MENU

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Kellan Lutz cotado para filme independente


E a novela da vida de Lindsay Lohan continua. Após mais uma briga com o pai, Michael Lohan - dia 22 de abril ele foi até a casa da filha mais velha para visitar a caçula, Ali, mas levou policiais junto -, a atriz foi demitida do filme que iria trabalhar.

Segundo o site "TMZ", o diretor do longa "The Other Side", David Michaels, informou que a demissão de LiLo foi uma decisão conjunta:

- A equipe decidiu demitir a atriz e uma substituta será divulgada em breve.

Lohan, de 23 anos, atuaria como uma jovem universitária que trabalhava em uma ilha deserta.

Ainda de acordo com o site, a atriz foi afastada do projeto porque os investidores do filme não tinham confiança na moça. E também acreditavam que somente o fato dela estar no longa prejudicaria as bilheterias.

Mas essa não foi a única baixa no elenco do filme. A atriz Brittany Murphy, que faleceu em dezembro de 2009, também faria parte da equipe que conta com nomes como Woody Harrelson, Giovanni Ribisi, Dave Matthews e até a cantora Alanis Morissette.

Vale ressaltar que Lohan não estrela em um filme desde 2007.

LiLo é dispensada de filme

A comissão da Conferência Episcopal da Bélgica, encarregada de investigar abusos sexuais dentro da Igreja Católica, recebeu dezenas de novas acusações de pedofilia neste final de semana. Na sexta-feira (23), o papa Bento 16 aceitou a renúncia do bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, 73, que admitiu ter abusado sexualmente de um rapaz por um longo período.

O porta-voz de imprensa da Conferência Episcopal Belga, Eric De Beukelaer, confirmou hoje que foram recebidas entre 30 e 40 novas denúncias, sem revelar o número exato "por motivos de confidencialidade".

Segundo ele, após a saída de Vangheluwe, o presidente da Conferência Episcopal belga, o arcebispo André-Joseph Léonard, pediu que as vítimas denunciem os abusos, embora a maior partes dos casos tenham ocorrido "há muito tempo".

A imprensa belga divulgou hoje uma "onda" de novas denúncias de vítimas que poderiam ter sofrido abusos sexuais por padres na Bélgica, em sua maioria no passado. Algumas dessas vítimas já poderiam até ter morrido.

Em relação ao número de denúncias, o jornal "Het Laatste Nieuws" afirma que foi recebida uma dezena. Já o "De Morgen" fala de "várias dezenas", enquanto os periódicos "Het Nieuwsblad" e "De Standaard" mencionam até 40 acusações.

Renúncia

Vangheluwe -- que era bispo há 25 anos e o religioso há mais tempo no cargo na Bélgica-- apresentou sua renúncia ao papa após admitir ter abusado de um jovem --seu sobrinho, segundo vários meios de comunicação belgas-- no final dos anos 1980.

- Quando eu ainda era padre e durante um período quando me tornei bispo, abusei sexualmente de um jovem que fazia parte de minha equipe - disse o belga Vangheluwe, em um comunicado divulgado em entrevista coletiva em Bruxelas, à qual o bispo não esteve presente.

- Eu me arrependo profundamente do que fiz e apresento minhas mais sinceras desculpas à vítima, a sua família, à comunidade católica e à sociedade em geral - afirmou. - A vítima ainda está marcada pelo que aconteceu. Ao longo dessas décadas, eu repetidamente reconheci minha culpa a ele e a sua família, e pedi por perdão. Mas isso não trouxe paz a ele, assim como não trouxe paz para mim.

Vangheluwe nasceu na cidade de Roeselare e foi ordenado padre em Bruges aos 26 anos. Ele foi indicado como bispo da cidade histórica em 1984, aos 48 anos, cargo que manteve por 25 anos até sua renúncia nesta sexta-feira. Ele deveria se aposentar no ano que vem.

Outros casos

Na quinta-feira (22), o papa finalmente aceitou a renúncia do bispo irlandês James Moriarty, o terceiro bispo da Irlanda a deixar o cargo só nos últimos quatro meses.

Moriarty entregou sua renúncia em dezembro do ano passado, depois que um relatório oficial o incluiu numa lista de líderes da igreja na arquidiocese de Dublin que encobriram casos de abusos de crianças cometidos por padres por 30 anos. Ele foi bispo auxiliar de Dublin por 11 anos, antes de ser nomeado em 2002 bispo de Kildare e Leighlin.

Na Alemanha, o bispo de Augsburg (no sul do país), Walter Mixa, também apresentou pedido de renúncia a Bento 16 após acusações de violência física contra alunos de um orfanato nos anos 1970 e 1980.

O bispo provocou uma grande polêmica no país depois da recente publicação na imprensa dos depoimentos de ex-alunos do orfanato católico de Schrobenhausen, que o acusaram de violências físicas quando ele era padre na região.

Depois de ter negado em um primeiro momento as acusações, o bispo Mixa admitiu ter cometido os abusos aos alunos no período em que esteve à frente do orfanato, e pediu desculpas pelos seus atos.

Roger Vangheluwe, bispo de Bruges, que renunciou após admitir abusos; novas denúncias de pedofilia atingem igreja da Bélgica.

Igreja Catolica da Bélgica enfrenta denúncias de pedofilia

Uma acrobata do Cirque du Soleil sofreu uma queda na apresentação da trupe canadense na tarde deste domingo (25), válida pela turnê realizada em Porto Alegre (RS) do espetáculo "Quidam". Segundo a assessoria do circo, a artista teve ferimentos leves, foi medicada no local e substituída na apresentação ocorrida na noite do mesmo dia.

Ainda de acordo com a fonte, a acrobata faz parte do ato "Spanish Webs" (cordas lisas) e, durante a apresentação, caiu enquanto era segurada de ponta cabeça por um colega. A artista continuará em observação pelos próximos dias.

"Spanish Webs" é o nono ato dos dez que compõem o espetáculo, que estreou na capital gaúcha na última sexta-feira.

A assessoria do Cirque não divulgou os dados pessoais da acrobata.

Histórico - O caso em Porto Alegre não foi o primeiro registrado nos últimos tempos envolvendo artistas da companhia canadense. No dia 17 de outubro de 2009, o ucraniano Oleksandr “Sacha” Zhurov, 24 anos, morreu em um hospital de Montreal, um dia depois de despencar de uma cama elástica durante o ensaio de um dos espetáculos.

Acrobata cai durante apresentação do Cirque du Soleil

O recall da Toyota no Brasil com o Corolla deverá envolver mais de 100 mil veículos. O procedimento ainda não tem data definida para começar e valerá para os modelos produzidos a partir de abril de 2008 até hoje.

A montadora fabricou 132.729 carros Corolla no Brasil entre abril de 2008 e março de 2010, sendo 26.657 para exportação, segundo dados divulgados pela empresa à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Portanto, até o mês passado foram 106.072 produzidos para o mercado nacional, envolvidos no recall.

Na última sexta-feira, o Procon-SP informou que a Toyota tinha se comprometido em chamar os clientes para verificação dos tapetes do modelo Corolla, após reunião com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, e com Procons estaduais.

A empresa informou, em nota divulgada ontem, que "constatou que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório genuíno, tapete do motorista, bem como o uso de tapete não genuíno incompatível com o projeto do veículo, pode afetar o retorno do pedal do acelerador".

- A Toyota do Brasil lamenta profundamente o fato de que alguns incidentes possam tirar a tranquilidade dos proprietários do Corolla Nova Geração - afirmou a montadora.

O recall, segundo ela, tem "o objetivo de promover completo esclarecimento e orientação correta aos seus clientes quanto ao uso do tapete'. A empresa informou ainda que o procedimento vai servir para 'verificação completa do sistema de fixação do tapete no assoalho do veículo e eliminação de eventuais não conformidades".

- Nos próximos dias, a Toyota do Brasil informará diretamente cada um dos proprietários dos veículos Corolla Nova Geração fabricado a partir de abril de 2008, sobre os procedimentos a serem adotados, assim como fará ampla divulgação das ações que envolvem essa campanha - informou ainda.

A Toyota se comprometeu ainda a colocar o tapete como item de série no Corolla e orientou as concessionárias a não comercializarem mais tapetes que não sejam originais.

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

Em nota, o Procon-SP informou que também acompanhará o procedimento e que 'continua monitorando a conduta da empresa e, caso constate algum desrespeito ao recall ou outro problema que possa causar prejuízo aos consumidores, não hesitará em autuá-la'.

Vendas suspensas

Na semana passada, as concessionárias Toyota em Minas Gerais suspenderam as vendas do Corolla, como havia determinado o Procon estadual.

A decisão administrativa do Procon de Minas, que é vinculado ao Ministério Público, baseou-se nos relatos de consumidores de Belo Horizonte cujos veículos tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária.

Em um dos acidentes, houve perda total do veículo, e a condutora sofreu ferimentos leves. Os problemas teriam ocorrido porque o tapete do veículo deslizou e travou o acelerador. Os tapetes estariam sem a presilha que os fixa ao assoalho.

Toyota faz recall e suspende vendas do 'Corolla'

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (26) a inclusão de mais dois medicamentos no programa Farmácia Popular, que vende remédios com desconto de até 90% para a população. Uma portaria neste sentido foi assinada nesta tarde pelo ministro José Gomes Temporão.

As substâncias sinvastatina, usada no combate ao colesterol ruim, e insulina, usada em casos de diabetes estarão dentro do programa a partir de maio. O custo com a inclusão dos novos medicamentos é estimado pelo ministério em R$ 44,6 milhões para este ano.

O programa Farmácia Popular beneficia a população por meio de convênio com drogarias. Com isso, o ministério subsidia a venda de alguns medicamentos nestas farmácias. Além dos dois medicamentos incluídos, outras 12 já fazem parte do programa para o combate a doenças como diabetes e hipertensão.

A pasta lançou nesta segunda uma campanha nacional de combate à hipertensão. Segundo pesquisa realizada pela pasta, o percentual de pessoas que declaram ter a doença subiu de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009.

Remédios contra colesterol ruim e diabetes serão inclusos na Farmácia Popular a partir de maio

Quatro robôs submarinos da companhia de petróleo britânica BP tentavam nesta segunda-feira (26) conter o vazamento de combustível de uma plataforma petrolífera afundada no Golfo do México, que provocou uma maré negra de 1.550 quilômetros quadrados.

A plataforma "Deepwater Horizon" afundou na quinta-feira passada, dois dias após uma explosão que deixou 11 trabalhadores desaparecidos. Imagens de satélites mostraram que a mancha se estendeu no domingo quase 50%, passando de 1.035 km2 a 1.550 km2. Apesar da extensão, os técnicos da empresa afirmaram que 97% da mancha não passa de uma fina camada na superfície do mar.

A BP, que administra a plataforma, inicialmente havia informado não ter detectado vazamentos de petróleo, mas um robô submarino detectou no sábado dois buracos no conector que liga o poço à plataforma.

O porta-voz da BP, Ron Rybarczyk, afirmou que o vazamento, a 1.500 metros de profundidade, está liberando 1.000 barris de petróleo por dia no oceano.

- É um vazamento muito grave - advertiu o suboficial Erik Swanson, porta-voz da Guarda Costeira americana.

Um avião da Guarda Costeira localizou a maré negra a 64 km da costa da Louisiana, localidade com grande variedade de aves aquáticas e com uma rica vida selvagem.

A BP despachou uma frota de lanchas para tirar o petróleo da plataforma, mas as operações mais importantes são realizadas por quatro veículos submarinos que operam uma milha abaixo da superfície, onde a conexão do poço com a plataforma está lançando ao mar mais de 150.000 litros de petróleo por dia.

- As operações estão em andamento. Sei que se trabalhou a noite toda, mas não sei quanto se progrediu - indicou Bill Salvin, porta-voz do centro de informação conjunta implementado para enfrentar o vazamento.

Os especialistas acham que a utilização de veículos robóticos para ativar o sistema que previne os vazamentos - uma máquina gigante de 450 toneladas e 15 metros de altura, localizada perto do poço - levará muito tempo.

- Não foi feito antes, mas contamos com os melhores especialistas mundiais trabalhando no caso - indicou Doug Suttles, executivo da BP.

Conscientes de que a operação em curso pode fracassar, a BP também se prepara para utilizar um produto selador especial na plataforma, o que poderá fechar o fluxo do petróleo, mas é uma medida que demandaria mais tempo.

Cinco aviões e 32 embarcações de resposta rápida - lanchas, rebocadores, barcas e barcos de resgate - tentaram selar a superfície para cortar o vazamento, mas as condições do mar e do vento impediram a operação.

Por ora, o vazamento não ameaça o litoral da Louisiana, a mais de 60 km, onde poderá gerar um desastre ecológico incalculável no frágil ecossistema dos pantanais, paraíso para espécies aquáticas e outras formas de vida selvagem.

- Em nossa projeção, não vemos impacto algum na faixa costeira nos próximos três dias - indicou Charlie Henry, cientista e coordenador de apoio da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Os ambientalistas soaram o alarme sobre a ameaça para Louisiana e os especialistas afirmam que o vazamento tem o poder potencial de ser algo pior que o desastre ecológico causado pelo petroleiro Exxon Valdez em 1989.

Este vazamento, considerado um dos piores desastres já causados pelo homem, derramou quase 41 milhões de litros de petróleo no litoral do Alasca, devastando mais de 1.200 km de litoral.

Robôs submarinos tentam conter vazamento no Golfo do México

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta segunda-feira (26) que as pessoas façam sexo como uma das medidas de combate a doenças crônicas. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento da campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial. O ministro repetiu a defesa do sexo como combate a doenças em uma entrevista após ao evento.

- Não é brincadeira, é sério, fazer atividade física regular significa também fazer sexo, com proteção sempre, claro - afirmou Temporão.

Durante o evento, o ministro mencionou o tema por duas vezes. Ele chegou a brincar se seria possível fazer cinco vezes por dia, mas destacou que o sexo era recomendável pelo menos cinco vezes por semana. Ele destacou que esta atividade tem o mesmo efeito de outras no combate a doenças como a hipertensão.

- Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar, façam atividades físicas e, principalmente, meçam sua pressão arterial - disse ele ao encerrar o evento.

Na entrevista, Temporão manifestou preocupação com os hábitos das pessoas mais jovens em relação à alimentação e ao sedentarismo.

- Temos nas mãos uma bomba de efeito retardado. Daqui a 20 anos vamos ter um percentual gigantesco da população brasileira com doença crônica, hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Ministro da Saúde recomenda 'sexo seguro' para combater doenças crônicas

Um menino de 11 anos que sofre de uma rara doença genética está envelhecendo a uma velocidade cinco vezes maior do que seus colegas de classe e sofre de artrite e outras condições relacionadas à velhice. Harry Crowther, de West Yorkshire, na Inglaterra, sofre de progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da progéria clássica conhecida como síndrome de Hutchinson-Guilford.

O menino, que é menor do que outros garotos da sua idade, não tem gordura corporal e suas feições faciais são semelhantes às de um paciente da síndrome clássica - sua expectativa de vida, porém, pode ser mais alta.

A pele de Harry já começou a afinar, seu cabelo cresce lentamente e os ossos de seus dedos e da clavícula começaram a erodir.

No início de abril, ele teve confirmado o diagnóstico de artrite, depois de começar a sentir dor em suas juntas. O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as juntas.

A doença de Harry Crowther é tão rara que seu caso é o único confirmado no Reino Unido. Em todo o mundo, apenas 16 casos são conhecidos, segundo o Great Ormond Street Hospital, onde o menino recebe tratamento.

Por sua condição ser tão rara, os médicos não sabem exatamente quais seus prognósticos. Os pacientes dessa doença normalmente só apresentam sintomas depois do primeiro ano de vida, mas apesar de ter notado "algo estranho", os pais de Harry só conseguiram confirmar o diagnóstico quando ele tinha sete anos de idade, em um exame nos Estados Unidos.

- Eu vi algumas marcas no corpo de Harry, mas nosso médico disse que se tratavam apenas de marcas de nascença - disse a mãe dele, Sharron. - Mas como as marcas se tornaram mais pronunciadas, pedi para consultar um especialista. - Muitos especialistas tiveram dificuldades em diagnosticar Harry. No fim, alguém disse que, por sua aparência, Harry poderia sofrer de algum tipo de progéria, então fomos ao centro médico UT Southwestern, em Dallas, para confirmar o diagnóstico.

Ao ouvir a notícia, a reação da família foi mista.

- Inicialmente, ficamos aliviados por saber que não era a progéria clássica de Hutchinson-Gilford, que é muito mais séria - disse Sharron. - O lado ruim é que não há outras famílias com quem possamos falar sobre isso. O Harry é o único menino do país com a doença.

A expectativa de vida de pacientes de progéria clássica vai até a adolescência, mas há casos de pacientes da síndrome atípica que viveram até mais de 30 anos de idade. O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem que manter uma dieta baixa em gorduras e realizar atividades físicas, mas ele fica cansado rapidamente.

- A doença não para Harry - ele segue vivendo - disse sua mãe.

Sua saúde tem que ser monitorada constantemente, já que pacientes da doença costumam desenvolver problemas cardíacos. A doença é causada por uma mutação no gene LMNA (conhecido como o gene do envelhecimento), que faz com que ele envelheça a uma velocidade muito mais rápida do que o normal. A família do menino criou uma página no Facebook para divulgar informações sobre a doença e ajudar outras pessoas que tenham sintomas semelhantes e não tenham conseguido diagnosticar a doença.

Doença faz menino envelhecer 11 vezes mais rápido

Mexicanos idealizam a 'casa concha'

O Ministério da Saúde prorrogou em todo o país até o dia 7 de maio o prazo para vacinação dos grupos que já estiveram em outras fases da campanha de combate ao vírus Influenza A (H1N1). Segundo os dados da pasta, já forma vacinadas 36,9 milhões de pessoas contra a doença.

Com a prorrogação, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos e jovens de 20 a 29 anos têm mais um prazo para tomar a vacina. Pessoas idosas com doenças crônicas também podem tomar o medicamento contra a nova gripe até esta data.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, considerou positiva a adesão à campanha de vacinação até o momento.

- Acho que é um número positivo. Se fizer um balanço por grupos, já atingimos 60% da meta até agora. É bom lembrar que a população de 30 a 39 anos ainda não pode se vacinar.

Segundo o ministro, a expectativa é até o final da campanha vacinar 80% da população incluída nos públicos-alvo, que é de cerca de 90 milhões de pessoas.

Temporão esclareceu ainda que somente idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a nova gripe. Os outros receberão apenas a vacina contra a gripe comum. Nas regiões Norte e Sul já começou a vacinação para as duas doenças. Nas outras regiões, somente a vacina contra a nova gripe está disponível.

Segundo o ministério, em 2009, morreram 2.051 pessoas vítimas da nova gripe. Cerca de 75% das mortes aconteceram em pessoas com doenças crônicas. Entre as gestantes, o índice de letalidade foi 50% maior que na população em geral. Entre os mortos, cerca de 20% eram adultos de 20 a 29 anos. E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença, com 154 casos por 100 mil habitantes. Por este motivo foram escolhidos estes grupos para a campanha de vacinação.

Prorrogada a vacinação contra H1N1

A Polícia Civil de São Paulo deve pedir à Justiça a quebra dos sigilos de e-mail e do Orkut de “O Parasita”, jornal produzido por alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. A publicação distribuiu recentemente pela internet uma edição com um artigo que incitava a homofobia e violência contra gays.

O objetivo da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) é identificar e localizar os responsáveis pelo periódico eletrônico, que na sua edição de março/abril convocou estudantes do campus a jogar fezes em homossexuais. Em troca, o jornal oferecia de graça um convite para a tradicional festa brega do curso de Farmácia.

A delegada da Decradi Margarette Barreto instaurou nesta segunda-feira (26) inquérito contra o jornal para apurar a suspeita de ele ter cometido incitação ao crime de injúria. Como a homofobia não é crime, caberá à Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo investigar o caso. O órgão também recebeu a denúncia e deve abrir processo administrativo.

Na esfera criminal, os responsáveis pelo artigo podem ser presos por até seis meses, caso sejam considerados culpados. Na comissão, poderão ser multados. O valor mínimo é de R$ 15 mil.

O texto que gerou toda a polêmica é assinado por Joãozinho Zé-Ruela, pseudônimo do autor. Nem ele nem os responsáveis pelo jornal foram encontrados para comentar o assunto.

Leia na íntegra o artigo:

"Lançe-merdas e Brega será na Faixa - Ultimamente nossa gloriosa faculdade vem sendo palco de cenas totalmente inadmissíveis. Ano passado, tivemos o famoso episódio em que 2 viadinhos trocaram beijos em uma festa no porão de med. Como se já não bastasse, um deles trajava uma camiseta da Atlética. Porra, manchar o nome de uma instituição da nossa faculdade em teritório dos medicus não pode ser tolerado. Na última festa dos bixos, os mesmos viadinhos citados acima, aprontaram uma pior ainda. Os seres se trancaram em uma cabine do banheiro, enquanto se ouviam dizeres do tipo "Aí, tira a mão daí." Se as coisas continuarem assim, nossa faculdade vai virar uma ECA. Para retornar a ordem na nossa querida Farmácia, O Parasita lança um desafio, jogue merda em um viado, que você receberá, totalmente grátis, um convite de luxo para a Festa Brega 2010. Contamos com a colaboração de todos. Joãozinho Zé-Ruela", escreve "O Parasita".

No domingo, foi divulgada nota do jornal pedindo desculpas pelo comentário contra os gays, o qual classificou como “exagero cometido na última edição”. O novo texto diz que o jornal é feito de humor, e pede ainda desculpas aos alunos da faculdade.

O assunto também chegou à defensora pública Maíra Coraci Diniz, que protocolou nesta segunda um pedido de instauração de inquérito para saber quem são os responsáveis pelo jornal. "Identificado o autor, ele pode ser penalizado com uma multa. Não é uma brincadeira. Os termos incitam a violência contra a população homossexual.”

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) informou que vai instaurar uma sindicância administrativa para apurar os responsáveis pelo jornal “O Parasita”. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a abertura da sindicância é orientada pela consultoria jurídica da USP. Além disso, a faculdade ressaltou em nota que “não apóia o artigo publicado recentemente pelo jornal ‘O Parasita’ e desconhece seus autores”.

Representantes de entidades estudantis da USP pretendem se reunir para decidir quais medidas serão tomadas em relação ao jornal. Devem participar da reunião o Diretório Central de Estudantes (DCE) da USP, o Centro Acadêmico da faculdade e a Associação Atlética Acadêmica de Farmácia e Bioquímica da USP – responsável por organizar a festa brega, a qual eram oferecidos convides em troca da agressão.

- Repudiamos o que ocorreu, nenhum desses órgãos tem qualquer vinculo com o periódico. Apesar de não sermos responsáveis pelo jornal, queremos discutir uma maneira de pedir desculpas aos alunos. Não vamos delegar punições aos responsáveis. Isso caberá à faculdade e à polícia - afirmou Guilherme Loverbeck, de 20 anos, segundo anista do curso de farmácia, representante da atlética.

Em nota, o centro acadêmico da faculdade informou que não apóia "atitudes homofóbicas, machistas, racistas ou que expressem qualquer outro tipo de preconceito". O texto disse ainda que as diferenças são respeitadas, pois pensamentos distintos representam "crescimento pessoal" e "aperfeiçoamento da sociedade".

Um dos estudantes atacado no artigo disse ao G1 que não pretende deixar a faculdade.

- Quem escreveu essas coisas deve ser punido. Não gostei do que foi escrito. Eu sou revoltado com preconceito. Isso, no entanto, não vai impedir que eu continue a estudar farmácia na USP porque amo a faculdade - disse ele, que não quis se identificar.

Polícia pede quebra de sigilo do orkute e-mail de jornal Da USP

Desconsiderados os suicídios e crimes passionais, o amor em geral tem efeitos biológicos muito positivos, inclusive para a evolução.

- A evolução encontra muitas maneiras de funcionar. Se você tiver muitos parceiros você estará criando mais variedade genética, mas também um lar menos estável para seus filhos. Enquanto isso, se você ficar com uma pessoa pela vida toda, você estará criando uma vida mais estável para essas crianças, mas com menor variedade genética. Estas são, ambas, estratégias para que você transmita seu DNA. E o ser humano aderiu a uma mistura dos dois - defende a pesquisadora e antropóloga americana Helen Fisher .

Para que essa mistura funcione bem, explica Helen, o ser humano teria desenvolvido três sistemas cerebrais diferentes que nos moveram (e ainda movem) a criar parcerias. E o amor romântico é um deles. Os outros dois são o impulso sexual e a capacidade de se apegar.

- Esses três sistemas se desenvolveram durante a evolução humana para executar missões muito importantes: o impulso sexual para nos fazer desejar uma série de parceiros; o amor romântico para nos tornar capazes de concentrar toda a nossa energia em uma única pessoa por vez; e o apego para nos encorajar a ficar com nossos parceiros tempo o bastante para criar uma única criança durante sua primeira infância - diz Helen.

Mas é importante ressaltar que estes três sistemas não estão sempre em harmonia. Você pode estar apegado a seu parceiro enquanto sente intenso amor romântico por outra pessoa, por exemplo. Então, nós somos capazes tanto de amar várias pessoas ao mesmo tempo quanto de dedicar toda a nossa vida a uma única pessoa. E o que é mais legal sobre nosso atual momento evolutivo é que nós podemos escolher qualquer parceria que queiramos.

Três formas de amar

O ator Robert Pattinson, 23, mais conhecido por seu papel na série vampiresca "Crepúsculo", estreou na lista dos mais ricos abaixo dos 30 anos do Reino Unido, do jornal "Sunday Times", em quinto lugar.

De acordo com a publicação, o ator acumulou uma fortuna de 13 milhões de libras (cerca de R$ 39 milhões), tudo isso após interpretar o vampiro Edward Cullen na franquia.

O primeiro da lista é o protagonista de "Harry Potter", Daniel Radcliffe, 20, cuja fortuna é avaliada em 42 milhões de libras (cerca de R$ 126 milhões).

Ao lado de Radcliffe, estão também outras estrelas da série, como Emma Watson, 20, que vive Hermione Granger nas telas, e Rupert Grint, 21, que interpreta Ron Weasley, com 22 milhões de libras (R$ 66 milhões) e 20 milhões de libras (R$ 60 milhões), respectivamente.

Kiera Chaplin, 27, neta de Charlie Chaplin, e a atriz Keira Knightley, 25, também foram citadas entre os milionários com menos de 30, cada uma com um valor estimado de 28 milhões libras (cerca de R$ 84 milhões).

Robert Pattinson é um dos mais ricos

Uma discussão entre os músicos Tico Santa Cruz e Di Ferrero, do NX Zero, rendeu assunto no Twitter no último domingo.

Tudo começou quando o vocalista do NX Zero resolveu elogiar a banda Raimundos, da qual Santa Cruz se tornou vocalista após a saída de Rodolfo. "Raimundos é foda! #VoltaRodolfo!", escreveu Ferrero.

Em seguida, Santa Cruz respondeu indiretamente: "O @ferrerodi Vai pentear seu cabelo no Caldeirão do Huck! A gente se encontra em Porto Alegre gatão!", escreveu o músico.

"Pequeno emo @ferrerodi leve seu segurança e suas babás na semana que vem. Se nos encontrarmos pelo caminho, faço questão de te dar um abraço", completou, em referência aos shows que as duas bandas farão no dia 1º de maio, em Porto Alegre.

No entanto, não ficou claro se Ferrero havia publicado outras mensagens antes, mas apagou, já que Santa Cruz escreveu: "@ferrerodi não apaga o que vc escreve não. Não se garante? Assume o que faz. Sempre dando pra trás. Tô te esperando!".

Famosos discutem pelo Twitter

O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, cujo governo foi marcado pelos atentados de 11 de Setembro e pelas guerras no Iraque e Afeganistão, vai lançar um livro de memórias em 9 de novembro, informou sua editora nesta segunda-feira (26).

O livro, "Decision Points" (pontos decisivos), vai se concentrar em 14 decisões de Bush em seus oito anos no cargo, incluindo "seus fracassos e erros, bem como suas realizações históricas"  informou a editora The Crown Publishing Group, em um comunicado.

Bush fará um giro pelo país para promover as memórias, que serão vendidas por US$ 35, informou a Crown, que integra a Random House, parte da gigante alemã de mídia Bertelsmann AG.

Ex-governador do Texas, Bush deixou a Casa Branca em janeiro de 2009 com uma das mais baixas taxas de aprovação da história, em meio às impopulares guerras do Iraque e do Afeganistão e a crise financeira pesando em seu legado como presidente.

- O presidente Bush leva os leitores para a sede do governo do Texas na noite da altamente disputada eleição de 2000, a bordo do avião presidencial Air Force One no 11 de Setembro; dentro da sala de reuniões da Casa Branca nos momentos antes do início da guerra no Iraque - afirma a editora.

Bush também escreve sobre suas "históricas e controversas decisões sobre a crise financeira, furacão Katrina, Afeganistão, Irã e outras questões que moldaram a primeira década do século 21".

O livro também tratará da decisão de Bush de parar de tomar bebidas alcoólicas, sua descoberta da fé e relações de família.

Bush lança livro

A babá suspeita de agredir um bebê de sete meses, em Igarassu (PE), chegou à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no Recife, nesta segunda-feira (26), acompanhada de dois advogados, da sogra e da cunhada. Segundo a delegada Mariana Freitas, a babá, de 38 anos, deve prestar depoimento depois da sogra dela.

Vizinhos da família do bebê também devem ser ouvidos. Os pais dele decidiram instalar uma câmera na sala, depois que moradores da região alertaram para o choro alto e constante. As imagens mostram a babá jogando água e dando tapas no menino. Ela ainda aparece segurando a criança pelo pescoço. Há indícios de abuso sexual.

Os pais prestaram depoimento no fim de semana. A babá trabalhava havia poucas semanas na casa da família. Segundo a delegada, não há registro de antecedentes criminais. Como não houve flagrante e não há mandado judicial contra a suspeita, ela não deve ser presa.

Babá que agrediu bebê não deve ser presa

- A gente fez o disco em uma época em que a gente estava bem bravo com a vida - diz Lucas Silveira, vocalista e guitarrista da banda Fresno.

Ele fala de ‘Revanche’, novo álbum do grupo, que acabou de ser gravado e está previsto para ser lançado em julho, após a Copa do Mundo.

Esse é o quinto disco de estúdio do quarteto gaúcho, que comemora 10 anos de estrada em 2010. Para a nova fase, eles prometem um álbum “mais pesado” e até “sombrio”.

- A faixa-título fala sobre alguém que está se sentindo tolhido na vida”, explica Lucas. - Às vezes, para um cara mais novo, é a mãe dele que não está deixando ele fazer alguma coisa, para outro é o chefe. Isso gera uma inquietação que beira a revolta.
- Gostaria muito que o nosso público envelhecesse com a gente. [A gente quer] que o cara que está fazendo 20 anos agora, que viveu uma fase da adolescência com a Fresno, pense com o ‘Revanche’: ‘eles estão acompanhando a minha vida' - imagina o baixista Rodrigo Tavares.

A entrevista com a banda aconteceu no estúdio Midas, em São Paulo, onde o grupo gravou o álbum. O novo single, “Deixa o tempo”, que deve ser lançado em maio, tem elementos de eletrônica e um refrão típico do Fresno.

Já “Revanche” começa com um riff pesado de guitarra, que deve muito para artistas como Queens of the Stone Age. O peso barulho é intencional.

- A rádio está escondendo o riff de rock das pessoas - reclama Lucas. - Tu tem que disfarçar seu rock de sertanejo universitário para tocar no rádio - critica.

Back in black

A reação da banda foi se concentrar nos ganchos melódicos de guitarra que levam o público do rock pesado ao delírio.

- Um grande exemplo é ‘Back in black’ – sem querer comparar a gente com AC/DC. Quem sabe a letra de ‘Back in black’? Todo mundo conhece a música só por causa do riff - explica Tavares.

Reclamando das “versões acústicas” que por vezes têm que tocar nas rádios, eles deixam os violões de fora no novo álbum.

- O fã que quiser tocar essas músicas vai ter que procurar uma tablatura, vir perguntar para a gente. Sempre que alguém pergunta ‘como você toca isso?’ a gente fica uma hora respondendo, dá muito mais prazer do que um cara que pergunta ‘pra quem tu fez essa música’? - brinca Lucas, depositando esperanças na geração que cresceu com games como “Guitar hero”.

Eles dizem que não estão sozinhos, citando grupos como V.OW.E., colegas do selo Arsenal.

- A gente brinca de fazer um ‘tratado’ para colocar o riff de volta na jogada. Ninguém aqui é louco, não é algo mega conceitual, a gente só quer reacostumar os ouvidos das pessoas ao rock.

Fresno lança novo cd em julho