MENU

sábado, 12 de março de 2011

Veja as estréias do cinema

with 0 comentários
'PASSE LIVRE'
(Hall pass)

EUA, 2011 / Comédia
Direção: Bobby e Peter Farrelly
Elenco: Owen Wilson, Christina Applegate, Amanda Bynes.

Crítica: Rick e Fred, na meia-idade, comportam-se como adolescentes bobíssimos. Estão em plena efervescência da curiosidade sexual, como se tivessem 14 anos. Fred, aliás, costuma dar vazão à sua sexualidade frustrada sozinho no automóvel - apenas uma das situações escatológicas vistas aqui e que correspondem ao mais puro estilo dos irmãos Farrelly, que já viveram dias melhores nos tempos de 'Quem vai ficar com Mary' (1998).

A fissura dos dois maridos é tanta que eles acabam conseguindo das esposas um passe livre de uma semana, para fazer o que bem entenderem. Contra a sua própria expectativa, as duas esposas começam a se dar bem na semana livre - e elas bem o merecem. Aí, o filme encrenca, porque falta coragem para ir até o fim das travessuras extraconjugais de todos os envolvidos.

Aliás, não falta só coragem. Falta originalidade, frescor, até mais liberdade. Owen Wilson é claramente um ator capaz de ir mais longe neste universo, bem como Christina Applegate. Mas ambos parecem travados pelas premissas de uma história, afinal, empenhada num bom-mocismo piegas, duro de aguentar. (Neusa Barbosa, do Cineweb)

--------------------------------------------------------------------------------

'RESTREPO'

EUA, 2010 / Documentário
Direção: Sebastian Junger e Tim Hetherington

Crítica: Indicado ao Oscar de documentário 2011, 'Restrepo' é mais um capítulo do cinema a sangue quente dos campos de batalha. Uma das primeiras sensações que desperta é a de estar no próprio front, ao lado dos jovens soldados norte-americanos destacados para o inóspito vale Korengal, no Afeganistão. Com uma câmera sempre instalada no meio deles, quase se pode sentir as balas voando perto do próprio rosto.

O filme acompanha um ano da missão militar no Korengal, que foi descrito como o lugar mais perigoso do mundo. Em todo caso, na hora e meia da projeção, não faltam motivos para acreditar no epíteto.

Sem conseguir ver onde se escondem seus inimigos, os norte-americanos são, muitas vezes, alvos de fogo cruzado. Eles sabem que não têm nenhuma vantagem sobre aqueles que conhecem o terreno e contam com a solidariedade dos escassos moradores da região.
--------------------------------------------------------------------------------


'CORPOS CELESTES'

Brasil, 2011 / Drama
Direção: Marcos Jorge e Fernando Severo
Elenco: Dalton Vigh, Rodrigo Cornelsen, Carolina Holanda.

Crítica: 'Corpos Celestes' é uma espécie de óvni no cinema brasileiro - e isso é um elogio. Numa época em que a mesmice destinada ao consumo em massa tende a imperar, o filme tenta fazer algo diferente, ser criativo. Se consegue sempre, é outra questão.

É uma história intimista de tons existencialistas, que transita do drama à fantasia. Ao centro estão dois momentos da vida de Francisco - interpretado por Dalton Vigh quando adulto. A frase 'a criança é o pai do homem', tornada célebre por Machado de Assis, serve perfeitamente neste caso, uma vez que, na segunda parte, com o personagem já crescido, reverberam momentos e ações de sua infância. Foi nessa fase que ele entrou em contato com a astronomia, ao conhecer um norte-americano que morava na sua cidadezinha.

O filme, no entanto, nunca carrega as tintas, não colocando excessiva ênfase em suas metáforas. Ao contrário, a trama vai se abrindo de forma sutil. Embora nem sempre tudo funcione a contento, o lirismo da primeira parte -- que parece dialogar diretamente com o antigo cinema italiano -- é redentor. Assim como o visual, repleto de efeitos especiais que nunca parecem exagerados ou artificiais.

--------------------------------------------------------------------------------


'EM UM MUNDO MELHOR'
(In a better world)

Dinamarca, 2010 / Drama
Direção: Susanne Bier
Elenco: Mikael Persbrandt, Ulrich Thomsen.

Crítica: Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, o dinamarquês 'Em um mundo melhor' faz um paralelo entre dois países: Dinamarca e Quênia. Anton é um médico dinamarquês que viaja frequentemente à África para cuidar de mulheres que foram brutalmente atacadas por um chefão local. Em casa, ele tenta recuperar o amor de sua mulher, Marianne, e a confiança do filho, Elias.

A outra família é a de Claus (Ulrich Thomsen), viúvo e pai omisso que volta da Inglaterra para a Dinamarca com o filho pequeno, Christian (William Johnk Nielsen), depois da morte da mãe do menino. A vida dos dois garotos vão se cruzar quando Elias é humilhado por outro menino na escola e Christian decide tomar as dores.

A diretora arma uma história moralizante cujo questionamento maior é: devemos oferecer a outra face para o inimigo? A resposta, como é de se esperar, não é simples e envolve muita discussão -- mas o filme é um tanto simplista em sua resolução, exagerando nas manipulações emocionais e narrativas. A ideia vendida por 'Em um mundo melhor' é que as pessoas retribuirão, tanto o bem, quanto mal, na mesma moeda. Então, por que não fazer apenas o bem? Num mundo ideal, isso seria perfeito -- mas o nosso está muito longe disso.

--------------------------------------------------------------------------------


'MISTÉRIO DA RUA 7'
(Vanishing on 7th Street)

EUA, 2010 / Suspense
Direção: Brad Anderson
Elenco: John Leguizamo, Hayden Christensen, Thandie Newton.
Sinopse: Após um misterioso apagão, a maior parte da população da cidade desaparece. Três sobreviventes ficam presos dentro de uma taberna e tentam descobrir o que está acontecendo.
--------------------------------------------------------------------------------


'DOCE VINGANÇA'
(I spit on your grave)

EUA 2010 / Terror
Direção: Steven R. Monroe
Elenco: Sarah Butler, Chad Lindberg, Tracey Walter, Daniel Franzese.
Sinopse: Uma jovem escritora é estuprada durante suas férias. Agora ela busca vingança contra seus agressores.

0 comentários:

Postar um comentário