MENU

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ti Ti Ti

with 0 comentários
O badalado ateliê de costura, o dia a dia nem sempre fácil das modelos, as glamorosas capas de revistas, a cafonice das lojas de bairro, as malandragens para ter o nome da grife reconhecido, o estilista que não é tão gay quanto parece. A partir de julho, todo o universo da moda descrito por Cassiano Gabus Mendes na novela “Ti ti ti”, sucesso em 1985, vai ganhar um olhar atualizado no "remake" criado pela autora Maria Adelaide Amaral e com direção de núcleo de Jorge Fernando. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), a autora e os atores Alexandre Borges e Murilo Benício falaram sobre o que o público pode esperar dessa adaptação.

Maria Adelaide explica que há tempos é pressionada para escrever uma novela, já que o formato de grandes minisséries como “A Muralha” e “A Casa da Sete Mulheres” já não funcionam mais para a emissora, que não quer transmitir esses trabalhos após o "Big Brother Brasil". Depois das últimas dez minisséries que escreveu, ela decidiu:

- Já que vou ter que escrever 200 capítulos, preciso me divertir, por isso nada melhor que fazer uma homenagem a Cassiano - conta a autora, que já tem 30 desses capítulos prontos.

Os atores Alexandre Borges e Murilo Benício vivem os protagonistas Jacques Leclair e Victor Valentim, imortalizados na pele dos atores Reginaldo Faria e Luis Gustavo. Mesmo com poucas gravações (os dois afirmam ter gravado pouco mais que quatro cenas), a dupla já teve os primeiros contatos com os personagens e afirma que nunca fizeram nada parecido.

- Quando descobri que ia fazer ‘Ti ti ti’, a primeira coisa que fiz foi ligar para minha mãe e contar. Assistíamos à novela juntos quando eu tinha uns cinco anos - conta Benício.

Apesar de já conhecer a novela, tanto ele quanto Borges dizem não ter estudado para viver o papel dos costureiros e nem conversaram com os antigos atores para não sofrerem influência, pois querem criar algo novo.

- Pensei em estudar espanhol para fazer o sotaque de Valentim, mas achei que seria mais espontâneo e divertido falar um espanhol inventado - explica Benício, que atualmente vive o tenente Wilson em "Força-Tarefa".

O diretor Jorge Fernando e a atriz Isis Valverde em gravação da novela "Ti ti ti" em Belo Horizonte

Aprendendo o pret-a-porter

Quando o assunto é moda, Maria Adelaide diz que contou com as consultorias de Glória Kalil e Costanza Pascolato, que a direcionaram sobre o mercado no Brasil e disseram o que tinha e o que não tinha a ver com a indústria.

- Hoje, não existem mais costureiros e sim estilistas. Resolvemos situar a novela de acordo com o que acontece aqui. Por isso concentramos no mercado de vestidos de festa que dão muito dinheiro. Chegamos à conclusão de que no Brasil não existe gente capacitada para fazer alta costura - explica a autora.

Apesar do interesse, Maria Adelaide ainda não sabe se existirão gravações nas semanas de moda brasileiras, mas já adianta que o primeiro desfile será de Alexandre Herchcovitch.

Tanto Maria Adelaide quanto Borges e Benício afirmaram que não tinham contato com a moda, mas que agora já olham para o assunto de uma outra forma e é isso que querem passar para o público.

- Nunca estive dentro do mundo da moda até que escrevi a peça para a Chanel. Me visto de forma superbásica, mas sempre tive curiosidade em visitar "backstage" e entender como esse universo funcionava - conta a autora.

Murilo diz que o único contato que tem são as dicas da namorada, a atriz Guilhermina Guinle, já Borges conta que tem um pouco mais de familiaride com o assunto:

- Sou eu quem compra os vestidos de festa da Júlia [Lemmertz, a atriz e mulher do ator ], mas agora já presto atenção em outras coisas.

Já a polêmica da magreza será abordada de forma implícita, a autora avisa que o assunto não terá espaço.

- Não vamos perder tempo com esse tema, todo mundo sabe que essas cenas não duram mais que um minuto, o nosso foco é o humor.

O diretor de núcleo Jorge Fernando, que não pôde estar na coletiva por causa das gravações, anunciou que até mesmo o humor vai ser mudado.

- As coisas que tinham graça nos anos 80 não agradam mais o público - diz Fernando.

Murilo diz que já está tentando mudar isso em sua interpretação.

- No meu personagem estou tentando usar um outro humor, um humor ácido. Se a gente não acha a graça no texto, tem que procurar.

Murilo e Alexandre precisaram perder sete quilos para viver os personagens. Murilo, que tinha engordado para viver o Tenente Wilson em "Força-Tarefa", diz que ainda precisa perder mais quatro para chegar no peso ideal, mas já adianta que não se incomoda.

- Pra mim é um sinal que levo mais a sério minha profissão e o personagem do que a vaidade. Quando você vive outra pessoa é necessário ter um desprendimento.
                               Luis Gustavo e Cláudia Raia se divertem em gravação de "Ti Ti Ti"

Novidades na trama

Além de novos atores e texto, a novela vai ganhar duas tramas de "Plumas e Paêtes", novela de Cassiano exibida entre 1980 e 1981. Maria Adelaide diz que elas foram adaptadas e ganharam personagens inéditos. Alguns personagens da primeira edição também vão ganhar espaço. O ator Luis Gustavo, que em "Ti ti ti" fazia Victor Valentim agora vai viver Mario Fofoca, personagem que criou para a novela "Elas por Elas". A autora também diz que adoraria a presença de Marília Pêra, mas a ideia teria que ficar para o começo de janeiro, quando ela acaba de gravar a série "Vida Alheia".

0 comentários:

Postar um comentário