MENU

sábado, 12 de março de 2011

Muitos torcedores costumam dizer que o Engenhão ainda não conseguiu agradá-los. Outros afirmam que o Campeonato Carioca só esquenta na fase semifinal e, por isso, deixam para comparecer ao estádio apenas em decisões. Mas, mesmo com opiniões distintas, um aspecto não se discute: a relevância de um Fla-Flu.

Neste domingo, os dois clubes se enfrentam, às 18h30, no Engenhão, em partida válida pela 3ª rodada da Taça Rio, mais um capítulo da eterna rivalidade. Se o torcedor possui alguma dúvida sobre comparecer, ou não, ao estádio, pode tomar a decisão ajudado pelo quadro ao lado.

O clássico terá diversos atrativos. Desde duelos entre treinadores, passando por goleiros, laterais, torcidas, até chegar ao primeiro reencontro de Thiago Neves e Emerson com seus ex-clubes, além do primeiro Fla-Flu do astro Ronaldinho.

- A torcida do Flamengo é sem comparação e tenho a certeza absoluta de que ela irá ao Engenhão e nos apoiará até o final do clássico. É um jogo muito bom para o torcedor. As duas equipes têm jogadores de qualidade, treinadores que estão entre os melhores do Brasil. Tudo isso motiva muito em um jogo como este - afirmou Ronaldinho.

Do lado tricolor, o lateral-direito Mariano ressaltou o primeiro clássico do clube contra o astro rubro-negro. Para ele, um fator a mais para o Engenhão receber um grande público e também um combustível para o Fluminense conseguir o resultado positivo.

- Este Fla-Flu será um clássico diferente. Sabemos disso porque o Ronaldinho Gaúcho vai participar e será o primeiro Fla-Flu da carreira dele. Certamente terá um público grande com muita gente da imprensa também. Nós queremos vencer este clássico por ter um jogador (Ronaldinho) com um currículo muito bom. É importante - comentou o camisa 2 das Laranjeiras.

Protagonista de mais um duelo particular na partida, o técnico Muricy Ramalho, do Fluminense, não deixou de elogiar o trabalho de Vanderlei Luxemburgo, comandante do Flamengo. O treinador tricolor acredita que jogos deste nível fazem a diferença em uma competição.

- Faço o meu trabalho e respeito todos os técnicos que têm a capacidade de comandar grandes equipes. Uns ganham mais títulos do que outros e será muito bom ter o Vanderlei Luxemburgo do outro lado, ele é um grande treinador. Vanderlei é um cara bem preparado, muito inteligente, muito organizado fora e dentro do campo, além de haver um grande respeito entre nós - disse Muricy.

Um dos aspectos importantes do clássico deve ser a provocação entre as torcidas direcionadas para Thiago Neves e Emerson. Durante a semana, Thiago Neves depositou na torcida rubro-negra a confiança para “abafar” possíveis tricolores mais exaltados. Fato que se repetirá do lado rubro-negro contra o atacante Emerson.

Ao que tudo indica, Flamengo e Fluminense farão um clássico emocionante no Engenhão. Se a "casa" estiver cheia, o clima será o mesmo que jogadores e treinadores idealizam durante os dias que antecedem o jogo. Assim, a disputa e o clima de decisão ganharão ainda mais importância em novo domingo de Fla-Flu na Cidade Maravilhosa.

MOTIVOS PARA O TORCEDOR IR AO JOGO


Muricy Ramalho x Vanderlei Luxemburgo: Juntos, eles têm nove títulos brasileiros, sendo quatro do técnico tricolor e cinco do rubro-negro

Darío Conca x Ronaldinho Gaúcho: Ambos são ídolos das suas torcidas e contam com a confiança de seus treinadores

Emerson x Thiago Neves: Pela primeira vez Emerson vai enfrentar o Flamengo, assim como Thiago Neves contra o Fluminense

Ricardo Berna x Felipe: Os dois goleiros vivem ótimas fases e são absolutos com a camisa 1

Clássico: É um dos mais tradicionais do Brasil, disputado desde 1912

Rivalidade: O Fluminense tenta acabar com a invencilidade do Flamengo na temporada e ganhar ânimo para a Libertadores. O Flamengo, por sua vez, além de continuar invicto, busca aumentar a crise do Tricolor

Duelo no Engenhão: Na única vez que se enfrentaram no estádio, um show de gols no empate em 3 a 3, pelo Brasileiro de 2010

Invencibiidades: Desde que retornou ao Flamengo, Vanderlei Luxemburgo ainda não perdeu um clássico. Muricy Ramalho, pelo Fluminense, também não foi derrotado pelo Rubro-Negro

Mariano x Leonardo Moura: Os dois laterais são boas opções pelo lado direito. O clássico pode ser decidido por um camisa 2

Títulos no Engenhão: As duas únicas conquistas do estádio, até o momento, são de Fla e Flu. O Rubro-Negro faturou a Taça Guanabara deste ano, enquanto o Tricolor foi campeão brasileiro de 2010.

Torcedores tem vários motivos para ver Fla-Flu neste domingo

A equipe do filme "Faroeste caboclo", adaptação para o cinema da música homônima do Legião Urbana, divulgou na internet o primeiro vídeo oficial sobre a produção. As imagens mostram a pesquisa de locações para o longa-metragem nos arredores de Brasília. Assista ao vídeo.

O vídeo foi feito durante os dez dias que as equipes de direção, produção, fotografia e direção de arte do longa-metragem passaram visitando bairros de Brasília e localidades próximas e decidindo onde as cenas serão rodadas. Eles buscam cenários reais que se encaixem na história narrada por Renato Russo na letra da canção. As filmagens terão início ainda em 2011.

"Faroeste caboclo" conta a saga de João do Santo Cristo, que deixa Salvador em busca de uma vida melhor e vai para Brasília, onde acaba se envolvendo no tráfico de drogas. Nesse contexto, ele conhece Maria Lúcia e se apaixona. Mas o amor deles é ameaçado por sua disputa com Jeremias, um outro traficante da área. Os atores Fabrício Boliveira e Isis Valverde serão os protagonistas.

A música virou roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus". O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no segundo semestre de 2011.

A canção "Faroeste caboclo" foi composta em 1979, na fase da carreira de Renato Russo conhecida como "trovador solitário", mas acabou fazendo sucesso ao ser incluída no disco "Que país é este", lançado pelo Legião Urbana de 1987.


Produção do filme 'Faroeste caboclo' tem primeiro vídeo oficial divulgado

O estúdio Sony Pictures divulgou nesta sexta-feira (11) o primeiro trailer oficial do filme "The Smurfs", adaptação em 3D do desenho animado. Assista ao vídeo.

O vídeo mostra um grupo de Smurfs invadindo o lar de um casal, interpretado por Neil Patrick Harris e Jayma Mays. As imagens também revelam a Smurfete imitando Marilyn Monroe e sequências em que os Smurfs sobrevoam Nova York e vão ao Central Park.

No produção, que chega aos cinemas brasileiros dia 12 de agosto, o malvado mago Gargamel persegue os pequenos Smurfs fora da vila. Na fuga, eles saem de seu mundo mágico e vão parar direto no Central Park, em Nova York. Presos na cidade, os Smurfs lutarão para achar o caminho de volta para a vila, antes que Gargamel os encontre.

Dirigida por Raja Gosnell (de "Scooby-Do"), o longa-metragem terá participação da cantora Katy Perry, que vai dublar a personagem Smurfete.


Estúdio divulga vídeo do filme dos Smurfs

A editora espanhola La Fábrica recuperou quase 50 anos de história musical em torno da figura de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones, com uma recopilação de 72 retratos tirados desde os anos 1960 por grandes artistas como Annie Leibovitz, Andy Warhol e o músico Bryan Adams.


"Mick Jagger. O livro de fotos" começa com a imagem que Harry Goodwin, fotógrafo do programa "Top of the Pops" da "BBC", tirou do cantor no anos 1964 em Manchester, ano no qual foi editado "The Rolling Stones", primeiro álbum da banda.

A explosão do rock e o abandono dos artistas nos anos 1970, o dinamismo dos 1980 e as cuidadas produções herdadas do mundo da moda dos anos 1990 ficam patentes nesta obra, que culmina com os cada vez mais esporádicos retratos de Jagger na primeira década do século XXI.

François Hebel, diretor do centro Les Rencontres d'Arles e responsável pela exposição que deu lugar a esta obra, escreve que "ir à frente do mero registro deste personagem de grande intensidade dramática é o verdadeiro desafio que os fotógrafos levam 50 anos acometendo".

Cecil Beaton, Anton Corbijn, Peter Lindbergh e Karl Lagerfeld são alguns dos nomes incluídos na lista de 36 fotógrafos que imortalizaram este cantor de inconfundível fisionomia em sua faceta fashion, de estrela do rock sem pudor ou como felino selvagem.

Livro resume com 76 fotos de grandes fotógrafos a carreira de Mick Jagger

'PASSE LIVRE'
(Hall pass)

EUA, 2011 / Comédia
Direção: Bobby e Peter Farrelly
Elenco: Owen Wilson, Christina Applegate, Amanda Bynes.

Crítica: Rick e Fred, na meia-idade, comportam-se como adolescentes bobíssimos. Estão em plena efervescência da curiosidade sexual, como se tivessem 14 anos. Fred, aliás, costuma dar vazão à sua sexualidade frustrada sozinho no automóvel - apenas uma das situações escatológicas vistas aqui e que correspondem ao mais puro estilo dos irmãos Farrelly, que já viveram dias melhores nos tempos de 'Quem vai ficar com Mary' (1998).

A fissura dos dois maridos é tanta que eles acabam conseguindo das esposas um passe livre de uma semana, para fazer o que bem entenderem. Contra a sua própria expectativa, as duas esposas começam a se dar bem na semana livre - e elas bem o merecem. Aí, o filme encrenca, porque falta coragem para ir até o fim das travessuras extraconjugais de todos os envolvidos.

Aliás, não falta só coragem. Falta originalidade, frescor, até mais liberdade. Owen Wilson é claramente um ator capaz de ir mais longe neste universo, bem como Christina Applegate. Mas ambos parecem travados pelas premissas de uma história, afinal, empenhada num bom-mocismo piegas, duro de aguentar. (Neusa Barbosa, do Cineweb)

--------------------------------------------------------------------------------

'RESTREPO'

EUA, 2010 / Documentário
Direção: Sebastian Junger e Tim Hetherington

Crítica: Indicado ao Oscar de documentário 2011, 'Restrepo' é mais um capítulo do cinema a sangue quente dos campos de batalha. Uma das primeiras sensações que desperta é a de estar no próprio front, ao lado dos jovens soldados norte-americanos destacados para o inóspito vale Korengal, no Afeganistão. Com uma câmera sempre instalada no meio deles, quase se pode sentir as balas voando perto do próprio rosto.

O filme acompanha um ano da missão militar no Korengal, que foi descrito como o lugar mais perigoso do mundo. Em todo caso, na hora e meia da projeção, não faltam motivos para acreditar no epíteto.

Sem conseguir ver onde se escondem seus inimigos, os norte-americanos são, muitas vezes, alvos de fogo cruzado. Eles sabem que não têm nenhuma vantagem sobre aqueles que conhecem o terreno e contam com a solidariedade dos escassos moradores da região.
--------------------------------------------------------------------------------


'CORPOS CELESTES'

Brasil, 2011 / Drama
Direção: Marcos Jorge e Fernando Severo
Elenco: Dalton Vigh, Rodrigo Cornelsen, Carolina Holanda.

Crítica: 'Corpos Celestes' é uma espécie de óvni no cinema brasileiro - e isso é um elogio. Numa época em que a mesmice destinada ao consumo em massa tende a imperar, o filme tenta fazer algo diferente, ser criativo. Se consegue sempre, é outra questão.

É uma história intimista de tons existencialistas, que transita do drama à fantasia. Ao centro estão dois momentos da vida de Francisco - interpretado por Dalton Vigh quando adulto. A frase 'a criança é o pai do homem', tornada célebre por Machado de Assis, serve perfeitamente neste caso, uma vez que, na segunda parte, com o personagem já crescido, reverberam momentos e ações de sua infância. Foi nessa fase que ele entrou em contato com a astronomia, ao conhecer um norte-americano que morava na sua cidadezinha.

O filme, no entanto, nunca carrega as tintas, não colocando excessiva ênfase em suas metáforas. Ao contrário, a trama vai se abrindo de forma sutil. Embora nem sempre tudo funcione a contento, o lirismo da primeira parte -- que parece dialogar diretamente com o antigo cinema italiano -- é redentor. Assim como o visual, repleto de efeitos especiais que nunca parecem exagerados ou artificiais.

--------------------------------------------------------------------------------


'EM UM MUNDO MELHOR'
(In a better world)

Dinamarca, 2010 / Drama
Direção: Susanne Bier
Elenco: Mikael Persbrandt, Ulrich Thomsen.

Crítica: Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, o dinamarquês 'Em um mundo melhor' faz um paralelo entre dois países: Dinamarca e Quênia. Anton é um médico dinamarquês que viaja frequentemente à África para cuidar de mulheres que foram brutalmente atacadas por um chefão local. Em casa, ele tenta recuperar o amor de sua mulher, Marianne, e a confiança do filho, Elias.

A outra família é a de Claus (Ulrich Thomsen), viúvo e pai omisso que volta da Inglaterra para a Dinamarca com o filho pequeno, Christian (William Johnk Nielsen), depois da morte da mãe do menino. A vida dos dois garotos vão se cruzar quando Elias é humilhado por outro menino na escola e Christian decide tomar as dores.

A diretora arma uma história moralizante cujo questionamento maior é: devemos oferecer a outra face para o inimigo? A resposta, como é de se esperar, não é simples e envolve muita discussão -- mas o filme é um tanto simplista em sua resolução, exagerando nas manipulações emocionais e narrativas. A ideia vendida por 'Em um mundo melhor' é que as pessoas retribuirão, tanto o bem, quanto mal, na mesma moeda. Então, por que não fazer apenas o bem? Num mundo ideal, isso seria perfeito -- mas o nosso está muito longe disso.

--------------------------------------------------------------------------------


'MISTÉRIO DA RUA 7'
(Vanishing on 7th Street)

EUA, 2010 / Suspense
Direção: Brad Anderson
Elenco: John Leguizamo, Hayden Christensen, Thandie Newton.
Sinopse: Após um misterioso apagão, a maior parte da população da cidade desaparece. Três sobreviventes ficam presos dentro de uma taberna e tentam descobrir o que está acontecendo.
--------------------------------------------------------------------------------


'DOCE VINGANÇA'
(I spit on your grave)

EUA 2010 / Terror
Direção: Steven R. Monroe
Elenco: Sarah Butler, Chad Lindberg, Tracey Walter, Daniel Franzese.
Sinopse: Uma jovem escritora é estuprada durante suas férias. Agora ela busca vingança contra seus agressores.

Veja as estréias do cinema

O casal David e Victoria Beckham está esperando uma menina, garantindo uma nova emoção à família, que já conta com três garotos.

O casal anunciou em janeiro que teria outro filho, e nesta sexta-feira (11), num treino do clube de futebol Los Angeles Galaxy, onde o inglês joga, o orgulhoso papai disse que o novo bebê chegará de rosa, de acordo com o canal esportivo de TV ESPN.

- Obviamente somos muito sortudos de estarmos esperando um bebê de novo e esta é a primeira vez que vou dizer: é uma menina - contou Beckham.

O meio-campista de 35 anos e sua esposa, ex-Spice Girl e agora estilista, de 36, já são pais de Brooklyn, 12, Romeo, 8, e Cruz, 6. A menina deve nascer em julho.

David e Victoria Beckham esperam uma menina


Vazou nesta sexta-feira (11) "Femme fatale", novo álbum de Britney Spears, cujo lançamento oficial está marcado para 29 de março. O trabalho é o sétimo de estúdio da cantora pop, que passou os últimos meses divulgando pequenos trechos do CD na internet, principalmente em sua conta do Twitter.

"Femme fatale" tem produção de Dr. Luke, que tem em seu currículo discos de Ke$ha e Katy Perry, além de ter trabalhado com Britney em "Circus". O time de produtores do Xenomania, que já fez parcerias com Kylie, Cher e Pet Shop Boys, também assina a sua produção.

Britney descreveu o álbum, com forte influência da música eletrônica, como "perigoso, mas ainda misterioso. Sexy, mas ainda forte".

Confira abaixo quais são as músicas de "Femme fatale":

1) "Til the world ends"
2) "Hold it against me"
3) "Inside out"
4) "I wanna go"
5) "How I roll"
6) "(Drop dead) Beautiful", feat. Sabi
7) "Seal with a kiss"
8) "Big bass", feat. will.i.am
9) "Trouble for me"
10) "Trip to your heart"
11) "Gasoline"
12) "Criminal"

Novo álbum de Britney Spears vaza na internet

Jonatas Santos Brandão, de 14 anos, morreu hoje no Hospital de Base. O rapaz foi espancado por moradores do Recanto das Emas após participar de um assalto a um grupo de ciclistas e balear Claudiomiro de Oliveira, de 40 anos. O adolescente estava internado em estado grave no Hospital de Base há três dias, com traumatismo craniano e afundamento no tórax.

Ao todo, três adolescentes participaram do assalto. Ontem, um deles se entregou na delegacia, prestou depoimento e foi liberado. O rapaz estava com a bicicleta da vítima.

No dia do assalto, terça-feira de carnaval, 13 ciclistas voltavam de uma trilha quando foram abordados pelos menores. Jonatas estava armado e anunciou o assalto. Claudiomiro reagiu, levou dois tiros e morreu na hora.

Adolescente que matou ciclista em Brasilia morre em hospital

A Polícia Civil de Osório, na região metropolitana de Porto Alegre, prendeu na sexta-feira (11) um policial militar suspeito de ter assassinado a tiros o boxeador Tairone da Silva, de 17 anos, por volta das 13h de sexta-feira durante uma discussão. Silva tornou-se em 2010 campeão brasileiro da categoria de cadetes (de 15 a 16 anos), em que competia, conforme a Confederação Brasileira de Boxe.

Segundo o delegado Celso Ferri, que investiga o caso, o policial teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após o depoimento de várias testemunhas, inclusive o treinador de Silva, ter afirmando que o boxeador “era ameaçado” pelo policial.

- Colhi laudos e depoimentos testemunhais que provam que o policial atirou para matar. A alegação do policial é de que houve uma troca de ameaças entre os dois e que quando se encontraram, em frente à casa da mãe de Silva, começaram a brigar, houve luta corporal e ele disparou - disse o delegado.

Ferri diz que dois tiros acertaram o boxeador. A arma usada pelo policial no crime é a pistola oficial que ele usa na Brigada Militar gaúcha, onde trabalha há quatro anos, conforme o delegado.

O policial está preso no quartel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O boxeador foi enterrado às 11 horas deste sábado (12) no Cemitério Municipal de Osório, segundo a Polícia Civil.

- Não posso dizer que o assassinato foi premeditado, mas que o policial já tinha intenções de matá-lo. O menino (o boxeador) estava tendo destaque na cidade pelas competições e o policial tinha ciúmes dele. Eles não se entendiam e frequentemente trocavam ofensas - afirmou o delegado.

Em nota, a Confederação Brasileira de Boxe lamentou a morte de Silva.

- O Brasil perde mais que um atleta de futuro que tinha o sonho de se tornar um grande boxeador e participar dos Jogos Olímpicos de 2016. Deixa a saudade de um grande companheiro dos colegas do esporte e a imagem de correção e educação dentro e fora do boxe - diz o texto.

Veja a íntegra da nota

"O esporte nacional acordou de luto neste sábado. Na tarde de sexta-feira, o boxeador brasileiro Tairone Silva foi assassinado quando dirigia-se à casa da mãe para uma visita, em Osório, Rio Grande do Sul.

Tairone tornou-se, em 2010, campeão brasileiro de cadetes (15/16 anos). Mais que isso, o boxeador foi escolhido o melhor atleta daquela competição, independentemente da categoria de peso.

Em fevereiro de 2011 teve seu talento reconhecido internacionalmente ao ser um dos boxeadores brasileiros que representou o país no Campeonato Internacional de Boxeo Verano de Iquique 2011, realizado em Iquique, Chile. Retornou ao Brasil com o título de campeão daquela competição na categoria 75 kg.

O Brasil perde mais que um atleta de futuro que tinha o sonho de se tornar um grande boxeador e participar dos Jogos Olímpicos de 2016. Deixa a saudade de um grande companheiro dos colegas do esporte e a imagem de correção e educação dentro e fora do boxe."

Policial é preso suspeito de assassinar boxeador no Rio Grande do Sul

O funcionário público Ricardo José Neis, que atropelou ciclistas em Porto Alegre em 25 de fevereiro, foi transferido na manhã desta sexta-feira (11) para o Presídio Central gaúcho.

Segundo informações do Hospital Parque Belém, onde ele estava internado, Neis almoçava quando soube da decisão da juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara de Porto Alegre, e foi levado sob escolta policial para o presídio. Antes, ele passou no Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito.

O advogado Jair Jonco, que defende o funcionário público, entrou com pedido de habeas corpus na quinta-feira (10) e aguarda decisão da Justiça. Segundo Jonco, a expectativa é de que o pedido seja julgado até terça-feira (15).

Avalição psiquiátrica

A juíza determinou a prisão de Neis nesta sexta-feira (11) após receber o laudo realizado pelo Instituto Psiquiátrico Forense na última segunda-feira (7). Segundo Rosane, a avaliação mostra que Neis "não teve doença diagnosticada, nem indicação para internação". Ela destacou ainda que "o quadro depressivo, com risco de suicídio, e a necessidade de atendimento médico especializado, em unidade psiquiátrica fechada, sob cuidado e vigilância contínuos, não foram constatados pelo perito médico avaliador".

Neis estava internado no Hospital Parque Belém, pois dois atestados firmados por médicos da instituição determinavam a necessidade de acompanhamento psiquiátrico

Ele é acusado pelo Ministério Público (MP) de tentativa de homicídio qualificado por ter atropelado ciclistas na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, em Porto Alegre. Nove pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro da cidade. Todas foram liberadas sem ferimentos graves, segundo o hospital. O motorista teria fugido do local sem prestar socorro, segundo testemunhas.

Em depoimento, Neis disse à polícia que atropelou os ciclistas, pois se viu cercado e, com medo de uma agressão, acelerou para proteger a si e ao filho de 15 anos, que também estava no carro. A Justiça chegou a decretar a sua prisão preventiva mas, como ele já estava internado no Hospital Parque Belém, em Porto Alegre, permaneceu sob custódia policial até esta sexta-feira (11).

Atropelador de ciclista em Porto Alegre é levado para presídio

Japão pode distribuir iodo para pessoas que moram proximo às usinas nucleares

O acidente nuclear ocorrido neste sábado (12) na central de Fukushima 1, no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4 numa escala que vai até 7, anunciou a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.


A explosão na usina foi decorrência do forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do país na véspera, gerando um tsunami devastador e mais de cem fortes réplicas.

A preocupação em relação à possibilidade de contaminação nuclear persiste, apesar de o governo japonês ter tranquilizado a população em relação às consequências do desastre.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, o acidente em Three Mile Island, nos EUA, em 1979, ficou no nível 5, e o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, no grau 7 da INES (Escala Internacional de Eventos Nucleares).

Na escala, o nível 0 corresponde à ausência de anomalias, e o 7, a um acidente grave. No nível 4, o envento já pode ser considerado um "acidente".

A explosão que fez com que parte do prédio que comporta o reator número 1 derretesse. No entanto, o governo afirmou que o exterior do reator não foi danificado e pediu que a população local mantenha a calma.

Ainda assim, as autoridades ordenaram a retirada dos habitantes a um raio de 20 km da usina.

O porta-voz do Estado, Yukio Edano, acrescentou que a radiação no local havia "diminuído bastante" após a explosão.

Rússia se previne

O premiê da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a verificação dos planos de de emergência na zona oriental russa, em seguida ao incidente na usina, informou a agência de notícias Ria-Novosti.

O primeiro-ministro falou sobre o assunto numa reunião com o titular da Energia Igor Setchine, com o responsável pela agência russa de energia nuclear Rosatom, Serguei Kirienko, e que contou com a participação do vice-ministro das Situações de Emergência, Rouslan Tsalikov.

As autoridades russas, no entanto, mostram-se tranquilas em relação à possibilidade uma ameaça de poluição radioativa.

A polícia do Japão elevou neste sábado (12) para 637 o número de mortos vítimas do terremoto de magnitude 8,9 que abalou a coista nordeste do país na véspera, gerando um devastador tsunami, que varreu partes da costa da ilha de Honshu. Também há 653 desaparecidos e 1.040 feridos.O número de vítimas, porém, ainda não é definitivo e pode, de acordo com estimativa do próprio governo, superar os mil mortos. A agência Kyodo fala em 1.700 mortos.

Militares encontraram entre 300 e 400 corpos no porto de Rikuzentakata, informou o Exército neste sábado. Em outra cidade portuária, Minamisanriku, havia cerca de 10 mil desaparecidos, segundo a TV local.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, informou que 50 mil militares se dedicarão aos trabalhos de resgate nas províncias afetadas do nordeste do país.

Cerca de 190 aviões e 25 navios já foram destacados para as tarefas de busca, nas quais forças americanas colaborarão com seus navios para o transporte de efetivos do Exército japonês.

Na província oriental de Iwate, algumas cidades foram varridas do mapa pelo tsunami originado pelo tremor.

Em Sendai, cidade com 1 milhão de habitantes que é capital da província de Miyagi, entre 200 e 300 pessoas se afogaram devido ao tsunami, e seus corpos estavam sendo recuperados, segundo a polícia local.

Segundo a "Kyodo", há pelo menos 3.400 edifícios destruídos no Japão devido ao terremoto, que causou ainda pelo menos 200 incêndios no território japonês.

Sétimo pior da história

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado no Japão.

Houve um alerta de tsunami para diversos países da costa do Oceano Pacífico, mas a chegada das ondas a estes locais causou apenas danos menores, e o alerta foi cancelado. Milhares de moradores foram retirados por precaução.

Acidente nuclear de Fukushima está no nível 4 em escala até 7, diz Japão

Jude Law recebeu US$ 300 mil (cerca de R$ 500 mil) para desfilar pelo Camarote Brahma no Carnaval.

Além do cachê, ganhou a passagem, a hospedagem no Copacabana Palace e teve direito a quatro acompanhantes.

Como contrapartida, as fotos do ator foram estampadas em jornais do mundo todo. Em várias delas, ele aparece dando um selinho em Hebe Camargo.

Foi depois de ouvir que ela era "a Oprah Winfrey brasileira" que o inglês concordou em posar beijando a apresentadora na boca.

Jude Law faturou R$500 mil para vir ao Carnaval do RJ e beijar Hebe Camargo

Militares japoneses encontraram entre 300 e 400 corpos no porto de Rikuzentakata, no nordeste do Japão, que foi atingido por um tsunami causado pelo violento terremoto de magnitude 8,8, disse o Exército neste sábado (12).

O porto de Rikuzentakata, situado na província de Iwate, às margens do Oceano Pacífico, ficou totalmente inundado depois da passagem do tsunami.

A Polícia do Japão aumentou neste sábado para 564 o número de mortos e situou em 600 o de desaparecidos pelo terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter, que atingiu na sexta-feira o nordeste do país e que foi seguido por um tsunami.

Trata-se da apuração oficial, sem registrar os corpos encontrados pelos militares em Rikuzentakata No entanto, a imprensa japonesa, como a agência "Kyodo", estima que o número final de vítimas superará os 1,6 mil.

Segundo a "Kyodo", cerca de 300 mil pessoas foram evacuadas em cinco províncias do nordeste do Japão, entre elas mais de 46 mil próximas a uma usina nuclear em Fukushima (norte de Tóquio), onde neste sábado aconteceu uma explosão que feriu quatro pessoas.

O porta-voz do Executivo, Yukio Edano, estimou durante uma reunião do comitê de emergência em Tóquio que "pensamos que mais de mil pessoas perderam as vidas" por causa do terremoto, o maior que se tem conhecimento no país.

O primeiro-ministro, Naoto Kan, informou que 50 mil militares se dedicarão aos trabalhos de resgate nas províncias afetadas do nordeste do Japão.

Um total de 190 aviões e 25 navios já foram deslocados para as tarefas de busca, nas quais os EUA colaborarão com seus navios para o transporte de soldados das Forças de Autodefesa (Exército japonês).

Há, pelo menos, 3,4 mil edifícios destruídos no Japão pelo terremoto, que além disso causou, aproximadamente, 200 incêndios.

Na província oriental de Iwate, algumas cidades foram praticamente varridas do mapa pelo tsunami provocado pelo terremoto, com ondas de até dez metros de altura.

Militares encontram mais de 300 corpos em porto no Japão; número de mortos pelo terremoto passa de 500

Países que receberam alerta contra Tsunamis
Pesquisadores brasileiros especialistas em analisar os efeitos dos grandes tremores pelo mundo afirmaram na sexta-feira (11) que pequenos abalos, decorrentes do sismo de magnitude 8,8 na escala Richter que atingiu o Japão, devem ser registrados pelos próximos dois meses na região.

Segundo Aderson Farias do Nascimento, sismólogo e professor do Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudos indicam que réplicas menores do terremoto devem ser sentidas por algum tempo, até que as placas tectônicas que se chocaram cheguem novamente a uma posição "mais harmônica".

- Esses pequenos tremores podem durar cerca de dois meses, dependendo do caso. Havia muita pressão acumulada. Mesmo com o abalo de 8,8 outras centenas de tremores de menor magnitude vão continuar acontecendo para aliviar essa pressão, até chegar a um ponto de equilíbrio - afirmou o especialista, que é doutor em sismologia pela Universidade de Edinburgo, na Escócia - Mas a intensidade vai diminuindo gradualmente.

O professor explica que, a curto prazo, é pequena a chance de ocorrência de outros abalos tão grandiosos como o de sexta-feira (11) no Japão.
 
- A possibilidade é baixa. Quando você tem um choque de placas, você libera uma parte da energia acumulada em forma de terremoto. E, quando isso acontece, você alivia uma tensão que existia há algum tempo. Então você precisa esperar até que a pressão se forme novamente.

Afundamento

Pelo diagnóstico de Nascimento, o tremor no Japão foi causado pelo afundamento da placa do Pacífico sob a placa Norte-Americana. Como apontam seus cálculos, a placa do Pacífico –mais velha, por isso, mais densa– entrou cerca de 15 metros por baixo da placa Norte-Americana –esta última mais nova, por isso, menos densa.

Nessa movimentação, em 4 minutos, criou-se uma espécie de rachadura de 100 km de extensão, a uma profundidade de 15 km no oceano, o que deu início ao tsunami que varreu parte do litoral japonês.

Como explica Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), tal movimentação é esperada naquele ponto do globo.

- Geograficamente, o Japão está em uma região extremamente propensa a grandes terremotos, que costumam acontecer mais nas bordas das placas tectônicas. Lá está a junção de praticamente quatro placas - analisa.

O especialista afirma que, logo após o afundamento e o choque entre as placas, houve uma movimentação vertical do fundo do oceano.
 
- Quanto toda essa massa de água se mexe, essa área formou ondas muito grandes, mas que não podiam ser sentidas perto do epicentro, pois a profundidade do mar era relativamente grande. Porém, ao chegar perto do litoral, onde a profundidade é menor, as ondas crescem e vêm de forma devastadora - finaliza.

especialistas dizem que Japão sofrerá pequenos abalos pelos proximos dois meses

 A Nasa (agência espacial americana) divulgou neste sábado a primeira imagem do Japão após o país ter sido atingido por um terremoto e uma tsunami. A fotografia feita pelo satélite de observação da Terra mostra a região de Sendai inundada e devastada pela onda gigante que destruiu a costa japonesa na sexta-feira.

Ao lado, duas imagens capturadas pela Nasa mostram a região de Sendai antes e depois do terremoto. A primeira foi feita ainda no dia 11 de março e, a segunda, neste sábado.

A tsunami foi provocada por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter, o maior registrado na história do país. O epicentro do tremor foi localizado a mais de 20 quilômetros de profundidade e a 130 quilômetros a leste da cidade de Sendai. Abaixo, mais uma imagem do Japão capturada antes da tsunami.

Nasa divulga fotos do Japão após terremotos

Veja algumas fotos das consequências do terremoto no Japão