MENU

sábado, 7 de agosto de 2010

Lei das sacolas ainda desperta dúvidas um mês após sua implantação

with 0 comentários
A lei estadual que determina o recolhimento e substituição de sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis no Rio de Janeiro começou a valer em 16 de julho. Quase um mês depois, ainda tem muitos consumidores que não conhecem as vantagens de abrir mão das sacolinhas.

Quem usar sacolas retornáveis pode ter desconto de 3 centavos a cada 5 ítens de compra. Quem trouxer 50 sacolas para reciclagem pode ganhar um quilo de alimento. Em uma compra semanal lá se vão mais de 50 sacolas plásticas.

Existem sacolas retornáveis vendidas por 99 centavos e muitos supermercados já forneceram de graça. Mas ainda falta conscientização.

Até agora houve redução de 15% no uso de sacolas plásticas, antes mesmo da lei entrar em vigor por que alguns supermercados fizeram campanha. O interessante segundo a secretaria estadual de meio ambiente é que os primeros consumidores a mudarem os hábitos foram os mais idosos. Eles estão retomando velhos e bons costumes.

A secretaria tem feito vistorias nos supermercados para orientar os funcionários e consumidores sobre a nova lei. Mas por enquanto, em caráter educativo, mostrando a importância de diminuir o consumo das sacolas plásticas para a preservação da natureza.

A partir da próxima semana, o estabelecimento comercial que não estiver cumprindo as novas normas poderá ser multado.

0 comentários:

Postar um comentário