MENU

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os seres vivos mais velhos do mundo

with 0 comentários





Enquanto a maiora das pessoas viaja por aí à procura de novidades, a fotógrafa americana Rachel Sussman resolveu cair na estrada em busca dos seres velhos do planeta. Entre corais, vegetais e fungos, ela chegou a fotografar organismos com mais de 80 mil anos. Confira alguns deles abaixo.


A planta Azorella compacta, ou Llareta, tem por volta de três mil anos e é tão densa, seca e inflamável que é usada pela população local para se aquecer nas noites de inverno. (Deserto do Atacama, Chile)











As folhas enroladas da Welwitschia mirabilis são especiais porque conseguem captar a umidade da névoa do mar. (cerca de dois mil anos, Parque nacional Namib-Naukluft, Namíbia)











A bactéria siberiana é o ser mais velho que Sussman fotografou. Testes de DNA sugerem que elas tenham entre 400.000 e 600.000 anos. (Instituto Niels Bohr, Copenhagen, Dinamarca)











Pinheiro Bristlecone (Até 5.000 anos, montanhas brancas, Califórnia, EUA)












Árvore ÁlamoTremedor (80 mil anos de idade, Fish Lake, Utah, EUA)












Mais uma dos ÁlamosTremedores (80 mil anos de idade, Fish Lake, Utah, EUA)












O pinheiro Spruce gran picea tem 9.500 anos de idade. Por causa de sua capacidade de autoclonagem, gerando novos galhos e troncos do mesmo sistema de raízes, é que ele vive tanto tempo. (Parque Nacional de Fulufjället, Suécia)









O tronco da Adansonia digitata é tão grande e oco, que tem um bar-café dentro. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A longa vida deste abobá pode estar ao fim: depois de dois mil anos, a árvore oca se partiu em duas, o que pode causar sua morte em breve. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sussman fotografou também os seres marinhos anciões, como esse coral cérebro, que tem 2 mil anos de idade. (Speyside, Trinidad e Tobago)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Árvore Sentinela (2.150 anos de idade; Sequoia National Park, Califórnia, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fungo Armillaria Ostoyae (mais de 2.400 anos de idade; floresta nacional Malhuer, Oregon, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pode parecer que há vários grupo de plantas nesta imagem, mas cada um destes círculos é apenas um único indivíduo. - Planta desértica Mojave Yucca (mais de 12 mil anos, Deserto de Mojave, Califórnia, EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Milenaria alerce, cipreste da Patagônia (2.200 anos: monumento nacional Alerce Costero, Chile)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário