MENU

terça-feira, 4 de maio de 2010

A adoção de um bebê por Sandra Bullock e seu ex-marido, Jesse James, gerou polêmica nos Estados Unidos pela origem afro-americana da criança e por sua aparição em uma revista em meio a supostos casos de infidelidades do ex-marido, informou hoje a "CNN".

Apesar de Sandra ter recebido apoio público desde a divulgação das supostas relações extramatrimoniais de James, que levaram o casal ao divórcio, a notícia da adoção de Louis Bardo Bullock causou polêmica.

O site "Black Voices" qualificou a situação de "caso curioso" e afirmou que o fato de estrelas como Madonna e Angelina Jolie optarem por adotar crianças negras gera "perguntas e suspeitas". E questiona: "Por que querem um bebê negro em vez de um branco, se também há (brancos) para adoção?".

Em março, várias mulheres anunciaram publicamente que foram amantes de James e, embora ele nunca tenha confirmada a veracidade das acusações, Sandra pediu o divórcio.

Na semana passada, a revista "People" mostrou pela primeira vez uma foto da atriz com seu bebê, o que, para alguns, foi uma estratégia de relações públicas.

Uma enquete aberta aos leitores do site "Clutch" sobre o oportunismo da apresentação à imprensa de Louis constatou que, apesar de as pessoas serem a favor da adoção, consideram "suspeito o momento em que (a imagem) foi divulgada".

Sandra Bullock adota bebê negro e causa polêmica nos EUA


Cerca de 200 pessoas acompanharam nesta terça-feira (4) uma manifestação contra a homofobia em frente à faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP). Ditando palavras de ordem, os manifestantes pediram justiça e o fim do preconceito contra os homossexuais. A manifestação ocorreu 11 dias depois da publicação do jornal "O Parasita", feito pelos alunos da faculdade. Nele, um texto pedia que os homossexuais fossem agredidos. "A posição do jornal é um pouco do que enfrentamos em nosso dia a dia", disse Bárbara Coelho, estudante de letras da USP (na foto, de cabelo curto, ela beija a namorada).

Beijaço gay reune 200 pessoas

Se desde pequeno Justin Bieber se esforçou para ser um astro da música, o mesmo parece não ter acontecido no que diz respeito aos seus estudos.

Tanto que o rapazinho canadense cometeu uma gafe sem tamanho durante participação em um programa de TV da Nova Zelândia, nesta semana. Ao ser perguntado pelo apresentador, em uma espécie de quiz, se o seu nome em alemão significaria "basquete", o rapaz mostrou desconhecer o adjetivo que se refere aos nascidos na Alemanha.

Sem entender, o cantor perguntou o que significa "alemão". O apresentador imagina, então, que seu sotaque neo-zelandês teria atrapalhado a compreensão e mostra a palavra escrita na ficha do programa, mas Bieber dispara:

- Não sei o que é isso, a gente não fala isso na América. Mas gosto de basquete - para gargalhada do apresentador.


Justin Bieber comete gafe na tv da Nova Zelândia

O Ministério Público do Rio informou nesta terça-feira (4) que aceitou a denúncia proposta pela Polícia Civil e encaminhou à Justiça o pedido de prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, que é suspeita de maus-tratos a uma menina de 2 anos que estava em processo de adoção. O Tribunal de Justiça decidirá agora se vai ou não aceitar o pedido de prisão preventiva.

A procuradora foi indiciada na quinta-feira (29) pelos crimes de tortura qualificada e racismo. Segundo a delegada Monique Vidal, titular da 13ª DP (Copacabana), o laudo complementar pedido ao Instituto Médico Legal (IML) mostra que a criança sofreu multiplicidade de lesões, em dias diferentes, e por meio cruel. A procuradora, no entanto, nega as acusações.

O Ministério Público ofereceu a denúncia, com pedido de prisão, pelo crime de tortura. Segundo os promotores de Justiça, a procuradora submeteu a criança, que estava sob sua guarda provisória, “a intenso sofrimento físico e mental, agredindo-lhe de forma reiterada, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal”. Ainda segundo o MP, a guarda provisória foi deferida em 15 de março deste ano.

Os promotores explicam que o pedido de prisão preventiva se justifica “devido à revolta social causada pelos fatos descritos, demandando, assim, que se restaure a ordem pública”. Além disso, segundo o MP, há nos autos referência à guarda irregular de outro menor deixado aos cuidados da denunciada por seus pais biológicos e por eles retomado em razão de maus-tratos e agressões.

- Considerando, portanto, as condições socioeconômicas da denunciada, tudo indica que, em liberdade, poderá reincidir neste comportamento - informou o MP em nota.

Os promotores ressaltam, ainda, que, devido à condição econômica da procuradora aposentada, ela poderia, em liberdade, “transpor nossas fronteiras de forma escusa”.

O pedido foi encaminhado à 32ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o juiz responsável pela vara interinamente já está com o pedido de prisão da procuradora aposentada, mas ainda não há decisão.

Choro e sinais de desespero marcam atendimento psicológico

Choro e sinais de desespero marcaram a ida ao atendimento psicológico da menina que seria adotada pela procuradora Vera Lúcia Gomes. O profissional especizado da Polícia Civil, destacado para atendê-la, informou que, diante da reação, a criança de 2 anos não tem, por enquanto, a menor condição de ser avaliada.

- Ela me evitou completamente, chorava muito, ficou de costas e não tem a menor condição de fazer algum contato nesse sentido. É preciso respeitar os limites dela. A única coisa que ela aceitou foi uma escova de pentear cabelos - contou o psicólogo Gilberto Fernandes, da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV).

De acordo com Fernandes, o quadro se agravou quando as pessoas que estavam com ela (assistente social e psicólogo do juizado da infância e juventude e uma representante do abrigo) deixaram a sala.

Laudo do juizado
Segundo o profissional destacado para o caso, que só conseguiu ficar cerca de 10 minutos com a criança, o laudo feito pela psicóloga do juizado será analisado e pode ser utilizado.

- É uma psicóloga experiente, com 11 anos de experiência, e, se o laudo dela puder ser usado criminalmente, pode ser que seja utilizado. Outra alternativa é ir tentar entrevistá-la no abrigo, que é um ambiente dela - explicou.

- O depoimento de uma criança tem que ser tomado com todos os cuidados e por isso é preciso uma pessoa qualificada. Se o psicólogo constatar que ela foi vítima de violência, isso será formalizado num relatório que poderá ser usado numa ação penal - disse o delegado Luís Henrique Marques Pereira.

Procedimento

A ideia era que a menina fosse estimulada a falar sobre os dias em que esteve no apartamento da procuradora, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Através de desenhos, de expressão corporal e brincadeiras a criança poderia contar o que aconteceu, sem precisar que nada sobre o caso fosse perguntado especificamente, já que o objetivo principal é não provocar mais danos psicológicos à menina.

A procuradora é suspeita de ter agredido a menina, que tem apenas 2 anos. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), a criança foi vítima de maus-tratos, encontrada com vários ferimentos pelo corpo. O Ministério Público recebeu na segunda-feira (3) o pedido de prisão preventiva feito pela delegada da 13ª DP (Copacabana). Ela é foi indiciada nos crimes de racismo e tortura.

Procuradora fez denúncias falsas para adotar bebê

De acordo com a polícia, Vera Lúcia Sant’Anna Gomes já teria feito denúncias falsas para tentar tirar o bebê de uma mãe que desistiu de dar a filha recém-nascida para adoção. O fato aconteceu em 2008.

Na ocasião, a procuradora aposentada teria cometido um crime de denunciação caluniosa, que dá entre 2 e 8 anos de prisão. Mas a delegada foi transferida; o inquérito, arquivado, e a procuradora nunca foi investigada.

Ministério Público pede prisão preventiva de procuradora que agredia criança de 2 anos



Música nova da diva da música

Novo single de Lady Gaga


O inquérito sobre a morte de Alexander McQueen chegou a conclusão que o estilista cometeu suicídio após consumir cocaína, tranquilizantes e pílulas para dormir.

Um dos mais premiados estilistas britânicos, McQueen foi encontrado morto em seu apartamento em Londres no dia 11 de fevereiro, às vésperas do enterro de sua mãe e dias antes da Semana de Moda de Paris. Ele se enfocou após deixar um bilhete de despedida. A autópsia revelou que ele morreu de asfixia e enforcamento.

Durante o inquérito, apurou-se que o estilista, que tinha um histórico de depressão e ansiedade, já havia tentado se suicidar anteriormente.

Stephen Pereira, psiquiatra de McQueen, afirmou que ele sofria intensa pressão no trabalho e normalmente se sentia deprimido após um desfile, mas que isso “era uma faca de dois gumes”.

- Esta era a única área da vida dele onde sentiu que tinha conseguido alguma coisa - declarou Pereira.

A pressão do trabalho somada à perda da mãe teriam sido os fatores principais que o levaram ao suicídio, acredita a representante do médico legista, Lynda Martindill. McQueen era muito próximo da mãe.

Filho de um motorista de táxi, McQueen cresceu em uma área pobre de Londres. Caçula de seis irmãos, o estilista abandonou a escola aos 16 anos para ser aprendiz em uma grife britânica. Começou a fazer sucesso em 1992, quando uma coleção sua foi comprada pela estilista Isabella Blow (que cometeu suicídio há três anos). Em 1996, McQueen foi eleito, pela primeira vez, como o estilista britânico do ano.

Inquérito da morte de Alexander McQueen aponta suicídio

Mais da metade dos usuários de redes sociais nos Estados Unidos está divulgando dados que não deveria. São informações que tornam as pessoas vulneráveis a ataques de cibercriminosos, segundo uma pesquisa feita pela Consumer Reports, que chegam a informar no Facebook o endereço e quando viajam, facilitando a vida dos criminosos.

A publicação, que divulgou hoje (4/5) o estudo State of the Net, afirma que 52% dos adultos que usam redes sociais como Facebook, Myspace e Twitter, publicam informações pessoais que servem para ataques de cibercriminosos ou mesmo para furtos tradicionais.

E o levantamento mostra que o número de norte-americanos que usam redes sociais dobrou do ano passado para cá. Foram entrevistadas 2 mil pessoas para o levantamento.

- Muita gente usa esse tipo de serviço para compartilhar dados e fotos com outros amigos, mas esquece de adotar os recursos de proteção de privacidade oferecidos, o que significa um sério risco - afirma o editor da Consumer Reports, Jeff Fox.

Entre os dados que são publicados pelos usuários estão endereço de casa, data de nascimento e fotos e nomes dos filhos. Na mãos de criminosos, esses dados podem ser usados para golpes online ou mesmo sequestros, por exemplo.

A pesquisa mostra que no Facebook, 63% publicam suas fotos, 42% divulgam data de nascimento, 16% publicam os nomes dos filhos e 7% chegam a publicar seus endereços.

Entre as dicas oferecidas pela Consumer Reports para manter a segurança nesse ambiente online estão:

1) Nunca fornecer número de telefone ou endereço completo.

2) Ser vago ao publicar informações sobre férias ou viagens de negócio (assim os criminosos não saberão quando sua casa estará vazia).

3) Use senha “fortes”, que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (nada de usar a data de nascimento).

4) Nunca divulgue os nomes de seus filhos, mesmo em tags de fotos (identificação da imagem) ou nas legendas.

Os cuidados necessários com as redes sociais

Após uma temporada de dez meses em cartaz entre São Paulo e Rio de Janeiro, o musical “O Despertar da Primavera” deve ser investigado tanto pelo Ministério Público paulista quanto pelo fluminense por suspeita de ter infringido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao mostrar o seio de uma garota de 16 anos numa das cenas. No espetáculo, a protagonista, a adolescente Malu Rodrigues, exibe um dos seios e simula uma relação sexual.

O pai da atriz, o auditor fiscal Sérgio Rodrigues, afirmou por telefone ao G1 na segunda-feira (3) ter autorização judicial para a filha atuar no palco e que não vê motivos para a polêmica. Ele alega ainda que é obrigado pelo Conselho Tutelar do Rio a assistir a todas as exibições, e declara nunca ter visto nenhum tipo de reação negativa da plateia.

- Se minha filha disser que quer fazer topless na praia, vou conversar com ela - diz. - Mas não é o caso. Existe um contexto, é uma peça clássica, utilizada por psicólogos para estudar a formação do adolescente. Os pais da minha idade [48 anos] deveriam ir assistir para saber o que acontece quando não há diálogo com os filhos.

A agente da atriz, a empresária Ieda Ribeiro, disse na segunda-feira à reportagem que a polêmica cena “não tem cunho pornográfico”. Além disso, Ieda declarou que Malu teve a autorização de um juiz da Vara da Infância e da Juventude e foi emancipada pelos pais para trabalhar no espetáculo e mostrar o seio na peça (leia mais abaixo). Pela lei, uma menor de idade que é emancipada adquire direitos civis como um adulto, mas isso não a exime de continuar a ser considerada criança ou adolescente pelo ECA. Portanto, sendo vetada a participação dela em pornografia e prostituição, por exemplo.

A última apresentação regular de “O Despertar da Primavera” foi domingo (2) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e o pai de Malu afirmou que mais uma vez estava na plateia. De acordo com a agente, os responsáveis pelo espetáculo negociam com patrocinadores mais uma nova temporada na capital paulista e no Rio. Mais de 100 mil pessoas já viram a peça do autor alemão Frank Wedekind, que trata de sexo, homossexualidade e incesto, de acordo com a agente.

Para promotores ouvidos pelo G1, no entanto, a peça teria ferido o artigo 240 do ECA, que trata como suspeito de crime quem “produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente”. Não necessariamente o menor de 18 anos de idade precisa estar nu para se caracterizar a infração do estatuto. A pena para quem for condenado por esse tipo de crime pode chegar a oito anos de reclusão ou multa.

Promotoria apura

Em São Paulo, o promotor Tales Cezar de Oliveira, do Departamento de Execução da Infância e da Juventude, afirmou na segunda que informou o setor de Interesses Difusos e Coletivos do Ministério Público para apurar a denúncia.

- Para mim, exibir o seio de uma adolescente é um apelo chamativo que é nudez - afirmou o promotor Tales de Oliveira. - Independentemente de a peça ter saído de cartaz, devemos ficar atentos para quando ela voltar a São Paulo novamente. Quem sabe discutir a possibilidade de proibi-la ou até pedir que a adolescente não mostre o seio nas próximas apresentações.

Já no Rio, a promotora Ana Lúcia Melo, que cuida de crimes contra crianças e adolescentes, pediu para a Polícia Civil abrir inquérito e investigar a suspeita de os responsáveis pelo “O Despertar da Primavera” terem cometido crime pelo ECA.

- Eu pedi para a delegacia especializada instaurar inquérito e apurar o caso porque a peça é suspeita de ter usado uma menor de idade numa cena em que ela mostra o seio e simula sexo - disse a promotora Ana Lúcia.

Segundo ela, um ofício será encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) pedindo a abertura da investigação.

- A intenção é proteger o lado psicológico da criança e do adolescente.

O delegado Luiz Henrique Marques Pereira, da Dcav, especializada em combater crimes de pornografia infantil e pedofilia, confirmou ao G1 ter sido procurado pela promotora e afirmou que irá investigar a denúncia.

- Temos que tomar cuidado nesses casos. Vou tomar conhecimento primeiro do fato oficialmente. Mas adianto que vamos investigar preliminarmente o caso. Vou chamar os produtores da peça, os pais da adolescente e ela mesma. Também pretendo pedir um vídeo da peça, já que ela parece ter terminado temporariamente. Só depois disso poderei me manifestar sobre a investigação e se houve cometimento de crime - afirmou o delegado Luiz Henrique Pereira.

Pai e agente da atriz falam sobre polêmica

O pai de Malu afirma que a polêmica começou na estreia quando alguém fez uma denúncia anônima ao Conselho Tutelar.

- Os representantes do conselho estiveram no teatro e solicitaram a documentação como o alvará que foi emitido pela Justiça para que ela pudesse estar no palco - diz.

De acordo com Ieda Ribeiro, agente de Malu, desde então o musical tem sido alvo de polêmica por causa da cena em que a atriz exibe o seio.

- Trabalho há 20 anos com criança e adolescente. Ela [Malu] foi emancipada por conta do espetáculo. O que para nós não a faz adulta. É para facilitar trâmites para viagem. Tem uma cena em que aparece muito rapidamente o seio direito. Não tem nudez. Ela não fica nua. Ela é muito menina. O que tem na cena é a descoberta do amor. Faz parte do contexto da peça. Não tem pornografia. Não tem nada que contradiga uma menor de idade - afirmou Ieda Ribeiro.

Ainda, segundo a agente, representantes do Juizado de Menores e Ministério Público do Rio assistiram a peça e não fizeram qualquer veto à cena em que Malu mostra o peito.

- É uma cena romântica. Não tem nada que possa denegrir a imagem dela.

Para Ieda Ribeiro, o fato de Malu ter alvará da Vara da Infância e Juventude para trabalhar também permite que a adolescente deixe o seio à mostra no espetáculo.

- Além da emancipação, tem um alvará judicial que permite o espetáculo acontecer com ela. Juizado quando emite alvará tem acesso ao roteiro. Ainda assim, como tem essa parte do seio de fora, teve conferência e tudo foi autorizado.

A empresária, no entanto, não soube dizer o nome dos promotores e representantes do juizado que teriam visto a peça ou autorizado a presença de Malu no espetáculo. O G1 também não conseguiu localizar os responsáveis pela peça para comentar o assunto.

A reportagem chegou a procurar a Vara da Infância e Juventude e Idosos (que segundo a agente teria autorizado a presença de Malu na peça) para falar do caso, mas o órgão informou que a assessora responsável por conversar com a imprensa estava em reunião.

Ministério Publico investiga 'O Despertar da Primavera'

Mal saiu do ventre da mãe, o pequeno Pedro Bub, de São Paulo, já era um doador de sangue. E não era um sangue qualquer: o líquido estava dentro do seu cordão umbilical, cheio de células-tronco, e seria jogado fora, mas foi recolhido para congelamento e poderá servir para curar alguém com leucemia.
Esse tipo de doação, consentida pela mãe, tem crescido no Brasil. Já são seis bancos públicos que coletam e congelam o sangue, e até o início de 2011 está prevista a inauguração de mais sete, espalhados pelas principais capitais.

O material guardado é usado em cirurgias iguais aos transplantes de medula, feitos em pessoas que têm doenças do sangue, como leucemia ou anemia falciforme, e que não encontram doadores compatíveis em sua família. Em vez de injetar no corpo do doente as células da medula, são colocadas as células-tronco do cordão umbilical.

- Já fizemos quase cem transplantes com cordões umbilicais da BrasilCord, a rede brasileira de bancos públicos de cordão - conta Luís Bouzas, diretor do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.

Segundo ele, hoje a BrasilCord já tem mais de oito mil cordões armazenados.

- No transplante com células-tronco de medula óssea, para que o resultado seja positivo é necessário um grau de compatibilidade de 100%. O sangue de cordão permite que se faça com apenas 70% de compatibilidade - explica o médico do Inca.

Outra vantagem do sangue do cordão é que o doador não tem de fazer exames e nem se apresentar ao hospital para a retirada das células – etapas que costumam estender o tempo do transplante.

- Os cordões são uma fonte de células-tronco que já está pronta para uso. Há pacientes que não têm tempo [de esperar por um doador compatível] - afirma Andreza Ribeiro, coordenadora do banco público de cordão umbilical mantido pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Parto tranquilo

Para as mães, o procedimento é simples. "Eu só percebi que eles colheram o material na hora em que a enfermeira da coleta me agradeceu pela doação. Não dói, não aumenta o tempo de trabalho de parto", conta a médica Carolina Bub, que deu à luz Pedro há menos de um mês.

Estamos desenvolvendo uma espécie de kit com informaçõesde como coletar esse material.Dessa forma, talvez possamos congelar cordões para quemquiser doar mas não dará à luzem maternidades conveniadasaos bancos públicos"Luís Bouzas, do IncaO sangue é retirado do cordão umbilical logo depois do parto. Já no laboratório, são eliminados os glóbulos vermelhos e o plasma, sobrando cerca de 20 mililitros com as células-tronco. Em uma bolsa especial, o material é armazenado em uma "supergeladeira" a menos de 190 graus Celsius negativos, em nitrogênio líquido.

Os dados sobre as células entram em um sistema federal onde quem precisa de transplante pode buscar sangue compatível. No Brasil, dois bancos públicos também participam de uma rede internacional, que fornece sangue a doentes de outros países.

- Temos dados de células que foram congeladas há 18 anos e ainda têm boa viabilidade [para transplantes], mas pode ser que durem muito mais que isso - conta a médica Poliana Patah, diretora do banco público de cordões do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

Como a rede pública para a coleta de cordões é pequena, a mãe que quiser doar terá que fazer o parto em hospitais vinculados a um banco público de cordões. Em São Paulo, o material é coletado em apenas três maternidades.

- Estamos desenvolvendo uma espécie de kit com informações de como coletar esse material. Dessa forma, talvez possamos congelar cordões para quem quiser doar mas não dará à luz em maternidades conveniadas aos bancos públicos - relata Bouzas, do Inca.

Bancos particulares

Ao mesmo tempo em que a rede pública se prepara para receber mais bancos de cordão, aumenta a procura pelos bancos particulares. Nestes, as células-tronco são guardadas para o uso da própria família, para transplantes relacionados a doenças do sangue ou em futuras aplicações que a ciência possa desenvolver.

A existência desses bancos, contudo, ainda gera muita polêmica entre os médicos.

- Os bancos privados criam uma expectativa de que esse material será usado para tudo o que existe na medicina. Isso é um absurdo, não é verdade - afirma o médico do Inca. Segundo ele, os cordões são aprovados apenas para transplantes semelhantes ao de medula. - Qualquer outra coisa é experimental ou já foi refutada pela pesquisa."

São as técnicas experimentais, contudo, que chamam a atenção das famílias na hora de contratar esse serviço, que custa cerca de R$ 3.500 no momento do nascimento do bebê e mais R$ 500 por ano para manutenção.

- São mais de trezentas doenças que podem vir a ser tratadas com terapia celular - defende o médico Carlos Alexandre Ayoub, diretor clínico de um banco de cordão particular em São Paulo.

A médica Andreza Ribeiro, do Albert Einstein, afirma que a legislação brasileira respalda o armazenamento particular,

- Mas falando em termos médicos, há um questionamento da utilidade. Eu não condeno, mas não recomendo. Não congelar o cordão não significa que a mãe está sendo displicente [com a saúde do filho], afirma.

Cordões umbilicais podem curar quem tem leucemia

Um espanhol submetido a um transplante total de rosto em janeiro passado deu entrevista nesta terça-feira (4), antes de receber alta médica em um hospital da cidade espanhola de Sevilha. Rafael posou ao lado da mãe, Juana.

Rafael tinha o rosto deformado por conta de uma doença transmitida geneticamente, a neurofibromatose. Ele seria o segundo espanhol a passar por cirurgia semelhante e o novo em nível mundial.

Um espanhol submetido a um transplante total de rosto em janeiro passado deu entrevista nesta terça-feira (4), antes de receber alta médica em um hospital da cidade espanhola de Sevilha. Rafael posou ao lado da mãe, Juana.

Rafael tinha o rosto deformado por conta de uma doença transmitida geneticamente, a neurofibromatose. Ele seria o segundo espanhol a passar por cirurgia semelhante e o novo em nível mundial.

Rafael, que recebeu o transplante de rosto, abraça sua mãe, Juana, durante entrevista em Sevilha nesta terça-feira (4). (Foto: Reuters)Na entrevista, ao lado da mãe, Rafael agradeceu à família do doador e também à equipe médica que o operou. Ele estimulou os futuros doadores e desejou que mais pessoas sejam beneficiadas por este tipo de cirurgia.

Sua cirurgia, feita em 25 e 26 de janeiro, durou 30 horas e teve participação de100 profissionais, no hospital Virgen del Rocío, em Sevilha.

O médico Tomás Gómez Cía, diretor da unidade de cirurgia plástica do hospital, disse que o transplante foi "muito complexo" porque exigiu uma detalhada preparação do paciente e envolveu uma grande quantidade de tecidos, com muitos nervos e vasos sanguíneos.

Os médicos explicaram que o paciente está recuperando sua sensibilidade, mas ainda fala com dificuldades por conta da falta de mobilidade de sua língua. Rafael sente o tato, distingue o calor do frio e já começou a fazer a barba. Ele deve começar a falar normalmente daqui um ano.

Rafael chegou a fazer saídas rápidas do hospital desde janeiro, para visitar parentes e também para assistir a jogos de seu time, o Real Betis.

Espanhol que realizou transplante de rosto tem alta

O cantor Roberto Carlos será o enredo da Beija-Flor no carnaval carioca de 2011. Após dois anos de negociação, os diretores da escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense, receberam o "sim" do Rei nesta terça-feira (4). A informação foi confirmada pela escola e pela assessoria de imprensa do cantor.

De acordo com Laíla, um dos diretores da Beija-Flor, Roberto Carlos está empolgado com a homenagem e até compôs um refrão. Em junho, a ala de compositores da escola vai receber a sinopse do enredo, batizado inicialmente de “A simplicidade de um Rei”. O objetivo é começar a escrever o samba ainda no primeiro semestre deste ano.

A aproximação de Roberto Carlos com a escola de Nilópolis é antiga. O cantor é amigo do intérprete Neguinho da Beija-Flor e já declarou ser fã da rainha de bateria, Raíssa. Até as cores da agremiação, o azul e o branco, são as preferidas do Rei. Um grupo de ritmistas e passistas da escola também acompanham Roberto Carlos no cruzeiro “Emoções em alto mar”.

A Beija-Flor espera conquistar mais um campeonato com o enredo sobre a vida e os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Uma empresa do ramo alimentício adiantou que vai doar R$ 3 milhões para a confecção das alegorias e fantasias.

Roberto Carlos será enredo da Beija-flor em 2011


Os fãs de Law & Order devem ficar ligados na programação do Universal Channel nesta terça-feira, dia 4, às 22 horas. O canal volta a exibir os episódios inéditos da décima temporada da série, retornando com um capítulo que contará com a participação especial da atriz Samantha Bee.

Intitulado de Blackmail, o episódio investigará a morte da jornalista Megan Kerik. Durante as buscas, os detetives descobrirão que a vítima do crime tinha ligações com a apresentadora de um talk show, Vanessa Carville.

O episódio mantém semelhanças com o escândalo recente do apresentador David Letterman, que revelou a imprensa que traiu a esposa com uma mulher da equipe do programa e que estava sendo chantageado. No seriado, Vanessa também confessa aos investigadores uma série de casos amorosos no trabalho, e é alvo de extorsão. A partir desta nova informação, Cyrus e Kevin passarão a desconfiar ainda mais dela e de sua equipe.

'Law & Order' tem episódios inéditos a partir desta terça

Impulsos elétricos diários dirigidos a uma zona particular do cérebro podem curar pessoas que sofrem de depressão, inclusive as que tenham testado sem sucesso vários antidepressivos, confirmou um estudo clínico publicado na edição de maio da Archives of General Psychiatry.

Os pesquisadores estudaram 190 pacientes, tratando a metade com o TMS e a outra metade com uma TMS simulada, diariamente, por 37,5 minutos durante três semanas.Ao final desse período, 14% dos participantes que receberam o tratamento diário havia superado sua depressão, comparado com os 5% do primeiro grupo. Os pacientes de ambos os grupos informaram, no geral, efeitos colaterais como dor de cabeça e contrações oculares.

Em uma segunda fase, todos os pacientes foram tratado com uma TMS, e cerca de 30% saíram da depressão.

A FDA, a agência americana de controle de medicamentos, permitiu em 2008 a comercialização desse tratatamento denominado "estimulação magnética transcranial" o TMS (sigla em inglês), com base em dados proporcionados pela firma que o desenvolveu.

Segundo Mark George, principal autor do estudo e médico do Centro Médico Universitário da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o estudo deverá ajudar a encerrar o debate sobre se a TMS funciona para tratar a depressão.

- Podemos agora continuar trabalhando para melhorar a TMS e desenvolver uma nova classe de tratamentos mediante estimulação elétrica para outros problemas psiquiátricos.

O tratamento tem por objetivo reativar circuitos cerebrais que regulam o humor visando à parte alta do lado esquerdo do cérebro, com uma bobina eletromagnética que emite 3.000 impulsos durante uma sessão de 37,5 minutos.
Estes cuidados podem ser administrados de forma segura no consultório de um médico, com poucos efeitos secundários, ao contrário das estimulações do cérebro mais intensas como os eletrochoques.

Impulsos elétricos no cérebro podem curar depressão

O cidadão paquistanês naturalizado norte-americano Faisal Shahzad vai ser processado por ato de terrorismo e tentativa de uso de arma de destruição em massa, afirmou nesta terça-feira (4) o secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder.

Shahzad havia sido preso na véspera, suspeito de ter estacionado um carro-bomba que não explodiu em Times Square, em Nova York, no sábado.

Holder disse que Shahzad foi interrogado, admitiu envolvimento no caso e repassou às autoridades informações úteis na investigação do caso. Os EUA querem saber se ele agiu sozinho ou se tem conexões com redes terroristas internacionais.

Faisal Shahzad, de 30 anos, foi detido às 23h45 (0h45 de Brasília) de terça-feira, afirmou um comunicado da procuradoria de Nova York.

O carro-bomba potencialmente mortífero foi desativado no sábado na própria Times Square,

A prisão da noite de segunda-feira foi resultado de uma operação de busca do suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo.

O suspeito teria comprado o Nissan Pathfinder verde em Bridgeport, cidade em que ele mora, no estado de Connecticut, ao nordeste do estado de Nova York, nas últimas três semanas.
Segundo a imprensa americana, Shahzad pagou a compra em dinheiro, sem deixar rastros nem documentos assinados. Além disso, ele teria visitado recentemente o país de origem.

De acordo com fontes da investigação, o suspeito teria comprado a caminhonete por menos de US$ 2.000, por meio da rede Craigslist, de classificados na internet.

O homem foi filmado trocando de camisa por uma das 82 câmeras de vigilância policial antes da divulgação do alerta e da retirada dos milhares de turistas presentes em Times Square, próxima da Broadway.

A polícia encontrou no veículo dispositivos de fogos de artifício, tanques de propano, gasolina, fertilizante e dois relógios.

Os motivos da falha do detonador ainda não foram esclarecidos, depois que a caminhonete pegou fogo parcialmente, mas segundo especialistas o dispositivo parece ter sido bastante improvisado e obra de alguém com pouca experiência.

O fertilizante estava em uma caixa de metal. Outro tipo de fertilizante pode ser usado em explosivos similares ao utilizado por Thimothy McVeigh no atentado da cidade de Oklahoma em abril de 1995, que matou 168 pessoas. Mas as autoridades afirmaram que a substância neste caso não era explosiva.

A polícia informou, no entanto, que se a bomba tivesse explodido teria criado uma "significativa bola de fogo" capaz de matar várias pessoas.

Um vendedor de rua, veterano da guerra do Vietnã e agora transformado em herói nacional pela imprensa americana, percebeu a fumaça saindo do veículo e sentiu o cheiro de pólvora, antes de avisar a polícia.

Nova York está em alerta terrorista desde os atentados de 11 de setembro de 2001. O grupo talibã paquistanês Tehrik-e-Taliban reivindicou o ataque frustrado de sábado.

Preso suspeito do caso Times Square

Depois de meses de especulação, Juliana Paes confirmou na noite desta segunda-feira (03/05) que está grávida de seis semanas. A atriz contou a novidade em seu site oficial.

- Passei aqui pra contar uma novidade que me deixou muito feliz: vou ser mamãe! Oba! Será um dia inteiro de comemorações amanhã! - escreveu ela em sua página no Twitter.

Em seu site oficial, Juliana Paes também mandou um recadinho para os fãs.

- Uhu! Estou gravidíssima. Confirmado por ultrassonografia: gestação de seis semanas. Estava desconfiada faz uns dez dias, mas não dá para comemorar só com teste de farmácia, né? Confesso que sempre pensei em esperar mais um pouco para contar. É mais prudente, mas os boatos se espalharam de tal maneira antes mesmo de eu engravidar, que preferi contar antes que inventem mais uma fofoca. Até porque eu queria contar a novidade - disse.

E completou:

-Ah, estamos todos muito felizes aqui em casa. Meus pais e sogros estão nas nuvens e o maridão todo bobo! Agora é só esperar a barriga crescer e conter a curiosidade para saber o sexo do bebê!

Juliana Paes confirma gravidez

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vai ter no próximo verão europeu uma estátua de cera, do tamanho real, no conceituado museu Madame Tussauds. A informação é da porta-voz Liz Edward. O museu recebeu muitos pedidos para a inclusão da estátua do craque português na área esportiva ao lado de David Beckham e Pelé.

- O público tem pedido a estátua de Cristiano Ronaldo sempre. O Mundial é dos eventos mais importantes no calendário esportivo e é natural ter um dos melhores talentos para marcar a ocasião - disse Liz ao "The Sun".

Cristiano Ronaldo vai entrar na lista de homenageados do mundo dos esportes, que conta com Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Ayrton Senna, Oliver Kahn, Michael Jordan, David Beckham entre outros.

Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem oito filiais; Nova York, Washington, Las Vegas, Hollywood, Berlim, Amsterdam, Hong Kong e Shanghai.

Segundo o tabloide inglês, Cristiano Ronaldo já doou o uniforme da seleção portuguesa para vestir a estátua que demorou quatro meses para ser criado.

Cristiano Ronaldo vira estátua de cera


O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo não precisou se esforçar muito para chegar à final dos 50m livre no Troféu Maria Lenk, em Santos. Aproveitou para não forçar as costas, que insistiram em incomodar durante as eliminatórias. Nesta terça-feira, o reforço do Flamengo segurou o ritmo na chegada e bateu com 22s55, tempo que o garantiu como o segundo melhor na decisão. Outro contratado do Rubro-Negro, Nicholas dos Santos fez 22s87 e conseguiu a terceira marca. Com 22s55, o atleta do Pinheiros Bruno Fratus vai nadar na raia 4.

- Fiz o que tinha que fazer. Agora é descansar para estar bem na final - comentou Cielo.

O nadador não sente mais desconforto nas costas. Mas a insatisfação com a escolha da piscina do Unisanta como a sede do Troféu Maria Lenk parece que não vai passar. Após a vaga na final, ele voltou a falar sobre o assunto.

- A organização do campeonato está bem legal. A piscina que não é boa. Mas não adianta ficar reclamando, pois agora não tem mais como mudar. Preciso nadar o mais rápido possível - explicou o Rubro-Negro, que pretende fazer o tempo de 21s98 na decisão.

Na semifinal feminina, Flávia Delaroli conseguiu o melhor tempo à final. A atleta do Pinheiros fez 25s40, seguida de Daynara de Paula, do Minas, e Mari Christiane de Souza.

Cielo vai à final dos 50m livre com o 2º tempo