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quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novo office interage com redes sociais

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A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (12) o lançamento mundial do pacote Office 2010 (também em português com a nova ortografia), além dos pacotes SharePoint, Visio e Project – todas as alternativas já disponíveis são para clientes corporativos. O Office 2010 para usuários domésticos (com Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote) só chegará ao mercado em meados de junho ou julho, por preços que vão de US$ 149,99 a R$ 499,99 nos Estados Unidos, dependendo da versão. Os valores no mercado brasileiro, para usuários finais, ainda não foram divulgados.

De acordo com a Microsoft, 90 milhões de empresas em todo o mundo poderão implementar a suíte Office 2010 – deste total, estima, 10% são brasileiras. A nova suíte tem como principal atrativo as ferramentas de colaboração: isso permite a integração e edição dos documentos de programas disponíveis no computador do usuário, em seu celular ou até mesmo na internet (a chamada computação em nuvem; entenda como funciona na prática). No caso do telefone, o Office 2010 não será compatível somente com a plataforma Windows Mobile, mas também com outros sistemas operacionais para portáteis.

Números divulgados pela própria Microsoft durante o anúncio desta quarta indicam que 84% dos funcionários de empresas em todo o mundo também trabalham remotamente, além do expediente no escritório. Do tempo gasto no trabalho, 40% é voltado para o processamento de informações. Por isso, segundo a empresa, a nova suíte visa aumentar a eficiência e produtividade dessas pessoas.

O novo Office 2010 poderá ser usado em computadores com Windows XP, Vista e 7, mas terá melhor desempenho na versão mais nova do sistema operacional da Microsoft.

Críticas

Em relação às críticas quanto ao atraso da Microsoft para lançar serviços que utilizam a computação em nuvem, a empresa se mostra tranqüila.

- Não acreditamos que tudo vai migrar para a nuvem. Cada cliente vai decidir o que e quando migrar - reforçou Paula Bellizia, diretora de negócios da Microsoft Brasil.

Além disso, a empresa destaca que seus aplicativos web são mais completos que as alternativas disponíveis no Google Docs.

- O que o usuário deseja são arquivos que possam ser acessados e modificados não apenas 'na nuvem', como também no seu PC ou celular, é isso que a Microsoft está atendendo com o Office 2010 e demais suítes - explica Eduardo Campos, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.

Na semana de lançamento da nova suíte Office, o Google fez questão, por meio de um post no Google Enterprise Blog, de dar uma alfinetada na Microsoft . Segundo Matthew Glotzbach, diretor de produtos do Google Enterprise, o Google Docs já realiza as novas funções anunciadas pela companhia de Bill Gates há quase quatro anos.

A versão de testes do Office 2010 foi a versão beta mais baixada desta suíte, afirmou a Microsoft, com o triplo de participantes do Office 2007. Cerca de 8,6 milhões de pessoas já utilizam o pacote, sendo 1 milhão delas do Brasil.

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