MENU

sábado, 12 de março de 2011

Japão pode distribuir iodo para pessoas que moram proximo às usinas nucleares

with 0 comentários
Autoridades japonesas disseram aos agentes de inspeção nuclear da ONU que estão preparando uma distribuição de iodo às pessoas que moram perto das usinas nucleares afetadas pelo forte terremoto de sexta-feira, segundo a agência da ONU, em Viena.

O iodo pode ser usado para ajudar na proteção contra câncer na tireóide, para o caso exposição radioativa em um acidente nuclear.

Após o desastre de Chernobyl, em 1986, milhares de casos de câncer de tireóide foram registrados em crianças e adolescentes, expostas no momento do acidente. Mais casos são esperados.

Neste sábado, houve vazamento de radiação do instável reator nuclear japonês de Daiichi 1, depois de uma explosão ter arrebentado o telhado da instalação após o terremoto de sexta-feira. O governo insistiu que os níveis de radiação eram baixos.

Segundo a agência de notícias japonesa Jiji, três trabalhadores sofreram de exposição radioativa perto da usina de Fukushima.

Desaparecidos

As autoridades da prefeitura (província) de Miyagi, na região nordeste do Japão estão sem notícias de 10 mil moradores da cidade portuária de Minamisanriku, informou o canal NHK de televisão.

O número equivale a mais da metade da população da cidade que, atingida pelas ondas gigantes, ficou coberta de lama. Os demais moradores estão em abrigos.

O número oficial de mortos pelo terremoto é de 637, mas governo e imprensa temem que a cifra ainda possa se elevar.


0 comentários:

Postar um comentário