MENU

sábado, 22 de janeiro de 2011

Leticia Spiller já é mãe de Stella


O novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que substituirá as atuais carteiras de identidade, já está sendo produzido pela Casa da Moeda, no Rio. A entrega, que começaria nesta semana, foi adiada para fevereiro. Mas, por enquanto, apenas 25 mil cariocas terão direito ao documento renovado - um cartão com chip, considerado praticamente à prova de fraudes.

A escolha dos primeiros beneficiados, já concluída, foi feita por meio de um sorteio, segundo o Detran-RJ, órgão responsável pelo banco de dados no Rio. O diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, explica que essas pessoas ainda não sabem que receberão o cartão:

- Esses primeiros selecionados receberão, em casa, um aviso para buscarem o novo documento, que será gratuito.

Solicitação

Até o fim do ano, serão emitidos dois milhões de RICs em todo o país. O Detran-RJ ainda não decidiu se, nos próximos meses, a seleção continuará aleatória ou se a solicitação poderá ser feita por qualquer pessoa em postos de atendimento.

Marcos Elias Araújo ressalta que o modelo antigo da carteira de identidade continuará sendo emitido normalmente nos postos e que a migração será feita, de forma gradual, nos próximos dez anos:

- O cartão segue um modelo que já é amplamente usado em países da Europa, por exemplo, e torna quase impossível as fraudes. Há um conjunto de detalhes técnicos que o tornam muito seguro - disse.

Novo modelo de carteira de identidade estará disponível a partir de fevereiro

Um dos campeões de cartas da Globo, Caio Castro posou para a revista “Supernovelas” e falou do preconceito que sofreu no início da carreira.

- Sofri com comentários de pessoas que achavam que eu era só mais um rostinho bonito - diz o galã, que garante que jamais tiraria a roupa para uma revista masculina - Não posaria nu jamais.

Por falar em Caio Castro, o galã acaba de ser confirmado em “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva que substituirá “Insensato Coração”, às 21h. O ator fará par romântico com Adriana Birolli.

Caio Castro diz que nunca posaria nu

Um bebê de três meses morreu ao ser arrastado pela água em Massaranduba, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (21), segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade. O bebê caiu dos braços da tia, que atravessava um córrego para fugir de um alagamento. Inicialmente, a Defesa Civil do estado havia informado que o bebê estava no colo da mãe.

A morte eleva para três o número de mortes no estado devido às chuvas. Em Florianópolis, um menino de 8 anos morreu depois de cair em um córrego nesta sexta-feira (21). Segundo a Defesa Civil, a criança foi levada pela correnteza, que está mais forte por causa da chuva que atinge a cidade.

Em Jaraguá do Sul (SC), na tarde de quinta-feira (20), um operário morreu após ser atingido por um raio. Segundo a Defesa Civil, ele trabalhava em uma obra quando começou a chuva e tentou recolher alguns materiais. Ele teria sido atingido pela descarga elétrica.

Emergência

De acordo com balanço da Defesa Civil das 9h deste sábado, 24 cidades estão em estado de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde o início da semana. Desta sexta-feira (21) para sábado, subiu de 35 para 38 o número de cidades que registraram prejuízos.

As cidades em emergência são: Armazem, Barra Velha, Cocal do Sul, Corupa, Criciúma, Forquilhinha, Grão Pará, Guaramirim, Içara, Imaruí, Jaraguá do Sul, Lauro Muller, Maracajá, Meleiro, Mirim Doce, Morro da Fumaça, Morro Grande, Nova Veneza, Passo de Torres, Pedras Grandes, Santo Amaro da Imperatriz, Siderópolis, Tubarão e Urussanga.

No total, mais de 12,1 mil pessoas tiveram de deixar suas casas no estado. De acordo com a Defesa Civil, 11.481 pessoas estão desalojadas e 592 estão desabrigadas. Cerca de 2 mil imóveis foram danificados pela chuva.

Bebê morre ao cair do colo da mãe em SC

Gabriel Braga Nunes foi escalado de última hora para interpretar o vilão Léo de "Insensato Coração". Inicialmente, o papel pertencia ao ator Fábio Assunção, que chegou a gravar cenas no Rio e em Florianópolis. Mas, alegando que não estava preparado para fazer uma novela das nove, Fábio desistiu do personagem. A produção, então, teve que buscar logo um substituto. Entre Gabriel fechar o trabalho e começar a gravar se passaram apenas quatro dias.

- Não podia deixar de fazer um vilão do Gilberto Braga. Lembro que recebi 18 capítulos de uma só vez. Não tive processo de preparação. Fui logo começando a trabalhar e gravei dez cenas no primeiro dia - conta.

Na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Paola vive a designer Marina e Gabriel é o vilão Léo (2011) Divulgação/TV GloboPara Gabriel, a falta de ter feito um laboratório não foi problema.

- Eu acho que, muitas vezes o fato de não ter uma grande preparação te ajuda a manter o frescor das descobertas. Você vai descobrindo a relação e, de alguma forma, às vezes fica mais rico. Nos últimos anos, minha linha de trabalho é cada vez menos de composição e mais de observação ao meu redor - justifica.

Por conta da troca de atores, Gabriel teve que refazer algumas cenas que já haviam sido gravadas por Fábio. "Nenhum dos atores com quem contracenei me pareceu incomodado por ter que gravar novamente. Se alguém ficou chateado com isso, disfarçou muito bem", analisa. E Gabriel também explica que não houve saia justa entre ele e Fábio.

- Acompanho o trabalho dele há muito tempo. Pegar esse personagem que era dele me enche de orgulho. Rodamos um filme juntos há seis meses. Somos amigos - diz Gabriel, se referindo ao longa "O País do Desejo", de Paulo Caldas, que vai ser lançado ainda este ano.

Depois que as gravações da novela das nove começaram, Fábio Assunção ligou para Gabriel.

- Ele é um cara incrível. A gente se falou recentemente e ele está torcendo muito pelo sucesso dessa novela. Trocamos muitas dicas sobre o trabalho. Ele está parceiro nessa - avisa.

Vilões de Gilberto Braga são sempre capazes de tudo. Foi assim com a Maria de Fátima (Glória Pires) de "Vale Tudo" e, mais recentemente, o Olavo (Wagner Moura) de "Paraíso Tropical". Com Léo não vai ser diferente. Dono de uma maldade sem tamanho, ele não perdoa nem mesmo o irmão, o piloto Pedro (Eriberto Leão), e morre de inveja da admiração que o pai, Raul (Antônio Fagundes), sente pelo caçula. O vilão não vai economizar nas maldades: ele vai mentir para afastar Marina (Paola Oliveira) de Pedro.

Quando o caminho estiver livre, Léo conquista a mocinha e se casa com ela. Tudo para ter o que é do irmão. Depois disso, Léo forja a própria morte só para incriminar o piloto e ainda tenta matar o pai.

- Ele é um prato cheio para mim. É muito estimulante. Tenho vários personagens dentro de um só. Tem um lado carismático, sedutor...Ele se relaciona com quase todo mundo da novela e com cada um ele se relaciona diferente - observa.

A dobradinha com Paola Oliveira, aliás, vai acontecer pela segunda vez em menos de um ano. Em 2010, ele fez uma participação na minissérie "As Cariocas" ao lado da atriz, no episódio "A Atormentada da Tijuca".

- Gostei muito de trabalhar com a Paola. Ela virou uma amiga querida a partir do primeiro dia em que contracenamos - rememora.

Quando foi escalado para "As Cariocas", Gabriel tinha acabado de fazer o mafioso Tony de "Poder Paralelo", na Record. Gabriel, que fez cinco novelas na Record em cinco anos, disse que não imaginava estar em "Insensato Coração".

- Tinha outros planos para 2011, longe da televisão. Mas o destino fez essa grande surpresa. Eu nunca decidi trocar de emissora e depois destrocar de emissora - explica o ator, que é contratado por obra na Globo.

Dos tempos de Record, o ator carrega boas lembranças:

- Esses últimos cinco anos foram importantes na minha vida. Tenho muito orgulho das coisas que eu vivi lá. A parceria com Lauro César Muniz [autor de "Poder Paralelo"] foi maravilhosa.

Gabriel Braga Nunes fala sobre o Leo de 'Insensato Coração'

O tenista espanhol Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, é o novo garoto-propaganda da grife Emporio Armani.

Nadal fez fotos de cueca e também de calça jeans, em um estilo mais country, para divulgar a coleção primavera-verão da grife italiana.

Assumindo o posto de “garoto-Armani”, o tenista tira a vez dos jogadores Cristiano Ronaldo, que estrelou a campanha anterior, e David Beckham, que, junto com sua mulher, Victoria Beckham, representaram a grife há duas temporadas.

As fotos da campanha de Nadal foram realizadas por Mert Alas e Marcus Piggott em dezembro de 2010, em Palma de Maiorca, na Espanha.

A atriz Megan Fox é o rosto feminino da campanha primavera-verão.

Rafael Nadal posa de cueca para Armani

De forma discreta, quase silenciosa, tramita no Supremo Tribunal Federal, o órgão máximo do poder judiciário brasileiro, um processo movido pelo governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral que pede mudanças na lei do casamento para que homossexuais também possam se casar judicialmente. O pedido do governador foi feito em 2008 e é simples: ele pede que os funcionários homossexuais do Estado do Rio possam se casar para que lhes sejam equiparados direitos dados a casais heterossexuais (pensão, previdência, auxílio moradia, financiamentos especiais...). Ao propor tal processo, Sergio Cabral sabia que caso o Supremo aprovasse seu pedido, automaticamente TODOS os brasileiros gozariam da decisão, já que decisões do Supremo são válidas para todo território nacional sem possibilidade de recurso. O pedido está em fase final de conclusão e será votado em plenário no mês de fevereiro. E, melhor de tudo, a chance de ele ser aprovado é enorme.

Tudo muito bem explicadinho

O relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto. Ele está finalizando sua justificativa, que terá 32 páginas, sobre o assunto, em suas férias. Sua justificativa será apresentada aos outros ministros do Supremo em fevereiro próximo, assim que as férias da Corte terminar. O texto do Ministro deve ser FAVORÁVEL ao casamento gay. É esta informação que corre nos corredores do Supremo. Se essa informação se confirmar, no texto que o ministro redige atualmente ele irá expor os motivos pelos quais acredita que o casamento gay deva ser permitido no Brasil.

É o voto dos outros ministros que decidirá se o casamento passará a ser permitido ou não no país - o voto do Ministro Carlos vale tanto quanto cada um dos outros votantes. Ok, mas vários dos outros dez ministros do Supremo já se posicionaram a favor da matéria em outras ocasiões, como a Ministra Ellen Grace. Além disso, o próprio Ministro Carlos Ayres Britto, conhecido por sua discrição, deixou sub-entendido que o casamento tem grandes chances de ser aprovado no Supremo, já que em decisões recentes e isoladas o Tribunal sinalizou ser favorável à causa.

- É um caso em que não tenho prognóstico. Quem sabe teremos uma bela surpresa? - disse Carlos sobre o assunto.

É práxis entre os Ministros não darem entrevistas sobre processos ainda não votados, como é o caso. O que Carlos diz com essa frase faz alusão a dezenas de Tribunais regionais de primeira e segunda instância espalhados pelo país que já permitiram que homossexuais se casassem. Há decisões do tipo em praticamente todos os estados do Brasil, em especial nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essas decisões todas são levadas em conta na decisão dos Ministros do Supremo.

Carlos Ayres Britto disse ainda que “se a tese (do casamento gay) for consagrada, pega todo mundo”. Isso significa que caso o STF julgue procedente o pedido do governador do Rio de Janeiro, eu, você e todos nós poderemos nos casar.

Presidência a favor

Nos bastidores do Supremo a aposta é que a maioria dos ministros siga esse entendimento. E tem mais: o Planalto deu um jeitinho de mostrar-se favorável ao tema: a Advocacia Geral da União, que é montada pela presidência, encaminhou parecer ao STF defendendo a posição do governo FAVORÁVEL ao reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo. O texto oficial enviado pelo Planalto aos Ministros lembra que a Constituição protege a dignidade da pessoa humana, a privacidade, a intimidade, e proíbe qualquer forma de discriminação. O texto foi enviado em 2009, com Lula presidente. Mas o parecer da AGU que defende a união gay não foi recolhida pela nova direção da Advocacia Geral da União, agora sob comando de Dilma.

Vale lembrar, ainda, que o Supremo Tribunal Federal não cede à pressão de nenhuma corrente pública -nem de evangélicos, nem de católicos, nem de grupos gays. As decisões da Corte são técnicas e constitucionais. Isso significa que os grupos contrários ao casamento gay podem espernear a vontade, de nada adiantará.

Casamento gay pode ser aprovado no Brasil em fevereiro

O personagem de Cássio Gabus Mendes (foto) em “Insensato Coração”, Kleber Damasceno, um homofóbico assumido, também é gay. A revelação de que ele é um homossexual enrustido se dará ao longo da novela.

Na história, o jornalista, que aparece boa parte do tempo perseguindo os gays, se apaixonará por Eduardo (Rodrigo Andrade), rapaz que assumirá sua opção sexual ainda no início da trama. De acordo com o jornal Extra, o novelista Gilberto Braga pretende retratar o caso com leveza e com tom de comédia romântica. 

Além disso, o autor garantiu que a personagem Natalie Lamour (Deborah Secco) não será vilã na história.

- Natalie não é vilã, nem deseja apenas subir na vida. Quer um homem que lhe dê segurança, pois tem medo de que a fama seja passageira. Além de rico, quer que ele seja lindo - antecipa.

"Insensato Coração": Personagem de Cássio Gabus se apaixonará por gay

Chris Hughes (na foto, à dir.), 27, co-fundador do Facebook, planeja se casar com o namorado, Sean Eldridge (à esq.), diretor político da ONG norte-americana Freedom to Marry.

O casal reuniu na semana passada em seu apartamento em Nova York diversas personalidades políticas para arrecar fundos para a organização.

- Este é um momento muito especial para Chris e eu no momento em que celebrarmos nosso trabalho em prol do casamento - disse Eldridge na ocasião - Oficializamos nosso noivado há duas semanas, então há realmente um sentimento de urgência.

O casal, que está junto há 5 anos, também contou que decidiu se casar durante uma viagem à Tailândia no último Réveillon. Eldridge anunciou que ele e Hughes irão se casar oficialmente somente se o casamento gay for legalizado no estado de Nova York.

- Como sabemos, não podemos nos casar em Nova York, então é mais que urgente aprovarmos o casamento gay - falou.

Hughes, que foi chamado de "o garoto que fez de Obama presidente" por ter organizado o site da campanha em 2008, foi colega de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em Harvard. Atualmente preside o site Jumo.com, uma rede social que reúne diversas organizações de defesa dos direitos humanos.

Co-fundador do Facebook planeja casar com namorado