receber a equipe. A procuradora também conversou pelo interfone: "Meu senhor (risos) eu... Sem resposta." O repórter insistiu: "Mas tem uma acusação, e tem uma queixa na delegacia." Vera Lúcia finalizou: "Meu senhor, dane-se! Azar! Que tenha 20 (queixas).

O advogado Jair Leite Pereira, que defende a procuradora, disse que a cliente dele nega as acusações e nunca agrediu ninguém.

- A doutora Vera me contou que foi um desentendimento doméstico com as empregadas dela. O motorista foi demitido. Então, a doutora Vera acha que essas acusações podem ser uma vingança das empregadas. Ela está surpresa e não aceita essas acusações. A doutora Vera vai tomar providências. Ela nunca se envolveu em atos de violência, nem com adulto, nem com criança - afirmou o advogado.

Caso de menina agredida pode ser crime de tortura, diz delegada Procuradora aposentada é acusada de agredir filha adotiva de 2 anos Pereira comentou as explicações da procuradora aposentada sobre as gravações:

- Ela disse que sempre foi rígida ao falar com as pessoas, para que as ordens e determinações dela fossem cumpridas, mas nunca chegou às raias da violência e da agressividade, principalmente com crianças.

Apesar de o Conselho Tutelar ter constatado que a criança que estava na casa da procuradora foi ferida, e que a menina ficou internada em um hospital por três dias, Leite Pereira disse que os machucados precisam ser analisados.

- Vamos ver as causas desses ferimentos, porque eu não conheço os autos. Na tarde desta terça-feira (27), vou me entender com a delegada da 13ª DP para, depois, apresentar a doutora Vera em todas as repartições onde for necessário apresentá-la - afirmou o advogado.

- Eu conheço a doutora Vera há muitos anos e conheço o temperamento dela. Ela tem o temperamento forte, mas não chega às raias da agressividade. Ela nega, peremptoriamente, essa acusação - concluiu Leite Pereira.

O Ministério Público Estadual informou que a Promotoria da Infância e da Juventude já instaurou um procedimento para apurar o caso e reúne provas do caso. Quando tiver todos os documentos, o MP vai ajuizar uma ação por desrespeito ao dever familiar. O órgão também pode pedir uma investigação para apurar se houve irregularidade no processo de adoção.

Vera Lúcia Gomes entrou com o pedido de adoção pela primeira vez e estava habilitada pelo Cadastro Nacional de Adoção. A guarda ainda era provisória. Como a procuradora é aposentada, ela não tem foro privilegiado e responde como uma cidadã comum.

Procuradora nega violência contra filha adotiva e acusa domésticas de complô

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (27) novas regras para alimentação de atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de suplementos de creatina e de cafeína no país. Até a edição da nova portaria, que será publicada até a próxima segunda-feira (3), essas substâncias eram comercializadas irregularmente para atividades de alto rendimento.

A Anvisa, no entanto, não recomenda o uso desses suplementos por praticantes de exercícios físicos para recreação, estética e promoção da saúde. Segundo a diretora da Agência, Maria Cecília Brito, os chamados atletas de fim de semana não necessitam de grande explosão física.

- Uma dieta balanceada, diversificada é suficiente para atender as necessidades nutricionais destas pessoas -  afirma Maria Cecília.

A diretora da Anvisa justificou a liberação argumentando que a proibição vigorava até hoje por conta da falta de estudos sobre o efeito dessas substâncias na saúde do atleta.

- Não se tinha segurança sobre o uso dessas substâncias. Até hoje, os produtos que tinham no mercado eram todos clandestinos. A partir de agora, com os estudos que foram feitos, eles podem ser comercializados - garantiu Maria Cecília.

O rótulo das embalagens de suplementos de creatina terão que apresentar duas mensagens: “O consumo de creatina acima de 3g ao dia pode ser prejudicial à saúde” e “Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades”. As empresas também terão que imprimir a mensagem: "Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico."

Pelas novas regras, foram retirados da classe de alimentos destinados a esportistas de alto rendimento os aminoácidos de cadeia ramificada – conhecidos como o suplemento BCAA, por exemplo. A justificativa para o veto aos aminoácidos da cadeia ramificada é a constatação da Anvisa de que, apesar de não representar risco à saúde, esse composto não cumpria o efeito prometido do fornecimento de energia. As empresas terão 18 meses para se adequar às novas regras.

Novas aplicações no futuro

O Brasil era o último país do mundo que ainda não havia liberado a comercialização de suplementos de creatina, afirma Bruno Gualano, do Laboratório de Nutrição Experimental e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte da USP e pesquisador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Hospital das Clínicas.

Em sua avaliação, a liberação anunciada pela Anvisa é “extremamente positiva” e abre caminho para, algum dia, a substância ser usada pela população em geral, e por idosos especialmente, até mesmo mais do que em atletas.

- Em termos de segurança, eu diria isso com tranquilidade. Ela não é uma substância salvadora, mas seus efeitos terapêuticos são extremamente promissores, por mais que a creatina tenha sido ‘maltratada’ nos últimos anos.

Nada a ver com doping

- É preciso deixar claro que creatina não tem nada a ver com doping. Ela é encontrada em alimentos tão comuns quanto carne, e o ser humano possui enzimas que processam essa substância. Em uma população como a brasileira, que consome muita carne, todos seriam tecnicamente dopados - pondera Gualano, que pesquisa o tema há nove anos. - A creatina tem um potencial terapêutico imenso e não há risco adverso. O maior efeito é ganho de peso corporal. Tudo mais, podemos dizer, é lenda.

A principal objeção que alguns especialistas apontam em relação ao consumo de creatina é um suposto efeito prejudicial sobre as funções renais.

- Nós já elaboramos uma série de trabalhos apontando que a creatina não prejudica a função renal - afirma Gualano. - Mesmo em alguns casos de distrofia muscular já pesquisados há efeitos benéficos comprovados.

Diabetes e memória

Gualano vai mais longe, e explica que pesquisas atuais avaliam o uso de creatina no tratamento de diabéticos.

- Ela melhora o controle metabólico em caso de diabetes. Aumenta proteína para colocar açúcar do sangue para dentro do músculo. É similar à metformina, o medicamento antidiabetes mais empregado.

 Há estudos também, ainda segundo Gualano, para aferir efeitos da creatina no campo da cognição em geral, melhorando memória e aprendizagem.


Para o especialista – que enfatiza não ter nenhum vínculo com laboratórios que comercializam a creatina – há preconceito contra o substrato energético porque a creatina é barata e não patenteável, o que desestimula a proliferação de pesquisas sobre seus efeitos.

- A proibição que vigorava até hoje agravava essa situação, porque os comitês de ética das universidades não se sentiam confortáveis em autorizar pesquisas. O Brasil era o único que proibia. A França chegou a proibir por algum tempo com base em argumentos de baixa qualidade científica.

Anvisa libera uso de suplementos de creatina e de cafeína