MENU

sexta-feira, 23 de abril de 2010

- Às vezes, eu perdia o fôlego com o ronco e parava de respirar. Era meu marido que me acordava - relata Sônia Sidinéia Barzan Ribeiro.

A dona de casa de 52 anos, que percebeu que tinha problemas com o sono nove anos atrás. Após um exame de polissonografia, foi diagnosticado que ela sofria de apneia obstrutiva do sono, mal que acomete mais de 30% dos brasileiros. Por sorte, Sônia foi uma entre as 31 pessoas que participaram do estudo da fonoaudióloga Kátia Carmello Guimarães, que, sob orientação de Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista e diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo, elaborou uma série de exercícios destinados a fortalecer a musculatura da língua e do palato superior, melhorando o quadro de apneia do sono.

Do grupo de 31 voluntários da pesquisa do InCor, 16 fizeram os exercícios indicados por Kátia. Com o acompanhamento de um fonoaudiólogo, eles trabalharam a musculatura da garganta por 30 minutos ao dia.

- No primeiro mês os pacientes já começaram a sentir alguma melhora, mas o resultado esperado veio depois de três meses de estudo - conta Lorenzi Filho.

Ao final da pesquisa, que durou três meses, todos os pacientes que fizeram os exercícios apresentaram melhora de cerca de 40%.

- Melhorei bastante, consigo dormir mais - garante Sônia.

Os pesquisadores constataram que após três meses de exercício contínuo o escore de qualidade de sono, na escala de Pittsburgh (a mais usada por especialistas), caiu de 10,2 para 6,9 pontos. Houve também a diminuição da intensidade do ronco: de um ruído muito alto, o ronco se tornou mais leve, quase semelhante à respiração normal. O índice de interrupções durante o sono também diminuiu, segundo os exames polissonográficos (o paciente passa a noite no hospital com um aparelho medindo a quantidade de interrupções durante as horas de sono). O número de paradas na respiração foi de 22,4 para 13,7 por hora de sono. Outra boa notícia é que, em 60% dos casos, o grau de apneia passou de moderado para leve.

- Os resultados sugerem que a nova técnica é bastante promissora para tratamento desses casos e, o que é melhor, com baixíssimo custo. -  observa Lorenzi Filho.

Outra evidência de melhora da apneia foi que, em média, a circunferência do pescoço dos pacientes diminuiu um centímetro, fato que indica que os exercícios remodelam as vias aéreas superiores, de acordo com Kátia.

Lorenzi Filho adverte que os pacientes sempre devem ter o acompanhamento de um profissional e dar continuidade ao exercício mesmo após receberem alta. Senão, os músculos tonificados podem voltar a enfraquecer, comprometendo o fluxo de ar. Além disso, os exercícios não precisam ser feitos de uma vez.

- Você pode fazer dez minutos no período da manhã, dez na hora do almoço e dez à noite - diz.

As obstruções nas vias respiratórias de quem apresenta essa doença são causadas pela flacidez dos músculos da garganta, que dificulta o fluxo de ar durante o sono. A garganta humana é semelhante a um cano que transporta o oxigênio até os pulmões. Esse cano é composto por tecidos, mucosa, gordura e músculos.

- Durante a noite, assim como nossos braços relaxam, ficando ‘moles’, os músculos da garganta também relaxam, diminuindo o espaço por onde passa o ar - explica o professor Carlos Carvalho, supervisor de pneumologia do Hospital das Clínicas.

Então, quando a pessoa sofre de apneia, os músculos acabam diminuindo – mais que o normal – a passagem de ar ou até mesmo fechando-a. Seguindo esse raciocínio, ao fortalecer os músculos da garganta, eles não obstruirão tanto a entrada e saída de ar, fazendo com que o paciente tenha menos interrupções respiratórias durante o sono

Apesar de ser um distúrbio aparentemente simples, a apneia incomoda muita gente. Segundo Carvalho, em geral, os pacientes não reparam no problema. Normalmente, quem percebe o distúrbio no sono, os roncos e as paradas respiratórias são aqueles que convivem com eles. O ronco é um dos sintomas que mais perturbam e um dos principais sintomas de quem sofre de apneia.
 
- À medida que o espaço da garganta vai diminuindo, o ar passa por um orifício cada vez mais estreito, até que chega uma hora que ele faz um barulho alto quando passa, que é o ronco - explica Carvalho.

Outro incômodo de quem não tem um sono tranquilo é a sonolência diurna. Dependendo da gravidade do caso, a pessoa mal consegue se concentrar e acaba dormindo no meio do dia.

- Há pacientes que chegam a dormir até durante uma conversa, mas não percebem que isso tem origem na má noite de sono. Devido à sonolência, o raciocínio da pessoa se torna lerdo e ela começa a ter dificuldade em exercer sua profissão - conta Carvalho.

Além de receber algumas queixas do marido e dos filhos, Sônia também sentia que não tinha uma noite tranquila:

- Eu acordava muito durante a noite, toda hora. Durante o dia, eu ficava cansada, irritada.

Aqueles que sofrem de apneia devem ficar atentos. Embora seja um distúrbio do sono, ela pode acelerar o processo de aterosclerose nas artérias do corpo e aumentar a incidência de problemas cardiovasculares.

- Quando se tem apneia do sono, se tem também uma baixa oxigenação sanguínea. Não chega muito oxigênio ao pulmão e, em consequência, não há oxigênio suficiente para o coração funcionar bem. Então, o coração é sobrecarregado. Em determinado momento o coração começa a ficar fraco e não aguenta trabalhar tanto - observa Carvalho.
Assim como muitos distúrbios, a apneia do sono tem graus de gravidade que são constatados por meio de um exame de polissonografia. Acima de 30 interrupções, ela é considerada grave; entre 15 e 30, moderada; abaixo de 15, leve; abaixo de 5, já é vista como normal. Os exercícios desenvolvidos por Kátia são direcionados para pacientes de grau leve e moderado.

- Mas quando a apneia é grave ou mesmo moderada, um tipo de tratamento muito recomendado é usar uma máscara ligada a um compressor de ar, o CPAP (abreviação, em inglês, de pressão positiva contínua nas vias aéreas), que é a pressão positiva contínua na via aérea. É um compressor que, ao jogar ar pelo nariz, abre a garganta - explica.

O CPAP é uma ótima alternativa para os pacientes de apneia, mas muitos não se adaptam a ele. Primeiramente, porque em princípio ele deve ser usado toda noite, de acordo com as especificações do médico. Agora, imagine dormir com um aparelho que fica soprando no rosto. Adaptar-se a ele não é fácil nem barato. Portanto, geralmente é recomendado àqueles que têm apneia grave.

Independentemente do grau de apneia, os médicos destacam a necessidade de mudança comportamental. Por exemplo, muitos dos pacientes com apneia são obesos. O excesso de gordura entope as vias aéreas. Se o motivo principal da apneia for a obesidade, o paciente deve entrar em uma dieta de emagrecimento e fazer exercícios com acompanhamento de fonoaudiólogo para tonificar os músculos e eliminar o excesso de gordura. O tratamento depende muito do perfil do paciente. A apneia é mais comum em homens de mais de 50 anos, quando a musculatura começa a ficar flácida, normalmente acima do peso ideal. Por isso, a primeira medida geralmente recomendada é a perda de peso. Outra medida é evitar álcool antes de dormir.

- Às vezes, a pessoa bebe muito álcool no jantar. O álcool relaxa (ainda mais) a musculatura, o que pode agravar a apneia - diz Carvalho.

Para se ter um bom resultado no tratamento da apneia, recomenda-se algum tratamento com fonoaudiólogo ou mesmo com o uso do CPAP juntamente com essas mudanças de comportamento.

Apnéia do sono

James Cameron, o diretor de "Avatar", o filme de maior bilheteria da história, disse ao jornal "Los Angeles Times" que a segunda parte do longa deve se concentrar no oceano do planeta Pandora.

- Encontramos um amplo espaço para o ecossistema do filme - comentou o cineasta. - Não só para Pandora, mas para o sistema Alpha Centauri. Expandiremos a visão desse sistema e incorporaremos mais sobre isso à história, não necessariamente na segunda parte, mas mais na terceira.

O diretor de "Titanic" explicou que sua intenção para a sequência é criar um meio ambiente diferente dentro de Pandora, o planeta onde habitam os Na'vi, os alienígenas protagonistas da primeira parte.

- Quero me estabilizar no oceano de Pandora, que será tão rico e diverso como estranho e imaginativo, mas não se tratará só de uma selva. Não estou dizendo que não vamos ver o que já conhecemos; veremos mais dessas coisas também - apontou.

"Avatar", que estreia em Blu-Ray e DVD nos Estados Unidos nesta quinta-feira, já rendeu mais de US$ 2,7 bilhões, e espera aumentar os lucros com uma reestreia nos cinemas a partir de agosto, justo antes da publicação da edição de quatro discos em Blu-Ray e DVD do filme em novembro.

- Estamos trabalhando agora para terminar de acrescentar seis minutos ao filme, que incluem muito material digital, para a reestreia em agosto - comentou o diretor canadense.

Ele acredita que Avatar ainda pode arrecadar mais dinheiro porque os cinemas com salas Imax tiveram que fazer coro para a estreia de obras como "Alice no País das Maravilhas", "Como Treinar o seu Dragão" e "Fúria de Titãs".

Recentemente, a atriz Zoë Saldana, protagonista de "Avatar", disse à Agência Efe sobre a sequência que "se sabe uma essência do que ele (Cameron) quer fazer". Ela acrescentou que "vai ser algo apocalíptico".

- O que é certo é que ele não vai filmar nada até que não sinta que tem um material digno para ser filmado - acrescentou.

Segunda parte de 'Avatar' tratará do oceano de Pandora

Pesquisa Ibope divulgada pelo "Diário do Comércio" mostra que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem a maior rejeição entre os eleitores. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados disseram que não votariam em Ciro "de jeito nenhum" para a Presidência da República.

A segunda maior taxa de rejeição é da pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva, com 43%. Outros 34% disseram que não votariam na petista Dilma Rousseff de jeito nenhum. A rejeição ao tucano José Serra foi de 32%. De acordo com a pesquisa, Serra tem 36% das intenções de voto, contra 29% de Dilma.

Na pesquisa anterior, feita em março pelo Ibope, Serra tinha 35% e Dilma, 30%. A diferença de dois pontos percentuais entre a pesquisa atual e a feita em março está dentro da margem de erro --que é de dois pontos para mais ou para menos.

Empatados na intenção estão de voto estão Ciro e Marina, com 8% cada um. Na pesquisa anterior, Ciro aparecia com 11% e Marina com 6%.

A pesquisa foi encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, dona do "Diário do Comercio" e ouviu 2.002 pessoas de em 141 municípios entre os dias 13 e 18 deste mês. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº 9070/2010.

Eleições 2010

O Festival de Cinema de Tribeca dá início hoje a sua nona edição em Nova York tingido de verde, graças à estreia mundial da nova sequência da animação "Shrek", o primeiro filme em 3D a participar da mostra.

- Trata-se do 'Shrek' mais divertido de todos, em que o ogro está mais sedutor do que nunca. Há grandes números musicais e uma multidão de referências cinematográficas, por isso que é um filme válido para nós - explicou a produtora Jane Rosenthal, uma das fundadoras do festival junto ao ator Robert de Niro, à Agência Efe.

Shrek é o primeiro filme em 3D a participar do Tribeca, um festival dedicado em grande parte a títulos independente de todo o mundo e no qual costumam se destacar os documentários, mas que, segundo Rosenthal, não pode ficar à margem da revolução que os avanços tecnológicos supõem.

- O objetivo de todo festival é se aproximar dos temas que preocupam a indústria e o 3D é um dos mais importantes, por isso que abrir com um filme assim era algo que queríamos fazer - explicou Rosenthal, que, no entanto, disse que "o futuro de todo o cinema não pode passar pelo 3D, porque o público acabaria se cansando".

A última sequência das aventuras de "Shrek" e da "Princesa Fiona" foi dirigida por Mike Mitchell para os estúdios DreamWorks e centra toda a atenção do primeiro dia do festival, da mesma forma que os atores que puseram suas vozes mais uma vez nesses bem-sucedidos personagens, como o espanhol Antonio Banderas.

"Shrek para Sempre" mostra o ogro com saudades da época em que costumava assustar as pessoas e que, devido a um pacto maléfico, acaba em uma versão muito estranha do reino de "Tão, Tão Distante", na qual os ogros são perseguidos, seus rivais tomaram o controle e ele jamais conheceu "Fiona".

Após o filme, o ponto mais comercial do festival, o Tribeca exibirá até o dia dois de maio 85 longas-metragens e 47 curtas-metragens, entre os que se destacam diversos documentários, o que, segundo Rosenthal, responde à vontade de dar "voz a criadores que querem contar histórias que os meios majoritários não querem ouvir".

Com temáticas que vão da mudança climática aos conflitos na África, passando pelo terrorismo, a mostra traz uma ampla variedade de filmes, entre os quais Rosenthal destacou "My Trip to Al Qaeda", de Alex Gibney em que o jornalista Lawrence Wright conta seu trabalho para entender o terrorismo islâmico.

Também destaca-se "Earth Made of Glass", um longa dirigido por Deborah Scranton que mostra o trabalho do presidente ruandês Paul Kagame, que deve participar do festival, e vários cidadãos por trazer à tona a verdade sobre o genocídio cometido em Ruanda em 1994.

Além disso, há "The Two Escobars" (Os Dois Escobares, em tradução livre), um documentário que os organizadores do Tribeca veem concorrendo por grandes prêmios e que, dirigido pelos americanos Jeff e Michael Zimbalist, retrata dois colombianos, o jogador Andrés Escobar e o barão da droga Pablo Escobar.

Da Colômbia também traz o longa-metragem "La Sangre y la Lluvia", dirigido por Jorge Navas que conta uma história de amor em Bogotá. No entanto a presença de títulos latinos fica reduzida a apenas outros três filmes.

Trata-se de "The Sentimental Engine Slayer", uma co-produção entre os Estados Unidos e o México que supõe a estreia no cinema do músico Omar Rodríguez, co-fundador da banda texana The Mars Volta, e "Monica & David", documentário de Alexandra Codina focado em dois jovens com síndrome de Down que decidem se casar e a luta de suas famílias, de origem cubana, para ajudá-los.
Além disso, o curta-metragem "Hard Rock Havana", dirigido pelo americano Nicholas Brennan, relata a história da banda cubana de heavy metal Zeus. No Tribeca também haverá lugar para vários rostos conhecidos de Hollywood, como Forest Whitaker e Renée Zellweger, que estrearão "My Own Love Song", e Vanessa Redgrave e Amanda Seyfried, que trazem a comédia romântica "Cartas para Julieta".

Também serão exibidos os filmes "Get Low", com Robert Duvall e Bill Murray; o thriller "The Killer Inside Me", de Michael Winterbottom com Jessica Alba, Kate Hudson e Casey Affleck; "Ondine", protagonizada por Colin Farrell; "Every Day", com Helen Hunt e Liev Schreiber; e "Cairo Time", com Patricia Clarkson.

O Festival de Cinema de Tribeca, que também mostrará uma versão restaurada de "Doutor Jivago" (1965), que encerra a mostra com "Freakonomics", a adaptação do bem-sucedido livro homônimo escrito em 2005 pelo economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner.

Festival de Tribeca exibe Shrek em 3D









O segundo transplante de rosto na Espanha foi concluído nesta madrugada no hospital Virgem del Rocío de Sevilha (Andaluzia, sul do país), após quase 30 horas de trabalho de uma equipe médica integrada por 23 especialistas.

A Secretaria de Saúde da região da Andaluzia, em comunicado divulgado nesta quarta, não informa o resultado da operação. O órgão indica que "apenas sob critérios estritamente facultativos, atendendo à evolução do paciente e zelando pelo seu bem-estar e recuperação, falará sobre novidades e detalhes da cirurgia".

A nota não apresenta dados sobre o receptor e o doador e ressalta que "por pedido expresso do receptor e de sua família, pede-se o máximo respeito da imprensa".

Esta é a primeira operação de transplante de rosto na região da Andaluzia, a segunda na Espanha e a nona no mundo, segundo o comunicado. A primeira cirurgia de rosto na Espanha foi feita em um homem de 43 anos em agosto passado no Hospital Universitario la Fe de Valencia por uma equipe dirigida pelo doutor Pedro Cavadas e incluiu a mandíbula e a língua.

Esta segunda operação consistiu "na extração e implante do tecido composto na região facial", segundo o comunicado.

A equipe cirúrgica de extração e implante é integrada por cinco cirurgiões plásticos, quatro maxilofaciais, três anestesistas, um oftalmologista, três médicos residentes de cirurgia plástica, cirurgia maxilofacial e oftalmologia, e seis profissionais de enfermaria, assim como um anaplástico.

Além disso, os profissionais dos serviços de Cuidados Intensivos, Radiologia, Imunologia, Bioquímica, Hematologia e Microbiologia apoiaram as necessidades de suporte diagnóstico e assistencial complementares antes da cirurgia. O procedimento durou 30 horas e foi possível graças "à excelente coordenação da equipe sanitária", assegura a Secretaria de Saúde da Andaluzia.

O órgão destaca como parte essencial da cirurgia todo o processo de preparação, coordenação e planejamento da equipe, que fazia os preparativos desde 21 de setembro, quando recebeu sinal verde da Comissão Nacional de Transplantes e a Comissão Autônoma de Ética e Pesquisa Sanitária da Secretaria de Saúde.

A cirurgia foi possível graças à solidariedade de uma família que permitiu a doação do tecido, explica a Junta da Andaluzia.

Transplante total de rosto é realizado na Espanha

A despeito de repetidas recomendações quanto à necessidade de oferecer serviços de apoio à saúde reprodutiva a adolescentes, poucos meninos estão recebendo a informação de que necessitam para se proteger do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, reporta um novo estudo.

Menos de um quarto dos jovens de 15 a 19 anos haviam recebido conselhos sobre doenças sexualmente transmissíveis ou HIV da parte de uma organização de saúde, no ano precedente, de acordo com pesquisa nacional entre 1.121 jovens no ano de 2002, o que indica que a situação não melhorou significativamente desde 1995, quando um estudo prévio constatou proporções semelhantes.

Os jovens que tiveram três ou mais parceiras mulheres ou se envolveram em sexo oral ou anal com parceiros homens demonstravam maior probabilidade de ter recebido aconselhamento. Uma vez mais, a proporção foi semelhante à do estudo de 1995, de acordo com a nova pesquisa.

Menos de 20% dos jovens estudados discutiram contracepção com uma organização de saúde em 2002, de acordo com o estudo, enquanto quase dois terços das mulheres da mesma faixa etária haviam recebido esse tipo de serviço, de acordo com o estudo.

- O sistema médico na verdade foi montado de forma a atender às necessidades das mulheres e da saúde maternal de uma maneira que não serve bem às necessidades dos homens jovens - disse o Dr. Arik Marcell, professor assistente na escola de medicina da Universidade Johns Hopkins e principal autor do estudo, publicado pela revista Journal of Adolescent Health.

Jovens não recebem informação adequada sobre saúde sexual


O brasileiro Demian Maia é um dos melhores lutadores do UFC (Ultimate Fighting Championship). Desde 2007 na organização, já soma seis vitórias em oito lutas. Em quatro delas foi premiado por ter conseguido a “melhor finalização da noite”. As boas apresentações o levaram até a disputa do cinturão da categoria peso médio no maior evento já realizado no vale-tudo, o UFC 112, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Apesar de todas as vitórias que já conseguiu na carreira, foi a derrota na disputa do título que colocou o paulista em destaque na mídia do mundo inteiro. Não pelo resultado, mas pela forma que o adversário, o campeão Anderson Silva, encontrou para vencê-lo. Foram gritos, provocações, e até xingamentos dirigidos a Demian, que conseguiu levar a batalha até o final do quinto round, obrigando os juízes a definirem o vencedor.

A caminho do aeroporto de Guarulhos para embarcar para a Finlândia, onde dará um seminário sobre jiu-jitsu, Demian contou ao R7 que tinha Anderson como um de seus ídolos no mundo do vale-tudo, mas deixou de admirá-lo depois da luta. Mais: uma vitória sobre o compatriota virou um de seus maiores objetivos na carreira.

- Quero uma revanche. Quero melhorar em muitas coisas, e uma vitória sobre ele virou um grande objetivo para mim. Anderson é um excelente atleta, eu tinha uma grande admiração por ele, era um dos meus ídolos. Mas agora não quero nem ficar no mesmo lugar que ele. Acho que ele não se encaixa como um ídolo de verdade.

O respeito como lutador, porém, permanece. Aliás, Demian tem uma explicação sobre o motivo de Anderson não ter partido para o ataque para tentar o nocaute.

- Quanto mais você ganha, mais medo tem da derrota. Ele foi bem conservador, sentiu alguns golpes meus e ficou receoso. Todo grande campeão passa por essa tensão de ter muita gente querendo ganhar de você. Quando eu comecei a ganhar muito no jiu-jitsu também fiquei com medo da derrota porque a pressão passou a ser muito grande. Subir lá e lutar é muito difícil, e eu respeito muito todos os lutadores que fazem isso.

Apesar de ter cinco títulos mundiais de jiu-jitsu, Demian, hoje com 32 anos, só começou a praticar a modalidade aos 19. Mais novo, praticou judô, caratê e kung-fu. O interesse pelo vale-tudo vem da infância, quando teve a oportunidade de assistir ao vivo a algumas lutas. Tinha muita vontade de brigar, mas não na rua. Queria enfrentar pessoas que praticassem artes marciais. E resolveu testar suas habilidades.

O lado financeiro também é um atrativo. Apesar das palestras e seminários que ministra em diversos países e da academia que tem em São Paulo, Demian afirma que o dinheiro que ganha no UFC compensa o esforço. Fixar residência fora do Brasil para ficar mais perto dos patrocinadores, porém, ainda não é uma possibilidade.

- Vou ficar em San Diego até agosto, porque eu sempre quis ter a experiência de morar fora. Mas tento ficar o máximo de tempo no Brasil porque nada paga o prazer de ficar no seu país, com as pessoas que você gosta.

A carreira de jornalista ficou para trás. Formado em 2001 pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, o lutador nunca atuou na área por falta de tempo, que sempre foi dedicado quase integralmente às artes marciais.

Os frutos ele colhe hoje em dia. Apesar de não ter certeza, Demian acha que ainda tem mais três lutas no contrato com o UFC. Mas adianta que isso não é garantia de que fará os combates, e explica que não foi avisado da data do próximo duelo.

- Os contratos no UFC geralmente são de quatro a seis lutas. Ainda não sei quando será minha próxima luta. Acho que ainda tenho três, mas não tenho certeza, não olho muito contrato. O contrato também não vale pra muita coisa, porque eles podem encerrar quando quiserem.

Enquanto isso, o paulista fica na expectativa de uma nova oportunidade para conquistar o cinturão na categoria peso médio, de preferência sobre Anderson Silva, o atual campeão.

UFC - Demian Maia quer revanche contra Anderson Silva

O Banco Patagonia anunciou nesta quarta-feira que chegou a um acordo com o Banco do Brasil para venda de seu controle em uma operação envolvendo aproximadamente US$ 480 milhões.

O banco argentino, por meio de comunicado ao mercado, afirmou que venderá ao BB 51% de seu capital votante, exatas 366.825.016 ações, a um preço de US$ 1,3076 por ação, totalizando US$ 479,66 milhões.

O Patagonia afirma que o acordo ainda está sujeito à aprovação dos órgãos regulados na Argentina e no Brasil. Caso seja aprovado, será feita uma OPA (oferta pública de compra de ações) na Argentina dos papéis remancentes do Patagonia.

Segundo o comunicado, o Patagonia possuía ao fim de 2009 US$ 2,57 bilhões em ativos, carteira com mais de 775 mil clientes e 2.660 funcionários.

BB compra banco argentino

O milagre do Photoshop

A versão do diretor Tim Burton para a história clássica de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, inspirou diversas grifes a produzir peças com estampas e formas relacionadas ao filme. Há marcas que produzem para os mais diversos perfis de público – de grandes lojas de departamento a joalherias supersofisticadas – querendo pegar carona no sucesso do filme.
Entre as lojas populares está a Renner, que tem camisetas com estampas da protagonista. Também há opções para crianças – ou melhor, para os pais que querem deixar seus bebês mais moderninhos.

A loja paulistana Mini Humanos fez camisetas e macacões (para crianças de até dez anos) com estampas que fazem referência à história. Cada peça sai por R$ 55. Já a grife Tyrol fez dois macacões e duas camisetas com desenhos estilizados da Alice. O preço é salgado: os macacões custam R$ 129,90 e as camisetas, R$ 89,90 cada.

À esqueda, criação da Swarovski e, à direita, peça de Stella McCartney


Macacão e camiseta da Tyrol inspirados em Alice no País das Maravilhas


Em sentido horário, lançamentos da Hot Topic (loja americana que vende na internet uma coleção inteira inspirada no filme de Tim Burton), Mini Humanos e Renner


Até designers de joias entraram na onda. Junia Machado criou cordões, pingentes, pulseiras e brincos que têm Alice como tema e servem para crianças e adultos. E, mais uma vez, não é barato: um colar com pingente de chave e pedras preciosas sai por R$ 1.895. Já a requintada H.Stern criou anéis grandes e volumosos que reproduzem cenários do filme de Tim Burton. O preço? Cada peça não sai por menos de R$ 8.000.


Onde comprar:

Renner

Lojas em todos os Estados
www.lojasrenner.com.br


Mini Humanos
Rua Deputado Lacerda Franco, 604 – São Paulo/SP
Contato: (11) 3628-6070


Boutique Swarovski
Shopping Iguatemi : Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo /SP
Contato: (11) 3816-7111


Stella McCartney
Rua Haddock Lobo, 1592 – São Paulo /SP
Contato: (11) 3897-2600

'Alice' inspira moda