MENU

segunda-feira, 21 de março de 2011

É na mais alta montanha do Japão, no lendário Monte Fuji, que começa a história de Morde Assopra, a próxima novela das sete da Rede Globo, que é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção de núcleo e geral de Rogério Gomes.

O cenário deslumbrante é palco do grande sonho da paleontóloga Júlia (Adriana Esteves), que está no local à procura de fósseis de uma nova espécie pré-histórica para finalizar sua tese de doutorado. Um outro sonho, bem diferente, também leva Ícaro (Mateus Solano) ao Japão.

Ele vai à terra do sol nascente conhecer novas tecnologias para tentar criar um robô semelhante ao ser humano, na esperança de recuperar o amor de sua vida, Naomi (Flávia Alessandra). Um encontro casual une estes dois brasileiros mudando o destino de Júlia.

Após sofrer uma série de perdas do material recolhido durante as escavações no Monte Fuji, a paleontóloga vai a Tóquio para obter mais recursos e continuar a sua pesquisa no Japão.

Mas, ao cruzar o seu caminho com o de Ícaro, Júlia descobre que a solução para os seus problemas está em seu país natal, mais precisamente no interior de São Paulo. Ícaro revela para a jovem que na cidade onde vive foram descobertas recentemente várias ossadas de animais pré-históricos de 90 milhões de anos.

Os olhos de Julia brilham e ela vê nesta oportunidade a chance de realizar o maior feito de qualquer pesquisador: descobrir uma nova espécie de dinossauro! E assim começa uma amizade que atravessará o mundo e protagonizará muitas aventuras e confusões na peculiar Preciosa. O que Julia ainda nao sabe é que nesta cidade ela conhecerá o grande amor de sua vida, Abner (Marcos Pasquim).

A cultura oriental, as novas tecnologias, as diferenças culturais e os mistérios da ciência são alguns dos temas que compõe o universo da comédia romântica de Walcyr Carrasco. A equipe da novela, composta por cerca de 30 pessoas, grava durante 15 dias em Tóquio. Além de conhecidos cartões postais da região e suas bonitas paisagens, como a Torre de Tóquio e o Monte Fuji, também foram selecionados locais que fazem parte da rotina da população da cidade, como o mercado de peixes, o aeroporto de Narita, as ruas, os templos, os parques e os jardins japoneses.

Com Mateus Solano e Adriana Esteves, viajaram para o Japão os atores Bárbara Paz, Paulinho Vilhena, Michel Bercovitch, Luana Tanaka e Camila Chiba. Escrita por Walcyr Carrasco e direção de Rogério Gomes, Morde Assopra tem estreia prevista para 2011.

Globo estréia 'Morde & Assopra', às 19h


A parceria entre o SBT e a rede mexicana Televisa rendeu à emissora de Silvio Santos uma grande audiência entre 2005 e 2006, quando foi exibida "Rebelde", uma releitura da argentina "Rebelde Way". Neste ano, a Record decidiu inovar e comprou os direitos para fazer a versão brasileira da novela que virou febre entre os adolescentes da época. Com esta novidade, a emissora inaugura a faixa do horário das sete, e entra na guerra pela liderança na audiência.

Os protagonistas são jovens atores que também gostam de cantar, até porque vão seguir os passos dos mexicanos e formar uma banda. O grupo RBD fez tanto sucesso no Brasil que mesmo depois de anunciar a separação os integrantes continuaram a carreira solo e voltaram ao país para participar de shows e eventos.




Record estréia 'Rebelde' daqui a pouco

Mais uma vez uma parcela do público de TV ficou a ver navios. O final da novela "Ti-ti-ti", exibido pela Globo na sexta-feira (18), mostrou os personagens Julinho (André Arteche) e Thales (Armando Babaioff) em um final feliz - mas sem trocarem nenhum beijo na boca. O que até então era discutido como uma possibilidade nas redes sociais.

A história se repete desde que o mundo das novelas mostrou o primeiro casal gay mais abertamente, em "A Próxima Vítima" (1995), de Sílvio de Abreu. O casal Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) acabou sendo bem-aceito pelo público, mas não teve beijo no fim. Vale lembrar que o ator André Gonçalves chegou a ser agredido por um homem em um banheiro de uma boate carioca, na época, por estar fazendo um personagem gay na TV.

Outras tentativas foram feitas, até chegarmos ao anti-clímax de "América" (2005), dez anos depois. A autora Glória Perez confirmou que escreveu a cena do beijo final entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), mas o trecho não foi ao ar, frustrando muita gente

Desta vez, com "Ti-ti-ti", já se esperava que não fosse existir o beijo, considerando que a novela era exibida às 19h, ao contrário de "A Próxima Vítima" e "América" - no horário das 20h ou 21h.
Para surpresa geral, o público das novelas continua bastante conservador. O resultado da nossa enquete mostra que a maioria (43%) disse que não gostaria de ver o beijo gay, pois se sentiria "chocado". Em segundo lugar (27%), a resposta foi positiva, de que está na hora da TV retratar essa realidade.

Com isso, reforça-se a repressão à comunidade gay. O beijo, coroando o final feliz dos personagens, é um símbolo do amor eterno, representado nos folhetins. Esse beijo é uma marca para os personagens heterossexuais, mas é negado aos personagens gays - simbolicamente, eles seriam então privados desse final feliz definitivo.

Em carta endereçada à ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - e divulgada à imprensa, em fevereiro deste ano, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, explicou o porquê do veto ao beijo gay na TV. Segundo a carta, a Globo já exibiu beijo gay em duas ocasiões: em "Mulheres Apaixonadas" (ver Galeria a seguir) e na minissérie "Queridos Amigos".

Mas essas duas cenas em questão não são válidas, já que, na primeira, o beijo ocorreu durante a representação do espetáculo "Romeu e Julieta". Rafaela (Paula Picarelli) estava vestida de homem, interpretando Romeu. Clara (Alinne Moraes) fazia Julieta. O beijo das duas era encenado dentro da peça, e acabava reproduzindo o beijo entre um homem e uma mulher. No segundo exemplo, Beni (Guilherme Weber) roubava um selinho de um amigo heterossexual, que rejeitava o beijo. Ou seja, nenhuma das duas ocasiões mostrou o beijo clássico, genuíno, entre dois personagens gays, no contexto de "final feliz" que é oferecido aos personagens heterossexuais.

Na carta, a Globo afirma: "a teledramaturgia – diferentemente das questões éticas e sociais – não é o ambiente adequado para levantar bandeiras de comportamento moral no campo da sexualidade, baseada na individualidade. Televisão é o espaço do coletivo. Sabemos o importante papel que a transgressão e o 'politicamente incorreto' podem muitas vezes exercer com relação ao desenvolvimento humano e a evolução da sociedade. Obras clássicas da literatura, do cinema, do teatro e tantas outras manifestações artísticas já demonstraram isto. Porém, a (livre) sensibilidade artística é a única medida possível para 'dosar' ou delinear a ousadia criativa, o que vale para toda e qualquer situação ou tema. Esse desafio torna-se ainda mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências".

Em outro momento, a carta diz: "No nosso entendimento, a causa é a diversidade e o respeito às diferenças, e não propriamente a homossexualidade ou a heterossexualidade, ou quaisquer outras formas de orientação individual. Estas, não cabe promover. Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação contra elas, o que temos estimulado cotidianamente inclusive por meio de campanhas".

Com esse texto, a emissora demonstra sua preocupação em não "chocar" ou "comprar briga" com uma parcela do público de novelas, que, conservadora, rejeitaria o beijo gay. Mas será que essa rejeição realmente seria uma reação da maioria?

Enquanto fica a dúvida, o fato é que "Ti-ti-ti" terminou sem beijo gay, e a expectativa agora cai sobre "Insensato Coração", no ar às 21h. A novela traz seis personagens gays, sendo um deles, uma provável lésbica (interpretada por Cristiana Oliveira). Os outros são: Roni (Leonardo Miggiorin), Eduardo (Rodrigo Andrade), Nelson (Edson Fieschi), Hugo (Marcos Damigo) e Xicão (Wendel Bendelack). Com tantos representantes da classe, a possibilidade de um beijo no final aumenta.






Beijo gay ainda causa polêmica

Robert Pattinson e Kristen Stewart causaram um alvoroço e tanto quando desembarcaram no o Rio de Janeiro para filmar cenas da lua de mel de Edward e Bella para Amanhecer. Pois essa comoção pode voltar a acontecer.

Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme, contou em seu Twitter que nada está resolvido, mas que existem, sim, chances de uma première do longa acontecer no Rio de Janeiro:

- Não recebi a confirmação oficial ainda. Mas as chances são grandes.

Rio de Janeiro pod eter premiére de 'Amanhecer'

A divulgação do exame que indicou alta dosagem de monóxido de carbono no sangue do casal Gustavo Lage Caldeira Ribeiro, 23, e Alessandra Paolinelli de Barros, 22, encontrados mortos em uma pousada de luxo em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, pode dar início a uma nova polêmica: o monóxido de carbono pode levar a indícios de falha ou negligência do estabelecimento em relação aos hóspedes.

O advogado da Pousada Estalagem do Mirante, Fernando Júnior, disse, nesta segunda-feira (21), que o exame não é definitivo.

- A pousada compreende a angústia das famílias e está consternada com a situação. Contudo, o laudo está amparado em apenas um exame e não é conclusivo. A própria polícia disse que trabalha em exames complementares. Acho precipitado tirar qualquer conclusão agora - afirmou.

Laudo pericial divulgado na manhã de sábado (19) indicou a presença de carboxihemoglobina na concentração de 62% em Alessandra e de 68% em Gustavo. Segundo peritos, a exposição por mais de uma hora a níveis superiores a 60% pode levar a morte rápida. O monóxido de carbono teria sido liberado durante a queima de lenha na lareira do aposento. Com porta e janelas fechadas, o casal pode ter sido intoxicado devido à falta de ventilação.

Segundo Fernando Júnior, o estabelecimento recebe hóspedes há oito anos e nunca registrou caso semelhante. “Todos os quartos possuem uma cartilha de esclarecimentos. Junto a cada equipamento, inclusive a lareira, há instrução a respeito da utilização com alerta sobre eventuais riscos”, garante o advogado. Fernando Júnior ainda afirmou que a pousada possui seguro “amplo e abrangente” para os hóspedes, mas prefere não comentar o assunto antes da conclusão do inquérito.

As famílias ainda não confirmaram se vão à Justiça requerer indenização do estabelecimento.

Entenda o caso

Os corpos de Gustavo e Alessandra foram encontrados na quinta-feira (17), sobre a cama de um dos chalés da pousada Estalagem do Mirante. O casal de universitários havia se hospedado na terça-feira (15) para comemorar um ano de namoro. Por não conseguir fazer contato, as famílias acionaram a polícia, que descobriu o paradeiro dos jovens dois dias depois, por meio de mensagens publicadas no Facebook.

Não foram encontradas marcas de violência nos corpos nem sinal de arrombamento no quarto. A hipótese de que tenha ocorrido um crime passional revoltou amigos e parentes do casal. Pessoas próximas aos jovens foram unânimes ao dizer que o relacionamento dos dois era extremamente afetuoso e nenhum deles teria motivo para praticar um crime.

Laudo aponta que casal morto em pousada tinha monóxido de carbono no sangue

O ginasta russo Nikolai Andrianov, o mais condecorado atleta da modalidade em provas masculinas, morreu nesta segunda-feira, após uma longa batalha contra uma doença. Aos 58 anos, ele não resistiu a um problema neurológico, segundo informou a federação de ginástica de seu país.

- Nós recebemos a trágica notícia de que Nikolai morreu nesta tarde - afirmou o técnico da seleção russa Alexander Alexandrov, à agência Reuters. - Ele estava doente há muito tempo.

Andrianov sofria de um problema neurológico degenerativo, que o levou a não conseguir mais se comunicar, nem mexer as pernas e braços. Ele morreu em sua cidade natal, Vladimir.

O atleta detém o recorde com maior número de medalhas olímpicas na ginástica masculina, com 15. Entre elas, foram sete ouros. Ele chegou a ser o recordista geral entre os homens, até ser passado pelo nadador dos EUA Michael Phelps, em Pequim-2008.

Entre homens e mulheres, ele é o terceiro maior medalhista na história dos Jogos, atrás de Phelps (16) e da líder Larisa Latynina, também ginasta, com 18.

Andrianov se aposentou logo após as Olimpíadas de 1980, em Moscou, e entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Ginástica em 2001. O russo deixou dois filhos e esposa, a bicampeã-olímpica da ginástica Lyubov Burda.

Maior campeão da ginástica masculina morre após longa batalha contra doença

Depois de 109 dias internado, Chico Anysio recebeu alta na manhã desta segunda-feira (21) e deixou o hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

De acordo com o boletim assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy, o estado de saúde de Chico é estável e o tratamento com fonoaudióloga terá continuidade em casa.

O humorista de 79 anos estava internado desde o dia 2 de dezembro de 2010, quando deu entrada no hospital com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana e ele foi submetido à angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período de internação, Chico esteve na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) a maior parte do tempo e teve pneumonia diagnosticada nos dois pulmões. Em 26 de janeiro, um novo médico assumiu seu tratamento. Em 15 de fevereiro, foi transferido para uma unidade intermediária, onde continuou o tratamento com fonoaudióloga para reabilitar a voz até a retirada da cânula da traqueostomia.

Em seu Twitter, Malga di Paula anunciou a novidade: "ATENCAO - Sinere Ligada. Estou na Ambulancia levando o meu amor pra casa. Como eu previa! Salve Jorge! Malga Di Paula (c lagrimas nos olhos)"

Chico Anysio tem alta hospitalar