MENU

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A nova série da Globo, "Na Forma da Lei", terá abordagem do universo GLS. De acordo com a colunistar Patricia Kogut, do jornal O Globo, o ator escolhido para interpretar o personagem gay na trama de Antonio Calmon foi Maurício Mattar.

Maurício dará vida a um policial durão, machão, mas que curtirá a noite gay do Rio de Janeiro. Quem também estará em "Na Forma da Lei" será o ator Leonardo Machado, que participou de "Viver a Vida" como o marido de uma paciente de Ariane, papel de Christine Fernandes.

A série, digirida por Wolf Maya, se passa em torno de um grupo de advogados que trabalham juntos. Apesar de presenciarem casos polêmicos e de corrupção, os amigos possuem uma postura íntegra e honesta.

"Na Forma da Lei" tem previsão de estreia para o segundo semestre na Globo.

Mauricio Mattar viverá gay enrustido em nova série da Globo

A procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, presa acusada de agredir uma menina de 2 anos que tentava adotar, disse que gritava com ela e usou palavras grosseiras na tentativa de educar a menina. Depois de fugir e de se esconder da Justiça, ela resolveu falar na prisão.

Vera Lúcia disse que nunca agrediu a menina e que não sabe como a criança ficou com os hematomas no rosto. A procuradora foi perguntada se agrediu e torturou a criança de 2 anos:

- De maneira nenhuma. Isto é a maior calúnia, maior infâmia, a maior loucura.

A procuradora negou que tenha partido dela algumas expressões frases que constam na denúncia como sendo dela, segundo testemunhas: “Você não vale nada”; “sua vaca”; “cachorra”; “você é igual a sua mãe”. E declarou:

- Eu quero tanto quanto a senhora saber, se essas lesões existem, quem as realizou. Porque de uma coisa a senhora pode estar certa: eu não fui.

'Acho que errei, mas não sou perfeita'

A procuradora aposentada afirmou que nunca bateu na criança que pretendia adotar e admitiu ter falado uma vez palavras rudes para a menina, “para ela comer, com o intuito dela comer. E sabe o que ela fazia? Derramava na roupa”, justificou, completando:

- Olha eu sou mãe para educar. Eu peguei uma criança para educar. Eu não posso admitir que uma criança pegue uma xícara de leite... eu dizia pra ela: minha filha, (se) você não quer, você diz: ‘mamãe não quero, mamãe to com dor de barriga, não quero’, mas você não pode jogar (o leite) pra frente.

A procuradora ainda disse:

- Acho que errei, mas quero dizer pra senhora que não sou perfeita. A senhora erra, eu erro, quero saber qual é a mãe que nunca errou com o filho, que se estrapolou, que nunca falou uma palavra mais rude.

Perguntada se achava que seria difícil provar a inocência, a procuradora afirmou:

- Não acho que vai ser difícil, não. Eu acho que eu tenho uma vida no Ministério Público, eu nunca fui uma pessoa violenta. Como eu não pratiquei um crime, eu quero provar e quero que o culpado vá para cadeia.

Procuradora nega ter agredido menina em entrevista

Arqueólogos descobriram em um vale do sul do México um túmulo que pode ter até 2.700 anos e que seria a prova mais antiga no México e América Central do uso de pirâmides como recintos funerários.

Dentro de uma pirâmide que devia ter cerca de sete metros de altura foi encontrado, no sítio arqueológico de Chiapa de Corzo, no Estado de Chiapas, o túmulo de quatro pessoas: um homem e uma mulher que aparentemente ocupavam alto escalão na sociedade zoque ou olmeca, um menino e um jovem.

Até agora, as sepulturas mais antigas em pirâmides da região tinham sido encontradas na zona maia e datavam de entre 200 e 700 d.C.

- É uma das evidências mais antigas do uso de templos de estrutura piramidal para sepultar pessoas - disse à Reuters Emiliano Gallaga, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) que participou das pesquisas na área. - Avaliamos que data de 700 ou 500 anos antes de Cristo, ou seja, entre 2.500 e 2.700 anos atrás - disse.

Dentro da pirâmide - com escadas de barro e um templo na parte superior -, os restos mortais do homem traziam um colar e pulseiras nos braços e tornozelos, feitos de milhares de contas de jade, âmbar e pérolas de rio, além de uma pequena máscara de estuque com resquícios de obsidiana (vidro de cor escura) verde.

Também participaram da descoberta arqueólogos da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e da Universidade Brigham Young (BYU), dos EUA, trabalhando com ajuda financeira do governo mexicano e da National Geographic Society.

A mulher trazia adornos funerários muito semelhantes aos do homem, e o menino e o jovem teriam sido sacrificados em homenagem aos adultos.

O jade e a obsidiana presentes nos artigos funerários revelaram que Chiapa de Corzo tinha contato com o centro do México e com a Guatemala, de onde vinham esses materiais.

Chiapa de Corzo foi um antigo centro comercial e administrativo cuja origem remonta a quase 3.500 anos e que serviu de ponto estratégico nas rotas comerciais entre o Golfo e o Pacífico. Hoje é um sítio arqueológico aberto ao público.

O local foi habitado pelos zoques, uma etnia dos Estados de Chiapas, Oaxaca e Tabasco, no sudeste do México.

Mas algumas vasilhas entalhadas encontradas no túmulo têm elementos olmecas semelhantes ao sítio pré-hispânico de La Venta, em Tabasco, considerado a parte central da zona olmeca, célebre pela descoberta de grandes cabeças de pedra.

O fato leva os arqueólogos a pensar que os dois sítios podem ter sido fundados pelos olmecas.

- Os olmecas podem ter fundado tanto La Venta como Chiapa de Corzo - disse Gallaga. - Não é coincidência que saibam realizar os mesmos rituais, acomodar os elementos da mesma forma, ter os mesmos materiais ao mesmo tempo.

Arqueólogos descobrem túmulo de 2.700 anos no sul do México

A Polícia Civil de Sergipe prendeu nesta segunda-feira (17) o baiano Elvio Silvio Rocha da Silva, 34, por exercício ilegal da medicina. Ele atendia em um hospital beneficente na cidade de Lagarto, a 76 km de Aracaju. Elvio foi preso utilizando um registro profissional do médico acupunturista Orlando Costa Tavares, que trabalha na cidade de Camaçari (BA).

Élvio começou a trabalhar como clínico geral do hospital local há cerca de um mês. A polícia apurou que o acusado atendia em quatro cidades de Sergipe e Bahia, mas ainda não sabe dizer há quanto tempo ele exercia ilegalmente a profissão.

A farsa foi descoberta por Jacilando Tavares, pai do médico que Élvio fingia ser. O acusado decidiu comprar um carro usando o nome do médico verdadeiro. A financeira telefonou para números de familiares para confirmação de endereços, entre outras informações, do comprador do veículo.

Jacilando ficou desconfiado do interesse do filho em comprar um carro e resolveu investigar. Fingindo ser paciente, foi até o hospital se consultar com o "filho". Após confirmar a farsa, Jacilando registrou denúncia na delegacia regional.

O delegado Ademir da Silva informou que Élvio chegou a cursar medicina em Buenos Aires, mas como o curso não tinha validade no Brasil, desistiu dos estudos. A polícia apura se o acusado também exerceu a profissão ilegalmente em São Paulo, já que ele revelou ter feito um curso técnico de enfermagem.

A polícia apreendeu receituários, medicamentos e o carimbo falso que também era utilizado por Elvio. Também foi apreendida uma agenda com contatos de outros hospitais. Ele confessou para a polícia que chegou a realizar uma cirurgia de hemorróida em um aposentado de uma cidade sergipana.

- Ele utilizava o registro do CRM além de todos os documentos do médico - explicou o delegado.

O acusado será indiciado pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documentação falsa e exercício ilegal da Medicina.

Uma moradora da cidade baiana de Rio Real, a 202 km de Salvador, informou a polícia que Élvio trabalhou por cerca de três anos como enfermeiro obstetra no hospital municipal.

Pai se passa por paciente e prende homem que usava o nome do seu filho


Sininho é a narradora do mais novo espetáculo da Disney on Ice, que estreia na quarta-feira (19), no Ginásio do Ibirapuera (zona sul de São Paulo). A pequena fada convida para o palco de gelo sete personagens que encantam as crianças com sua fantasia e beleza.

A seguir, veja quais princesas participam do show:


Ariel: A princesa é uma sereia que pede um feitiço à terrível bruxa do mar Úrsula ao se apaixonar por um humano. Transformada em gente, ela perde a voz, e vive aventuras com seus amigos Linguado e o caranguejo Sebastião.




Bela: A jovem Bela passa a morar em um castelo com uma estranha criatura, a Fera, que se mostra uma pessoa sensível e culta --o monstro é, na verdade, um príncipe enfeitiçado por uma bruxa que se apaixona pela moça.





Bela Adormecida: A princesa Aurora cai em um sono profundo, do qual acordará somente depois do beijo de um amor verdadeiro. Com a ajuda de três fadinhas e a Espada da Verdade, o príncipe Felipe vem para salvá-la.





Branca de Neve: Clássico sobre os sete anões e a princesa que cai em sono profundo ao comer uma maçã envenenada. Só o beijo de um principe pode ajudá-la.





Cinderela: A pobre moça é castigada por uma madrasta e duas irmãs maldosas, que a fazem trabalhar sem parar. Com seus amigos ratinhos, mais uma fada madrinha, ela encontra seu grande amor durante um baile.





Jasmim: O jovem pobre Aladim se apaixona pela princesa Jasmim, mas o romance não é bem visto pelo conselheiro do sultão. Somente uma lâmpada mágica e um gênio vão mudar essa história.





Mulan: Uma das mais destemidas heroínas da Disney, Mulan é uma jovem que vive na época da China imperial. Ela se disfarça de homem para proteger o país e lutar contrar hunos.

Disney on Ice estreou quarta-feira em São Paulo

A atriz Sarah Jessica Parker recebeu US$ 15 milhões pela participação em "Sex and the City 2", cifra ainda engordada por generosos 'presentes' recebidos de patrocinadores, como publica hoje o jornal "The New York Post".

A Carrie Bradshaw da badala série de televisão é uma amante das coisas gratuitas, como relata o jornal, e, após completar uma cena do filme, quis ficar com um jogo completo de 24 taças de coquetel Swarovski avaliadas em US$ 4.680.

A atriz também ficou com um dos vestidos que veste no cartaz promocional do filme, de cerca de US$ 9 mil, e conseguiu levar para casa vários itens do figurino de "Sex and the City 2", de valor estimado em US$ 10 milhões.

- O pessoal do filme teve que pedir a uma empresa italiana que a presenteasse com um par de botas que ela usa em cena - diz o "New York Post", que lembra como os caprichos da atriz aumentaram nos últimos anos.

Sarah Jessica Parker é filha de um casal com oito filhos que precisou de ajuda pública para criar as crianças e, como lembra o diário, não costumava dar tanta importância a coisas materiais, mesmo já casada com o ator Matthew Broderick.

Agora, a atriz recebe vários milhões ao ano e, em 2009, segundo informa a revista "Forbes", ganhou US$ 23 milhões por seu trabalho no cinema e com publicidade.

Segundo o "New York Post, nos US$ 15 milhões que a atriz conseguiu pelo novo filme não foi levado em conta o que ela ganhou com publicidade nas próprias cenas de "Sex and the City 2".

Entre outros, a atriz ganhou dinheiro para usar vestidos da Halston Heritage, por beber uma marca de chá e por utilizar computadores Hewlett Packard.

'Sex and the City 2' rende cachê milionário e presentes a Sarah Jessica Parker

Após reunião no Complexo Anhanguera, o apresentador Raul Gil e o SBT entraram em acordo e selaram contrato. O contrato terá duração de um ano, renovável automaticamente, e Gil entrará na programação aos sábados, no lugar de Netinho de Paula.

Pelo modelo de contrato acertado, não há um salário definido - nem piso e nem teto. Apresentador e emissora dividirão meio a meio os custos da produção e os lucros obtidos com publicidade.

É o mesmo modelo usado hoje pelo SBT no contrato de Ratinho, e era também o mesmo usado no passado com Adriane Galisteu.

Há algum tempo Raul Gil, 72 anos, vinha confidenciando a amigos sua insatisfação com a Band. Sua carreira começou como calouro de programas de rádio. Trabalhou em quase todas as emissoras, exceto na Globo.

Raul Gil vai para o SBT

João ama Ana, que ama Roberto, que ama Jussara, que ama João. Essa ciranda do amor parece até saída de uma poesia ou canção, mas é usada aqui para ajudar a entender o poliamor. Trata-se de uma maneira diferente de se relacionar, que recusa a monogamia e permite amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Quem segue o poliamor, ama e é amado por mais de uma pessoa, mas os poliamoristas garantem que nada tem a ver com promiscuidade. Nesse tipo de relação, não há traições: todos os envolvidos sabem e concordam com a não exclusividade do parceiro e vivem de maneira responsável e profunda seus amores.

- Não há ciúme, pois não há medo de perder - diz a psicoterapeuta e sexóloga Regina Navarro Lins, autora do livro “A Cama na Varanda” (Editora Best Seller), do Rio de Janeiro, que dedica um capítulo ao assunto.

Veja abaixo no que acreditam as pessoas que praticam o poliamor, segundo o livro “A Cama na Varanda” (Editora Best Seller), da psicoterapeuta e sexóloga Regina Navarro Lins, que dedicou um capítulo ao assunto.

• Os poliamoristas dizem que sua filosofia nada mais é do que aceitação direta e a celebração da realidade da natureza humana.

• Os poliamoristas dizem que o sexo não é o inimigo, que o real inimigo é a quebra e a traição de confiança resultante da tentativa de reprimir nosso ser natural em um sistema social rígido e antinatural.

• Os poliamoristas dizem que o sexo é uma força positiva se aplicada com honestidade, responsabilidade e verdade.

• Os poliamoristas não têm de atender a todas as necessidades de cada parceiro; eles devem ajudar. Se sua esposa ama ópera e você não gosta, talvez algum de seus amantes apreciará levá-la à ópera. Se ele for também um mago da informática e ajudar a consertar seu computador quando ele não funciona direito, você é uma pessoa de sorte.

• Os poliamoristas dizem que o amor é um recurso infinito, e não finito. Ninguém duvida de que você possa amar mais de um filho. Isso também se aplica aos amigos – quando você encontra um novo amigo, não precisa se preocupar com quem terá de descartar para colocá-lo no lugar.

• Os poliamoristas dizem que o ciúme não é inato, inevitável e impossível de superar. Mas eles lidam com o ciúme usualmente de forma bem-sucedida. Há um novo termo para o oposto do ciúme: “compersion” (sem tradução para o português ainda, talvez possa ser traduzido como algo perto de “comprazer”). “Compersion” é o sentimento de contentamento que advém do conhecimento de que uma pessoa que você ama é amada por mais alguém.

• Os poliamoristas dizem que o amor deve ser incondicional, no lugar da proposição monogâmica de que “Eu irei amar você sob a condição de que você não amará mais ninguém”, “Desista de todos os outros”, como usualmente é colocado. E, conforme demonstrado pela história, o casamento monogâmico não dá nenhuma garantia de que uma pessoa não amará mais ninguém ao longo da vida.

• Os poliamoristas acreditam em um investimento emocional de longo prazo em relacionamentos; assim como esse objetivo nem sempre é alcançado no poliamor, ele também nem sempre é alcançado na monogamia.

• Os poliamoristas acreditam que eles representam os verdadeiros “valores familiares”. Eles têm a coragem de viver um estilo de vida alternativo que, embora condenado pela sociedade, é satisfatório e recompensador para eles.

O assunto é polêmico e mais conhecido do que se imagina. No Google, por exemplo, há 171 mil resultados para a palavra poliamor, enquanto no Orkut, pode-se encontrar 14 comunidades. Mas, antes de tudo, é bom diferenciar poliamor de outros tipos de relacionamento, como relação aberta, poligamia e swing.

Diferenças

Na relação aberta, o casal não faz pacto de exclusividade, mas os códigos continuam sendo de um casal: geralmente um não quer saber sobre os parceiros do outro. Nesse tipo de relacionamento, os casos extraconjugais estão mais ligados ao sexo.

A poligamia, em que se permite o casamento com mais de uma pessoa, divide-se em duas vertentes. A mais comum é a poliginia - casamento de um homem com várias mulheres. Já a poliandria - casamento de uma mulher com vários homens - é mais restrita e menos aceita.

No swing, ou troca de casais, o envolvimento é puramente sexual. Inclusive, há regras para que não passe disso e invada a esfera emocional.

- O swing é para poucos. É preciso ter uma estrutura psicológica especial e forte para se relacionar dessa maneira - analisa o psicólogo paulista Ailton Amélio da Silva, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “Para Viver um Grande Amor” (Editora Gente), que vai ministrar a palestra gratuita “Estilos de Amor”, no próximo dia 10 de junho, na USP. Mais informações no blog http://ailtonamelio.blogspot.com/.

Quem já viveu formas diferentes de amar corrobora a afirmação do especialista. O militar, fotógrafo e escritor Samuel*, 43 anos, divorciado, já viveu formas diferentes de amar. Ele praticava swing quando era casado, mas sentiu falta de demonstrações de carinho, e isso o incomodava. Nessa época percebeu que era capaz de gostar de mais uma mulher, dar e receber carinho. E, após a separação, começou a viver o poliamor. Hoje, ele tem uma parceira, a principal, e uma ou mais secundárias. Leia abaixo o seu depoimento:

"A minha caminhada para a descoberta da possibilidade de se desejar afetiva e sexualmente mais de uma pessoa ao mesmo tempo começou há cerca de cinco anos, quando eu resolvi ‘passear’ pelo mundo swinger. Apesar de ter sido uma experiência nova para mim, logo percebi que não sentia ciúme de minha parceira. Porém, depois de algum tempo, observei que a filosofia vivida pela grande maioria dos casais swingers não me agradava, pois, quase sempre, não eram possíveis demonstrações de carinho e afeto. O que importa no swing é o sexo e mais nada. Passou disso, ocorrem demonstrações de ciúme. Então, vi que não era isso que eu queria. Comecei a perceber que era capaz de gostar de mais de duas mulheres, dar-lhes e receber carinho, etc.

Durante essa época do swing e das críticas que comecei a fazer a ele, eu era casado e, apesar de conversar muito com a minha então esposa sobre a possibilidade do poliamor, não havia espaço para isso no nosso relacionamento. Eu comentava com ela que me via morando com duas mulheres, por exemplo, ou dois casais juntos.

Praticante mesmo do poliamor eu me considero somente a partir de minha separação, quando comecei realmente a viver isso, permitindo e incentivando que minhas parceiras fizessem o mesmo.

A minha primeira experiência foi há cerca de seis meses. Eu saía e gostava de uma mulher de Minas Gerais e também estava saindo com uma carioca. Ambas sabiam uma da outra, pois eu não minto para ninguém a respeito disso. Sugeri que viajássemos juntos, os três. Elas toparam. Foi a primeira experiência bissexual e de poliamor das duas. Tudo novo para todos. Foi muito bom!

Eu já fiquei várias vezes com três ou quatro pessoas. Mas entenda: eu não me considero um promíscuo e muito menos as mulheres que desejam praticar ‘ménage’ ou swing. É apenas sexo, e encaro da mesma maneira entre duas pessoas, apenas com mais possibilidades de sensações. Enquanto a sociedade continuar sustentando a bandeira do romantismo, enxergaremos tudo que é ‘não é normal’ como aberrações.

Outra coisa: eu transo muito menos do que os ‘românticos’. Eu só vou para a cama com uma mulher se eu realmente me sentir atraído, se houver afinidades, se tiver certeza de que o depois será tão bom quanto o antes e o durante. Quando você descobre o poliamor, passa a entender realmente o que é fazer amor, já que antes as mentiras não nos permitiam amar alguém de verdade.

Hoje, não tenho uma namorada tradicional. Tenho uma parceira que, conceitualmente, o poliamor chamaria de principal, e uma ou mais secundárias. Mas, só nos vemos quando desejamos, e isso tem ocorrido toda semana, mais de uma vez. Basicamente, só tenho saído com ela, mas sem imposição alguma, pois ela também sai com quem quiser, inclusive me relatando casos quando sente vontade de compartilhar algo. Todas as ‘amigas’ com quem já me relacionei sabem da existência das demais. Defendo a verdade.

Algumas ficam um pouco assustadas e desconfiadas no início. Certamente, começam me considerando um safado. Depois as convenço (ou elas se convencem) de que é realmente uma filosofia legítima e que acredito nela. Sem exagero, não houve uma mulher que eu tenha conhecido, desde que me separei, há mais de oito meses, que tenha sumido de minha vida. Relacionei-me com todas que eu quis. O poliamor, se bem explicado e, se você realmente acredita nele, torna-se atraente, pois faz parte de nossa natureza pura e primitiva."

Já o vendedor Bruno*, 25 anos, nem conhecia o termo poliamor quando namorava uma garota e outro rapaz.

- Passamos três meses juntos: saíamos para barzinhos, íamos a motéis. Mas ele ‘surtou’ e caiu fora - conta.

No entanto, Bruno garante que não vai desistir desse tipo de relacionamento.


- Acho que existem pessoas que pensam dessa maneira. Não fico correndo atrás, mas quando encontro alguém interessante comento sobre minha posição. Não quero enganar ninguém - afirma.

Poliamor x casamento

Segundo a sexóloga Regina Navarro Lins, estamos vivendo profundas transformações. Uma delas, e muito importante, é a quebra de paradigmas em relação ao amor romântico, que prega a fusão entre os amantes em uma coisa só, a tal da alma gêmea. “Hoje, a busca do ser humano é para dentro si a fim de desenvolver sua própria vida. E o amor romântico e idealizado bate de frente com essa postura atual”, diz. E completa: “A exclusividade nos relacionamentos está saindo de cena para dar lugar a novas maneiras de amar, como o poliamor”.

O psicólogo Ailton Amélio da Silva não acredita que o poliamor seja possível na prática para todos.

- Na história da humanidade, não foram encontradas culturas em que não haja uma forma de casamento. Relacionamentos e filhos são regulados de alguma forma - afirma.

Ele cita o Atlas Murdock, em que são localizadas no mapa-múndi as várias formas de “casamento” nas culturas: poligamia, monogamia, casamentos arranjados, iniciação sexual pela mãe etc. Foram listadas cerca de 1200 sociedades, das quais, 800 privilegiam a poligamia (apenas sete culturas seguem a poliandria).

- Onde prevalece a monogamia, no entanto, há infidelidade - afirma Silva.

Estima-se que nessas sociedades 10% dos filhos não são do pai presumido.

- As culturas monogâmicas adotam medidas, às vezes radicais, para coibir a traição, mas não adianta - analisa.

Mesmo assim, o psicólogo afirma que é a favor da fidelidade.

- Quem se compromete com alguém não deixa de ver, desejar ou perceber outras pessoas. Mas o custo benefício da infidelidade não vale a pena, embora tenhamos propensões a ela. Por outro lado, temos mecanismo para ser monogâmicos, como o amor - afirma.

Poliamor permite amar mais de uma pessoa simultaneamente

Exposição World Press Photo está em cartaz no Rio

Kellan Lutz ousou na tentativa de conseguir seu selo de verificação no Twitter, que atesta que a página é realmente sua. O ator posou uma foto em que aparece sem camisa e ensanguentado, segurando um cartaz com os dizeres: "Sigam Kellan Lutz". Na legenda, o ator diz: "Tentando conseguir uma verificação para a minha conta. Espero que isso adiante!".

Kellan Lutz, de Crepúsculo, apela no Twitter para conseguir selo de verificação

Smallville, além de cancelada, vai perder uma de suas principais atrizes. Allison Mack, a Chloe, que está na atração desde a primeira temporada, anunciou que não está no elenco fixo da décima temporada da atração, que estreia nos Estados Unidos em setembro.

- É incrível pensar que Chloe Sullivan e eu temos sido uma mesma pessoa por um terço da minha vida. Eu estou verdadeiramente emocionada pelo amor e lealdade de todos os fãs que se entusiasmaram comigo nos últimos anos.

A moça, no entanto, não vai se afastar do papel de vez nesta última temporada da série.

- Eu vou voltar para alguns capítulos, mas não fico mais o tempo todo. Tem sido uma jornada que mudou minha vida - contou a loira.

Allison Mack deixa 'Smallville'

O aniversário de um ano da morte de Michael Jackson está se aproximando, e o um dos irmãos do Rei do Pop, Randy Jackson, estava planejando algo para lá de especial para os fãs do cantor.

De acordo com o site TMZ, Randy queria liberar o túmulo de Michael, em um mausoléu no cemitério Forest Lawn, para visitas no dia 25 de junho, mas está enfrentando problemas com familiares de outras estrelas que também estão enterradas no local.

O neto do ator Clark Gable, por exemplo, não gostou nada da ideia e disse que o mausoléu não seria sagrado se qualquer pessoa pudesse entrar.

Por outro lado, o neto de W.C. Fields apoia Randy e diz que seria bom para os fãs terem acesso ao túmulo de Michael.

Próximo ao primeiro aniversário de morte, irmão de Michael Jackson quer liberar visitas a túmulo

O Tesouro Nacional mantém a reserva de recursos estimado em mais de R$ 100 bilhões para enfrentar qualquer tipo de turbulência, caso a crise na zona do euro comece a refletir mais intensamente no Brasil. Os números exatos não são revelados, mas o cálculo leva em consideração as necessidades de refinanciamento da dívida pública federal durante pelo menos três meses.

Esse tipo de poupança vem sendo mantida pelo Tesouro como uma das estratégias para enfrentar a instabilidade no mercado financeiro. A reserva funciona como uma poupança, que ajudou em outras ocasiões e permitiu que o governo enfrentasse a crise do ano passado.

Segundo Paulo Valle, subsecretário do Tesouro Nacional, a reserva ajuda o Brasil a se proteger.

- A crise de 2008 foi um belo teste. Um teste de estresse pelo qual o Brasil passou bem. E estamos muito confiantes, estamos muito bem posicionados para outras volatilidades pela frente.

Com o dinheiro poupado, em vez de ir ao banco tomar dinheiro com juros mais altos ou de usar o cheque especial, em alguns momentos é possível adiar o consumo ou usar a poupança, sem pagar taxas mais altas, como numa família. Assim, fica mais fácil voltar ao mercado mais tarde, quando o dinheiro estiver mais barato. No caso do Tesouro, funciona da mesma forma.

Tesouro mantém reserva de R$ 100 bilhões para enfrentar turbulências

Os advogados dos avós do menino Sean Goldman entraram com um pedido na Secretaria Especial dos Direitos Humanos para tentar garantir o direito de visita da família brasileira ao garoto, que atualmente mora com o pai biológico, David Goldman, nos Estados Unidos.

De acordo com o advogado Frans Nederstigt, os avós de Sean não veem o menino desde dezembro de 2009 e não falam com ele - por telefone ou internet - desde março de 2010. O pedido da família brasileira se baseia nos princípios da Convenção de Haia, que, entre outros temas, trata do direito de visita de familiares de menores em outros países.

Nederstigt explica que os avós de Sean não questionam a guarda do menino, que desde dezembro do ano passado vive com o pai biológico, mas sim o direito de visita, que foi negado por um tribunal de Nova Jersey, nos EUA. O advogado da família brasileira diz esperar que os trâmites na Secretaria Especial dos Direitos Humanos levem cerca de uma semana. Depois disso, o pedido deve ser encaminhado ao governo americano.

De acordo com Nederstigt, a família brasileira de Sean também se reuniu com o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o senador Cristovam Buarque, para pedir o acompanhamento do caso.

Enquanto isso...

A justiça considerou que o médico que fez o parto de Bruna foi respon´savel por sua morte e o indiciou por homicídio

Caso Sean - Família brasileira pede ajuda ao Brasil para poder visitar o menino

Kevin, Joe e Nick Jonas passaram por um grande aperto neste último final de semana depois de um show que fizeram em Hollywood. De acordo com a People, os irmãos ficaram presos por 45 minutos em um elevador.

E o trio não estava sozinho, não! Joe conta que outras cinco pessoas e o segurança deles, Big Rob, estavam juntos quando o elevador parou entre os andares. E o irmão do meio não escondeu que ficou assustado com o acontecido:

- Eu fui de ‘Tudo bem, isso é hilário, estamos presos no elevador, agora aperte o botão’ para ‘Isso é absurdo, eu não posso respirar, isso é loucura’.

Nick não ficou com medo, mas se assustou, pois não estava com os aparelhos para checar o nível de açúcar em seu sangue e temia que se algo acontecesse com ele ninguém poderia ajuda-lo. O irmão sofre de diabete.

É claro que no final todos ficaram bem. Os bombeiros chegaram com machados e tiraram todos do elevador em segurança. Joe conta que o fotógrafo do trio estava no elevador e capturou tudo.

Jonas Brothers passam por sufoco

Segundo o E! Online, a rede de lojas norte-americana Wal-Mart retirou a coleção de joias da linha de Miley Cyrus de suas prateleiras depois de testes que provaram que os acessórios possuem alto índice de cádmio. O elemento é considerado tóxico e pode causar uma série de efeitos colaterais caso ingeridos.

No entanto, os produtos, como brincos e colares, não podem causar problemas se utilizados normalmente, mas a preocupação da empresa é que crianças pequenas possam adoecer ao colocar os materiais na boca.

- A linha de joias Miley Cyrus & Max Azria não é para crianças, disse a Wal-Mart em um comunicado, segundo a publicação, mas como parte de nosso compromisso em proteger a segurança das crianças, nos estamos removendo todas as joias das lojas enquanto investigamos sua conformidade com o padrão de joias para crianças.

Linha de joias de Miley Cyrus é retirada das prateleiras

Ao que tudo indica, Reynaldo Gianecchini terá mais dor de cabeça com o seu ex-empresário Daniel Matos. O rapaz não é encontrado pela Justiça, nos endereços fornecidos por Gianecchini, para receber intimações de mais duas ações movidas pelo ator - de prestações de contas e de legitimação de rompimento de contrato. Com isso, os processos estão parados.

Somente o protesto do ator de reaver um imóvel - uma cobertura na Barra da Tijuca -, na zona oeste do Rio, chegou até as mãos de Matos.

O advogado de Giane, José Mauro Couto de Assis Filho, contou que o cliente já está ciente das dificuldades da Justiça em localizar o réu.

-  Nos falamos quase todos os dias. Estamos aguardando o Poder Judiciário. Os processos não estão em segredo de Justiça, porque o meu cliente não tem nada a esconder.

O ator ingressou com as ações judiciais em janeiro deste ano, um mês após o término da parceria profissional.

Procurada  a advogada de Daniel Matos, Fátima Regina Fagundes, que desconhece um dos processos.

- A de legitimação de rompimento de contrato não chegou até o meu conhecimento. O que posso afirmar é que o Daniel (Matos) é acessível e pode ser encontrado no seu endereço.

Advogado de Giane diz que ator não tem nada a esconder

A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro pede R$ 1,3 bilhão para o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para despoluir a baía de Guanabara. Nesta quinta-feira (20) a secretária Marilene Ramos se reuniu com representantes do banco para formalizar carta-consulta de empréstimo. O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, assinado nos anos 90, está até hoje sem conclusão

Estado do RJ pede R$ 1,3 bilhão ao BID para despoluir Baía da Guanabara

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, classificou nesta quinta-feira (20) como "erro grave" e "erro irreparável" a ação de um policial militar do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que resultou na morte de um morador do morro do Andaraí, na zona norte da capital, na última quarta-feira (19). Na ocasião, o PM confundiu com uma metralhadora uma furadeira que estava com o homem e atirou nele.

O policial militar, que estava há dez anos no Bope, foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar), mas responderá o inquérito em liberdade. Ele foi afastado de suas funções.

- É uma vida que foi perdida por causa de um erro do Bope.

Beltrame afirmou que os policiais do Bope, considerada tropa de elite da polícia, são os que mais treinam, mas que são seres humanos passíveis de erro. Ele declarou que não há episódios recentes em que a unidade cometeu equívocos em operações.

- O Bope tem trabalhos fantásticos para fazer. O Bope dá instrução para polícias de todo o país e de outros lugares do mundo, mas é composto por seres humanos e seres humanos erram. E, infelizmente, essa pessoa errou e vai pagar por isso. Agora é o processo disciplinar e a Justiça que farão a avaliação.
O secretário afirmou que sua maior preocupação é amparar a família da vítima, mas salientou que isso também não resolverá o problema "porque não vai trazer a vida de volta".

- Vamos deixar passar esse momento de dor. Se tivermos que ir até a família ou chamá-los para vir à secretaria, não há problema.

Hélio Ribeiro, de 47 anos, trabalhava como fiscal de supermercado. Ele deixou mulher e dois filhos. Foi enterrado na tarde desta quinta-feira sob clima de forte emoção e revolta. Nenhum representante da Secretaria de Segurança Pública esteve presente no sepultamento.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), pediu desculpas à família do supervisor morto pelo Bope.

No enterro da vítima, acompanhado por cerca de 150 pessoas, a prima da viúva, Marília Barbosa, disse que família não aceita desculpas e repudiou as explicações do comandante do Bope, Paulo Henrique Moraes, para o crime.

- Mostrar que uma furadeira pode ser confundida com uma metralhadora? Para um policial, o exame de vista deve estar ok para poder distinguir os dois. Os policiais estão nervosos, estressados e com medo. Se a atitude é suspeita, eles atiram.

A morte do supervisor ocorreu quando policiais do Bope checavam a denúncia sobre um ponto de venda de drogas arredores de uma vila de classe média, na Rua Ferreira Pontes, um dos acessos ao Morro do Andaraí. De folga, o supervisor de vendas subiu ao terraço para consertar um toldo de plástico. Segundos depois, um projétil de fuzil entrou pelo lado direito do corpo de Hélio, atravessou a axila esquerda e furou o telhado. De acordo com a família, o supervisor morreu no mesmo instante.

A esposa da vítima acusou o Bope de truculência após o crime. Segundo ela, após o marido ser baleado, os policiais invadiram a casa, a xingaram e ordenaram que ela deitasse no chão. Ainda na 20ª Delegacia de Polícia de Vila Isabel, o capitão Ivan Blaz, relações públicas do batalhão, disse que foi dado um "brado de alerta" antes do tiro. Nesta quinta-feira, o comandante do Bope reafirmou que o procedimento do cabo foi correto.

O autor do disparo é descrito pelos colegas como um policial experiente e atua na linha de frente no momento da incursão da tropa nas favelas. Há 12 anos na PM, possui de milhares de horas em operações policiais. O cabo possui cursos de tiros nos Estados Unidos e na PF.

Perguntado sobre o que poderia ser feito para evitar mais episódios semelhantes ao que resultou no erro do cabo, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame disse:

- Os policiais do Bope são os que mais passam por treinamentos. Eles dão instrução para polícias de todos os Estados e de outros países. Eles são treinados excessivamente, mas a polícia é feita de seres humanos e, infelizmente, seres humanos também erram. Este foi um erro grave, mas não há nada que eu diga que vá reparar a dor que esta família está passando, que vá reparar esse erro.

Suspeita

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar da Tijuca são acusados de executar dois traficantes no Morro do Andaraí, pouco antes da morte do supervisor. Na ação, Jhonamir Duarte dos Santos, o Peixe, de 21 anos, e Adriano Sacramento da Silva, o A-R, de 24, morreram. Uma pistola e uma granada foram apreendidas. A PM afirma que houve confronto.

Secretário de Segurança Pública do Rio classifica ato de policial como irreparável

Renato Aragão voltou ao trabalho na Globo nesta semana. Nesta terça (18), ele gravou seu programa, Aventuras do Didi. O cearense ficou afastado do trabalho mais de um mês, após quebrar o nariz em uma gravação.

Ele foi recebido com carinho por sua equipe, informou a Globo em comunicado. Aragão fez questão de discursar.

- Estou de volta após mais de um mês sem gravar. Agora estamos com força total. Eu já estava com saudade de todos.

Caracterizado de Didi, o comediante brincou o tempo todo com os colegas de elenco. O velho parceiro Dedé Santana também participou da gravação.

O programa só deverá voltar ao ar com episódios inéditos no dia 11 de julho, sob direção de Guto Franco e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

Renato Aragão volta ao trabalho após acidente

A atriz Maitê Proença afirmou que sua personagem, Estela, em Passione (Globo), vai trair o marido Saulo (Werner Schunemann) com nove homens diferentes em 23 capítulos da trama de Silvio de Abreu. A declaração foi dada ao jornal Folha de S.Paulo desta quinta (20).

À publicação, Maitê contou que o objetivo da personagem é bem simples: “sexo”.

- Ela olha, mostra o que quer, os homens veem. Não tem fru-fru, charminho nem trejeito.

Ainda de acordo com o jornal, no decorrer da novela, os rumos de sua personagem mudarão. Estela irá se apaixonar. E também será vista por um de seus filhos saindo de um hotel.

'Passione' - Maitê diz que sua personagem vai trair o marido nove vezes em 23 capítulos

As apresentadoras do Saia Justa continuam em pé de guerra. Maitê Proença e Márcia Tiburi, que andaram se estranhando, até tentaram se acertar. Mas não deu certo. Acabaram brigando de novo. Márcia até chorou no camarim.

Mônica Waldvogel ficou do lado de Maitê, dizendo que Márcia Tiburi estava exaltada. Betty Lago não tomou partido. Ficou na dela.

O programa vai sair do ar no fim do mês por tempo indeterminado. A mulherada não fala mais a mesma língua.

Maitê Proença e Marcia Tiburi não se entendem

Quem acompanha Malhação, da Globo, vai ter que se acostumar com as mudanças que a novela vai sofrer a partir de sua nova temporada, que começa entre julho e agosto.

De acordo com o jornal O Globo, o elenco será completamente repaginado, assim como a equipe de produção da novela. O figurino e a cenografia também sofrerão mudanças.

Uma nova cidade cenográfica, montada em outro lugar do Projac, será construída para que a trama aconteça.

'Malhação' muda para a próxima temporada

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu suspender a limitação do número de prestadoras de TV a cabo, com objetivo de eliminar barreiras de entrada a empresas no mercado de televisão por assinatura no Brasil.

A decisão, em caráter cautelar, foi tomada em reunião nesta quinta-feira do Conselho Diretor da agência, e altera regulamentação do Ministério das Comunicações de 1997, antes da instalação da Anatel.

Ao mesmo tempo, a Anatel determinou a retomada do processamento de mais de 1.000 pedidos de outorga de TV a cabo em tramitação na autarquia.

Conforme a agência reguladora, a regra que estava em vigor restringia a quantidade de outorgas para oferta de TV por assinatura em cerca de 900 cidades e impedia a prestação do serviço de televisão a cabo "nos demais municípios brasileiros".

- Tal decisão está alinhada com as diretrizes do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) e as ações do Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil - afirmou a Anatel.

Anatel libera novas operadoras de TV por assinatura

Informação oficial: a décima temporada de Smallville será sua última e encerra a história toda. O canal CW, da Warner, fará um anúncio sobre o assunto na próxima quinta-feira.

Não chega a ser uma surpresa, afinal o seriado já vem perdendo audiência há um bom tempo. Mesmo assim, acabou sendo renovada esse ano, o que foi quase um milagre. Assim, provavelmente vamos ver Clark Kent se transformando no Super-Homem, coisa que aliás foi mencionada no início do último episódio da nona temporada que foi ao ar nos EUA semana passada.

O décimo ano começa nos EUA em setembro próximo.

Smallville acaba na próxima temporada

O badalado ateliê de costura, o dia a dia nem sempre fácil das modelos, as glamorosas capas de revistas, a cafonice das lojas de bairro, as malandragens para ter o nome da grife reconhecido, o estilista que não é tão gay quanto parece. A partir de julho, todo o universo da moda descrito por Cassiano Gabus Mendes na novela “Ti ti ti”, sucesso em 1985, vai ganhar um olhar atualizado no "remake" criado pela autora Maria Adelaide Amaral e com direção de núcleo de Jorge Fernando. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), a autora e os atores Alexandre Borges e Murilo Benício falaram sobre o que o público pode esperar dessa adaptação.

Maria Adelaide explica que há tempos é pressionada para escrever uma novela, já que o formato de grandes minisséries como “A Muralha” e “A Casa da Sete Mulheres” já não funcionam mais para a emissora, que não quer transmitir esses trabalhos após o "Big Brother Brasil". Depois das últimas dez minisséries que escreveu, ela decidiu:

- Já que vou ter que escrever 200 capítulos, preciso me divertir, por isso nada melhor que fazer uma homenagem a Cassiano - conta a autora, que já tem 30 desses capítulos prontos.

Os atores Alexandre Borges e Murilo Benício vivem os protagonistas Jacques Leclair e Victor Valentim, imortalizados na pele dos atores Reginaldo Faria e Luis Gustavo. Mesmo com poucas gravações (os dois afirmam ter gravado pouco mais que quatro cenas), a dupla já teve os primeiros contatos com os personagens e afirma que nunca fizeram nada parecido.

- Quando descobri que ia fazer ‘Ti ti ti’, a primeira coisa que fiz foi ligar para minha mãe e contar. Assistíamos à novela juntos quando eu tinha uns cinco anos - conta Benício.

Apesar de já conhecer a novela, tanto ele quanto Borges dizem não ter estudado para viver o papel dos costureiros e nem conversaram com os antigos atores para não sofrerem influência, pois querem criar algo novo.

- Pensei em estudar espanhol para fazer o sotaque de Valentim, mas achei que seria mais espontâneo e divertido falar um espanhol inventado - explica Benício, que atualmente vive o tenente Wilson em "Força-Tarefa".

O diretor Jorge Fernando e a atriz Isis Valverde em gravação da novela "Ti ti ti" em Belo Horizonte

Aprendendo o pret-a-porter

Quando o assunto é moda, Maria Adelaide diz que contou com as consultorias de Glória Kalil e Costanza Pascolato, que a direcionaram sobre o mercado no Brasil e disseram o que tinha e o que não tinha a ver com a indústria.

- Hoje, não existem mais costureiros e sim estilistas. Resolvemos situar a novela de acordo com o que acontece aqui. Por isso concentramos no mercado de vestidos de festa que dão muito dinheiro. Chegamos à conclusão de que no Brasil não existe gente capacitada para fazer alta costura - explica a autora.

Apesar do interesse, Maria Adelaide ainda não sabe se existirão gravações nas semanas de moda brasileiras, mas já adianta que o primeiro desfile será de Alexandre Herchcovitch.

Tanto Maria Adelaide quanto Borges e Benício afirmaram que não tinham contato com a moda, mas que agora já olham para o assunto de uma outra forma e é isso que querem passar para o público.

- Nunca estive dentro do mundo da moda até que escrevi a peça para a Chanel. Me visto de forma superbásica, mas sempre tive curiosidade em visitar "backstage" e entender como esse universo funcionava - conta a autora.

Murilo diz que o único contato que tem são as dicas da namorada, a atriz Guilhermina Guinle, já Borges conta que tem um pouco mais de familiaride com o assunto:

- Sou eu quem compra os vestidos de festa da Júlia [Lemmertz, a atriz e mulher do ator ], mas agora já presto atenção em outras coisas.

Já a polêmica da magreza será abordada de forma implícita, a autora avisa que o assunto não terá espaço.

- Não vamos perder tempo com esse tema, todo mundo sabe que essas cenas não duram mais que um minuto, o nosso foco é o humor.

O diretor de núcleo Jorge Fernando, que não pôde estar na coletiva por causa das gravações, anunciou que até mesmo o humor vai ser mudado.

- As coisas que tinham graça nos anos 80 não agradam mais o público - diz Fernando.

Murilo diz que já está tentando mudar isso em sua interpretação.

- No meu personagem estou tentando usar um outro humor, um humor ácido. Se a gente não acha a graça no texto, tem que procurar.

Murilo e Alexandre precisaram perder sete quilos para viver os personagens. Murilo, que tinha engordado para viver o Tenente Wilson em "Força-Tarefa", diz que ainda precisa perder mais quatro para chegar no peso ideal, mas já adianta que não se incomoda.

- Pra mim é um sinal que levo mais a sério minha profissão e o personagem do que a vaidade. Quando você vive outra pessoa é necessário ter um desprendimento.
                               Luis Gustavo e Cláudia Raia se divertem em gravação de "Ti Ti Ti"

Novidades na trama

Além de novos atores e texto, a novela vai ganhar duas tramas de "Plumas e Paêtes", novela de Cassiano exibida entre 1980 e 1981. Maria Adelaide diz que elas foram adaptadas e ganharam personagens inéditos. Alguns personagens da primeira edição também vão ganhar espaço. O ator Luis Gustavo, que em "Ti ti ti" fazia Victor Valentim agora vai viver Mario Fofoca, personagem que criou para a novela "Elas por Elas". A autora também diz que adoraria a presença de Marília Pêra, mas a ideia teria que ficar para o começo de janeiro, quando ela acaba de gravar a série "Vida Alheia".

Ti Ti Ti


Drica Moraes passeou com o filho Mateus, 1 ano, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira, 21. Essa é a primeira vez que a atriz aparece em público desde que iniciou o tratamento da leucemia em fevereiro deste ano. A doença da atriz foi descoberta após ela sentir um mal estar e precisar ser intermada no Rio. Na época, o ator Pedro Neschiling iniciou uma campanha de doação de sangue para Drica.








Drica Moraes reaparece com filho após iniciar tratamento

O processo de separação de Sthefany Brito e Alexandre Pato está longe de chegar ao fim. Na última terça-feira, 18, a Justiça decretou a suspensão temporária da ação de separação litigiosa ingressada pelos advogados do jogador.

O motivo é uma nova ação movida pelos advogados da atriz, que foi anexada ao processo original. Procurado, o advogado Ricardo Bratjeman, que responde por Sthefany, informou que não vai comentar o caso. O advogado de Pato, João Paulo Lins e Silva também disse que não pode comentar o caso, que corre em segredo de justiça.

O novo processo, uma "ação de incompetência", pode questionar o mérito ou a territorialidade do ação inicial. Segundo um advogado consultado pelo EGO, o mais provável é que os representantes de Sthefany estejam alegando incompetência por territorialidade. Isso significaria que o processo não poderia correr no Rio de Janeiro, já que a atriz atualmente reside na Itália. O advogado explicou que em processos de separações litigiosas, a ação deve acontecer no domicílio da mulher.

Processo de separação de Pato e Sthefany está suspenso

Reynaldo Gianecchini comentou pela primeira vez o motivo do processo que move contra o ex-sócio Daniel Ferreira. O ator emitiu um comunicado oficial onde diz que os processos são referentes a um problema no cumprimento do contrato de prestação de serviços entre sua empresa e a do ex-empresário.

"Os processos que eu tenho contra o Sr Daniel Ferreira Mattos estão em sua fase inicial e, até o momento, ele não foi encontrado para a apresentação de sua resposta. Esses processos são referentes aos problemas no cumprimento do contrato de prestação de serviços da sua empresa (Mattos e Mattos Produções Artísticas LTDA) com a minha empresa (a Erregedois Artísticas e Culturais LTDA). Detalhes desses processos ficarão a cargo dos meus advogados e da Justiça. Agradeço pelo espaço e interesse de sempre", diz a nota.

Em evento recente, o ator de "Passione", comentou o caso, sem citar o nome de Daniel comparando-o ao seu personagem na novela.

- Tem gente que tem talento para enganar, assim como meu personagem em "Passione". Falsificar assinatura , mentir, todo mundo já esbarrou com gente que faz isso - lamentou.

Gianecchini divulga nota sobre processo contra ex-empresário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (21) que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids. Segundo a agência, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “engana” o Elisa, o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.

A técnica Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Aids do Ministério da Saúde, disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, mais caro.

Segundo a Anvisa, não há motivo para pânico. “Ninguém precisa se preocupar porque nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova”, afirmou Lilian. De acordo com ela, nenhum paciente é informado de que tem o vírus HIV sem que seja feita antes a contraprova.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21) no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde José Gomes Temporão alertou sobre o falso resultado positivo. “Se o vírus se manifestar num período de 30 dias após a vacina, a gente recomenda imediatamente que as pessoas sejam submetidas a um novo teste para tirar qualquer dúvida desse falso positivo. É um teste mais rigoroso, mais minucioso.” Ele fez questão de esclarecer que a vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV.

Problema incomum, mas sem gravidade

- Não é comum essa reação cruzada, esse encadeamento de falsos-positivos [quando um teste diz que a pessoa está doente, mas ela não tem nada] por geração de anticorpos para vírus tão diferentes, o H1N1 e o HIV - aponta Edecio Cunha-Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.

- No limite, o que acontece com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a nova gripe é que, se a quantidade de adjuvantes, os componentes que potencializam a ação da vacina, estiver um pouco acima, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.

- Não tem nenhuma gravidade, do ponto de vista que a pessoa não está realmente infectada, mas a contraprova é importante - diz Cunha-Neto.

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo nos testes de HIV

Os brasileiros irão trabalhar até o próximo dia 28 para pagar impostos em 2010 (148 dias), um dia a mais que em 2009 (147 dias), segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Com isso, 40,54% do rendimento bruto dos contribuintes estará comprometido, frente a 40,15% em 2009. Os governos federal, estadual e municipal arrecadarão quase R$ 500 bilhões no período, tendo como base o Impostômetro, cuja previsão de arrecadação para 2010 é de R$ 1,2 trilhão.

O estudo aponta ainda que a carga tributária brasileira cresce a cada ano, exceto em 2009, em virtude da redução do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e de uma pequena diminuição de tributos sobre o consumo.

Para o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a arrecadação de 2010 volta a se igualar à de 2008, já que em 2009 a marca foi atingida no dia 27 de maio. "Isso se deve ao ritmo maior de crescimento do País, que apresenta reflexos mais evidentes nos tributos sobre a renda e o patrimônio", destaca.

Os brasileiros estão entre os que mais pagam impostos no mundo, perdendo apenas para a Suécia (185 dias) e a França (149 dias). Países como Espanha (137 dias), EUA (102 dias), Argentina (97 dias), Chile (92 dias) e México (91 dias) ficam atrás.

Brasileiro trabalha 148 dias para pagar carga tributária

1. Limite as informações pessoais que você divulga


A falta de interação física nas redes sociais na internet dá uma falsa sensação de segurança. Mas os perigos existem. Por isso, não divulgue informações que o deixem vulnerável, como seu endereço, sua rotina, fotos de seu carro ou de sua casa, ou seu destino em determinado horário.

2. Caiu na rede, é recurso público

Só divulgue informações se tiver certeza de que não terá problemas posteriormente. Isso inclui dados pessoais e fotos em seu perfil nas redes sociais. Mesmo se vier a remover essas informações posteriormente, elas já podem ter sido gravadas por outras pessoas – e poderão ficar anos rolando pela rede, em outros sites.

3. Seja seletivo com os amigos

Fique atento a quem você aceita como um amigo em uma rede social. Pessoas mal-intencionadas entre seus contatos podem ter acesso a informações pessoais suas. Quantidade não é sinônimo de qualidade quando se trata do número de contatos em uma rede social.

4. Fique sempre com o pé atrás

Não acredite em tudo o que você ler nas redes sociais. Não é rara a divulgação de informações falsas ou enganosas sobre diversos assuntos, incluindo a própria identidade de cada um. Nem sempre é um ato mal-intencionado; pode simplesmente ser um exagero ou uma brincadeira.

5. Use senhas fortes

Proteja sua conta nas redes sociais com senhas difíceis de serem descobertas. E não as divulgue para ninguém, pois alguém mal-intencionado pode acessar seu perfil, alterar as informações e ainda se passar por você.

6. Explore os recursos da própria rede social

As redes sociais, em geral, oferecem configurações para garantir algum nível de privacidade do usuário. Por exemplo, algumas redes permitem que você restrinja quem tem acesso às informações do seu perfil. Você pode personalizar esses ajustes de privacidade. Você também deve ter cuidado com os aplicativos que inundam as redes sociais; eles também podem acabar divulgando algo que você não deseja.

7. Tenha cuidado com os links

Os links que circulam nas redes ou vêm em mensagens de seus amigos devem ser tratados com a mesma cautela que você teria com os links em e-mails. Eles podem levar a sites fraudulentos com o objetivo de adquirir informações sigilosas. Cuidado, em especial, com os chamados “encurtadores de URLs”, serviços que transformam endereços longos em versões curtas, como http://bit.ly/xyz ou http://migre.me/xyz. O problema é que eles “escondem” o endereço verdadeiro, e podem trazer surpresas nada agradáveis.

8. Proteja seu catálogo de endereços

Quando você se inscreve em uma rede social, pode receber sugestões para liberar o acesso ao seu catálogo de endereços de seu e-mail. O objetivo é verificar se seus contatos também estão na rede e, assim, estabelecer conexões. Se não tiver uma política rígida de privacidade, o site pode usar essas informações para envio de e-mails a terceiro. Portanto, cautela ao aceitar um procedimento desses.

9. Caminho seguro até a rede social

Digite o endereço do site da rede social diretamente no navegador ou use os marcadores de favoritos. Se clicar em um link para o site em algum outro local – por exemplo, em algum e-mail que tenha recebido - você corre o risco de ser levado a um site falso, com a mesma aparência do oficial. O objetivo da malandragem é, óbvio, roubar sua senha e nome de usuário.

10. De pais para filhos

Se você tem filhos, analise se eles já têm maturidade suficiente para lidar com todas essas questões e oriente-os sobre os riscos e cuidados, em particular sobre a divulgação de fotos e dados pessoais e ao risco de aproximação de estranhos. As crianças – e mesmo os adolescentes – são mais vulneráveis a condutas e pessoas perigosas nas redes sociais.

Dez dicas para não ter problemas em redes sociais