MENU

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Toyota faz recall e suspende vendas do 'Corolla'

with 0 comentários
O recall da Toyota no Brasil com o Corolla deverá envolver mais de 100 mil veículos. O procedimento ainda não tem data definida para começar e valerá para os modelos produzidos a partir de abril de 2008 até hoje.

A montadora fabricou 132.729 carros Corolla no Brasil entre abril de 2008 e março de 2010, sendo 26.657 para exportação, segundo dados divulgados pela empresa à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Portanto, até o mês passado foram 106.072 produzidos para o mercado nacional, envolvidos no recall.

Na última sexta-feira, o Procon-SP informou que a Toyota tinha se comprometido em chamar os clientes para verificação dos tapetes do modelo Corolla, após reunião com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, e com Procons estaduais.

A empresa informou, em nota divulgada ontem, que "constatou que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório genuíno, tapete do motorista, bem como o uso de tapete não genuíno incompatível com o projeto do veículo, pode afetar o retorno do pedal do acelerador".

- A Toyota do Brasil lamenta profundamente o fato de que alguns incidentes possam tirar a tranquilidade dos proprietários do Corolla Nova Geração - afirmou a montadora.

O recall, segundo ela, tem "o objetivo de promover completo esclarecimento e orientação correta aos seus clientes quanto ao uso do tapete'. A empresa informou ainda que o procedimento vai servir para 'verificação completa do sistema de fixação do tapete no assoalho do veículo e eliminação de eventuais não conformidades".

- Nos próximos dias, a Toyota do Brasil informará diretamente cada um dos proprietários dos veículos Corolla Nova Geração fabricado a partir de abril de 2008, sobre os procedimentos a serem adotados, assim como fará ampla divulgação das ações que envolvem essa campanha - informou ainda.

A Toyota se comprometeu ainda a colocar o tapete como item de série no Corolla e orientou as concessionárias a não comercializarem mais tapetes que não sejam originais.

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

Em nota, o Procon-SP informou que também acompanhará o procedimento e que 'continua monitorando a conduta da empresa e, caso constate algum desrespeito ao recall ou outro problema que possa causar prejuízo aos consumidores, não hesitará em autuá-la'.

Vendas suspensas

Na semana passada, as concessionárias Toyota em Minas Gerais suspenderam as vendas do Corolla, como havia determinado o Procon estadual.

A decisão administrativa do Procon de Minas, que é vinculado ao Ministério Público, baseou-se nos relatos de consumidores de Belo Horizonte cujos veículos tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária.

Em um dos acidentes, houve perda total do veículo, e a condutora sofreu ferimentos leves. Os problemas teriam ocorrido porque o tapete do veículo deslizou e travou o acelerador. Os tapetes estariam sem a presilha que os fixa ao assoalho.

0 comentários:

Postar um comentário