MENU

domingo, 22 de agosto de 2010

Os fãs de videogame acabam de ganhar mais uma maneira de expressar admiração pelos jogos clássicos. É que os designers Ben Marsh e Julia Roach desenvolveram preservativos especiais para eles.

As camisinhas vêm em embalagens individuais que lembram o cartucho de alguns do mais famosos jogos para Game Boy, como Super Mario World, Donkey Kong e Tetris.

São seis opções de “jogos” que vêm dentro de uma embalagem maior que imita o Game Boy. As embalagens ainda trazem trocadilhos com o nome dos jogos. O Tetris, por exemplo, virou Sextris.

Designers inventam camisinha para fãs de games

Os laços familiares em “Passione” estão mais embolados que novelo de lã. É primo namorando prima, tia e sobrinha que têm o mesmo marido... Depois que se descobriu que Totó (Tony Ramos) é filho de Bete (Fernanda Montenegro) com Olavo (Francisco Cuoco), a maioria dos personagens passaram a carregar o mesmo sangue. E, sem saber, acabam se envolvendo intimamente uns com os outros.

- Quando construí a história, a ligação entre os personagens dava um gosto especial à costura entre as tramas. Muitas delas se justificam especialmente por essa relação familiar. Em alguns momentos, as histórias me levaram a interligar as pessoas. Em outros, foi o parentesco entre elas que deu origem ao ponto de partida das tramas. Esse é um exercício prazeroso - conta o autor Silvio de Abreu.

Ele avisa que reviravoltas vão acontecer quando as relações começarem a ser descortinadas:

- O público pode esperar quase tudo. Afinal, estamos falando de sentimentos como paixão, inveja, cobiça, raiva, medo. Momentos difíceis ajudarão a motivar a mudança, para melhor, de alguns personagens.

Tia e sobrinha têm o mesmo marido

Jéssica (Gabriela Duarte) é filha de Olavo (Francisco Cuoco), que também é pai de Totó (Tony Ramos). O camponês é pai de Agostina (Leandra Leal), o que faz dela neta do Rei do Lixo. Sendo assim, Jéssica é tia de Agostina e as duas são casadas com Berilo (Bruno Gagliasso).

Irmãos se envolvem com a prima

Fátima (Bianca Bin) é filha de Gerson (Marcello Antony), o tio dos irmãos Danilo (Cauã Reymond) e Sinval (Kayky Brito). A adolescente, então, é prima dos ciclistas. Ela engravidou de Danilo e fez um aborto. Agora, está ficando com Sinval.

Italiano entre ‘tia’ e prima

Agnello (Daniel de Oliveira) é sobrinho de Saulo (Werner Schünemann), marido de Stela (Maitê Proença). Sem saber, o italiano teve um caso com a “tia”, mas está namorando Lorena (Tammy Di Calafiori), filha dela e do empresário, o que faz da jovem sua prima.

Tio divide mulher com sobrinho

Clara (Mariana Ximenes) se casou com Totó (Tony Ramos), que é tio de Danilo. Sendo assim, o rapaz é “sobrinho” da vilã, com quem mantém um tórrido caso.

Empresária é sogra da própria algoz

Bete (Fernanda Montenegro) é mãe de Totó, o marido de Clara. A empresária, que foi enganada pela vilã, acabou, sem saber, tornando-se sogra dela.

Primeiras descobertas

Os primeiros a descobrir que são parentes são Agnello (Daniel de Oliveira) e Lorena (Tammy Di Calafiori). Os dois encontram Melina (Mayana Moura) e Fred (Reynaldo Gianecchini) e os rapazes se surpreenderam ao ver que elas se conheciam. Melina dise que é tia de Lorena, que constatou ser prima de Agnello.

Se o parentesco não assustou o casalzinho, o mesmo não aconteceu com Berilo (Bruno Gagliasso). Clô (Irene Ravache) soltou que Olavo (Francisco Cuoco) tem um filho com Bete (Fernanda Montenegro). Ao saber que trata-se de Antônio Mattoli, o pai de Agostina (Leandra Leal), Berilo passa mal. “Que pesadelo! Olavo é pai de Jéssica e avô de Agostina!”, disse Berilo, tenso.


Os parentescos em 'Passione'

Com o monumental sucesso de bilheteria do primeiro Avatar, não é surpresa nenhuma que venha por aí uma continuação do filme. Mas, segundo contou James Cameron à MTV americana, não será apenas uma, mas duas sequências – e que podem ser produzidas de uma só vez.

- Estamos falando sobre isso. Não está decidido ainda. Mas é algo que faz muito sentido, pela natureza destas produções, pois podemos bancar toda a captura de movimentos e depois voltar e fazer o trabalho com as câmeras por um período.

Cameron fala do fato de Avatar ter boa parte de seu trabalho baseado em computação gráfica. Filmes “normais” exigem um compromisso por um tempo muito maior de toda a equipe de filmagem e elenco.

- É como estas produções filmadas em seguida fracassam: você está tentando fazer dois filmes de uma vez, trabalha nisso por um ano e meio, filmando. Todo mundo fica morto, não é humanamente possível. Mas para este tipo de filme (de Avatar), com certeza pode funcionar.

Antes de partir para a produção destas duas partes finais de uma trilogia Avatar, no entanto, Cameron está se dedicando a terminar seu romance Avatar – a transformação em livro da história do primeiro filme. Segundo o diretor, é algo que ele sempre teve a intenção de fazer e pretende que seja um trabalho realmente bem feito.

'Avatar' poderá ter duas sequências produzidas de uma só vez

Você deve ter conhecido Tiffany Brissette como a Super Vicky, a menina-robô do seriado homônimo que fez muito sucesso nos anos 80. Mas a atriz já trabalhava no meio artístico muito antes do programa produzido pela FOX estourar.

Aos dois anos, devido a persistência da mãe, a garotinha nascida em dezembro de 1974 já participava de concursos de talentos infantis e gravava comerciais para o rádio e TV. No começo da carreira, Tiffany emprestou sua voz em filmes como "Caravana da Coragem", que conta a aventura dos Ewoks (aqueles ursinhos de "Star Wars: o retorno de Jedi", lembra?)

Aos 10 anos, ela fez três episódios da série "Webster" e, na sequência, ganhou o papel pelo qual se tornaria famosa, a Super Vicky (em inglês, ela se chamava Vicki e o seriado "Small Wonder"). A série que contava a história da família que tinha uma androide como filha adotiva durou quatro anos, de 85 a 89. O sucesso foi grande na época e até hoje é cultuada (tem mais 150 mil fãs no Facebook), apesar de já ter sido considerada a pior série de todos os tempos pelo "USA Today".

O fim do show foi, praticamente, o fim da carreira de Tiffany Brissette. No fim dos anos 80, ela fez alguns episódios do game show "Teen Win, Lose or Draw" e de "Equal Justice", que tinha Sarah Jessica Parker no elenco, e então evaporou da TV.
 
Nessas quase duas décadas fora da mídia, Tiffany se tornou uma corredora, disputando maratonas, e se formou em psicologia por uma faculdade na Califórnia. Em uma entrevista ao programa "The Morning Show with Mike & Juliet", em 2009, ela contou que vive em Boulder, no Colorado, e estuda para ser enfermeira. Nunca se casou ou teve filhos.
 

Lembra da menina que fez a Super Vicky?


Cissa Guimarães esteve na praia do Leblon, neste domingo, 22, acompanhada pelo filho mais velho, Thomaz, e amigos de Rafael Mascarenhas, que morreu vítima de um atropelamento. A atriz permaneceu grande parte do tempo de mãos dadas com um homem.



Cissa Guimarães tenta voltar a sorrir

A nova temporada de Malhação estreia nesta segunda-feira, dia 23, na Rede Globo, e contará com novos personagens e uma trama totalmente diferente. Escrita por Emanuel Jacobina, com direção de núcleo de Ricardo Waddington, a atração começa logo após o Globo Notícia.

 Segundo a figurinista Marina Alcântara, a principal preocupação do figurino desta nova temporada é fugir do caricatural. Junto de sua equipe, ela pesquisou elementos na moda de rua para acompanhar as tendências:

- Observo muito no meu dia-a-dia os jovens que me rodeiam, pois é com eles que queremos falar - conta Marina.

Um estilo diferente foi elaborado para cada personagem. Catarina (Daniela Carvalho), por exemplo, usa muitas roupas com estampas em xadrez. Já a marca de Pedro (Bruno Gissoni) é sua jaqueta jeans. A personagem Babi (Maria Pinna) é a mais conectada com o mundo da moda e traz em sua composição novidades e tendências, misturando estilo militar, rock´n roll e romântico:

- No guarda-roupa dela não podem faltar peças de couro, jeans de cintura alta e jaquetas militares - afirma a figurinista.

Marina explica ainda que outro detalhe interessante é que cada personagem usa um modelo específico de tênis:

- O jovem em geral usa muito tênis e marcamos um estilo diferente para cada um. O figurino é o mais simples possível, não temos a intenção de deixar os personagens fora da realidade. Trabalhamos com roupas do cotidiano, das ruas.

A nova temporada de Malhação estreia nesta segunda, dia 23, logo após o Globo Notícia.






Amanhã estréia mais uma temporada de 'Malhação'; Conheça os estilos das personagens

Esculturas de papel são a base do trabalho das designers americanas Nikki Salk e Amy Flurry e seu Paper Cut Project.

Suas instalações, máscaras e chapéus encantam a mídia – como o jornal francês Le Figaro e o New York Times – e também os blogueiros e até mesmo marcas como a Hermès. A grife francesa é o atual projeto da dupla.

As inspirações são as mais variadas: Supremes, Billie Holiday e o universo do escritor Oscar Wilde, o mundo dos animais e os cabelos e penteados. O material utilizado: apenas faca, cola e cartolina.

- Uma noiva japonesa pediu que criássemos uma máscara exclusiva, para seu casamento, que simbolizasse o encontro da Paris retrô com a estética dos mangás - contou Nikki em entrevista ao Times.














Veja arte feita com esculturas de papel

A Globo poderá mudar o nome de sua próxima novela das sete, chamada provisoriamente de “Dinossauros e Robôs”. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, uma parte dos diretores do canal defende que o novo folhetim de Walcyr Carrasco se chame “A Idade da Pedra”. Os dois títulos já foram registrados pela Globo.

A trama, que irá misturar humanos, robôs e dinossauros, substituirá “Ti Ti Ti” em 2011. Nessa semana, o protagonista Marcos Pasquim esteve na cidade de Marília, no interior de SP, para gravar algumas cenas em um tradicional festival japonês. Além dele, já estão confirmados na história os nomes de Adriana Esteves, Cissa Guimarães, Dionísio Neto, Vanessa Giácomo, Narjara Turetta, Samara Filippo e Nívea Stelmann.

Walcyr também já escalou três galãs para a novela: Rodrigo Hilbert, Paulinho Vilhena e Erik Marmo. Hilbert dará vida a um vilão na história, enquanto Marmo será um padre. Já o personagem de Vilhena ainda não foi definido pelo autor.

Globo muda título de próxima novela das sete

Julinho (André Arteche) pode ganhar um novo amor em "Ti Ti Ti". Com a morte de seu namorado Osmar (Gustavo Leão), e devido ao sucesso que o casal fez no início da novela, a autora Maria Adelaide Amaral cogitou a possibilidade do cabeleireiro encontrar um novo rapaz por quem se apaixonasse. Entretanto, segundo a coluna Zapping, dessa vez Julinho poderá gostar de uma mulher.

- O Julinho tem o que eu chamo de comoção estética. Pode até ser que uma mulher desperte nele uma paixão - contou André Arteche à publicação.

Depois de chamar atenção com romance gay, personagem pode se apaixonar por mulher em 'Ti Ti Ti'


A Globo deu sinal verde para que Thelma Guedes e Duca Rachid - de "Cama de Gato" e "O Profeta", iniciem os trabalhos da substituta de "Araguaia", cuja estreia está prevista para meados de 2011. As autoras tiveram a sinopse do novo folhetim aprovada recentemente pela alta cúpula do canal carioca.

Embora ainda não tenha título definido, a novela das seis de Thelma e Duca será ambientada na década de 1920, encerrando assim o ciclo de pouco mais de dois anos de novelas contemporâneas. Outro item que já é de conhecimento de todos é a participação de alguns dos atores de "Cama de Gato". Paola Oliveira e Carmo Dalla Vecchia, que interpretaram Verônica e Alcino respectivamente, serão os protagonistas do novo folhetim. A direção será de Amora Mautner, também de "Cama de Gato".

Com informações da coluna Canal 1.

Globo aprova sinopse e autoras de "Cama de Gato" preparam nova novela

Depois de quatro novelas em seu currículo, sendo uma como protagonista - "Negócio da China" - e outra como antagonista - "Tempos Modernos" -, a atriz Grazi Massafera se prepara para viver seu primeiro personagem principal no cinema, de acordo com informações da colunista Mônica Bergamo.

Grazi estará em "The Billi Pig", uma comédia de José Eduardo Belmonte, cujo orçamento é de R$ 6 milhões. Ela fará par romântico com Selton Mello. No filme, seu personagem é uma aspirante a atriz.

Ainda não há data para início das gravações.

Grazi Massafera será protagonista no cinema

Filme "A Origem" recriado com Lego


Cientistas de Israel afirmam ter descoberto uma nova forma de eliminar células infectadas com HIV, em um processo que provoca a autodestruição de células contaminadas.

Pela técnica desenvolvida pelos cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, as células infectadas com HIV recebem um DNA viral, que faz com que a célula morra. A técnica não afetou as células não-infectadas.

Até o momento, a técnica foi desenvolvida apenas em pequena escala, com poucas células. Nenhum teste foi realizado em humanos.

A pesquisa será publicada nesta quinta-feira na revista científica Aids Research and Therapy. Os pesquisadores afirmam que a técnica poderia levar a um tipo de tratamento contra o vírus HIV. O melhor tratamento disponível atualmente - à base de antirretrovirais - é eficaz no combate à replicação de células infectadas, mas ele não consegue eliminá-las.

Segundo o artigo, assinado pelo professor Abraham Loyter e sua equipe, o método desenvolvido no laboratório "resultou não só no bloqueio do HIV-1, mas também exterminou as células infectadas por apoptose [autodestruição]".

O artigo faz a ressalva, no entanto, de que há mais de um tipo de vírus HIV e que o trabalho da equipe está apenas nos estágios iniciais. Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ajudar no desenvolvimento de um novo tipo de tratamento
no futuro contra a Aids.

Cientistas provocam 'autodestruição' de células de HIV

Comprar a casa própria pode ser a realização de um sonho - ou se transformar em um "mico", se a compra for feita sem os cuidados necessários. O momento é bom, mas empolgação demais pode resultar em problemas. Comprar imóvel requer muito planejamento, uma dose generosa de paciência e, de preferência, o apoio de um bom corretor ou de um advogado, advertem os especialista.

- Algo que falo sempre é: nunca compre por impulso - esta é a primeira orientação de João Crestana, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).
 
Mas foi justamente o que a funcionária pública Sônia Regina Ramos de Andrade, de 30 anos, fez.
 
- Fui ao local, visitei o empreendimento e assinei o contrato no stand de vendas - conta. - O emocional falou muito alto na compra.
 
Agora, ela se vê com um financiamento nas mãos e uma dúvida na cabeça.

Sônia vive no Rio de Janeiro com a mãe. Determinada a morar sozinha, ela começou a visitar lançamentos e acabou comprando um imóvel na planta sem submeter o contrato e demais documentos à avaliação de um profissional.

- No final de julho me ligaram dizendo que ia sair o financiamento pela Caixa e que teria que levar a documentação. Quando saiu o tal financiamento me informaram que havia um reajuste - conta.

O que preocupa Sônia é, entre outros fatores, o valor cobrado. Quando ela fechou negócio, o imóvel estava avaliado em R$ 127 mil. Até o momento ela pagou R$ 7 mil. Portanto, a funcionária pública imaginou que financiaria algo em torno dos R$ 120 mil, mas foi surpreendida com um montante de R$ 131 mil.

- Quando eu questionei, disseram que era uma correção do INCC. A minha dúvida maior era se o valor estava correto, porque achei a diferença muito grande - explica.

Como destaca o presidente do Secovi, o brasileiro compra, em média, dois imóveis durante toda a vida. Portanto, cercar-se de cuidados é imprescindível.

- Procure junto com a sua família ver quais são as necessidades. Localização – se perto do emprego, do lazer, de um hospital; tamanho – grande, com condomínio barato porque não tem área comum, ou menor, mas com uma bela área de lazer, por exemplo. É preciso ver o que a família tem necessidade - orienta.

A outra dica de João Crestana é buscar algo que caiba no bolso do comprador.

- O que cabe hoje, como está a sua situação de emprego hoje, qual a perspectiva para o futuro. Tem perspectiva de mudar de cidade, de ser promovido, de ser demitido? - lembra ele.

O presidente do Secovi lembra que, no momento da compra, todas as variáveis precisam ser analisadas com critério. Por exemplo, caso o comprador opte por um apartamento, é preciso decidir se a preferência é por um imóvel novo, na planta ou usado. Se quer um andar alto ou baixo, se prefere que fique de frente ou fundo, se deve ter varanda ou não, o número ideal de vagas de garagem, se a estrutura de lazer é importante, qual o valor de condomínio que não vai impactar demais no orçamento doméstico, portanto, é preciso esmiuçar tudo.

O mesmo raciocínio se aplica à escolha do bairro.

- Tem bairros que, no mesmo quarteirão, um lado custa 20% menos que o outro, seja porque tem feira livre, porque tem bares, porque tem muito trânsito. Portanto, é preciso escolher muito bem - reitera Crestana.

Precavido

O servidor público federal Ricardo Medauar Omnati, de 30 anos, não teve preguiça – nem se deixou levar pelo impulso. Depois de muita procura, ele encontrou o imóvel que queria. Mas não comprou, seguindo orientação do advogado. Nova busca, novo imóvel, nova recusa do advogado. Terceira tentativa e, mais uma vez, ouviu do advogado para seguir buscando.

Até encontrar o apartamento no qual mora hoje foram nove longos meses de procura.

- Olhei mais de 30 apartamentos - conta.

O advogado só recomendou a compra da quarta opção levada pelo cliente.

- As três primeiras opções, o advogado não recomendou a compra por problemas variados. No primeiro deles, a corretora falou que tinha vaga na garagem, mas a vaga era um acordo verbal, não constava na escritura. O segundo apartamento, o prédio não tinha nem o habite-se da prefeitura. Era um prédio novo, mas nunca tinha conseguido o habite-se porque tinha uma irregularidade na construção. Já o terceiro apartamento, a proprietária estava com problemas fiscais e parece que o imóvel poderia vir a responder por essas dívidas - relata Ricardo.

Apesar de confessar que ficou um pouco frustrado quando ouviu do advogado para não comprar os outros imóveis dos quais gostou, Ricardo sabe que, no fim das contas, fez um bom negócio.

- Hoje dou graças a Deus de ter ficado com a quarta opção, porque esse apartamento é de melhor qualidade que os outros e custou praticamente o mesmo - admite.

Nessas idas e vindas de Ricardo, ele acabou inclusive mudando o bairro de interesse inicial. E esta atitude encaixa em mais uma das dicas do presidente do Secovi, João Crestana. Ele diz que o momento atual é o de fazer comparações. Comparar empresas, preços, condições, localização etc.

- Quem reluta em fazer comparações pode deixar de comprar a melhor opção disponível - comenta.

Encol

Um dos casos mais conhecidos do mercado imobiliário foi a falência da Encol, na época a maior construtora do país, decretada em 1999. Estima-se que o prejuízo tenha atingido cerca de 42 mil famílias. Entre elas, estava a do industriário Alexandre de Souza Veiga, de 39 anos. Era 1993 quando ele começou a procurar um apartamento para comprar porque iria se casar.

- Comprei primeiro ali no Méier (bairro do Rio de Janeiro). Passado um ano, a Encol me chamou dizendo que o apartamento tinha dado problema e propuseram a devolução do dinheiro ou que eu fizesse a migração para outro empreendimento que eles tinham – que parecia ser uma solução boa - conta.

Veiga explica que, ao todo, chegou a pagar cerca de 60% do valor do imóvel. Ocorre que ele saiu do Rio de Janeiro, onde estava o empreendimento, e ficou 12 anos fora. Agora em 2010, ele e a família estão de volta à cidade.

- Há dois meses eu passei no local em que deveria estar o empreendimento e viu um prédio lá - conta.

Durante todos estes anos em que esteve fora, ele chegou a contratar dois advogados para cuidar do caso, mas acabou não ficando "em cima" da história.

Agora, ele pretende correr atrás para tentar descobrir o que, exatamente, aconteceu com o imóvel pelo qual ele pagou boa parte, que até hoje declara no imposto de renda – como “em construção” -, mas ao qual nunca teve acesso.

- Talvez o erro que eu cometi foi que busquei informações de mercado. Olhei balanço da Encol, estava tudo normal. Depois descobri que estava falsificando. Acho que meu erro foi que não procurei um advogado que me desse outra orientação - resume Veiga.

Problema herdado

Mas, às vezes, o imóvel com problemas vem de herança. Foi o que aconteceu com a escritora Fátima Sacchi de Menezes, de 52 anos, e seu marido, Reinaldo Correa de Menezes, de 61 anos. Os dois estão às voltas com uma pequena casa de um dormitório na cidade de Boituva que deveriam ter herdado do pai de Menezes.

Fátima conta que o sogro comprou a casa em 2002.

- Meu sogro tinha, na época, 82 anos. Era hipertenso, semi-analfabeto, com dificuldade de andar. Todas as características ótimas para uma pessoa se engambelada - resume.

O problema é que o proprietário da casa que ele comprou tinha falecido quatro meses antes, deixando como herdeiros a esposa, sete filhos e respectivos cônjuges. Na ocasião, não foi aberto inventário.

- Meu sogro pagou o valor integral do imóvel, algo próximo de R$ 19 mil, mas, na escritura do imóvel consta que ele é proprietário de 1/14 avos - conta Fátima.

Quando o sogro de Fátima faleceu e ela e o marido foram tentar abrir o inventário, não conseguiram, porque constava que ele era inventariante do espólio do antigo proprietário do imóvel.

- Já passamos por vários advogados, recebemos as propostas mais escabrosas que você possa imaginar - diz.

Orientação

O advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) especializado em Direito Imobiliário William Santos Ferreira explica que, no momento da compra, é preciso estar atento aos documentos do imóvel e também à documentação dos vendedores. Ele destaca que cada compra deve ser submetida à avaliação de um profissional habilitado, mas que, de maneira geral, valem as seguintes recomendações: do imóvel é preciso solicitar matrículas atualizadas, destacando que imóveis mais antigo fala-se ainda em transcrição como título de domínio; escritura; certidões da prefeitura em relação a tributos vinculados ao imóvel (taxa do lixo e IPTU); declaração da quitação de condomínio (para condomínios verticais ou horizontais); folha de rosto do IPTU, onde constam os dados cadastrais do imóvel.

- Às vezes, a análise da situação do próprio condomínio precisa ser avaliada também. Por exemplo, no caso de dívidas trabalhistas e INSS não pago - destaca.
 
Também é importante ter acesso às contas de energia, água e gás da unidade.
 
- É preciso listar o que vai permanecer no imóvel, porque há casos em que o vendedor tira tudo.

Com relação à documentação dos vendedores, entram na lista as certidões pessoais dos distribuidores forenses da Justiça Estadual e da Justiça Federal, além da Justiça do Trabalho; certidões negativas dos Cartórios de Protesto; cópias autenticadas de RG, CPF e certidão de casamento. Ferreira explica todas estas certidões devem ser, pelo menos, do local em que está o imóvel e do domicílio dos vendedores.

- Muitas vezes, é no detalhe que você pode perder - alerta o advogado.

O profissional destaca que se a aquisição for feita de pessoa jurídica, a documentação é diferente. De maneira resumida, os documentos necessários são: contratos sociais ou estatuto social atualizados – é este documento que vai determinar quem poderá representar a empresa e em quê condições. Também é com base neste contrato social que será determinado que outros documentos devem ser exigidos. No caso, todas as certidões mencionadas anteriormente, além de falências, de recuperações judiciais, e do INSS.

- Após casos como os da Encol, foi criada uma legislação para proteger o consumidor em caso de problemas e dívidas das construtoras. Para saber se a construtora em questão adotou o cuidado necessário, é preciso checar a matrícula do empreendimento, onde deve constar que o regime é do patrimônio de afetação - diz Ferreira.

Se a compra for feita de imóvel cujo proprietário faleceu – caso do sogro de Fátima, são necessários cuidados adicionais.

- Entre eles, é preciso solicitar o alvará judicial que autoriza a venda. Isso só deixa de ser necessário nos casos em que os herdeiros são maiores e capazes e não há testamento, porque nestes é possível a realização de escritura de inventário (chamado de inventário extrajudicial) - orienta.

Outra recomendação do advogado é registrar no Cartório de Registro de Imóveis o Instrumento Particular de Compromisso de Venda e Compra.

- É importante para evitar, por exemplo, que o vendedor promova mais uma alienação do imóvel para terceiros, entre outros problemas - esclarece. - Nós temos uma tradição brasileira de comprarmos remédio sem receita e de comprarmos imóvel sem advogado - conclui o especialista.

Saiba o que fazer para não errar na compra de um imóvel

Você se lembra da pequena Bia, de “Felicidade”, novela do início dos anos 90? Pois bem, a menina cresceu. Tatyane Goulart tem hoje 26 anos e ainda a mesma carinha de criança que a consagrou na infância. Agora, a atriz - que recentemente fez uma participação na minissérie “Cinquentinha” - roda o Brasil com a peça "O diário de Débora" e se prepara para abrir uma confecção de roupas.

Tatyane diz que, até hoje, os adultos a param na rua para falar sobre o papel em “Felicidade” e a Ângela de “Quatro por quatro”.

- Foram as novelas que mais marcaram, e muitos lembram até hoje. Os adultos lembram mais dessas novelas porque foram há quase 20 anos. Tem uma geração que não me viu nesses papéis, mas hoje alguns estão me assistindo na reprise de ‘Quatro por Quatro’ no Canal Viva - diverte-se a atriz, que também interpretou a boneca Emília na fase de 2007 do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Da infância, Tatyane lembra de gostar de seu trabalho como de "uma brincadeira" - mas uma daquelas sérias.

- Sabia que era um trabalho com muitas responsabilidades, mas ao mesmo tempo era um prazer porque também era uma brincadeira. Crescer nesse meio me ensinou a ter muita responsabilidade desde cedo, inclusive com o colégio, porque eu era muito cobrada.

Irrequieta e em busca de mudanças

Atualmente a atriz considera natural conseguir papéis mais jovens - mas acha que, com o tempo, vai acabar conquistando personagens mais maduros. O sonho é fazer um papel longe de seu perfil.

- Tenho vontade de fazer uma vilã. E personagens que não tivessem nada a ver com o meu estereóptipo, diferentes da minha aparência, algo que as pessoas não me imaginam fazendo. Quero fazer papeis mais ousados na TV, teatro e cinema - diz a atriz, que mora há quatro anos com o fotógrafo Caio Veronese.

Além da carreira de atriz na TV e no teatro, Tatyane está investindo em moda com a confecção Les Maries.

- A maneira que você se veste diz muito sobre você, e sempre achei que faltava no Rio uma grife que não fosse tão praia, que conseguisse abranger todos os públicos, com roupas mais sóbrias e classudas - aposta ela. Os modelitos serão vendidos pela internet.

Atriz quer fazer vilã para apagar antigos personagens

Comediantes e humoristas de diversas emissoras se encontraram, ontem, na praia de Copacabana, para uma passeata contra a lei eleitoral que proíbe piadas com os candidatos políticos. A manifestação “Humor sem censura” foi prestigiada por Sergio Mallandro, Lúcio Mauro Filho, Maria Clara Gueiros, Claudio Manoel e Bruno Mazzeo, entre outros.

Comediantes protestam contra censura à sátiras políticas

Cansado de ter que mentir sobre a sua aparência em sites de namoro? Pois um site inglês, lançado essa semana, promete trazer a solução para os seus problemas: apenas pessoas feias podem se cadastrar para fazer parte da rede de relacionamentos. O TheUglyBugBall.co.uk exclui qualquer um que "seja bonito demais ou atraente", de acordo com informações do jornal "The Sun". Criado pelo empresário multimilionário Howard James, o objetivo é oferecer um serviço que há muito tempo se fazia necessário, segundo ele.

- É triste, mas a verdade é que mais da metade do Reino Unido é feita de pessoas feias, mas, surpreendentemente, ninguém ainda tinha pensado em oferecer um serviço de namoro virtual para eles - declarou.

O site entrou no ar na segunda-feira de manhã e já conta com cerca de 1.500 cadastrados. "Nosso site permite que pessoas que não são atraentes possam paquerar e namorar sem ter medo de serem ridicularizadas por serem feias ou por estarem acima do peso", acredita Howard. Será que a moda vai chegar ao Brasil?

Inglês lança site de relacionamento para pessoas feias

Silvio de Abreu fez uma jogada de mestre, em “Passione”. O autor, que já tinha anunciado que por volta do capítulo 100 haveria uma morte na trama, começando a saga do “quem matou?”, aumentou ainda mais o mistério ao informar que já houve um assassinato na novela e que o público não percebeu.

A vítima em questão foi Eugênio Gouveia (Mauro Mendonça), no primeiro capítulo. Na ocasião, foi dito que personagem sofrera um enfarto fatal. Agora, a revelação do autor pegou de surpresa até o intérprete do assassinado.

- Acreditava que tinha morrido de morte natural, mas agora tudo leva a crer que ele pode ter sido envenenado ou ter tido os remédios trocados. Afinal, por causa da morte dele é que tudo aconteceu, que a novela começou - analisa Mauro.

Mas que ninguém pense que este é o único crime da trama. É o que avisa Silvio:

- Haverá sim mais uma morte de um personagem importante.

Silvio de Abreu surpreende com assassinato em 'Passione'

Após um período de depressão, em que se separou do marido, Sam Mendes, em Março, a atriz Kate Winslet reaparece sorridente e feliz ao lado de um novo amor, o modelo da Burberry Louis Dowler. Os dois se conheceram em uma festa e, a julgar pelas fotos, a atriz estava feliz por mostrar o seu novo parceiro enquanto se divertiam em uma noite em Londres. Winslet e Dowler foram a uma boite e voltaram às 2h50m, ainda de mãos dadas.

Um amigo em comum do casal falou com o jornal britânico Mirror sobre o relacionamento:

- Eles já sairam diversas vezes e realmente apreciam a companhia um do outro. Louis tem um ótimo senso de humor e é um cara legal. Ele recebe muita atenção, mas não é o típico modelo. Ele não é deslumbrado.

Winslet terminou o casamento em março e logo após anunciar a separação, fugiu para o México com o filho Joe, de seis anos, e com a filha mia, nove anos, do seu casamento anterior com o produtor Jim Threapleton. A atriz então se dedicou ao trabalho, filmando uma série para o canal HBO. Atualmente, ela mora no Greenwich Village, em Nova York, onde seus filhos estudam.

Dowler nasceu em Cornwall, na Inglaterra, cresceu em Hampshire e agora mora em Londres. Segundo amigos, o modelo tem planos de levá-la a sua terra natal.

- Kate parece estar conquistada. Quem não estaria? Louis quer levá-la para Cornwall e ela disse 'sim' sem pestanejar. Eles realmente têm algo especial.

Kate Winslet aparece com novo amor

A propaganda eleitoral de Paulo Bufalo, candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, acabou reacendendo a questão do beijo gay em novelas. Como a peça publicitária, exibida em horário nobre, mostra dois rapazes se beijando, não demorou para que surgisse o questionamento: se um partido político o fez, por que emissoras como a Rede Globo não seguem o exemplo?

O caso foi comentado por dois autores de novelas globais. Silvio de Abreu e Ricardo Linhares afirmaram acreditar que o beijo gay do PSOL pode ser um avanço. Falando à coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, os dois concordaram também em dizer que a sociedade está mais preparada para ver dois homens trocando beijos em novelas.

- A sociedade já está mais do que preparada para ver um beijo gay feito com elegância, bom gosto e emoção - opinou Silvio

Já para Linhares, a dramaturgia brasileira está pronta para tratar da questão, sem qualquer receio, apesar de questionar se a classificação indicativa permitiria a exibição de tais cenas.

Mas na visão de Pedro Ekman, diretor responsável pelo filme do PSOL, a grade dos canais de TV aberta brasileiros são "retrógrados".

- O que choca é que você não está acostumado a ver [beijo gay] na TV. Na rua, você até vê mais. O choque é pelo conservadorismo da TV. A sociedade aceita muito mais esse fato do que o que está refletido nos meios de comunicação - opina.

Arquiteto de formação e filiado ao PSOL, Ekman produziu o vídeo como forma de colaborar com a campanha para o governo paulista, mas diz não fazer questão de uma carreira na TV.

- Eu vou cavar os meus espaços onde eu acho que é importante.

À Folha, a Rede Globo respondeu às críticas de que o horário político foi mais avançado do que suas novelas:

- Não achamos que nossas novelas da categoria entretenimento são os veículos adequados para tratar de questões sociais.

Para Ekman o discurso não convence.

- A resposta é engraçada, porque quando convém, ela [Rede Globo] diz que a novela serve para fazer 'merchandising social'. Quando não convém, porém, ela fala que não serve para isso. É a velha e boa resposta de conveniência.

Veja a propaganda política:

Propaganda eleitoral do PSol reacende polêmica sobre beijo gay na TV