MENU

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Após nova explosão, Nova Zelândia anuncia morte de 29 mineiros presos

with 0 comentários
As autoridades da Nova Zelândia confirmaram nesta quarta-feira (24) a morte dos 29 mineradores presos em uma mina desde sexta-feira (19), depois de uma segunda explosão de gás metano na galeria onde o grupo estava.

- Não houve sobreviventes após uma nova grande explosão - anunciou o responsável policial das equipes de resgate, Gary Knowles.

Após a divulgação da notícia, dezenas de famílias abandonaram a sala de imprensa visivelmente emocionadas. Alguns familiares dos trabalhadores tentaram agredir policiais por não terem descido ao poço para salvar seus parentes, segundo testemunhas.

Knowles disse que a explosão ocorreu às 14h37 do horário local (1h37 de Brasília).

- No instante da explosão eu estava perto da entrada da mina, e o barulho foi impressionante, tão potente quanto a primeira - afirmou.

Durante a manhã, foi perfurado um pequeno túnel até a galeria, mas os especialistas constataram no ar analisado um teor excessivo de monóxido de carbono e gás metano, além de oxigênio insuficiente.

Os trabalhos de resgate se viram prejudicados desde o primeiro momento pela reticência das autoridades em permitir que as equipes de resgate descessem à mina, pelo risco de gás tóxico, o que frustrou as famílias. Fracassou também a tentativa de que um robô articulado mostrasse o caminho aos socorristas.

Recuperação dos corpos

Agora, a operação de salvamento passou à fase de recuperação dos 29 corpos dos trabalhadores, com idades entre 17 e 62 anos.


O chefe-executivo da Pike River Coal, Peter Whittalli, disse que a mina ainda não está segura para qualquer tentativa de retirar os corpos dos mineiros.

- Sendo realista, muitos não teriam sobrevivido mesmo sem uma segunda explosão - disse ele, às lágrimas.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, afirmou que a morte dos 29 é uma "tragédia nacional" e anunciou que uma comissão irá averiguar as causas do acidente.

- Perder nossos irmãos foi um golpe duríssimo. Todos os neozelandeses se solidarizam com suas famílias. Somos uma nação de luto - declarou Key em discurso transmitido pelas emissoras de televisão. Ele decretou luto nacional.

0 comentários:

Postar um comentário