MENU

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Morre Maria Amélia Buarque de Hollanda

with 0 comentários
Morreu enquanto dormia, na noite da última quarta-feira (4), Maria Amélia Buarque de Hollanda, de 100 anos, mãe de Chico Buarque. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, que não confirmou, no entanto, o local nem a causa da morte.

Ainda segundo a assessoria de imprensa, Chico não vai se pronunciar sobre o assunto por enquanto. Ainda não há informação sobre o velório e o enterro.

13 netos, 7 filhos e 12 bisnetos

Mulher de Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do PT. Memélia deixa os filhos Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina. O apelido veio por causa da neta Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha.

Ao todo, ela deixa 13 netos, 7 filhos, 12 bisnetos, inclusive a caçula Leila, filha da neta Helena com o cantor Carlinhos Brown.

'Imensa tristeza', diz Oscar Niemeyer

Internado desde o último dia 25, o amigo da família e artquiteto Oscar Niemeyer, comentou a morte da amiga.

- Acompanho com imensa tristeza a dor do meu amigo Chico Buarque e família - disse ele.

Em janeiro, Niemeyer foi um dos amigos que foram prestigiar Memélia em sua festa de 100 anos, na casa de Chico, no Leblon. Além da família, estiveram presentes ainda outros amigos como o presidente Lula.

Jogo de futebol cancelado

O jogo de futebol que acontece no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, tradicionalmente às segundas, quintas e sábados, com o time organizado pelo cantor Chico Buarque foi cancelado nesta quinta-feira (6) em respeito à morte de Maria Amélia.

Lula irá ao velório

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira à noite (7), no Rio de Janeiro, do velório de Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe do cantor e compositor Chico Buarque. Maria Amélia morreu na noite desta quarta (5) enquanto dormia. Ela tinha 100 anos.


O presidente vai manter sua agenda em Recife pela manhã e parte da tarde nesta sexta e deve seguir para o Rio de Janeiro entre 16h e 17h. O presidente participa em Pernambuco do lançamento ao mar do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

A família de Maria Amélia ainda não divulgou onde será realizado o velório. O corpo da mãe do compositor será cremado no sábado, no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio.

Mais cedo nesta quinta, o presidente Lula lamentou, em nota, a morte da mãe do compositor. “Maria Amélia era uma pessoa que aliava ternura a firmeza, inteligência e preocupações sociais. Mesmo sendo filha de família tradicional, durante toda a vida lutou e apoiou as lutas pela liberdade e por uma sociedade mais igualitária”, dizia a nota.

No texto, Lula lembra ainda a militância de Maria Amélia no PT. “Juntamente com seu companheiro, o consagrado intelectual Sérgio Buarque de Holanda, foi uma das fundadoras do PT”, escreveu o presidente. No comunicado, Lula afirmou ainda que Memélia, como era conhecida, “foi um modelo de integridade e de vida”. O governador do Rio, Sérgio Cabral, também, divulgou nota em que lamenta a morte de Maria Amélia.

Mulher de Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do PT, Memélia deixa os filhos Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina. O apelido veio por causa da neta Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha.

0 comentários:

Postar um comentário