MENU

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os salões de beleza, as academias e até mesmo os centros de tratamento estético podem ficar lotados, mas cada vez mais a consciência das mulheres se volta para algo que não se compra em uma loja ou se conquista de um dia para o outro: o bem-estar.

Por isso, as massagens relaxantes entraram para a rotina de beleza das brasileiras, até mesmo daquelas que se dizem sem tempo para se cuidar. Segundo Wesley Pereira, massagista há 18 anos, além da sensação de relaxamento, certas massagens trazem benefícios estéticos.

- Fazemos uma avaliação na cliente antes de iniciar o tratamento com a massagem. Depois fazemos uma ficha com as medidas da pessoa. E, muitas vezes já em três semanas, podemos ver os resultados de redução na área das coxas, dos quadris e da barriga.

Mas, ainda de acordo com Pereira, que trabalha atualmente no salão C. Kamura, do top cabeleireiro Celso Kamura, em São Paulo, esses benefícios “palpáveis” não são conquistados apenas com a massagem relaxante.

- Costumamos fazer um mix de técnicas, que incluem a drenagem linfática, a massagem modeladora, a redutora e a antiestresse, que é relaxante.

A mistura dessas técnicas estimula o sistema circulatório e é até capaz de gerar respostas sedativas e energizantes no corpo, liberando hormônios que estão intimamente ligados ao bem-estar, aliviando a tensão.

- Quando a mulher fica mais calma e relaxada, os benefícios são visíveis também na pele e nos cabelos. Isso sem falar na autoestima da pessoa, que aumenta, fazendo com que ela enxergue os problemas do dia a dia de outra forma e tenha mais ânimo e disposição para fazer dieta, por exemplo.

A massoterapeuta Tomoko Yoshimura, do espaço La Façon, em São Paulo, fez cursos no Japão e na Tailândia, lugares nos quais, segundo ela, a massagem não é vista como um luxo, e sim como parte do dia a dia das pessoas.

- Nesses lugares, desde crianças as pessoas já estão acostumadas com o universo da massagem. Muitas pessoas, inclusive, aplicam técnicas especializadas de automassagem.

Segundo Tomoko, principalmente na Tailândia, é muito comum unir a aromaterapia (terapia feita por meio de aromas que podem desencadear as mais variadas sensações) à massagem.

- São colocados no ambiente difusores com óleos essenciais ou incensos, que dão um clima especial para a massagem.

Além das técnicas mais conhecidas, Pereira também realiza a famosa massagem com óleos e pedras quentes.

Neste tipo de massagem, são usadas pedras de tamanhos e formatos escolhidos de acordo com as partes do corpo nas quais serão aplicadas.

- Normalmente as massagens duram cerca de uma hora. Mas, para que os benefícios sejam sentidos de uma forma contínua, como um tratamento, elas devem ser realizadas com certa frequência.

Dicas especiais

Pereira sugere que as massagens sejam feitas uma vez por semana. Porém, por causa do custo alto que muitas massagens têm, às vezes isso não é possível. No salão C. Kamura, por exemplo, as sessões custam, em média, R$ 150, e no espaço La Façon, R$ 140.

Mas não adianta querer encontrar um bom massagista em qualquer esquina ou escolher a clínica ou o spa que oferece o menor preço.

De acordo com Tomoko, a melhor forma de encontrar um profissional de confiança é por meio do “boca a boca”, ou seja, por meio dos conselhos de amigos, parentes e vizinhos que já receberam a massagem.

- Hoje em dia também existem pacotes de desconto que diminuem bastante o preço das massagens. Claro, existem bairros que são mais caros.

Tomoko também faz um alerta para os perigos de fazer massagem com um profissional não qualificado.

- Se a pessoa não tiver curso, ela certamente não saberá os pontos nos quais deve pegar para aliviar a tensão e os pontos obstruídos da pessoa – o que pode gerar dores fortes. Outro detalhe importante é que a cliente não pode sair da massagem toda roxa, como muitas vezes acontece.
Segundo a massoterapeuta, as massagens precisam ser suaves e gostosas e devem ser evitadas logo após as refeições.

- Até mesmo no caso da modeladora, que é um tipo de massagem mais forte, com mais pegada, a pessoa não pode sair com sequer uma parte do corpo roxa.

Tomoko também vê a massagem como um diferencial importante no ritual de cuidados com a beleza.

- Quando a pessoa está feliz e em paz consigo mesma, ela transparece isso para o físico. E as massagens são capazes de levar as pessoas até esse estágio.

Vale a pena dizer que, para atingir o bem-estar, é necessário adotar bons hábitos, como cuidar da alimentação, comer de uma forma balanceada, realizar atividade física - que pode ser a boa e velha caminhada -, abandonar o cigarro e ser moderado no consumo de bebidas alcoólicas.

Massagem relaxante entra para rotina de beleza das brasileiras

O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu nesta quinta-feira (18) liminares em dois mandados de segurança impetrados pelo promotor eleitoral Mauricio Antonio Ribeiro Lopes na ação penal contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, o mais votado do país, com 1,3 milhão de votos. O mérito dos mandados de segurança será analisado posteriormente pelo plenário.

O promotor impetrou na terça-feira (16) os mandados de segurança para questionar aspectos da audiência realizada no último dia 11 com Tiririca (PR). Ribeiro Lopes anunciou no dia da audiência que ia recorrer ao TRE assim que possível. Para o promotor, durante a audiência, Tiririca teve desempenho inferior a 30% do desejável.

A ação penal apura se houve fraude na declaração de escolaridade entregue à Justiça Eleitoral durante o processo de registro de candidatura de Tiririca. No dia 11, ele se submeteu a testes de leitura e escrita que devem servir de base para a decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, responsável por julgar a ação penal.
Na mesma ação penal, Tiririca responde por suposta omissão de bens na declaração que ele apresentou à Justiça Eleitoral no processo de registro de sua candidatura.
De acordo com o TRE, o juiz relator nos dois casos, Flávio Yarshell, negou a liminar que pedia a anulação da audiência por considerar que não estava presente o "requisito da urgência", destacando também que o processo crime conduzido pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral não se confunde com o processo de registro de candidatura, já julgado anteriormente pelo TRE.

Ante à alegação do promotor de que houve cerceamento à acusação, Yarshell afirmou que "de comum entre a maior parte dos pedidos há a circunstância de que, em maior ou menor extensão, o que se pretende é adiantar juízos acerca da produção e valoração da prova no processo penal que está em curso no grau inferior."

Segundo a Promotoria, em um dos mandados impetrados na terça, o promotor requereu ao TRE sete itens.

O primeiro deles era a intimação da mulher de Tiririca para que fosse reproduzida em audiência a forma exata como ela elabora a escrita. Em segundo lugar, o MP pediu que fosse permitido chamar de novo a testemunha de defesa para falar sobre pontos polêmicos do laudo apresentado e que foram indeferidas pelo juiz eleitoral.

Em terceiro lugar, o promotor requereu a submissão de Tiririca a perícia oficial por junta médica composta por profissionais de idêntica especialidade daqueles que assinaram o laudo apresentado pela defesa. O promotor pediu ainda, em quarto lugar, o deferimento dos requerimentos formulados em audiência relativos à obtenção de prova de bens em nome do acusado e não declarados à Justiça Eleitoral.

O MP também solicitou a separação das denúncias ofertadas pelos crimes de falsidade ideológica em relação à omissão de declaração de bens e o de falso material e ideológico em relação à declaração de que sabe ler e escrever. O promotor queria ainda a designação de nova audiência para Tiririca escrever sobre tema livre, de seu universo cultural, uma pequena redação para complementação do exame, isso segundo parâmetros adotados pelo Ministério da Educação para aferição de alfabetização de jovens e adultos.
Por último, o promotor requereu a anulação da audiência realizada em relação à acusação de falsidade ideológica na omissão de declaração de bens por não ter sido dada oportunidade ao Ministério Público de se manifestar sobre o documento juntado posteriormente à defesa preliminar.

No outro mandado de segurança, o promotor questionou a competência do juiz de primeiro grau para realizar a audiência. Segundo o promotor, uma vez que o registro da candidatura foi feito perante ao Tribunal Regional Eleitoral e não na 1ª Zona Eleitoral, o teste deveria ser realizado pelo TRE e com participação do procurador regional eleitoral, conforme, inclusive, representações oferecidas pelo Ministério Público Eleitoral Estadual uma semana antes das eleições.

A nota diz ainda que o MP dispõe de parecer da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo elucidando que para se considerar uma pessoa alfabetizada funcional exige-se que seja capaz de utilizar a leitura e a escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e usá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.

Diante das conclusões de ambos os pareceres, o Ministério Público Eleitoral diz que considera o réu analfabeto funcional e que acredita que, por isso, fica também demonstrada a falsificação ideológica.

O promotor diz que todas as medidas necessárias à defesa da Constituição Federal - que veda a elegibilidade aos analfabetos - continuarão a ser tomadas pelo Ministério Público Eleitoral no âmbito de suas atribuições legais até o esgotamento das vias jurisdicionais.

Tiririca não terá de fazer outra prova para provar alfabetização

A base de celulares no Brasil cresceu 1,55% em outubro ante setembro, para 194,44 milhões de acessos, de acordo com números divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, com o país ultrapassando pela primeira vez a marca de um celular por habitante. Segundo os últimos números do IBGE, a população brasileira é de 193,6 milhões de habitantes.

Em outubro foram adicionadas quase 3 milhões de novas habilitações, fazendo a penetração da telefonia móvel subir para 100,44 acessos por 100 habitantes, contra 98,98 em setembro. Dos acessos móveis, 82,19% são pré-pagos e os demais 17,81%, pós pagos.

De janeiro a outubro, a quantidade de novos acessos registrada é de 20,48 milhões, a segunda maior já registrada para o intervalo, atrás apenas do contabilizado em igual intervalo de 2008. A Anatel divulga a evolução dos acessos móveis desde 2000.

A Vivo, unidade de telefonia móvel da Telefónica no Brasil, terminou setembro com market share de 30,03%, ante 30,14% em setembro, com um total de 58,4 milhões de clientes.

A Claro, braço brasileiro de telefonia celular do conglomerado América Móvil, terminou o mês passado com 25,58% de fatia de mercado, contra 25,47% em setembro, com 49,74 milhões de assinantes.

A TIM Participações teve novamente o maior ganho em market share do período entre as quatro maiores operadoras. No fim de setembro a operadora tinha 24,67% de participação de mercado, contra 24,52% em setembro, totalizando 47,97 milhões de usuários.

A Oi, empresa em que a Portugal Telecom fez acordo para adquirir participação, terminou setembro com 19,35% de participação de mercado, abaixo dos 19,51% em setembro, com quase 37,62 milhões de clientes.

Brasil passa a ter mais que 1 celular por habitante em outubro, diz Anatel

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (18) o regulamento que permite a oferta de serviço de telefonia celular por empresas de outros setores - como bancos e redes de varejo. A resolução sobre a nova modalidade de serviço, que cria a figura do "operador virtual", tem como objetivo acirrar a concorrência no setor e melhorar as condições de serviço para os usuários.

Há mais de dois anos, a Anatel vinha estudando a adoção de regras para a atuação da operadora virtual no Brasil. No exterior, o serviço já é oferecido há mais tempo, onde é conhecido pela sigla MVNO (Mobile Virtual Network Operator).

As empresas interessadas em ingressar no mercado de telefonia celular, oferecendo o serviço especialmente à base própria de clientes, poderão procurar diretamente as atuais operadoras de celular para fazer o credenciamento. As regras aprovadas não preveem qualquer mediação da Anatel sobre a transação feita entre as duas empresas.

No entanto, há uma segunda modalidade de operador virtual em que uma empresa, já atuante no setor de telecomunicações, poderá requerer uma autorização na Anatel para alugar a rede de outra operadora. Nestas condições, outras companhias de telefonia fixa, por exemplo, poderiam iniciar sua operação no segmento móvel ou também as prestadoras de telefonia celular poderiam ampliar sua cobertura ao contratar o direito de uso de uma determinada rede em áreas onde ainda não têm outorga de serviço - em uma das 67 áreas de registro.

Nas últimas semanas, o conselho diretor da Anatel derrubou os termos da minuta do regulamento que autorizava a empresa credenciada a atuar como operadora virtual com mais de uma operadora de celular. Ou seja, na hipótese de uma grande rede varejista firmar contrato com a Vivo, estará impedida de fechar qualquer acordo com a Tim.

Outra mudança feita no texto do regulamento permitiu às prestadoras de serviço telefonia móvel assinarem contratos com empresas coligadas. Assim, a operadora de TV a cabo Net Serviços poderá fechar contrato com a Claro - ambas têm como controlador comum a América Móvel.

As duas mudanças feitas de última hora pelo conselho diretor não foram acatadas por unanimidade. Há dúvidas de que o impedimento para operadora virtual firmar contrato com mais de uma prestadora poderia limitar a competição. Já quanto à permissão para haver credenciamento de empresas coligadas, principalmente na fase de implementação, poderia ocorrer um incentivo às operadoras para oferecer condições privilegiadas para as companhias do mesmo grupo econômico em detrimento das demais empresas.

De início, a nova modalidade deve gerar apreensão entre as operadoras sobre a forma como os usuários irão lidar com a novidade. Além de bancos e redes de varejistas, também há a possibilidade de ser despertado interesse até mesmo de igrejas, clubes de futebol e representantes da indústria fonográfica.

Entre os exemplos bem-sucedidos usados como referência pela área técnica da Anatel está o da gravadora Virgin Records. A companhia se uniu às operadoras móveis para ofertar acesso à internet móvel associado aos serviços promocionais da própria empresa para atender o público jovem em diferentes países, incluindo Reino Unido, França, Estados Unidos e Índia.

Bancos e redes de varejo poderão oferecer serviço de telefonia celular, segundo Anatel

Parece que Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway estão fazendo de tudo para divulgar seu novo filme, "Love and The Other Drugs" (“Amor e Outras Drogas”). Para isso, vale até tirara a roupa! Foi o que a dupla fez na capa da revista "Entertainment Weekly".

Na tarde desta quarta-feira, 17, no programa de David Letterman, Jake acabou mostrando a publicação, e falando sobre as fotos.

- Demos um abraço na capa. No filme fazemos um pouco mais... Foi uma grande sessão de fotos, ela nos trouxe de volta ao ano passado, quando ficamos nus muito mais vezes juntos.

Anne acrescentou:
 
- Nós estávamos tão animados, que a revista nos elegeu! Ter a atenção de uma revista como a EW é muito emocionante - falou.
 
Na entrevista Jake ainda contou como foi fazer cenas de sxo no longa.
 
- É uma arte. É muito bem planejado, como um jogo de futebol: você deve apenas olhar e defender suas extremidades. - brincou. 

Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway posam nus para lançamento de filme

Rodrigo Santoro aproveitou um momento de folga para surfar na praia da Macumba. O galã esteve sozinho, nesta quinta-feira, e relaxou pegando altas ondas. Com uma camisa branca, justinha, Rodrigo mostrou sua excelente forma. Simpático, o ator acenou para o paparazzo quando percebeu que estava sendo fotografado.

Santoro poderá ser visto na série 'Afinal, o que querem as mulheres?', que vai ao ar às quintas-feiras às 23:30hs, na Globo, na qual interpreta ele mesmo.



Rodrigo Santoro surfando

Pouco mais de um mês após o nascimento das filhas gêmeas, Antônia e Sofia, Giovanna Antonelli contou que as pequenas estão lindas e que as meninas são tranquilas. Por conta disso, a atriz afirmou que já está pronta para uma próxima gravidez.

- Minha meta agora é trigêmeos!

Durante um evento na tarde desta quarta (17), em São Paulo, Giovanna falou como é a experiência de cuidar de duas crianças ao mesmo tempo.

- Confesso que a primeira semana foi bem turbulenta, pois a gente ainda estava se acostumando, elas a mim e eu a elas. Meu marido [o diretor Leonardo Nogueira] foi me acompanhar uma noite e demorou três para se recuperar. Mas também é o maior parceiro, já aprendeu a dar de mamar e a colocar para arrotar.

Além do marido, Giovanna conta também com uma ajuda para lá de especial: do pequeno Pietro, de cinco anos, fruto de seu primeiro casamento, com ator Murilo Benício.

- Ele está assim: "Mãe, vou lá ajudar no banho dessa e você cuida dessa aí, tá?". Quando elas estão chorando, eu falo: "Vai lá, tá chorando, conversa com elas". E ele fica: "Irmã, não chora! Banho é bom, pra você ficar cheirosa. Porque se você não ficar cheirosa ninguém vai te querer".

Giovanna também revelou que está amamentando as meninas e que essa é uma de suas maiores satisfações. Ela também contou que está cuidando de sua própria alimentação por conta disso.

- Faço tudo tão certinho... Me alimento certinho, não tomo nada por causa delas. Eu ouço tanta história de gente que acaba de ter bebê e não quer amamentar por causa de estética, vai e toma remédio para secar o leite. Fico arrasada!

Vida profissional

Sobre a vida profissional, Giovanna negou que estará na próxima novela de Miguel Falabella, Um Mundo Melhor, e disse que só vai pensar em voltar à ativa na televisão ou em outros projetos no ano que vem. Por enquanto, ela só quer paparicar suas filhinhas.

- Estou em um momento super licença-maternidade. Quero muito voltar a trabalhar, mas só no ano que vem. Prefiro ficar colada e me dedicar aos meus bichinhos todos. Viver intensamente este momento.

Giovanna Antonelli fala sobre gêmeas

O macarrão instantâneo, o famoso miojo, é o alimento com maior quantidade de sódio encontrada dentre os produtos industrializados mais consumidos no Brasil. Em média, um pacotinho de 85 g, preparado com tempero, chega a ter 2.721 mg da substância, mais do que o recomendado para um dia inteiro – o limite diário para o consumo de sódio é de 2.400 mg por pessoa, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mineral presente no sal, o sódio em excesso é apontado pelos médicos como o principal vilão da pressão alta, doença que tem relação direta com problemas como o AVC (acidente vascular cerebral) e infartos. Nos alimentos industrializados, a substância é usada para aumentar o prazo de validade.

A medição foi feita num estudo divulgado nesta quinta-feira (18) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que comparou a quantidade de sódio, açúcares e gorduras saturada e trans em diversos alimentos de várias marcas.

O miojo foi o alimento com a maior quantidade, seguido pelas carnes de frango empanadas (759 mg numa porção de 130 g) e pelos hambúrgueres bovino e de ave (567 mg em 80g e 525 mg em 80g, respectivamente).

A pesquisa mostrou ainda que o teor encontrado nos alimentos varia muito entre as marcas. No caso do miojo, foram analisados produtos de 12 fabricantes. A quantidade de sódio numa mesma porção, de 85 g, variou de 1.778 mg a 4.010 mg. Essa última marca, não revelada, coloca uma quantidade que representa 167% do que uma pessoa poderia consumir num dia.

A maior variação na quantidade de sódio foi encontrada na batata palha. Em 9 marcas analisadas, a diferença chegou a 14 vezes da menor (10 mg numa porção de 25g) à maior (139mg/25g). Em seguida vem o salgadinho de milho, com variação de 12,5 (29 mg a 176,5 mg, em uma porção de 25g).

Entre as bebidas, foi constatado que os refrigerantes de baixa caloria apresentam mais sódio que os comuns, que têm mais açúcar. Enquanto um refrigerante de cola "zero" tem 97 mg de sódio em 1 litro, o normal tem 54 mg.

Segundo Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa que apresentou o relatório, o objetivo da agência agora é reforçar a recomendação às indústrias pela diminuição das quantidades de sódio nos alimentos, já que muitas já conseguem obter teores menores com mais tecnologia.

- Quanto menos tecnologia, mais concentração. As maiores empresas estão todas estudando. Agora, nós não podemos matar a indústria nacional. Mas a população pode fazer sua escolha.

A divulgação do estudo pela Anvisa visa também conscientizar os consumidores sobre os excessos encontrados. A ideia é motivar as pessoas a consultarem os rótulos dos produtos, onde estão informadas as quantidades dos nutrientes. O estudo completo está disponível no site da agência.

Pesquisa da Anvisa mostra que miojo tem mais sódio que o recomendado

Um pequeno dispositivo implantado no céu da boca de vítimas de derrame pode aumentar as chances de uma recuperação completa sem sequelas, segundo estudo realizado no Instituto Neurológico Metodista em Houston, nos Estados Unidos.

O implante, ligeiramente maior que um grão de arroz, funciona estimulando os nervos do cérebro responsáveis por fazer os vasos sanguíneos se dilatarem. Como os vasos se expandem, eles permitem que mais sangue flua para a parte danificada do cérebro, contornando o coágulo que ocorreu por causa do derrame.

O mecanismo impede que o cérebro deixe de receber oxigênio por tanto tempo, que o deixa danificado para sempre.

Testes iniciais sugerem que o novo tratamento pode ser capaz de impedir os danos cerebrais se o dispositivo for implantado em até 24 horas após um AVC (acidente vascular cerebral). Os tratamentos atuais envolvem basicamente a injeção de drogas anticoagulantes no cérebro, mas só são plenamente eficazes se dadas três horas após o AVC.

O implante leva apenas 30 minutos para ser colocado e pode permanecer na boca por algumas horas ou semanas.

O novo dispositivo, desenvolvido pela empresa israelense BrainsGate, é inserido sob a pele do céu da boca e acionado por meio de impulsos elétricos leves no rosto e na boca.

Esses estímulos são captados pelo implante, que usa a energia para estimular um centro nervoso conhecido como gânglio esfeno-palatina, ou SPG, do cérebro. Entre outras funções, como o controle das glândulas que produzem lágrimas, a SPG também ajuda a controlar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Estimulando os nervos com uma leve corrente, eles enviam um sinal para os vasos sanguíneos dentro do crânio para ampliar e permitir que mais sangue passar.

Implante na boca impede vítima de derrame de sofrer danos no cérebro

A ex-supermodelo Cindy Crawford revelou que, pelo bem de seu casamento, tem uma reunião semanal com o marido na qual agendam suas relações sexuais, segundo publicou a edição digital da revista "Ladies Home Journal" nesta quinta-feira.

Cindy, de 44 anos, afirmou que marcar os encontros amorosos foi uma medida necessária para que o casal se mantivesse ativo na cama quando a "espontaneidade e a química" desaparecem por conta da rotina.

- Se você simplesmente espera que chegue o momento, vai passar por períodos de seca - afirmou a ex-top model, que defende que agendar as noites românticas e os dias de sexo realmente funciona. - Uma vez que se propõe a isso, você se compromete a cumprir o combinado, mesmo que não esteja no clima - relatou a mãe de dois filhos.

Cindy, casada com o empresário Rande Gerber há 12 anos, confessou que, para ela, a chave de seu relacionamento está na comunicação, apesar do marido ser mais reservado.

- Quando algo vai mal, gosto que as coisas sejam ditas. A filosofia de Rande é, 'se tudo vai bem, por que falar do assunto?' e 'se tudo vai mal, por que falar do assunto?'. Algumas vezes, ele diz que as relações não deveriam ser tão difíceis e eu pergunto:'O que você está falando?' - explicou.

- É muito fácil querer ser feliz o tempo todo, mas a felicidade não deveria ser um objetivo. É normal não se sentir feliz o tempo todo - declarou a ex-supermodelo.

Cindy Crawford faz reuniões com o marido para agendar relações sexuais

A decisão da editora Record de abandonar o prêmio Jabuti, anunciada na semana passada, chamou a atenção para o regulamento da festa, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Autores como Laurentino Gomes e Cristóvão Tezza, laureados em edições anteriores, defendem regras mais claras para a escolha do vencedor de Livro do Ano, entregue para “Leite Derramado” (Companhia das Letras), de Chico Buarque, que havia ficado em segundo lugar na categoria Romance na primeira fase do prêmio, atrás de "Se Eu Fechar os Olhos Agora" (Record), de Edney Silvestre. Contestada, a vitória motivou a criação de uma petição online, intitulada “Chico, devolve o Jabuti!”, com quase 6 mil assinaturas.

Em seu blog, Laurentino Gomes – autor do best-seller “1808”, ganhador do Jabuti de Melhor Livro-Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção, e “1822”, há dez semanas na lista dos mais vendidos – afirma que o afastamento da Record é ruim para a existência de um “mercado editorial ágil e vigoroso” no país e compara a situação ao impasse da revista Veja nos anos 1990 com os critérios de avaliação do prêmio Esso de Jornalismo. A revista decidiu não concorrer mais à premiação e o Esso, segundo ele, perdeu a relevância.

- É preciso evitar que isso se repita com o Jabuti - escreve. - A hora é de negociação e entendimento, não de confronto. A literatura brasileira merece esse esforço.

Criado em 1957, o Jabuti se tornou ao longo das décadas o prêmio mais prestigioso da literatura nacional. A partir de 1991, além do troféu por categorias, passou a entregar o prêmio de Livro do Ano de Ficção e, dois anos depois, também o Livro do Ano de Não-Ficção. A primeira fase da premiação conta com um júri de três especialistas por categoria – 21 no total, como Romance, Poesia, Tradução e Capa, por exemplo –, que distribuem os vencedores entre primeiro, segundo e terceiro lugar. Para Livro do Ano, todos eles concorrem, não só o primeiro colocado, e o ganhador é escolhido a partir dos votos dos associados da CBL, que envolve ainda entidades como o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL).

Na última década, ao menos em outras duas ocasiões o vencedor de Livro do Ano também não venceu em sua categoria original. Em 2004, Chico Buarque, terceiro colocado em Romance com “Budapeste”, foi o escolhido, enquanto “Mongólia”, de Bernardo de Carvalho, havia sido o eleito pelo júri. Em seu site oficial, a CBL cita a incongruência como um “fato curioso” na história da premiação. Em 2008, a mesma coisa aconteceu: Cristovão Tezza, que arrebatou a grande maioria dos prêmios literários da época com “O Filho Eterno”, inclusive o Jabuti na categoria Romance, viu o Livro do Ano nas mãos de Ignácio de Loyola Brandão, segundo lugar na categoria infantil com “O Menino que Vendia Palavras” – “Sei Por Ouvir Dizer”, de Bartolomeu Campos de Queirós, era o primeiro.

“Desrespeito” ao júri

Em entrevista, o presidente do Grupo Editorial Record, Sérgio Machado, admite que a primeira fase do prêmio é conferida por especialistas e a segunda, o Livro do Ano, representa, de certa forma, os empresários do setor. Machado, no entanto, não acredita no mérito de uma premiação assim, que, segundo ele, pelo número de votantes, favoreceria pessoas com maior capacidade midiática, caso de Chico. Além disso, duvida que os participantes tenham lido os concorrentes.

- Vocês estão dizendo que ‘Leite Derramado’ é melhor do que ‘Se Eu Fechar os Olhos Agora’? Quem leu, não achou.

Para o empresário, o objetivo de um prêmio literário é surpreender e revelar, “indicar o novo”, não aquilo que o leitor já conhece, e alfinetou mais uma vez os colegas e a CBL, afirmando que, se a ideia é contrariar os jurados, o Livro do Ano podia ser entregue a qualquer obra, não só aos finalistas da primeira fase.

- Se de fato o setor entende que os júris não são confiáveis, capacitados, então por que restringir a eleição aos três primeiros colocados? - pergunta. - Esse regulamento é desrespeitoso com os autores, que perdem, e o júri, que vê sua escolha técnica desautorizada publicamente.

Na opinião de Laurentino Gomes, uma solução justa, transparente e fácil de entender seria que só os ganhadores de cada categoria pudessem concorrer.

- Essa lista tríplice deixa um grau de relativismo sobre o que se está julgando, se qualidade literária, venda, nome do autor... Cria polêmica onde não deveria ter.

Por isso mesmo, Cristovão Tezza, embora receoso ( “tudo o que eu disser pode soar em defesa de causa própria”), defende regras claras para a premiação.

- É preciso critérios mais literários, objetivos. A marca Jabuti é um patrimônio brasileiro, de grande relevância, que às vezes deixa de ser por questões esdrúxulas, incompreensíveis para o leitor comum.

Política na premiação

O relativismo apontado por Laurentino tem destino certo na boca do presidente da Record: política. A carta assinada por ele falava em “critérios políticos” e "pequena política do setor livreiro-editorial". O primeiro ponto, segundo Machado, tem a ver com os gritos de “Dilma, Dilma” da plateia quando Chico Buarque, correligionário célebre, subiu ao palco da Sala São Paulo para receber o prêmio, no dia 04 de novembro.

Além disso, a ganhadora do Livro do Ano de Não-Ficção, a psicanalista Maria Rita Kehl, teve notoriedade na época da eleição por defender abertamente uma candidatura em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo.

- Isso me deu a sensação de que o prêmio tivesse se contaminado por valores políticos e não de conteúdo - diz Machado. - Nem estou alegando que tenha sido, mas da forma como está formulado, permite esse tipo de situação. Evidentemente não são critérios literários.

Já a "pequena política do setor livreiro-editorial" estaria relacionada a um eventual interesse de favorecer uma editora a outra, o que prejudicaria o autor.
 
- Isso tudo é possível dentro das regras atuais - continua Machado.

O protesto que motiva a petição online “Chico, devolve o Jabuti!” segue o mesmo raciocínio. A apresentação do abaixo assinado garante que ocorreu uma premiação política, e não literária.

- Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral? É uma lógica ou malandra ou asinina. Burros, eles não são. Então se trata mesmo de malandragem - diz o texto.

Para Laurentino Gomes, a devolução do Jabuti só pioraria as coisas.

- É mais ou menos como querer tirar o Tiririca do Congresso depois dele receber mais de um milhão de votos. Imagina, cassar o Jabuti do Chico, resolver no tapetão? É tornar o problema maior do que já é.

A Companhia das Letras, editora dos livros de Chico Buarque, não quis se manifestar.

“Chanchada” literária

O presidente da Record também não questiona o dono do prêmio – “Chico deveria ganhar até o Nobel” –, mas insiste na mudança das regras e explica que a decisão da editora de deixar o Jabuti pretende, no fundo, estimular um debate democrático.

- Levantei essa questão para que todo mundo possa discutir. Mesmo participante assíduo do prêmio, não fui lá apresentar sugestões porque parece uma ação de querer manipular.

Por isso, diz ter feito tudo com grande antecedência, para não prejudicar a próxima edição do Jabuti.

- A CBL não pode afirmar que está surpreendida, José Luís [Goldfarb, presidente da comissão do prêmio] reconhece que é muito cobrado.

Em comunicado, a CBL afirma que todos os participantes declaram conhecer as regras no ato da inscrição e que, ao longo de 52 anos, o Jabuti “sempre se pautou pela lisura e cumprimento de seu regulamento”. A entidade ainda atesta que os votantes de Livro do Ano de Ficção e Não-Ficção são “representantes do mercado editorial com profundo conhecimento do universo do livro e da literatura”. Mesmo assim, explica que os questionamentos sobre o regulamento serão debatidos pela comissão do prêmio na primeira reunião do Jabuti 2011.

Machado comemora, mas sustenta que a Record só voltará a disputar o Jabuti se ocorrer alguma mudança. Isso não significa, no entanto, que os próprios autores não possam se inscrever: o presidente da editora deixou essa possibilidade aberta, ou “facultativa”, como diz.

- Não posso obrigá-los, mas eles que peguem o dinheiro e façam a inscrição. Não quero financiar essa comédia, o que não quer dizer que a chanchada não possa continuar.

Prêmio Jabuti cria polêmica no meio literário

A chinesa Ming Li, de nove anos, caminhava para a escola quando teve sua mão esquerda decepada ao ser atropelada por um trator. Os médicos chineses acreditaram que a mão poderia ser salva, mas o braço estava muito machucado para que o implante fosse feito com sucesso. Para que os tecidos da mão não morressem, os médicos enxertaram o órgão em uma das pernas da garota.

A mão de Ming Li só foi implantada de volta em seu braço três meses após o acidente, quandos os médicos avaliaram o tecido não sofreria rejeição por causa do ferimento.

O médico Hou Jianxi, porta-voz do hospital de Zhengzhou, local do acidente, afirma que o transplante da mão de volta para o braço foi bem sucedido. "Quando ela chegou ao hospital, a mão estava completamente fora de seu braço. Era muito assustador", disse ele, em entrevista ao jornal Zhoukou Evening Post.

Segundo o médico, citado em reportagem do Orange News, ela já consegue mexer o pulso e o sangue voltou a circular normalmente no braço e na mão.

- Com a terapia e mais algumas cirurgias de reparação, Ming Li será capaz de fazer a maioria das atividades sem problemas - disse Jianxi.

Médicos enxertam mão de garota na perna para futuro transplante


Depois de alguns episódios de violência contra homossexuais no Rio de Janeiro e em São Paulo, uma onda pelo respeito às diferenças invadiu o Twitter. A tag #homofobiaNAO dominou os Trending Topics, espaço das expressões mais citadas no twitter mundial, por várias vezes durante esta semana. Mas uma outra manifestação vem provocando reações de grupos pelos direitos dos homossexuais e seus simpatizantes: o perfil @HomofobiaSIM, que já tinha mais de 15 mil seguidores até o momento da publicação desta reportagem.

A conta anônima do microblog se diz "pela moral e família" e culpa os homossexuais pela disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Criada há 18 horas, já tem 82 mensagens polêmicas publicadas.

Para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, o dono do perfil deve sofrer as consequências legais pelo que diz.

- Qualquer movimento que pregue ideologia fascista contra grupos deve ser combatido de todas as formas. Nenhum movimento tem o direito de pregar violência contra ninguém.

Outros usuários do Twitter também estão se manifestando. O perfil @CasamentoGayBR divulgou a página @ HomofobiaSIM e pede a outros usuários que a reportem como lixo eletrônico para que seja excluída de vez do site.

- Os usuários que se sentirem ofendidos podem enviar uma mensagem à administração do Twitter para que ele avalie e remova o perfil ou ainda solicitar o endereço de IP dele - diz o advogado especializado em direito digital, Victor Haikal, do escritório PPP Advogados.

O que é crime?

O direito penal não prevê o crime de discriminação por orientação sexual, apenas por outros motivos, como religião e nacionalidade.
 
- Existe um projeto de lei de 2006, o PLC 122, que inclui o preconceito de origem sexual na categoria de crime, mas ele não está em vigor - explica Haikal.

Um dos tweets do perfil que está sendo criticado por grupos de direitos humanos chega a incitar a violência.

- Quando existir uma mensagem de uma pessoa ameaçando outra de morte, espancamento ou outra violência, é um crime. Neste caso específico, de fazer apologia ao crime de homicídio - afirma o advogado.

O @HomofobiaSIM se assume como "um homem de verdade, um macho alfa, se levanta contra a ditadura esquerdista e gayzista (sic) neste país". Além das frases contra os homossexuais, o dono – ou dona – do perfil diz apoiar a violência contra mulheres; ser eugenista, a favor da miscigenação com "raças boas" e preferir as mulheres orientais, porque as brasileiras estão corrompidas.

Alguns usuários do site criticam publicamente o @HomofobiaSIM e até chegam a ameaçá-lo de morte. Mas outros – repare que ele conta com quase 16 mil seguidores – enviam mensagens de apoio. Quem se sentir lesado ou ofendido com comentários, posts ou publicações na internet pode prestar queixa contra o autor do perfil.

Para fazer a denúncia, basta um print com a tela do twitter mostrando exatamente onde ocorre o crime.

- Para garantir a autenticidade – hoje qualquer um pode forjar um print – o ideal é fazer uma ata notarial em cartório, onde um tabelião reconhece se o que está no papel é o mesmo na tela do computador - afirma Haikal.

A Associação Civil SaferNet recebe e encaminha a órgãos competentes denuncias de violações aos direitos humanos cometidos na Internet, como homofobia, racismo e xenofobia, pelo site www.safernet.org.br/site/denunciar . Você também pode procurar diretamente as Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos.

Entre críticos e apoiadores, o perfil polêmico continua no ar.

Twitter tem perfil que incita violência contra gays

Mais um peão deixou “A Fazenda 3” na noite desta quinta-feira (18). Viola foi eliminado com 76% dos votos – um recorde de rejeição, deixando os 72% de Tico Santa Cruz em segundo lugar no ranking dos “menos queridos” pelo público.

O jogador de futebol disputava a permanência no reality show com Andressa Soares, a Mulher Melancia, e Janaina Jacobina. A primeira a ser salva foi a dançarina, que sorridente, foi recepcionada aos pulos por Ana Carolina Dias assim que retornou ao confinamento.

Depois, Janaina e Viola se enfrentavam para saber quem ia embora e quem ficava. Vale lembrar que os dois tiveram intensas discussões e brigas nas últimas duas semanas, com direito a apelidos como "manipulador mental" e "traidora".

Fora da competição por R$ 2 milhões e eliminado bem próximo ao dia da disputa das equipes por R$ 500 mil, Viola acha que sua saída do reality show foi por conta de seu desentendimento com Janaina.

- É difícil falar porque eu não sei o que acontece aqui fora. Acho que saí pelo atrito que tive com a Janaina. Mas o que me deixa mais triste é que foi por culpa dela mesma - avaliou.

Quando Janaina voltou à sede, o único peão que a abraçou foi Carlos Carrasco. Depois, a loira cumprimentou a todos com um abraço e com um sorriso de orelha a orelha, demonstrando que achava que não ia continuar no reality show.

Trajetória

A passagem de Viola pela “A Fazenda 3” foi marcada por muitas polêmicas. Sua participação no jogo, como um estrategista, foi iniciada assim que Sérgio Mallandro deixou o reality show. O jogador de futebol tomou as rédeas da Equipe Avestruz, composta até então por ele, Piu-Piu, Daniel Bueno e Janaina Jacobina.

Como o “líder” do grupo, Viola sempre destacou suas opiniões dentro da equipe, e influenciou, de certa forma, as votações de seus companheiros. Como ele mesmo dizia, seus votos e do Avestruz não passavam de “estratégia de jogo”.

Em meio a votações e reuniões com os integrantes do “Avestruz”, Viola sempre foi flagrado fofocando sobre alguns de seus colegas de confinamento. Ele teve pequenas discordâncias com Sérgio Abreu, Luiza Gottschalk, Dudu Pelizzari.

Porém, não só de brigas sua participação foi marcada. Viola sempre foi muito brincalhão com os companheiros de confinamento, principalmente com a Mulher Melancia. Ele adorava brincar com a dançarina em relação ao tamanho de seu bumbum.

Além disso, o jogador se mostrava bastante hábil nas danças com o assunto era festa. Sem ingerir uma gota de álcool, Viola se divertia e divertia a todos com suas brincadeiras.

Já nas últimas semanas, Viola se mostrou um jogador nato e ficou bem irritado com as atitudes de Janaina. Tudo começou quando a loira foi apontada por Dudu, já eliminado, de ter escrito um bilhete para ele e colocado no banheiro. Depois dessa revelação, Viola e Daniel também contaram para os outros participantes que Janaina escreveu mais bilhetes para eles.

Com a negativa de Janaina, Viola ficou irritado com a peoa. Mas as desavenças entre os dois não acabaram por aí, não. Janaina se voltou contra a própria equipe, Avestruz, e resolveu deixar claro que não gostava das atitudes de Viola dentro da atração: como combinação de votos, estratégias, e segundo ela, “a esfregação que o jogador fica com Andressa Soares, a Mulher Melancia”.

Na últimas duas “Roças”, Janaina e Viola discutiram nos intervalos da transmissão ao vivo do reality show, e o jogador de futebol vira e mexe chamava a loira de “traidora”.

Viola deixa 'A Fazenda' com recorde de rejeição

Demi Lovato tenha pedido para passar o feriado de Dia de Ação de Graças em casa com seus pais, a autorização foi negada. A cantora aproveitará o feriado na clínica de reabilitação, onde atualmente está sendo tratada de problemas emocionais e psicológicos.

- Ela continua comprometida em primeiro lugar com seu tratamento. Demi já fez grandes progressos mas ela entende que precisa de mais tempo. Seus pais irão ficar o feriado ao seu lado - revelou um representante da estrela à revista "People".

Demi, que pretende sair da clínica antes do final de novembro, não quer retornar ao trabalho imediatamente. A Disney, empresa para qual trabalha, deseja que ela volte a gravar a sua série “Sonny With a Chance” no início do ano, mas não a pressionará até que esteja pronta, tendo, até mesmo, colocado na prateleira planos de fazer um novo álbum da cantora antes que ela esteja bem.

- Há muitas pessoas que nunca ouviram falar na Demi Lovato, mas se ela se sair bem dessa, será muito melhor e mais forte no futuro - afirmou a fonte.

Demi Lovato passrá feriado em clinica de reabilitação

Um jovem britânico que sofre de uma síndrome rara que provoca o desfiguramento do rosto está chamando atenção para o drama dos portadores da condição

Jono Lancaster, de 26 anos, nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que afeta um em cada dez mil bebês na Grã-Bretanha, e contou sua história de sofrimento e superação em um documentário da BBC, "Love Me, Love My Face" ("Ame-me, ame minha face").

Jono, que foi dado para adoção pelos pais com 36 horas de vida, sofre de um problema genético que afeta a forma com que os ossos da face se desenvolvem enquanto o bebê ainda está no útero.

A síndrome de Treacher Collins faz com que seus portadores não tenham ossos malares, consequentemente os olhos ficam caídos. Jono também tem problemas de audição e usa um aparelho implantado em seu osso.

O jovem britânico teve de passar por várias cirurgias, consultas em hospitais e, apesar de hoje estar feliz com seu emprego e sua namorada, Jono sofreu de depressão durante a adolescência.

- Eu era desesperado para ter amigos, eu fazia qualquer coisa. Eu não tinha confiança, comprava muitos doces e entregava para outras crianças, para que elas gostassem de mim. Acabei fazendo muitas coisas estúpidas, para que as pessoas falassem a meu respeito por uma razão que não fosse a minha aparência -disse à BBC.

Mãe adotiva

Jono foi adotado e seus problemas de comportamento na escola pioravam. No entanto, ele afirma que apenas ficava cada vez mais solitário.

- Eu costumava esconder minha infelicidade de minha mãe. Ela já tinha feito tanto por mim - disse.

O jovem se isolava em casa e chegava a cortar o próprio cabelo para não ter que se olhar no espelho em um local público. No entanto, sua vida começou a mudar quando recebeu uma oferta de emprego em um bar.

- Eu suava muito antes de cada turno de trabalho, ficava muito nervoso, com medo da reação das pessoas. - confessa - Não foi fácil, mas, ao mesmo tempo, encontrei tantas pessoas legais que ficaram verdadeiramente interessadas em mim e no meu rosto.

O novo emprego deu a Jono confiança para começar a ir em encontros com garotas e arrumar um novo trabalho, em uma academia de ginástica.

E, no novo emprego, o jovem encontrou Laura Richardson, 20, sua namorada há quatro anos.

- Ela disse que, quando me viu pela primeira vez, notou meu rosto, mas agora ela não nota mais. Foi a primeira vez que consegui ser eu mesmo com uma garota.

Jono encontrou sua namorada na academia de ginástica onde trabalha

- E olhe para nós, quatro anos depois, compramos uma casa juntos (...). Estamos completamente apaixonados.

Pais biológicos

Em 2009, Jono tentou entrar em contato com seus pais biológicos pela segunda vez.

- Era algo que eu sempre quis fazer. Quando era adolescente, eu estava com raiva e queria encontrá-los pela razão errada, para perguntar porque eles me abandonaram. Mas, ao ficar mais maduro, percebi que eles obviamente acharam que não dariam conta.

No entanto, os pais biológicos de Jono se recusaram novamente a encontrá-lo.

- Foi horrível, horrível. Chorei muito. Mas me acertei com isso. Deve ter sido uma das decisões mais difíceis da vida deles.

O jovem descobriu que a família teve outros dois filhos depois dele.

- Fico feliz que eles tenham uma família. Estou feliz e espero que eles estejam também - afirmou.

Ajuda e filhos

Jono, que hoje trabalha com adultos que sofrem de autismo, afirma que quer que as pessoas tenham mais informações a respeito da síndrome de Treacher Collins e como lidar com o problema.

- O que realmente me deixa frustrado e me preocupa é quando uma criança em um supermercado me encara e a mãe dela fala para não olhar. - disse o rapaz - Eu queria que eles viessem falar comigo então eu poderia falar sobre o problema, para que tudo parecesse mais normal.

O jovem também quer ajudar outras famílias em situação parecida com a dele. Mas, Jono ainda tem outra preocupação, a possibilidade de que seu filho herde o problema.

Apesar de a síndrome Treacher Collins ser um problema genético raro que pode afetar qualquer pessoa, as chances de Jono passar o problema para seus filhos são de 50%. E o jovem se pergunta se poderá expor seu filho à possibilidade de 'operações, consultas no hospital e bullying'.

- Eu fico imaginando, me deixa louco. Ainda somos jovens, ainda há muito tempo, mas é algo que eu e Laura teremos que pensar em algum momento.

Médicos perguntaram a Jono se ele gostaria de fazer alguma cirurgia para corrigir seu problema, mas ele se recusou.

- Médicos sempre me perguntaram se eu queria a cirurgia... a construção dos ossos malares, ter meus dentes endireitados ou minha mandíbula quebrada e realinhada, mas apesar da minha depressão, eu penso 'Deus me fez assim' - afirmou. - Fico feliz de não ter escolhido nada disso. Tenho orgulho de quem sou. E (a síndrome de) Treacher Collins me transformou no que sou.

Britânico com rosto desfigurado quer chamar atenção para sindrome rara

Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do Pânico na TV, da RedeTV!, está rindo à toa. O humorista esteve com seu advogado, Sylvio Guerra, no Rio, nesta quinta-feira (18), para receber no Banco do Brasil do Tribunal de Justiça R$ 44.670 relativos à indenização pelo soco na orelha que levou do cantor Netinho de Paula, durante o Troféu Raça Negra, em novembro de 2005.

Scarpa pretende doar parte do dinheiro que recebeu para a APAE de Itanhandu, sua cidade natal, no sul de Minas Gerais.

Vesgo recebe R$ 44mil por agrassão de Netinho