MENU

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A viagem que o papa Bento 16 fez ao Brasil em maio de 2007 é uma das retratadas no livro "Benedetto XVI Urbi et orbi. Con il papa a Roma e per le vie del mondo", publicado em ocasião do quinto aniversário de seu pontificado, comemorado nesta segunda-feira.

A obra (Bento 16 Urbi et Orbi. Com o Papa em Roma e pelos caminhos do mundo, em tradução livre) foi editada pelo secretário pessoal de Bento 16, Georg Gänswein, pela Livraria Editora Vaticana.

O livro traz fotografias das viagens apostólicas do pontífice, entre elas as feitas aos Estados Unidos (2008), Austrália (2008), Camarões (2009) e Angola (2009).

Além dos eventos internacionais, também são citadas as visitas de Bento 16 a cidades italianas, com imagens originais e inéditas complementadas pelas anotações de Gänswein.

Na introdução do volume, o secretário explica que o papa gostaria de "anunciar o Deus feito carne Urbi et Orbi [à cidade e ao mundo], aos pequenos e grandes, a quem tem poder e a quem não tem, dentro e fora da Igreja, a quem agradar ou nem isso".

Na segunda-feira passada, o livro foi apresentado ao pontífice pelos responsáveis da Herder, editora que publicará a obra na Alemanha, e da Livraria Editora Vaticana.

Livro traz fotos de visita do Papa ao Brasil

O livro “O Vestido de Noiva – Inspiração fashion para noivas e estilistas” (PubliFolha, 2010), lançado em português neste mês no Brasil, oferece recheada compilação de trajes para variados gostos e de diferentes épocas para a aguardada cerimônia de casamento.

Das passarelas a tapetes vermelhos e casamentos de famosas, a autora Harriet Worsley traça a história do vestido de noiva desde o século 19 e detalha os materiais e estilistas responsáveis por peças icônicas, como o vestido de conto de fadas usado pela Princesa Diana ou o rendado de Grace Kelly.

O livro é dividido em dez capítulos, de acordo com o tipo do vestido, não cronologicamente. “Uma princesa de conto de fadas”, Sem barulho, sem babados”, “A deusa”, “A donzela”, O convencional e o alternativo”, “Norte, sul, leste e oeste”, “O ritual”, “Virgem, mulher fatal, mãe, esposa”, “Cores” e “Detalhe é tudo” abordam o assunto em diferentes culturas, épocas e ocasiões, totalizando mais de 300 opções de vestidos.

Com um texto de apresentação, cada capítulo é seguido por uma sequência de fotos ilustrativas, acompanhadas por legendas que contextualizam a noiva e o vestido por ela escolhido.


“O Vestido de Noiva”

Autor: Harriet Worsley
Editora: PubliFolha
Tradutora: Dafne Melo
Páginas: 320
Preço: R$ 69,90

Livro revisita vestidos de noiva

O papa Bento 16 admitiu aos cardeais do mundo todo que foram prestigiá-lo, no Vaticano, nesta segunda-feira, que comanda uma igreja "ferida e pecadora", na data em que completa cinco anos de um pontificado tumultuado, mais recentemente marcado por escândalos de pedofilia envolvendo padres.

O pontífice "evocou os pecados da igreja", descrevendo a instituição como "ferida e pecadora" ante 50 cardeais reunidos para celebrar o aniversário, informou o jornal oficial da Santa Sé, "L'Osservatore Romano".

O Vaticano e a igreja italiana manifestaram solidariedade a Bento 16, nesta segunda-feira, feriado no Vaticano, que marca a eleição do sucessor de João Paulo 2º.

Cinquenta cardeais de todas as nacionalidades almoçaram com Bento 16 no Vaticano demonstrando seu apoio, após a série de revelações nos últimos meses de abusos cometidos por padres e religiosos e após as críticas contra a "omertà" no seio da Igreja - omertà é uma palavra de etimologia italiana, que significa "conspiração".

O papa confiou aos prelados que "sente fortemente que não está sozinho, que tem a seu lado todo o colégio de cardeais, que partilha com ele vicissitudes e reconforto", afirmou "l'Osservatore Romano".

Fazendo referência indiretamente aos escândalos de pedofilia, o jornal do Vaticano acrescentou: o papa "evocou os pecados da Igreja, lembrando que esta, ferida e pecadora, experimenta ainda mais a consolação de Deus".

O mais velho dos cardeais, monsenhor Angelo Sodano, afirmou por sua vez que o colégio dos cardeais, que conta 181 membros (entre eles 108 eleitores em caso de conclave, instância que elege o papa), "é uma grande família, sempre unida ao sucessor de Pedro e preocupada em viver num espírito de comunhão fraternal". Agradeceu a Bento 16 a "grande generosidade" demonstrada no exercício de sua função, desejando que continue assum durante "longos anos", registrou a Rádio Vaticano.

Nesta segunda-feira, em toda a Itália, os católicos foram convidados pela conferência episcopal nacional a manifestar pela prece sua "proximidade" com o chefe da Igreja que completou na sexta-feira 83 anos.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, também tomou a defesa deste pontificado controverso. Afirmou à Rádio Vaticano que as "prioridades reais" definidas por Bento 16 após sua eleição - principalmente a preocupação em responder "ao pedido de ajuda da sociedade atual" e o "diálogo aberto e sincero" com outras religiões - vêm sendo "realizadas com coerência e coragem num contexto não livre de tensões e obstáculos".

O quinto aniversário do pontificado de Bento 16 se desenvolve em plena tormenta na igreja, com a multiplicação de revelações sobre abusos cometidos pelo clero na Europa e nos Estados Unidos, que respingaram no papa, em pessoa, acusado na Alemanha e nos Estados Unidos de ter acobertado estes crimes.

Papa completa 5 anos de Pontificado

A Sony Pictures informou nesta segunda (19) que o filme "Chico Xavier", de Daniel Filho, levou 2.005.072 espectadores aos cinemas desde sua estreia, no dia 2 de abril. A cinebiografia do médium arrecadou até o momento R$ 18.560,531. A média de ocupação por sala continua correspondendo às expectativas dos distribuidores, que vão manter o circuito inicial de 340 cópias. Só no fim de semana entre 16 e 18 de abril, o longa-metragem levou mais de 300 mil pessoas às salas dos cinemas e manteve o primeiro lugar no ranking semanal de filmes mais vistos, à frente de "Como treinar Seu Dragão, "O Caçador de Recompensas", "Uma Noite Fora de Série" e outro brasileiro, "As Melhores Coisas do Mundo". O filme bateu o recorde de maior abertura de uma produção nacional nos últimos 20 anos, ultrapassando o "Se Eu Fosse Você 2", do mesmo diretor. Foram 586 mil pessoas no fim de semana de estreia.

Chico Xavier chega aos 2 milhões de espectadores


Apesar de ser uma mania há décadas, o álbum de figurinhas da Copa do Mundo deste ano vem surpreendendo quem vende e quem compra. Na cidade de São Paulo, menos de cinco dias depois do lançamento, em 11 de abril, já passou a ser difícil de encontrar as figurinhas na maioria das bancas da região de central e mesmo de locais mais distantes, gerando a irritação de consumidores e donos de banca.

- Todas as Copas é sempre assim. A Panini sempre manda um número bem menor de figurinhas que a procura - afirmou Ricardo Carmo, presidente do Sindicato dos Donos de Bancas de Jornal de São Paulo. - Sabíamos que a procura seria grande, como sempre. Mas esse ano está uma loucura. Nunca tínhamos visto algo assim.

Multinacional responsável pela produção e distribuição dos álbuns e das figurinhas, a Panini não divulga números de vendas ou até mesmo de distribuição, nem de anos anteriores. Mas o sindicato revelou que para a cidade de São Paulo, na primeira fase de vendas, foram disponibilizadas cerca de 1000 figurinhas para cada uma das 5000 bancas registradas na entidade, chegando mais ou menos 5 milhões de cromos.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Panini apenas divulgou uma nota entusiasmada por meio de sua assessoria de imprensa, mas sem maiores esclarecimentos:

“Comunicado Oficial: O álbum oficial da Panini Copa do Mundo Fifa 2010 - Africa do Sul, lançado no último dia 11/04 é um mega sucesso. A mania realmente contagiou a todos. Crianças, Jovens e Adultos estão colecionando e curtindo essa emoção. Os envelopes mal chegam às bancas e já se esgotam. Colecionadores comprando mais de 50 envelopes de uma única vez. Devido a este sucesso, em algumas bancas tivemos venda muito superior à esperada, gerando um desabastecimento temporário. A Panini Brasil, visando atender com qualidade e agilidade esta demanda, está reabastecendo todas as praças do Sudeste neste final de semana, evitando assim a falta dos envelopes."

O problema gerado pelo desabastecimento já começa a repercutir entre colecionadores em redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook.
 
- Tem dias em que eu passo em bancas de três bairros diferentes e já não tem figurinha. Esse povo tem de ser menos nerd - brincou um colecionador.
 
Vários já tentam entrar em contato com a editora por meio do perfil dela no Twitter, mas não recebem nenhuma resposta.

Algumas bancas realmente relataram que receberam uma nova carga de envelopes, mas que em poucas horas se esgotam.

- Na sexta-feira [passada], entregaram uma carga mas acabou antes do meio dia. Terça agora deve chegar outra, só que quem quiser, é melhor vir bem cedo - afirmou Geraldo Tatsui, dono de duas bancas na Avenida Brigadeiro Faria Lima, região oeste de São Paulo.

- A Panini não procurou o sindicato, não procurou as bancas, não procurou ninguém para falar como e quando seria a distribuição das figurinhas. Não temos dados oficiais nem nada. Fica difícil até falar para o pessoal o que vai acontecer - explicou Ricardo Carmo.

E os próprios jornaleiros não sabem ainda como proceder. Apesar de donos de bancas e consumidores reclamarem da falta de novos envelopes de figurinhas, isso não acontece em todos os lugares. A localização de alguns pontos de venda é levada em conta na hora de serem enviadas novas cotas. É o caso da banca ‘A Japonesa’, na esquina da rua cônego Eugênio Leite com a rua Artur de Azevedo, de frente a um colégio desativado em São Paulo.

Maurício Antônio, donos da banca, contou que recebeu inicialmente 800 pacotinhos, que acabaram em dois dias. Depois vieram mais 3.100, todos vendidos em cinco dias.
 
- Não sei o critério deles. Mandaram 800, agora mais 3.100. Acho que é porque estou na frente de um colégio - explicou o proprietário.

Mas ter uma banca perto de uma escola não é a única maneira de uma banca conseguir cotas extras de pacotinhos de figurinhas. A reportagem do UOL Esporte apurou que alguns donos de pontos de vendas também estão recebendo envelopes a mais pagando adiantado à distribuidora pelos cromos, prática que não é usual nesse tipo de comércio.

Sem saber exatamente quando será, ou se será, normalizada a distribuição dos envelopes de figurinhas do álbum da Copa do Mundo deste ano, algumas bancas da cidade de São Paulo estão adotando uma cota máxima ‘pacotinhos’ para cada consumidor. A ideia é tentar atender o maior número possível de pessoal e não perder clientes. Assim, cada um pode comprar apenas dez ou 20 envelopes por mês.

- Isso é um fato normal e não vemos problema nenhum nisso, para que os donos da banca possam ajudar todo mundo. É complicado alguém chegar e não ter mais as figurinhas. É uma situação difícil de administrar, então temos de fazer o que está ao nosso alcance - disse o presidente do Sindicato dos Donos de Bancas de Jornal de São Paulo.

Falta figurinhas da Copa 2010

O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido informou na noite desta segunda-feira (19) que a erupção vulcânica na Islândia retomou força e emitiu outra grande nuvem de cinzas.

- Isso demonstra a dinâmica e as condições voláteis com as quais estamos trabalhando - afirmou a nota divulgada pelo organismo. - Informações mais recentes do Escritório de Meteorologia mostram que a situação está piorando em algumas áreas. Baseado nesses dados, a situação nos aeroportos no norte da Irlanda para amanhã é incerta, em função da nova nuvem de cinzas.

As dicas para quem tem voos marcados para os próximos dias são: evite sair de casa sem a confirmação e, quando for possível, faça o check-in online. Se o voo não for urgente, tente remarcá-lo, pois mesmo que o avião tenha autorização para operar as condições nos aeroportos europeus estão comprometidas e o viajante poderá encontrar filas, atrasos e outras dificuldades operacionais.

A atualização chega após o anúncio das companhias europeias sobre as perspectivas de reabrir parte das operações previstas para amanhã, após cinco dias de cancelamentos por causa dos materiais expelidos pelo vulcão Eyjafjallajökull, que colocam em risco a operação de aeronaves na atmosfera europeia. O serviço britânico acrescenta ainda que a situação pode ser alterada durante a madrugada.

Mais cedo, os ministros de Transporte da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para flexibilizar o fechamento do espaço aéreo sem pôr em risco a segurança.

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) tinha determinado aos governos da UE uma redução do espaço aéreo proibido a voos comerciais por causa da nuvem de cinza vulcânica, após duras críticas recebidas por parte das companhias, mas agora será permitido às companhias aéreas decidir por si próprias se atuarão em áreas menos afetadas, fora da "faixa vermelha".

Cancelamentos no Brasil

No Brasil, as companhias aéreas cancelaram 31 dos voos previstos para essa segunda-feira nos dois principais aeroportos do Brasil, na maior parte dos casos em função das restrições no espaço aéreo europeu provocadas pelas cinzas de um vulcão islandês.

No Rio de Janeiro, o aeroporto internacional do Galeão teve dez voos suspensos, entre eles cinco chegadas e cinco partidas, segundo informações da Infraero. No aeroporto internacional de Guarulhos (SP), 21 voos foram cancelados, dos quais 13 chegadas e oito partidas.

De acordo com a Infraero, as companhias aéreas já cancelaram 95 voos do aeroporto de Guarulhos desde que o vulcão Eyjafjallajökull começou a lançar cinzas na atmosfera, no último dia 15.

Nuvem de fumaça ainda tulmutua céu europeu

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ironizou nesta segunda-feira (19) a postura da oposição, que voltou a criticar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal programa do governo federal, e chamou o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de "biruta de aeroporto".

- Ele (Serra) está agindo mais como biruta de aeroporto (equipamento que indica a direção do vento nas pistas dos aeroportos), cada dia de um jeito - disse Dilma.

Mais cedo, durante visita a Minas Gerais, Serra disse que o PAC é “uma lista de obras”, cuja maioria foi iniciada no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

- Vamos ser realistas. A maior parte não foi feita. As obras, a gente tem que definir, tocar e fazer acontecer - disse o pré-candidato tucano.

Em 2001, o então candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, também usou a expressão "biruta de aeroporto" para se referir a Fernando Henrique.

- Eu penso que o presidente Fernando Henrique Cardoso está fazendo um papel como se fosse aquela biruta de aeroporto. Ou seja, um governo não pode anunciar uma medida sem pensá-la corretamente", disse, em 8 de junho daquele ano.

Além de criticar a oposição, alegando que ela não tem uma postura única sobre apoiar ou não a continuidade das ações governamentais, a ex-ministra afirmou que o PAC modificou a forma como as obras de infraestrutura no país são feitas.

- O PAC não é um lista de obras. É um imenso esforço para que o país volte a investir - disse Dilma.

As afirmações da petista foram feitas após o evento de lançamento de seu site oficial, em Brasília. No site, que tem formato de blog, o internauta encontra a biografia dela, notícias, propostas de governo, galerias de fotos, vídeos e espaço para interação com a presidenciável. Além disso, há uma seção com os links oficiais dela nos principais redes sociais da internet, como Orkut, Facebook e Twitter; e nos sites YouTube (de vídeos) e Flickr (de fotos). A página é coordenada por Marcelo Branco, ex-diretor do Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil.

Dilma disse que irá valorizar a Internet como instrumento para se aproximar dos eleitores.

- Eu acredito que a internet vai ter um importante papel (durante a campanha eleitoral) no Brasil. Se vai ser igual aos Estados Unidos, eu não sei, mas há uma adaptação do Brasil, como a gente coloca em tudo. O Twitter terá um papel grande, os blogs, os twitteiros. Em tempo real, as pessoas poderão dar sua opinião. Vamos ter um instrumento muito grande participação e democracia - disse a pré-candidata.

Eleições 2010

A Justiça Federal no Pará concedeu nesta terça-feira (19) uma nova liminar que determina suspensão do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. O leilão está marcado para terça (20).


O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Pará. A Advocacia Geral da União informou ao G1 que "está recorrendo" da decisão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo leilão, disse que ainda não foi notificada.

Na semana passada, a Justiça Federal já havia concedido liminar suspendendo o leilão em outro processo, que afirmava que a obra fere os direitos indígenas. Após a decisão judicial, a disputa chegou a ser cancelada pela Aneel . O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), no entanto, suspendeu a liminar e o leilão foi reconfirmado.

Na ação sobre os direitos indígenas, o MPF apresentou nesta segunda recurso contra a cassação da liminar. Os procuradores pediram que seja realizada com urgência uma sessão da Corte Especial, composta pela maioria dos desembargadores do tribunal.
A assessoria de imprensa do TRF-1 informou que o recurso está com o desembargador-presidente e que ainda não há informações sobre se a Corte deve ser convocada, uma vez que a próxima reunião está marcada somente para a próxima semana.

Novo processo

A segunda ação analisada pela Justiça Federal do Pará questiona a concessão da licença ambiental por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). O MPF entrou com os dois processos no mesmo dia, 8 de abril, mas o primeiro, que se tratava dos direitos indígenas, foi analisado antes.

As duas ações civis públicas foram julgados pelo mesmo juiz, Antonio Carlos Almeida Campelo, de Altamira.

No novo processo, Campelo decidiu que a Aneel pague multa de R$ 1 milhão se não suspender os efeitos do edital que autoriza o leilão.

O leilão


Dois consórcios se inscreveram para o leilão. Um deles, chamado Norte Energia, tem participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, da Construtora Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e de outras seis empresas.

O segundo consórcio, chamado Belo Monte Energia, tem a construtora Andrade Gutierrez, a Vale, a Neoenergia. Nesse grupo estão duas subsidiárias da Eletrobras: Furnas e Eletrosul.

O governo informou que a Eletrobras definiu que a subsidiária Eletronorte será parceiro estratégico, ou seja, atuará ao lado de qualquer consórcio que vencer. Não há informações precisas, no entanto, de como será a parceria.

Belo Monte - Leilão Suspenso de novo

Robert Pattinson, o protagonista da saga “Crepúsculo”, aparece com um estilo “largado” nas páginas da revista japonesa “T”, de maio. As imagens caíram na internet. O ator, de 23 anos, poderá ser visto como o vampiro Edward Cullen, em junho, com a estreia de “Eclipse”, nos cinemas.

Recentemente, surgiram rumores de que Pattinson teria sido cotado para interpretar Kurt Cobain nos cinemas. Porém, de acordo com o jornal “The Sun”, Courtney Love, viúva do ex-vocalista do Nirvana, teria vetado tal ideia.

Ensaio traz Pattinson 'largadão'

Um fotógrafo chinês foi destaque no prêmio World Press Awards por uma série de imagens em que aparece fazendo flexão pelado em diversos locais da China.


Ou Zhihang é um apresentador de TV que adora fotografia e passou alguns meses fazendo autorretratos em alguns locais famosos de seu país. Na série de fotos batizada de "O Momento", Zhihang aparece fazendo flexões pelado de frente para templos, praças e vias importantes de Pequim.

O artista, que se considera uma pessoa tímida, contou que não sofreu represália ao se fotografar pelado.

 
 
 
 

Homem nu faz flexão na China

Uma rua de Campinas, no interior de São Paulo, recebeu asfalto novo sem que houvesse a remoção de um carro velho abandonado há 15 anos no local. Neste fim de semana, o carro foi removido por um guincho sem identificação. Nenhum serviço público assumiu a responsabilidade pela falha.

Mais de um carro é abandonado por dia em vias públicas de São PauloCarros abandonados viram problema em ruas de SPOs moradores do condomínio que enfrenta problemas com o velho Maverick reclamam do obstáculo.

- Não acho que está legal - diz um deles.

- Atrapalha a visão de a gente sair. À noite é perigoso porque pode ter gente escondida aí atrás - diz a esteticista Lia Muniz.

- Além disso é feio. Uma coisa que desvaloriza nosso imóvel - afirmou Paulo César da Silva.

Segundo um dos moradores mais antigos da região, o carro havia sido penhorado por causa de dívidas. Revoltado, o proprietário estacionou o carro no local e nunca mais apareceu.

- É um bem particular que está subjudice e não cabe à Sanasa a retirada do veículo do passeio público - diz Sílvio Marques, gerente de comunicação da companhia de saneamento do município.




Asfalto contorna carro abandonado em SP

O Jornal Hoje, da Rede Globo, veiculou a notícia  de que uma mulher de 26 anos reclama que perdeu o filho por causa da negligência e descaso de funcionários de uma maternidade pública, em Aracaju.


A jovem diz que tentou ter o bebê duas vezes. Ela afirma que estava sentindo dores, foi até a unidade de saúde, mas foi dispensada. Na tarde de domingo (18), recebeu a notícia de que a criança não resistiu.

- Tem dois dias que ela chega à maternidade e volta. Vem e volta. Aí, disseram que o bebê morreu -
comentou a tia da gestante.

A direção do hospital não quis gravar entrevista e informou que a maternidade pública, que é referência na realização de partos de baixo e médio risco, possui 103 leitos, mas está lotada.

Descaso em Maternidade pública mata bebê

O Banco Central confirmou nesta segunda-feira (19) que serão cunhadas moedas comemorativas em alusão aos cinquenta anos de Brasília. O lançamento está previsto para a próxima quarta-feira (21), dia no qual é celebrado cinquentenário da capital federal.

De um lado, as moedas têm a imagem da catedral de Brasília, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, e da escultura "Os Guerreiros". Haverá, ainda, a inscrição: "Patrimônio da Humanidade - Unesco", e "Brasília 1960 -2010". No reverso, a moeda conterá as linhas do plano piloto, em forma de avião, e o valor de face de R$ 5.

Confeccionada em prata, com tiragem inicial de cinco mil unidades, a moeda custará R$ 108. As moedas poderão ser adquiridas no edifício-sede do BC, em Brasília, nas regionais da instituição, ou por meio da página na internet do Banco do Brasil, informou a autoridade monetária.

A moeda comemorativa de Brasília será a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás.

Moeda comemorativa aos 50 anos de Brasília

O promotor de Justiça Yuri Giuseppe Castiglione, de Osasco, ofereceu nesta segunda-feira (19) denúncia contra Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, por duplo homicídio duplamente qualificado pelas mortes do cartunista Glauco e do filho dele, Raoni, e por lesão corporal, pela agressão à mulher de Glauco, Beatriz Galvão.

No caso da morte de Glauco, foram atribuídas as qualificadoras motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Já no caso do filho dele, Raoni, a Promotoria entendeu ter ocorrido, além do recurso impossibilitando a defesa, homicídio a fim de assegurar impunidade por outro crime.

Foi pedido um exame para atestar a sanidade mental do acusado, que está detido na Penitenciária de Catanduvas, no Paraná. 

- Caso se conclua que ele não possuía higidez mental no momento da prática do delito, pode ser aplicada uma medida de segurança e, nesse caso, poderá ser determinada a internação dele em hospital psiquiátrico -afirmou o promotor, durante a entrevista realizada na sede do Ministério Público, no Centro de São Paulo. .

A utilização de entorpecentes também deve ser avaliada no exame pericial.

- Se for comprovado que, em razão do uso de droga, ele tinha comprometida sua capacidade de entendimento e discernimento [no momento do crime], a medida cabível seria a de segurança. Caso ele tenha usado a droga para criar coragem para praticar o delito, isso é um agravante para a pena - disse o promotor.

Segundo ele, o prazo mínimo, no caso de internação, é de um a três anos, com realização de avaliação periódica. Se o exame concluir que o acusado das mortes é imputável, ou capaz de responder por seus atos, ele poderá ser mandado pela Justiça a júri popular. O promotor disse que, nesse caso, as penas somadas pelos assassinatos e pela lesão corporal podem variar de 24 a 68 anos.

Em relação a Felipe de Oliveira Iasi, o promotor solicitou novas diligências antes de "formar uma convicção" sobre a eventual participação dele no crime.
- Para a busca da verdade, há a necessidade de diligências complementares - afirmou.

Ele não esclareceu quais serão essas diligências, pois o processo está sob segredo de Justiça.

- Há a necessidade de uma responsabilidade por parte do Ministério Público antes de denunciar qualquer pessoa - disse.

Não há uma limitação de prazo para que sejam realizadas as diligências.

Outro lado
Procurado, o advogado de Cadu, Gustavo Badaró, estava em uma reunião na tarde desta segunda-feira e por isso não deu declarações.

O advogado do estudante Felipe de Oliveira Iasi, Cássio Pauletti, disse que o promotor está “buscando a verdade”.

- Eu acho que o promotor está demonstrando ter equilíbrio, um espírito de buscar a verdade, ele é o advogado da sociedade. A polícia, prematuramente, imputou a uma pessoa a prática de um crimem - disse.

O estudante foi indiciado pela participação no crime porque, segundo a polícia, facilitou a fuga de Cadu após os assassinatos.

Glauco: Cadu é denunciado

Muito abatido e emocionado, Roberto Carlos não escondeu as lágrimas durante o sepultamentro de sua mãe, Laura Moreira Braga, na manhã desta segunda, 19, no cemitério Jardim da Saudade, Zona Oeste do Rio.

O cantor, que completa 69 anos no dia do enterro, evitou olhar para o caixão no momento do sepultamento. Cercado por amigos, o Rei desviava o olhar, protegido por óculos escuros de aros azuis, sua cor preferida.

O cantor utilizou um lenço para enxugar as lágrimas e rezou ao lado de parentes e amigos. Ele deixou o cemitério logo após a cerimônia, em torno das 10:30h da manhã.

Roberto havia chegado ao cemitério pouco antes das 10h da manhã para o sepultamento da mãe, Laura Moreira, conhecida como Lady Laura.




Fãs e amigos, como Wanderléia, Erasmo Carlos e Rosemary aguardavam o cantor em Sulacap, Zona Oeste do Rio. O carro de Roberto acompanhou o da funerária que levou o corpo ao cemitério.

Antes do sepultamento, o padre Antonio Maria rezou uma missa na capela do cemitério. Quando terminou a solenidade, Roberto deixou a capela segurando as alças do caixão. O Rei chegou a começar a cantar "Lady Laura" em homenagem à mãe, mas não conseguiu terminar tamanha a emoção.

Durante o enterro, o Rei ergueu as mãos para rezar o "Pai Nosso" e a "Ave Maria". Familiares e fãs cantaram a música “Nossa Senhora”, em homenagem ao cantor. O Rei estava todo o tempo ao lado da irmã, Norma.

Ao cehgar ao local, o cantor foi muito aplaudido pelos fãs, que o aguardavam cantando a música "Jesus Cristo". Foi criado um cordão de isolamento para separar as centenas de fãs do local onde aconteceu o sepultamento.

Num dos poucos momentos de descontração, Roberto Carlos ensaiou um sorriso e acenou para os fãs. Em outro momento, Roberto abraçou o amigo Jerry Adriani.



Pelo twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, mandou pêsamos a Roberto e prometeu uma homenagem a Lady Laura.

- Vamos homenagear a carioca Lady Laura. Algum equipamento de saúde ou escola. Nossos sentimentos ao Rei - postou.

Roberto Carlos desembarcou no Rio neste domingo, 18, após se apresentar em Nova York, nos Estados Unidos, e seguiu direto para o hospital em Copacabana. Laura Moreira Braga morreu de insuficiência respiratória aguda, seguida de duas paradas cardíacas no último sábado, 17.

Lady Laura estava internada desde o dia 31 de março, no Hospital Copa D’ Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, com um quadro de infecção pulmonar.

Lady Laura é enterrada


Parece que o sentimento que unia os participantes do BBB 10 virou algo mais do que amizade. Apesar de negativas de ambas as partes, foi divulgada na internet fotos de Lia e Kadu em um beijo.

Kadu e Lia, o beijo


O corpo do pedreiro Adimar da Silva, 40 anos, ainda está no Instituto de Medicina Legal (IML) da capital goiana. Ele foi encontrado morto em cela isolada do Denarc de Goiânia, na manhã deste domingo (18). Segundo informações do instituto, nenhum familiar foi ao local, até as 11h30 desta segunda-feira (19), para fazer o reconhecimento formal e levar a documentação necessária para liberação do corpo. Não há confirmação de data para o sepultamento.

Ele ficou preso desde 10 de abril, quando confessou ter matado seis jovens que estavam desaparecidos desde dezembro de 2009. O pedreiro ainda indicou à polícia onde os corpos das vítimas estavam escondidos.

Ainda de acordo com o IML, o corpo do pedreiro já foi analisado pelo legista Paulo Afonso Campos, mas o laudo ainda não foi emitido por falta de documentação. Segundo o órgão, o verdadeiro documento do pedreiro, com nome de Ademar (a polícia informou que ele tinha mais de um documento e com nomes diferentes), está em poder da Polícia Civil de Luziânia. Para acelerar a liberação do corpo, uma cópia do documento deve ser enviada ao instituto por email.

Investigação

A Polícia Civil de Goiás informou que a corregedoria do órgão abriu uma sindicância para apurar a morte do pedreiro na cela do Denarc de Goiânia. Segundo a polícia, o pedreiro foi encontrado enforcado com uma tira do forro do colchão da cela por volta das 12h30 de domingo. O delegado Norton Luiz Ferreira, que chefia a comunicação da Polícia Civil, informou que os policiais que estavam de plantão no Denarc e os presos serão ouvidos. A sindicância deve ser concluída em 15 dias, ainda segundo ele.

As investigações deverão ser acompanhadas pelo Ministério Público (MP) de Goiás. A procuradoria-geral de Justiça de Goiás pediu que dois promotores da área criminal acompanhem as investigações sobre a morte do pedreiro, segundo nota divulgada pelo MP.

'Queima de arquivo'

A notícia da morte do pedreiro surpreendeu os parentes dos jovens assassinados, que ainda aguardam angustiados a identificação de cada vítima. Só então será possível fazer a última homenagem aos rapazes. Para dona Aldenira Alves de Souza, mãe de Diego, uma das vítimas do pedreiro, a morte de Adimar "foi como uma queima de arquivo".

- Foi como uma queima de arquivo. Como pode continuar a investigação se ele não existe mais? - questiona Aldenira Alves de Souza, mãe de Diego, um dos adolescentes mortos.

- Já que eles morreram os seis juntos, eu quero que eles sejam velados juntos, enterrados juntos - diz Sirlene Gomes, mãe de George, outra vítima.

Desde domingo passado, Adimar estava sozinho numa cela da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em Goiânia. Segundo a Secretaria de Segurança, na tarde de sábado (17), detentos ouviram quando o pedreiro rasgou o colchão.

- Foi feita uma trança com o tecido que reveste colchão. Quem fez isso tinha muita paciência - disse a perita criminal Iracilda Coutinho.

Os detentos dizem que, por volta das 12h deste domingo, o pedreiro abriu o chuveiro da cela. Minutos depois, ele foi encontrado morto enforcado.

- Eu estive no local. Tudo, aparentemente, indica que foi suicídio - disse o corregedor da polícia, Sidnei Costa e Souza.

A Corregedoria da Polícia Civil e o Ministério Público vão investigar as circunstâncias da morte.

Um dia após ser preso, o pedreiro prestou depoimento à polícia, que apresentou a ele um cartaz com as fotos dos seis jovens assassinados. Adimar confessou.

- Doutor, eu sei que eu matei os seis. Depois que eu matei, tirei as roupas - disse.

Ele disse ainda que tinha sonhos em que matava pessoas e que ouvia vozes. Participaram do interrogatório dois delegados e dois senadores.

Parentes de vítimas apontam falhas

Parentes das vítimas apontam uma sucessão de falhas na investigação.

- Se eles sabiam que esse homem era um pedófilo, por que soltaram ele? Soltaram para ele fazer mais vítimas - protesta Aldenira Alves de Souza, mãe de Diego, um dos rapazes mortos.

Em 2005, Adimar foi condenado a dez anos e dez meses de prisão por ter abusado de dois meninos. Ele foi solto em dezembro do ano passado, o que não poderia ter ocorrido porque era procurado na Bahia por tentativa de homicídio.

Com uma semana de liberdade, morando com a irmã em Luziânia, ele atacou o vizinho, Diego, de 13 anos. A mãe do adolescente diz que, no começo, os policiais não deram importância ao caso.

- Eles falaram que ele estava na casa de amiguinhos, que tinha ido para alguma festa - contou. - A gente falava ‘meu irmão não é de fazer isso. Ele não sairia de casa sem avisar’ - diz a irmã de Diego, Gláucia Gomes de Souza.

Segundo o Ministério Público, o boletim de ocorrência do desaparecimento do adolescente foi registrado no dia 31 de dezembro. Só depois do sumiço de Paulo, George e Divino é que a polícia abriu inquérito para apurar o que tinha acontecido, mas apenas com Diego. Na sequência, Flávio e Márcio desapareceram.

- Houve demora a partir do momento em que desaparecimentos foram tratados como meras ocorrências - afirma o promotor Ricardo Rangel.

No dia 25 de janeiro, a polícia de Luziânia abriu quatro inquéritos de uma única vez, sendo que os jovens sumiram em dias diferentes. Ainda de acordo com a promotoria, a investigação sobre Márcio, o último desaparecido, começou oficialmente no dia 27.

- Foi preciso sumir todos pra poder começar a reagir e eles verem que não era um caso normal. Não teria acontecido essas mortes todas. O meu sim, mas os outros, não - diz Aldenira.

Em reportagem exibida ontem a noite, o 'Fantástico' refez o trajeto do pedreiro. O que chama a atenção é que, mesmo sendo uma área de mata fechada, o local onde os corpos foram enterrados fica bem próximo do bairro onde as vítimas moravam. O trajeto a pé levou uma hora, o que significa que todas as evidências, as provas, os corpos e o assassino estavam o tempo todo num raio de dois quilômetros. Em nenhum momento, Adimar se escondeu.

Ele chegou a ficar frente a frente com a mãe de um dos jovens assassinados.

- Perguntei se não sabia de alguma casa pra alugar naquele local. Ele disse para eu chamar na vizinha que tinha casa de aluguel. Não percebi nada, não suspeitava de nada - contou Sirlene Gomes, mãe de George.

Israel Vitor Vasconcelos Silva, de 19 anos, morador da região, conta que, por pouco, não se tornou mais uma vítima.

- Ele perguntou quanto eu cobrava dele pra ajudar a descarregar um caminhão de telhas. Perguntei quanto ele pagava. Ele falou R$ 30 - disse.

O rapaz desistiu no caminho para a mata. Ele ajudou a polícia a fazer o retrato falado, divulgado só depois que todos os jovens tinham desaparecido. O retrato tinha poucas semelhanças com o pedreiro.

Celular

O Fantástico apurou ainda uma outra possível falha na investigação. O celular que estava com Paulo Victor, uma das vítimas, só começou a ser rastreado 22 dias após o desaparecimento dele. Foi justamente com a quebra do sigilo que os policiais descobriram que o telefone da vítima estava sendo usado no bairro onde morava o pedreiro.

- Mesmo assim, ainda foram três meses para poder chegar ao criminoso - diz a mãe de Diego.

A Secretaria de Segurança de Goiás informou que, a partir do segundo desaparecimento, a polícia começou a tratar o caso como um só e que seis equipes trabalharam nas investigações.

Maníaco de Luziânia

As pessoas gostam de cuidar da saúde, mas acabam deixando a saúde da boca em segundo plano. Alguns problemas apresentados podem ser indícios de casos mais sérios, como câncer ou AIDS. Por isso, o GN pesquisou alguns problemas que podem comprometer a sanidade bucal. São perguntas e respostas para nos informar sobre como vai a saúde da nosa boca.

O que são lesões bucais?

São inchaços, manchas ou feridas em sua boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca) e a candidíase (sapinho). Estes problemas serão abordados abaixo. Se encontrar uma ferida em sua boca, não se preocupe. Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. Contudo, as irritações e inflamações bucais podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação. Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu dentista. Às vezes, é recomendável que se faça uma biópsia (retirada de tecido para ser examinado) para que se possa detectar a causa da ferida, e para que se possa eliminar a possibilidade de doenças sérias como o câncer e a AIDS.


Como saber se tenho uma ferida ou uma lesão bucal?

Os seguintes sinais podem indicar a existência de uma ferida ou lesão bucal:

1 - Aftas: são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes, causado por um vírus contagioso. As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca, por exemplo, no canto dos lábios. As aftas podem sumir e reaparecer. Podem também ser pequenas ou grandes e aparecer agrupadas ou isoladas.As aftas são comuns e recorrentes. Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.

2 - O herpes simples ou herpes labial se apresenta em grupos de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios e, às vezes, debaixo do nariz e ao redor do queixo. Essas bolhas são causadas por um tipo de vírus e são altamente contagiosas. A primeira infecção muitas vezes aparece em crianças, às vezes até sem sintomas e pode ser confundida com um resfriado ou uma gripe. Uma vez que a pessoa é infectada, o vírus permanece no corpo, causando, de tempos em tempos, ataques recorrentes. Em algumas pessoas, porém, o vírus permanece inativo.

3 - A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. Se considerarmos que mais ou menos 5% dos casos de leucoplasia se tornam câncer, é possível que seu dentista recomende uma biópsia. A leucoplasia muitas vezes desaparece quando se abandona o tabaco.

4 - A candidíase (ou sapinho) é uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos. A candidíase é comum em pessoas que usam dentaduras, em recém nascidos, em pessoas debilitadas por alguma doença e cujo sistema imunológico não funcione de maneira adequada. Também são susceptíveis pessoas que se queixam de boca seca que acabaram de fazer, ou estão fazendo, tratamentos com antibióticos. Adote uma dieta equilibrada, com pouco açúcar e pouco amido. Coma os alimentos com açúcar e amido durante as refeições e não como "lanchinhos", para minimizar o número de vezes que seus dentes estão expostos ao ácido.

Como tratar irritações/lesões bucais?

O tratamento varia de acordo com o tipo de problema. Para os tipos mais comuns, descritos acima, os tratamentos são os seguintes:

1 - Aftas: quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. A lavagem com enxagüantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.

2 - Herpes simples: as bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções herpéticas, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. Anestésicos tópicos podem proporcionar um alívio temporário. Os medicamentos antivirais, vendidos com receita médica, podem reduzir este tipo de infecção. Consulte seu médico ou dentista.

3 - Leucoplasia: o tratamento começa com a remoção dos fatores que causam as lesões. Para alguns pacientes isto significa deixar de usar tabaco. Para outros, significa remover as dentaduras mal ajustadas e substitui-las por dentaduras apropriadas. Seu dentista fará o acompanhamento do tratamento, com exames em intervalos de três a seis meses, dependendo do tipo, local e tamanho da lesão.

4 - O tratamento da candidíase consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento.


Alguns procedimentos necessários para manter a saúde da boca.
- É importante limpar as dentaduras para evitar os problemas causados por elas. Remover as dentaduras antes de dormir também pode ajudar.

- Se a causa for um antibiótico ou um anticoncepcional oral, a redução da dose ou a mudança do tratamento podem ajudar.

- Produtos que substituem a saliva deixam a boca mais úmida.

- Medicamentos contra fungos podem ser usados quando a causa principal é inevitável ou incurável.

- Em todos os casos, a boa higiene bucal é essencial.


E não se esqueça de procurar sempre um dentista ou um médico para prevenir doenças.

Saúde Bucal

Dr. Carlisle Cullen, personagem da série de livros e filmes “Crepúsculo”, é o homem mais rico do mundo segundo a revista "Forbes". A publicação realiza anualmente uma lista fictícia de seu tradicional ranking.

Com uma fortuna estimada em US$ 34,5 bilhões, Cullen superou Tio Patinhas, que fica na segunda posição, com US$ 1 bilhão a menos. A revista brinca que a quantia arrecadada pelo personagem de ‘Crepúsculo’ pode ser creditada a sua idade: ele é um vampiro de 370 anos de idade.










Veja abaixo o Top 15 da "Forbes".


1) Carlisle Cullen (“Crepúsculo”): US$ 34,5 bilhões

2) Tio Patinhas: US$ 33,5 bilhões

3) Riquinho: US$ 11,5 bilhões

4) Tony Stark ("Homem de ferro"): US$ 8,8 bilhões

5) Jed Clampett ("A família Buscapé"): US$ 7,2 bilhões

6) Adrian “Ozymandias” Veidt ("Watchmen"): US$ 7 bilhões

7) Bruce Wayne ("Batman"): US$ 6,5 bilhões

8) A Fada do dente: US$ 3.9 bilhões

9) Thurston Howell III ("A ilha dos birutas): US$ 2,1 bilhões

10) Sir Tophamm Hatt ("Thomas e seus amigos"): US$ 2 bilhões

11) Artemis Fowl: US$ 1,9 bilhão

12) Montgomery Burns ("Os Simpsons"): US$ 1,3 bilhão

13) Chuck Bass ("Gossip girl"): US$ 1,1 bilhão

14) Jay Gatsby ("O grande Gatsby"): US$ 1 bilhão

15) Lucille Bluth ("Arrested developement"): US$ 950 milhões

Forbes: Top 15 mais ricos do mundo