MENU

segunda-feira, 21 de março de 2011

Maior campeão da ginástica masculina morre após longa batalha contra doença

with 0 comentários
O ginasta russo Nikolai Andrianov, o mais condecorado atleta da modalidade em provas masculinas, morreu nesta segunda-feira, após uma longa batalha contra uma doença. Aos 58 anos, ele não resistiu a um problema neurológico, segundo informou a federação de ginástica de seu país.

- Nós recebemos a trágica notícia de que Nikolai morreu nesta tarde - afirmou o técnico da seleção russa Alexander Alexandrov, à agência Reuters. - Ele estava doente há muito tempo.

Andrianov sofria de um problema neurológico degenerativo, que o levou a não conseguir mais se comunicar, nem mexer as pernas e braços. Ele morreu em sua cidade natal, Vladimir.

O atleta detém o recorde com maior número de medalhas olímpicas na ginástica masculina, com 15. Entre elas, foram sete ouros. Ele chegou a ser o recordista geral entre os homens, até ser passado pelo nadador dos EUA Michael Phelps, em Pequim-2008.

Entre homens e mulheres, ele é o terceiro maior medalhista na história dos Jogos, atrás de Phelps (16) e da líder Larisa Latynina, também ginasta, com 18.

Andrianov se aposentou logo após as Olimpíadas de 1980, em Moscou, e entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Ginástica em 2001. O russo deixou dois filhos e esposa, a bicampeã-olímpica da ginástica Lyubov Burda.

0 comentários:

Postar um comentário