MENU

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Emprego formal soma 1,47 milhão no 1º semestre e bate recorde

with 0 comentários
Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho revelam que foram criadas 1,47 milhão vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, valor que representa o novo recorde histórico para o período.

Até o momento, o melhor primeiro semestre da série, que começa em 1992, aconteceu em 2008, quando foram abertas 1,36 milhão de vagas formais de trabalho. No ano passado, com a crise financeira internacional, foram criadas 299 mil vagas formais.

Nesta quarta-feira (14), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já havia estimado que a criação de empregos formais, nos seis primeiros meses deste ano, somaria 1,5 milhão de empregos formais.

'Acomodação' em junho

Apesar do recorde registrado no primeiro semestre deste ano, o mês de junho não foi o melhor da história. No mês passado, foram criados 212,9 mil postos formais de emprego, informou o Ministério do Trabalho.

No mesmo mês de 2008, o atual recorde para junho, foram abertas 309,44 mil vagas. Com isso, foi interrompida uma sequência de cinco meses seguidos de recorde. O emprego vinha registrando recordes seguidos, contra o mesmo mês de anos anteriores, desde janeiro deste ano.

- O resultado de junho representa uma acomodação. O mercado teve um comportamento atípico de crescimento muito forte nos cinco primeiros meses, e no último mês do primeiro semestre [junho], teve uma acomocação de alguns setores, como a construção civil, a indústria, os serviços, e no setor de educação - disse o ministro Carlos Lupi.

Segundo ele, o emprego voltará a "crescer bem" em julho, mas afirmou que não dá para garantir que voltará a ser registrado recorde para o mês.

- Acredito que vai ser recorde, mas não posso afirmar porque temos demissão em educação. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tendem a crescer muito com a safra da soja e com setor de exportação de carne - acrescentou ele.

Previsão para 2010

O Ministério do Trabalho informou que está mantida a previsão de que sejam criados 2,5 milhões de empregos formais em todo ano de 2010. Se confirmada a marca, será novo recorde histórico. Deste modo, informa que restam ser criados 1,02 milhão de empregos com carteira assinada no segundo semestre deste ano.

- Acredito em um segundo semestre bom, igual ou um pouquinho melhor do que 2009, o que vai significar mais 1 milhão de empregos criados - disse Lupi.

0 comentários:

Postar um comentário