MENU

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fla perde na CBF

with 0 comentários
A polêmica taça das bolinhas será entregue para o São Paulo e não para o Flamengo. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu em assembleia geral que o troféu que seria dado ao primeiro clube pentacampeão brasileiro irá para o Morumbi.

Assim, a entidade reconhece o Sport como o campeão brasileiro de 1987 e o São Paulo como o primeiro pentacampeão nacional graças ao título conquistado em 2007. O Flamengo, que disputou e venceu a Copa União de 87, passa a ser considerado pela CBF pentacampeão brasileiro com o título conquistado no ano passado.

O troféu será restaurado e entregue a Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ainda não foi definida uma data nem local para a entrega do troféu.

A taça das bolinhas foi criada para ser dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileiro por três vezes consecutivas ou cinco alternadas.

Em 87, na Copa União, o primeiro campeonato nacional organizado pelo Clube dos 13, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde (correspondente à primeira divisão), e o Sport venceu o Módulo Amarelo (Série B).

O regulamento da competição previa o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada módulo. Porém, Flamengo e Inter (campeão e vice do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). No ano seguinte, Sport e Guarani, inclusive, representaram o país na Taça Libertadores da América.

A CBF então declarou o clube de Recife campeão, decisão confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal (TRF), dois anos depois de o Fla ter conquistado o título brasileiro que lhe valeria o pentacampeonato.

A taça acabou esquecida, mas a polêmica voltou a crescer depois que o São Paulo conquistou o Brasileiro de 2007, e foi reivindicada a entrega do troféu. Hexacampeão, o São Paulo também foi campeão em 1977, 86, 91, 2006 e 2008, quando faturou o hexa. Mas a taça continuou com a CBF até uma definição de quem receberia a taça.

Campeão brasileiro em 2009, o Flamengo contabiliza este título como o sexto de sua história no torneio. Os outros foram em 1980, 82, 83 e 92.


A disputada taça

0 comentários:

Postar um comentário