MENU

terça-feira, 11 de maio de 2010

O primeiro álbum solo da carreira de Sandy acaba de ser lançado e nele a cantora mostra um lado muito poético e não tão conhecido. E sabe o porquê?

- Eu sou essa pessoa melancólica. Vejo uma beleza triste na natureza, na vida, no mundo, nas pessoas. E brinca: Queria ser Clarice Lispector! - revelou a atriz para a revista Billboard Brasil.

E se você ficou surpreso com tal revelação, se prepare, pois não foi a única. A intérprete é a mais nova adepta do boxe e a-do-ra assistir lutas de vale-tudo. Ela atribui a escolha não tão delicada ao fato de odiar qualquer tipo de exercício aeróbico.

A twitteira de plantão também explica que é no micro-blog que se sente livre para contar detalhes do seu dia a dia, mas não exatamente tudo o que acontece em sua vida:

- Os fãs se sentem mais próximos. Eles adoram quando eu coloco qualquer bobagenzinha. Não me faz mal que as pessoas saibam que eu como banana com aveia. Nunca vou escrever ‘briguei com o meu marido'.

E por falar no marido, o também cantor Lucas Lima, Sandy toca em um assunto antigo, mas que deu o que falar em setembro de 2008. A jovem explica o que levou o marido para a frente do computador em plena lua de mel...

- O povo acha que temos que ficar fazendo sexo a noite inteira? Ninguém pensa que tem um momento em que a noiva tem que soltar os 300 grampos no cabelo dela e que o cara fica lá esperando.

Sandy polemiza em entrevista para a revista Billboard Brasil

As ausências de Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso nortearam a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo nesta terça-feira (11). Entretanto, as polêmicas não foram exclusividade da lista dos pentacampeões. Cinco outras seleções concorrentes ao título tiveram jogadores aclamados pelo público ficando de fora do Mundial.

Argentina, Alemanha, França, Holanda e Itália são esses países. Entre os favoritos, apenas Inglaterra e Espanha não tiveram grandes novidades ou polêmicas.

Já no final desta terça, o técnico Diego Armando Maradona anunciou seus 30 pré-convocados para a seleção argentina, deixando de fora o lateral-esquerdo Javier Zanetti e o volante Esteban Cambiasso. Ambos são titulares da Internazionale de Milão, uma das equipes que mais chamaram a atenção nesta temporada e que alcançou a final da Liga dos Campeões da Uefa com um belo retrospecto defensivo.

A Alemanha, por sua vez, deixou de fora o atacante nascido no Brasil Kevin Kurányi, autor de 18 gols no Campeonato Alemão. O jogador, que já tinha sido preterido no Mundial em 2006, ganhou mais uma decepção para o currículo e aumentou a polêmica em torno do técnico Joachim Löw.

O técnico da seleção francesa, Raymond Domenech, por sua vez, deixou de convocar o atacante Karim Benzema, do Real Madrid. Outra ausência polêmica foi a do volante Patrick Vieira. A surpresa ficou por conta da inclusão do centroavante Djibril Cissé, um veterano jogador com uma carreira marcada por sérias contusões.

Na Holanda, outra cabeça de chave da Copa, a decepção pública veio com a ausência do atacante Ruud van Nistelrooy. Presente na fracassada campanha de 2006, o jogador afirmou que só aceitaria a convocação se fosse titular durante o Mundial. Ficou de fora.

Por fim, a campeã Itália também não teve unanimidade popular quanto à pré-convocação de Marcello Lippi. O meia Francesco Totti, ídolo da Roma, não vai à Copa, assim como o brasileiro naturalizado italiano Amauri, da Juventus.

Dunga faz escola: Argentina, Alemanha, França, Holanda e Itália também tiveram polêmicas nas convocações


Atriz principal e produtora-executiva de Sex and The City 2, que estreia no fim deste mês em todo o mundo, Sarah Jessica Parker está tão encanada com um possível vazamento de cenas na Internet que, além de proibir toda a equipe do filme de falar sobre a história, gravou cenas falsas com Kim Cattrall (Samantha) para despistar os curiosos.

De acordo com o jornal Britain's Mail, Sarah chegou a ameaçar os atores que contracenam com ela no filme com uma multa - inclusive Kim, Cynthia Nixon (Miranda) e Kristin Davis (Charlotte) - caso contem para a imprensa detalhes sobre o filme.

- Além disso, todas as páginas de todos os scripts têm uma marca d'água com o nome da pessoa a que pertencem. Daí, se algo vazar, o responsável pode ser identificado - afirmou uma fonte ao jornal.

Sarah Jessica Parker não quer vazamento de cenas de 'Sex and the City 2'

A análise do DNA das vítimas do pedreiro Ademar de Jesus Silva, de Luziânia (a 196 quilômetros de Goiânia), revelou um sétimo assassinato. O corpo do estudante Eric dos Santos, 15, que havia desaparecido em 20 de março.

O corpo foi identificado entre os seis encontrados em 16 de abril em uma fazenda da região, mas não fazia parte da lista inicial de vítimas.

Diego Alves Rodrigues, 13, o primeiro jovem a desaparecer, não está entre os identificados. Nesta terça-feira, no entanto, foi encontrada mais uma ossada --possivelmente de Diego-- na Fazenda Buracão, onde estavam os restos mortais dos outros rapazes.

Segundo o delegado da Polícia Civil de Goiás, Juracy José Pereira, será feita uma perícia por meio da comparação de arcada dentária para saber se os restos mortais encontrados hoje são de Rodrigues.

- A previsão é que o resultado deste último laudo saia nas próximas semanas - afirmou.

Os outros cinco corpos identificados por DNA foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de Luziânia, onde as famílias receberam os atestados de óbito. O enterro coletivo está programado para a próxima quinta-feira.

Os garotos desapareceram entre dezembro de 2009 e março deste ano, mas os corpos só foram localizados no dia 16 de abril, após a polícia identificar e prender o pedreiro.

Silva confessou que estuprou e matou os jovens e levou os policiais até o local onde enterrou as vítimas, uma fazenda a dois quilômetros de Luziânia. Em 18 de abril, o pedreiro foi encontrado morto na delegacia. De acordo com a polícia, ele se enforcou com tiras arrancadas do forro de um colchão em uma cela.

Os corpos identificados pelos exames de DNA são de: Paulo Victor Vieira de Azevedo Lima, 16; George Rabelo dos Santos, 17; Divino Luiz Lopes da Silva, 16; Flávio Augusto Fernandes dos Santos, 14 e Márcio Luiz Lopes de Souza Lopes, 19, além de Eric dos Santos.

Mais uma vítima do pedreiro de Luziânia

Dos 23 convocados pelo técnico Dunga para a Copa de 2010, só 12 são titulares absolutos em seus clubes e não enfrentaram problemas físicos e/ou técnicos sérios durante a temporada. Entre os que atuam do meio-campo para frente, a situação é pior: apenas três passaram 'ilesos' pela temporada 2009/2010.

Esses 12 são os goleiros Júlio César e Gomes, os laterais Maicon e Daniel Alves, os zagueiros Lúcio, Luisão e Thiago Silva, os volantes Gilberto Silva e Josué, o meia Ramires e os atacantes Nilmar e Grafite. Considerando os mais cotados para a equipe titular de Dunga, são só quatro: Júlio César, Maicon, Lúcio e Gilberto Silva.

Até o dia da convocação final, Júlio César havia disputado como titular todas as 37 partidas da Inter de Milão no Campeonato Italiano. Gomes não chegou a tanto, mas esteve em 31, sempre desde o início, dos 38 jogos do inglês Tottenham no torneio nacional e conquistou com seu time uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Doni foi o oposto e só atuou em sete dos 37 confrontos da Roma no Campeonato Italiano, todos como titular.

Entre os laterais, Maicon e Daniel Alves disputaram, respectivamente, 32 das 37 partidas da Inter de Milão no Italiano e 28 das 37 do Barcelona no Espanhol. O primeiro foi titular em todas elas e marcou seis gols, enquanto o segundo só não começou um dos jogos em que atuou e fez três gols. Os dois foram adversários nas semifinais da Liga dos Campeões, com vantagem para Maicon, e também podem terminar a temporada como campeões nacionais.

Os problemas nas laterais estão do lado esquerdo. Michel Bastos, que também joga como meia no Lyon, atuou bastante por seu clube, seja no Campeonato Francês ou na Liga dos Campeões, em que a equipe chegou às semifinais, mas, também em razão de sua versatilidade entre posições, transitou entre a titularidade e a reserva. Das 36 partidas do Lyon no torneio nacional, começou 21 e entrou em outras nove. Na Liga dos Campeões, foi titular em nove das 14 e saiu do banco em outras duas. Apesar dessa situação, tem 13 gols nas duas competições.

Gilberto, o outro chamado para a lateral esquerda, é titular da sua equipe, o Cruzeiro, quando joga. Por contusão, suspensão ou opção do treinador, participou de 10 confrontos, nove como titular, dos 16 no Campeonato Mineiro e de sete, todos desde o início, dos 10 na Copa Libertadores.

Dos zagueiros, Lúcio, Luisão e Thiago Silva atuaram, respectivamente, em 31 das 37 partidas da Inter de Milão, 28 das 30 do Benfica e 32 das 37 do italiano Milan em seus campeonatos nacionais. O primeiro foi titular em 30 delas, e os outros dois, em todas que jogaram. Luisão ainda se sagrou campeão português.

Juan, que ainda tem chance de conquistar o título italiano com a Roma, foi a exceção. Ele disputou 28 dos 37 jogos do seu time na competição nacional, sendo 27 como titular, e quatro dos oito na Liga Europa, com só três desde o início. As ausências se deveram principalmente a contusões, o que o deixa na mesma condição de Gilberto, de titular quando pode jogar. Os problemas físicos, inclusive, ameaçaram a vaga de Juan na equipe principal de Dunga.

Os dois convocados para primeiro volante também se salvam. Gilberto Silva, capitão do campeão grego Panathinaikos, esteve em 24 das 30 partidas do seu time no torneio nacional, sendo 22 como titular. O volante também começou 12 dos 14 jogos nas campanhas do Panathinaikos na Liga dos Campeões, em que foi eliminada, e na Liga Europa, em que chegou às oitavas de final. E Josué atuou em 31 dos 34 confrontos do Wolfsburg no Campeonato Alemão, sempre como titular.

Da posição de segundo volante em diante, os problemas se acumulam. Na Juventus, Felipe Melo disputou 29 das 37 partidas do time no Campeonato Italiano, começando 28 delas, mas, apesar de não ter sofrido lesões sérias, enfrentou problemas técnicos. O jogador, que vem de uma boa temporada na também italiana Fiorentina, tem recebido muitas críticas na atual por suas falhas e seu temperamento explosivo.

O meia Kléberson, também convocado para a posição de segundo volante, foi menos assíduo em seu clube do que Felipe Melo, por causa de alguns problemas disciplinares e do histórico de lesões. Ele participou de 13, sendo 12 como titular, dos 18 jogos do Flamengo no Campeonato Estadual do Rio, e de seis, começando quatro, dos oito na Copa Libertadores.

Entre os meias, há mais problemas. Elano tem situação parecida a de Michel Bastos: nem sempre é titular quando joga. Das 31 partidas do Galatasaray no Campeonato Turco, começou 19 e entrou em outras cinco. Na Liga Europa, da fase de grupos até a eliminação na primeira série de mata-matas, foi titular em seis dos oito confrontos do seu time e saiu do banco em outro. A diferença para o companheiro de seleção é que Elano foi menos decisivo e fez quatro gols nas duas competições.

Kaká, o responsável pela armação na seleção de Dunga, enfrentou problemas físicos que se refletiram no desempenho por seu clube. Com a pubalgia recorrente, o meia atuou em 25 dos 37 jogos do Real Madrid no Campeonato Espanhol, sendo 21 como titular, e em sete dos oito na Liga dos Campeões, começando os sete. Assim, não fez muitos gols: nove nos dois torneios. As ausências ficaram mais frequentes em 2010. Dos 22 jogos da seu time no torneio nacional, Kaká disputou 13.

Júlio Baptista está na pior situação entre os meias convocados. Não há dúvida de que sua situação na Roma é de reserva. Dos 37 jogos no Italiano, só foi titular em quatro e entrou em outros 19.

A exceção entre os meias é Ramires, que participou de 23 partidas como titular e de outras três saindo do banco de reservas das 30 do Benfica na campanha vitoriosa no Campeonato Português.

No caso dos atacantes, a situação é curiosa. Os mais cotados para a equipe principal de Dunga enfrentaram problemas na temporada. Robinho voltou ao Santos para poder atuar mais do que no inglês Manchester City, onde foi reserva em grande parte do segundo semestre de 2009, mas sofreu contusões e não foi tão frequente quanto gostaria. Na campanha do título paulista, jogou 12 das 23 partidas, sendo 10 como titular. Na Copa do Brasil, começou todos os cincos confrontos em que atuou dos sete até agora do Santos no torneio, em que está nas semifinais. Nos 17 jogos pelas duas competições, marcou nove gols.

Luis Fabiano também perdeu partidas por seu clube, o Sevilla, por causa de lesões e suspensões. Foram 23 atuações, sendo 18 como titular, nos 37 jogos no Campeonato Espanhol e seis, com cinco desde o início, nos oito na Liga dos Campeões, em que o Sevilla foi até as oitavas de final. Assim como Kaká, foi mais ausente em 2010 e disputou 13 das 21 partidas da sua equipe no torneio nacional e uma das duas na Liga dos Campeões. Ao todo, fez 17 gols em 29 confrontos nas duas competições.

Já Nilmar e Grafite participaram, respectivamente, de 32 dos 37 jogos do Villarreal no Campeonato Espanhol e de 30 dos 34 do Wolfsburg no Campeonato Alemão. Ambos foram titulares em 27 deles e marcaram, cada, 11 gols nesses torneios.

Depois da divulgação dos 23 convocados, Dunga precisou responder sobre os casos que mais chamam a atenção.

- Convocamos o [Júlio] Baptista quando era reserva. Ele disputa vaga com o Totti, que manda em Roma - justificou.

Sobre o goleiro Doni, disse:

-É preciso ter comprometimento com a seleção brasileira. O Doni tem isso e já entrou em conflito com o próprio time para jogar um amistoso com o Brasil. Se eu, como comandante, coloquei comprometimento, atitude, paixão para eles, como vou mudar de opinião quando esse tipo de situação acontece? Temos que dar apoio aos jogadores que estão dentro do que pedimos.

O técnico falou ainda sobre os problemas físicos de Kaká e Robinho, seus destaques.

- Tenho inteira confiança neles. Se eles estão à disposição, podem jogar a qualquer momento. Kaká e Robinho são protagonistas porque se espera muito deles. Quando um jogador troca de país, passa por dificuldades, e foi assim com o Kaká.




Somente 12 convocados por Dunga são titulares absolutos e não enfrentaram problemas na temporada

A Polícia Civil informou, na noite desta terça-feira (11), que o soldado da PM Braz Luiz de Oliveira, que perdeu uma perna e sofreu queimaduras na explosão de um carro, em Campo Grande, na Zona Norte do Rio, foi autuado em flagrante por porte ilegal de munição. Segundo a polícia, ele está sob custódia no hospital onde foi internado em estado grave.

O carro particular do soldado Braz, do 40º BPM (Campo Grande), explodiu na manhã desta terça-feira (11), na garagem de sua casa, na Rua São Tito, em São Basílio, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Segundo a PM, a explosão aconteceu quando a vítima ligou o carro.

O delegado Fábio Barucke, titular da 35ª DP (Campo Grande), descartou a possibilidade de o soldado da PM Braz Luiz de Oliveira ter sofrido um atentado. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, policiais do Esquadrão Antibombas estiveram no local. O laudo da perícia realizada no carro do PM só fica pronto em 30 dias.

Agentes encontram espadas samurai na casa do PM

Barucke informou, ainda, que foi constatado, após perícia, que houve uma zona de impacto de fora para dentro na porta do carro. De acordo com a polícia, os agentes encontraram uma touca ninja, duas espadas samurai, um par de luvas, munições 7.62, 556 e 380 e um revólver calibre 38 na casa do soldado.

O PM foi levado para o Hospital Rocha Faria, também em Campo Grande. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, o policial está em estado grave. Ele está com 80% do corpo queimado. O carro ficou completamente destruído.

PM ferido em explosão acaba preso

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (11) a votação do projeto ficha limpa. A proposição segue agora para análise do Senado Federal. O projeto surgiu da iniciativa popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Foram reunidas mais de 1,6 milhões de assinaturas em favor da proposta, que chegou ao Congresso em setembro do ano passado. O texto segue agora para o Senado Federal.

O texto aprovado pela Câmara proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada –tomada por vários juízes ou desembargadores–, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Este tipo de decisão acontece geralmente na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado.

O parecer aprovado, de autoria de José Eduardo Cardozo (PT-SP), prevê ainda a possibilidade de um recurso para garantir a candidatura a um órgão colegiado superior. Caso seja concedida a permissão para a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para tramitação.

O texto que sai da Câmara é mais flexível do que o proposto pelo MCCE. A idéia inicial era proibir a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Atualmente, só políticos condenados em última instância, o chamado trânsito em julgado, são impedidos de disputar.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, já afirmou que o projeto precisaria ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 5 de junho para ter validade para as eleições de outubro. Outros, como o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), acreditam que pelo princípio da anualidade não seria possível fazer com que a mudança valha já para essas eleições. A aplicação ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o projeto seja aprovado no prazo sugerido pelo presidente da OAB.

No Senado, no entanto, há empecilhos regimentais para a votação. A pauta da Casa está trancada por Medidas Provisórias e pelos projetos do pré-sal, que tem urgência constitucional. Diferente da Câmara, onde são permitidas algumas votações mesmo com o trancamento da pauta, no Senado nunca se realizou votações desta forma.

Câmara aprova o projeto 'Ficha Limpa'

A nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão islandês ainda causa impactos em São Paulo. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, houve muitas filas e espera em razão do caos aéreo.

Vários aeroportos da Europa se viram obrigados a suspender temporariamente seus serviços como consequência da nuvem. Em São Paulo, o resultado foram duas horas na fila para despachar a bagagem em Guarulhos e mais nove horas de atraso no voo.

- O voo foi cancelado e vai sair à 1h45 - contou a enfermeira Maitana Bassan, que deveria embarcar às 16h20.

É como se Lisboa tivesse ficado mais distante.

- Estou me sentindo um pouco cansada, problema no joelho, então cansa né? - reclamou a aposentada Luzia Cândida Borges.

Uma guia de turismo foi receber turistas que chegariam de vários países da Europa às 5h.

- Os voos que supostamente iam chegar às 5h foram atrasando, atrasando, até 13h, e agora o que mais me preocupa mais é o voo de Portugal, que está atrasado e só chega à noite - contou Adriana Cavalcante.

No aeroporto de Guarulhos, dois voos entre Brasil e Europa foram cancelados por causa das cinzas lançadas pelo vulcão na Islândia. No terminal de Lisboa, um grupo de brasileiros passou a noite esperando pelo voo de volta para o Brasil.

Caos aéreo na Europa volta a afetar o Brasil

Depois de anunciar os 23 jogadores que irão à Copa de 2010, na África do Sul (e a lista dos sete suplentes), o técnico Dunga compareceu nesta terça-feira à sede da TV Globo, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e deu entrevista na bancada do Jornal Nacional. Descontraído, Dunga começou sorridente e respondeu com humor e segurança aos apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes. Bonner começou perguntando sobre os ausentes célebres da convocação - como Neymar e Ganso. Dunga respondeu sem deixar dúvidas:

- A história na seleção demonstra que jogadores sem experiência que foram à Copa do Mundo não deram muito certo. Mas eles são grandes jogadores.

Fátima Bernardes, a seguir, perguntou quando Dunga tinha fechado a lista de convocados.

- Fechamos a lista há uma semana. Mas ela foi feita em três anos e meio. Cada um teve sua oportunidade. Quem rendeu, ficou.

Um telespectador perguntou como a seleção funcionaria sem Kaká. Dunga foi objetivo:

- Se nosso amigo lembrar... na Copa América não tivemos o Kaká. E a seleção foi competitva, ganhamos da Argentina na final. Nas eliminatórias, o Júlio Baptista jogou ali e fomos bem. Nessa posição pode ser o Robinho também. Mas o Kaká é o Kaká, tem sua característica. Os outros não vão jogar como Kaká.

A pergunta seguinte, de Fátima Bernardes, foi sobre o adversário mais preocupante na primeira fase. E também depois, em caso de classificação.

- Eu parto do princípio que primeiro jogo é o importante. Mas, pela trajetória, é Portugal. Depois, acredito muito na Inglaterra. Mesmo sem Rooney, porque o Capello é um grande treinador. E a Espanha... por aquilo que tem feito - disse Dunga.

O treinador falou também sobre paixão, disse que se emocionou com a reação de Gilberto Silva - convocado para mais uma Copa do Mundo - e lamentou ter que desistir de alguns jogadores.

- Por vezes sou encantado com um jogador... mas ele chegou na hora e não rendeu. Não podemos levar.

O técnico gostou da comparação com a seleção de 1994 - dizendo que esse foi um de seus objetivos, ao lado do auxiliar Jorginho, resgatar a vontade de jogar pelo Brasil. No fim da entrevista, Fátima Bernardes brincou e perguntou se o técnico já tinha se acostumado a ser chamado de professor. Dunga sorriu e respondeu:

- Não porque minha mãe é professora. Fico meio constrangido.

Dunga fala das convocações no JN

A CBF divulgou no final desta tarde a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Ganso, do Santos, que não figuraram entre os 23 iniciais de Dunga, aparecem nesse grupo de reservas.

Diego Tardelli (Atlético-MG)

Ganso (Santos)

Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)

Marcelo (Real Madrid-ESP)

Alex (Chelsea-ING)

Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)

Sandro (Internacional-RS)

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

Ronaldinho Gaúcho e Ganso estão entre os reservas de Dunga


Às vésperas de desembarcar nos cinemas com "Eclipse", mais um filme da saga vampira "Crepúsculo", o galã Robert Pattinson é tema de um ensaio sexy para a revista "GQ" sul-africana. As imagens de Pattinson, que falou sobre o namoro com Kristen Stewart no programa de Oprah Winfrey, foram divulgadas nesta terça-feira, 11.


Robert Pattinson faz ensaio sexy

O programa Profissão Repórter desta terça-feira,11, vai abordar a homossexualidade em família. Comandado por Caco Barcellos, o programa vai ao ar às 23h45, logo após o seriado Força Tarefa.

Em São Paulo, a repórter Mariane Salerno vai contar a história da professora aposentada Edith Modesto, que criou o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) depois de saber que seu filho caçula era gay e não sabia lidar com a homossexualidade dentro de casa. Isso faz 12 anos.

Mais recentemente, em 2007, Edith criou o grupo para atender os jovens filhos homossexuais: o Projeto Purpurina. Ainda em São Paulo, as repórteres Júlia Bandeira e Thais Itaqui vão à cidade de Carapicuíba, na região metropolitana da capital paulista. Lá, encontram as lésbicas Munira Khalil e Adriana Tito Maciel.

Elas tiveram um casal de gêmeos em abril do ano passado por inseminação artificial. Os óvulos fecundados de Munira foram gerados no útero de Adriana, na primeira inseminação lésbica registrada no Brasil. Atualmente, Adriana e Munira estão com processo correndo na Justiça para que Adriana seja reconhecida no registro de nascimento de Eduardo e Ana Luiza como mãe dos pimpolhos.

A Justiça considera que só aquela que cedeu os óvulos é a mãe biológica. Adriana seria apenas uma “barriga de aluguel”. O desejo das duas mães é que na certidão não seja especificado quem é a mãe biológica, mas o nome das duas com responsabilidades equivalentes. Já em Minas Gerais, a repórter Caroline Kleinübing vai contar a história de uma professora de canto transexual. Esta é a terceira vez que o tema homossexualidade é abordado no Profissão Repórter. Uma delas mostrava a história de um adolescende de 14 anos que se suicidou por ser judiado por causa da sua condição homossexual.


'Profissão Repórter'abordará a homossexualidade em família

Um estudo conduzido pela Universidade Brigham Young (BYU), nos Estados Unidos, mostrou que tratar a depressão por telefone é quase tão eficiente quanto o tratamento presencial. O estudo será publicado na edição de junho da revista Behavior Therapy. O resultado do estudo divide os médicos consultados. O CFM (Conselho Federal de Medicina) não reconhece a prática.

Os pesquisadores analisaram o tratamento de 30 pessoas, todas diagnosticadas com depressão profunda. Em vez de realizarem oito visitas às clínicas, os pacientes receberam o mesmo tratamento por telefone, com ligações que duraram entre 21 e 52 minutos. Nenhum deles foi medicado com antidepressivos.

Em seis meses de tratamento, 42% dos pacientes tinham se recuperado da depressão. Como comparação, a terapia presencial tem uma taxa de 50% de recuperação, segundo os pesquisadores. Contudo, a terapia por telefone foi rejeitada por um terço dos participantes, que preferiram o tratamento na sala do psiquiatra.

De acordo com a professora de Psicologia da BYU, Diane Spangler, uma das autoras do estudo, o tratamento por telefone é mais amigável, tem mais flexibilidade de tempo e de lugar e não apresenta efeitos colaterais.

- Oferecer um telefone ou uma webcam para o terapeuta é justificado do ponto de vista da eficácia.

Médico tem de ver o paciente

Não é o que pensa o psiquiatra Táki Cordás, do Departamento de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), que diz não acreditar ser possível recuperar pacientes com depressão profunda por telefone e acha que o método é antiético.

- Precisamos saber qual tipo de depressão estamos falando. Os melhores modelos de tratamento atuais não prescindem do tratamento farmacológico. Tratar a depressão sem o tratamento farmacológico é antiético.

Ainda segundo Cordás, a discussão atual está em um outro momento, focada em como o tratamento presencial, associado à medicação, pode ter uma resposta mais rápida.

- É bastante temerário comparar os dois tratamentos, presencial e por telefone, quando nem se tem certeza de que o tratamento presencial é eficaz.

Avanço ou falta de ética?

Já o também psiquiatra Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), vê a pesquisa com polêmica, mas também como um possível avanço da medicina, desde que seja testada por outros centros de pesquisa e comprovada sua validade.

- Não dá para dizer que quando estiver com depressão não é para ir ao médico. Mas o uso do telefone na medicina, assim como o da internet, causa estranheza. Se o teste for replicado e testado em outras culturas, a medicina não pode ignorar o resultado. Não é porque é polêmico que deve ser desprezado.

O novo Código de Ética Médica, lançado recentemente pelo CFM, evidencia a questão. Seu artigo 37 diz: "É vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento".







Estudo diz que tratamento de depressão por telefone dá resultado


Trabalhar três horas a mais além do normal expõe as pessoas a um risco 60% maior de desenvolver problemas cardíacos, segundo um estudo publicado pelo European Heart Journal. Segundo a pesquisa, uma jornada de trabalho normal gira em torno de 7 a 8 horas diárias.

Um total de 6.014 trabalhadores londrinos com idades entre 39 e 61 anos (4.262 homens e 1.752 mulheres) e sem histórico de doenças cardíacas foram acompanhados durante 11 anos em média como parte de um amplo estudo batizado "Whitehall II".

Durante o período de acompanhamento, 369 dos voluntários morreram de problemas cardíacos, tiveram um acidente cardíaco não fatal ou uma angina de peito (uma dor ou desconforto na região toráxica).

Segundo a autora do estudo, Marianna Virtanen, da University College of London e do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional de Helsinque, os problemas cardíacos relacionados a longas horas de trabalho são independentes de outros fatores de risco associados, como o tabaco, o excesso de peso ou a taxa elevada de colesterol.

De acordo com o estudo, os mais atingidos são homens, em geral mais jovens do que a média e que ocupam postos de trabalho de maior responsabilidade.

Contudo, os pesquisadores ainda não descobriram as causas que justificam a relação entre os problemas no coração decorrentes das horas excessivas de trabalho. Uma pista pode ser que o trabalho adicional afetaria o metabolismo ou encobriria os estados depressivos, de ansiedade ou de falta de sono.

O fato de os empregados trabalharem mesmo quando estão doentes, ignorando sintomas e sem consultas de um médico, pode igualmente estar entre as causas do problema.

No entanto, as pessoas que gostam de seu trabalho e têm tendência a trabalhar mais simplesmente pelo prazer, poderão sofrer um risco menor de enfermidade cardíaca.

Marianna avalia várias possibilidades, como costumes de vida pouco saudáveis e fatores de risco mais extensos entre as pessoas que trabalham em excesso.

- Outra possibilidade é que o estresse crônico (geralmente associado às longas horas de trabalho) afete o organismo.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Hora extra eleva risco de doença cardíaca em 60%

Um elenco de peso em uma história que envolve muitos relacionamentos passionais e amorosos. Poderia ser mais uma trama escrita por Manoel Carlos, mas trata-se de Passione, próxima novela das oito da Globo, de Silvio de Abreu.

Durante a festa de lançamento do folhetim, realizada na noite da última segunda-feira, dia 10, todo mundo queria saber o que se pode esperar da história. O dramaturgo faz um resumo: muita diversão, entretenimento, gente bonita, paixão, história policial - um personagem importante morrerá por volta do capítulo 100. Ou seja, todos os elementos básicos de seus enredos estarão presentes.

Silvio frisa que Passione não tem um personagem central, apesar de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) ser o eixo da história. O autor destaca os romances que centralizarão vários núcleos da trama, como o triângulo amoroso de Mauro (Rodrigo Lombardi), Diana (Carolina Dieckmann) e Gerson (Marcello Antony) ou o affair de Estela (Maitê Proença), uma devoradora de homens casada, com Agnello (Daniel de Oliveira). Entretanto, a expectativa maior é em torno da reação do público com o relacionamento de Totó (Tony Ramos) e Clara (Mariana Ximenes).

- A história é de um viúvo, um homem de 55 anos, um cara pacato que trabalha com a terra na Itália e que conhece esta mulher que tem 20 e poucos anos que vira a cabeça dele. É para chocar mesmo, não é uma história de amor normal. Inclusive da parte dela não tem amor nenhum, é ele quem se apaixona por ela e ela aproveita disso. Aí está a grande vilanice dela, porque ele é muito sincero no seu amor e ela é muito ordinária.

Mas nem tudo será sofrimento para Totó. No decorrer da história, ele conhecerá uma outra mulher por quem se apaixonará e, finalmente, será correspondido.

Uma curiosidade: sabia que Tony Ramos foi o primeiro ator com quem Silvio acertou a presença em Passione e, a partir disso, desenvolveu toda a história? Pois é. O autor teve como inspiração a música Malafemmena, do ator italiano Totò, que fala sobre um homem que se apaixona por uma mulher que não presta. Silvio juntou este enredo com a vontade de incluir a Itália em seu trabalho.

- Quando a gente acabou Belíssima, falei com ele (Tony Ramos) que gostaria de fazer uma novela onde ele fosse italiano, porque gosto muito do país e ele também. A novela partiu exatamente deste personagem dele, e daí vieram todos os outros.

Alguns dias antes do lançamento de Passione, duas histórias movimentaram a mídia: primeiro, a de que Gerson, personagem de Antony, será descoberto gay pela então esposa Diana. O que Silvio de Abreu tem a dizer sobre este rumo de seu personagem?

- Não sei nada disso. Não sei de nada. Não tenho nada a declarar, respondeu com um sorriso.

Já Bruno Gagliasso teria levado um puxão de orelha da diretora Denise Saraceni por ter tirado o cavanhaque, característica de seu personagem, Berilo, para ir a uma premiação. Por conta da falta da barba, um dia de gravação teria sido cancelado. Perguntado sobre isto, o dramaturgo jura que não estava ciente deste ocorrido.

- É mesmo? Isto eu não sabia, vocês é que estão me contando. Estes problemas eles não me falam, senão eu fico perturbado e não escrevo os capítulos (risos).

Enquanto a suposta envolvida Denise Saraceni, também presente na festa de novela, preferiu sair pela tangente e respondeu que se tratava de um problema da Globo e não dela, Bruno Gagliasso não fugiu da resposta, mas também não se aprofundou.

- O diretor tem sempre a razão, mas acidentes acontecem. Acho que minha trajetória como ator prova o meu comprometimento e o meu respeito pela minha profissão.

'Passione' - Romance, ganância, polêmicas e morte marcam nova novela da Globo

Desde abril Rodrigo Santoro está no Brasil filmando Heleno, longa-metragem que conta a história do jogador de futebol Heleno de Freitas. A novidade fica por conta de uma cena rodada recentemente e que não estava no roteiro.

De acordo com o jornal O Globo, o ator filmou nu na escadaria do vestiário do Vasco, no Rio de Janeiro, e, para isso, pediu o mínimo de pessoas na equipe e nada de mulheres no set.

Rodrigo tentou fazer a cena com tapa sexo, mas o resultado não ficou bom. As imagens da nudez, no entanto, serão desfocadas.

Rodrigo Santoro aceita ficar sem roupa em filme

Com a ideia de presentear a filha de um amigo no aniversário de 7 anos da garota, o artista plástico norte-americano Keith Haring (1958 - 1990) criou, no fim da década de 1980, um belo livro de poesia que há cerca de um mês ganhou edição brasileira

"O Livro da Nina para Guardar Pequenas Coisas" -- “Nina´s Book of Little Things” no original -- foi feito em 1988 de maneira artesanal. Nele há desenhos de Keith e muitos espaços em branco deixados para a garota interagir com o presente. As instruções de Keith para que "O Livro da Nina" fosse bem aproveitado: não ter medo de pintar, colar coisas, rabiscar e guardar no livro somente pequenas coisas -- "se quiser colecionar coisas grandes, arrume uma caixa", escreveu ele, pois "as pequenas coisas às vezes são as melhores de todas".

A presenteada na ocasião, filha do pintor italiano Francesco Clemente, hoje tem 28 anos e, apesar de ter desenhado muito com Keith, não mexeu no livro original.

- Meu pai achou que [o livro] era muito bonito para que eu desenhasse nele, então Keith me fez uma grande caixa de madeira, ‘A Grande Caixa de Nina para Guardar Pequenas Coisas’, com reproduções de cada página do livro para serem desenhadas. Devo agradecer a meu pai, se ele me deixasse desenhar no original ele não seria impresso pelo mundo para todas as Ninas.

As “Ninas do mundo” puderam aproveitar a obra de Keith inicialmente em 1994, quando foi publicada nos Estados Unidos. Segundo Nina Clemente, o livro ganhou versões também em hebreu e italiano.
Em meio a ilustrações do artista -- conhecido por seu traço pop e uso de cores fortes --, há no livro recados que misturam humor e poesia como "Use esta página para coisas bobinhas" e "Ok. Eu sei que você queria algumas páginas para colar pequenos adesisos. Então, aqui vai!".

- Este livro é uma joia. Acredito que as gerações mais novas estão expostas a muita tecnologia, é difícil ver crianças entusiasmadas EM ler um livro. ‘O Livro Nina’ é tão interativo que chama a atenção logo de cara -  diz Nina, que vive hoje nos EUA, onde trabalha como estilista e chef de cozinha. Para ela, até hoje o livro é influente: - Quando me sinto pouco inspirada, dou uma olhadinha nele e deixo minha imaginação voar”.

Quem foi Keith Haring

O artista (1958 - 1990) nascido em Reading, na Pensilvânia, estudou artes em Nova York no fim da década de 1980, época em que a cultura hip-hop fervilhava na cidade. Logo viria a ser influenciado pela arte do grafite. Na década de 1980, seus desenhos feitos com giz no metrô nova-iorquino se tornaram notórios. Trabalhou também com instalações, vídeo e ilustração. Keith Haring esteve no Brasil algumas vezes, dentre elas para a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1983, e grafitou inclusive alguns muros do país.

Para lembrar o artista em seu 20º aniversário de morte, além de “O Livro da Nina” será publicado este ano livro sobre a trajetória do artista -- "Ah, Se a Gente não Precisasse Dormir!", também pela Cosac Naify e com a quarta capa feita pelos artistas e grafiteiros osgemeos. Em julho, uma mostra sobre o artista é planejada para a Caixa Cultural, em São Paulo, seguindo depois para o Rio.

--------------------------------------------------------------------------------

"O LIVRO DA NINA PARA GUARDAR PEQUENAS COISAS"


Autor: Keith Haring
Editora: Cosac Naify
Tradutor: Alípio Correia de Franca Neto
Páginas: 72
Preço: R$ 49

"O Livro da Nina", de Keith Haring, é poesia para crianças e adultos

O soldado da Polícia Militar Brás Luís de Oliveira, 38, teve queimaduras em 80% do corpo e ficou com uma perna dilacerada em consequência da explosão de seu carro --um Astra-- por volta das 8h20 desta terça-feira em Campo Grande, na zona oeste do Rio.

Segundo a corporação, o policial estava na garagem de casa, na rua São Tito, em São Basílio, e ao ligar o veículo movido a gás ocorreu a explosão.

A vítima foi levada em estado grave para o hospital estadual Rocha Faria. A Secretaria Estadual de Saúde informou que, por volta das 11h50, Oliveira estava sendo operado no centro cirúrgico da unidade.

De acordo com a PM, o soldado trabalha no Batalhão de Campo Grande. Ainda não há informações se a explosão aconteceu por problemas mecânicos no veículo ou se houve sabotagem. A Polícia Civil ainda realiza a perícia no local.

Carro explode com policial dentro

O juiz Fábio César Oliveira, da 3ª Vara Federal do Rio, concedeu reintegração de posse do prédio ocupado pela casa de espetáculos Canecão, na Rua Venceslau Brás, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na segunda-feira (10). A informação foi confirmada pela Justiça Federal.

De acordo com a UFRJ, os shows estão cancelados até o final de semana. Estavam programados George Israel nesta terça-feira (11), além de Edu Lobo, no sábado (15) e domingo (16).

Para definir os rumos dos demais espetáculos agendados até o final do mês, a universidade vai se reunir com os artistas.

Ainda segundo a UFRJ, a adiministração da universidade também pretende ouvir os artistas e a sociedade para definir os rumos da casa. O objetivo é que o lugar passe a ser um espaço cultural, artístico e científico.

Polícia Federal

De acordo com o professor Aloízio Teixeira, reitor da universidade, a Polícia Federal participou da ação de reintegração porque funcionários do Canecão não teriam respeitado a decisão da 3ª Vara Federal do Rio. Segundo a UFRJ, a área é federal, por isso houve a participação da PF na ação. Os agentes lacraram as entradas do imóvel com fitas e cadeados.

Indenização

Em maio do ano passado, de acordo com o site da UFRJ, a Procuradoria Regional Federal do Rio deu parecer favorável à UFRJ para reintegração de posse. Na época, além de devolver o espaço, o Canecão teria que pagar uma indenização à universidade. Uma série de recursos, porém, permitiu que a casa de shows continuasse funcionando.

O imóvel foi cedido pela universidade à empresa no ano de 1992 e sua utilização deveria durar 5 anos, de acordo com o contrato estabelecido. As disputas se acirraram em 1997, quando a empresa deveria ter desocupado o local.

Um das mais tradicionais casas de espetáculos do Rio de Janeiro, o Canecão foi aberto em junho de 1967, como uma grande cervejaria com espetáculos de variedades. Com o passar do tempo, o espaço passou a ter shows de MPB e recebeu grandes astros como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Clara Nunes e Elizeth Cardoso.

Justiça determina reintegração de posse do prédio do Canecão a Ufrj

Amigos de Sthefany Brito revelaram à coluna que a falsa entrevista publicada pela revista italiana "Stadio Sport" seria uma estratégia da defesa de Pato para adiantar o processo do divórcio, que só pode ser concluído após um ano de casamento. No entanto, constatada a traição de uma das partes, o processo poderia ser adiantado mesmo o casal não tendo completado um ano de matrimônio.

A atriz já acionou um advogado na Itália para processar a publicação.

- Como o caso aconteceu na Europa, não posso intervir por ela aqui do Brasil - justifica o advogado da atriz, Ricardo Brajterman.

Nesta terça-feira, a "Stadio Sport" desmentiu a notícia em seu site. A revista afirma ter sido vítima de um golpe. Uma pessoa teria se passado por representante do zagueiro e de Sthefany e gerado as declarações falsas.

- Pedimos desculpas pela notícia sobre Sthefany Brito e Marcus Diniz. Infelizmente, fomos vítimas de alguém que disse representá-los e as declarações publicadas se revelaram falsas - diz o comunicado.

A "Stadio Sport" publicou uma matéria em que Sthefany assumia um caso com o zagueiro capixaba Marcus Diniz. O jogador, que é casado, desmentiu a notícia ontem.

- Isso é uma calúnia, é tudo mentira. Eu não conheço a Sthefanie e nem o Pato. Nunca nem troquei uma palavra com eles - falou o atleta que foi comprado pelo Milan, mesmo time de Pato, em 2006 e emprestado em seguida para uma equipe da série C na Itália.

O boato sobre o envolvimento entre Marcus e Sthefany quase causou uma tragédia. Segundo o pai do jogador, Plínio Diniz, a mulher do seu filho, grávida de dois meses, passou mal ao saber da entrevista.

- Loredana ficou bem nervosa e Marcus precisou levá-la a um hospital - disse seu Plínio à coluna.

Sthefany e Pato - O conto de fadas se transforma em pesadelo

O estúdio responsável pela franquia de filmes "Crepúsculo" está trabalhando arduamente para fechar os acordos com atores necessários para dividir o quarto livro da série de vampiros da autora Stephenie Meyer em dois filmes.

Mas um obstáculo improvável está adiando o anúncio e pode até levar a mudanças no elenco do filme final da série.

A Summit Entertainment está perto de fechar contratos com os protagonistas Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, que receberão aumentos polpudos para retornar para um quinto filme da saga.

O diretor Bill Condon já foi contratado para fazer dois filmes "Amanhecer", a serem rodados consecutivamente no outono no hemisfério norte e lançados respectivamente em novembro de 2011 e no verão de 2012 no hemisfério norte.

Mas a Summit está tendo mais dificuldade em fechar com alguns dos atores coadjuvantes da série. Os contratos com Peter Facinelli (que representa Carlisle Cullen) e Billy Burke (o pai de Bella, Charlie Swan) já foram acertados, mas fontes dizem que os atores que fazem os jovens Cullen (especialmente Kellan Lutz e Ashley Greene) querem receber mais do que o estúdio está disposto a oferecer.

- É possível que um deles tenha que ser demitido para deixar as coisas claras - disse uma fonte próxima das negociações.

Hoje, depois dos dois primeiros filmes da série, mesmo os atores coadjuvantes viraram astros valorizados; faz sentido que queiram receber mais pelo último filme. Mas, segundo as fontes, as ofertas da Summit - que teriam sido pelo menos 10 vezes maiores do que os valores que os atores receberam com o primeiro filme - foram considerados "insultantes", em vista dos lucros enormes gerados pela franquia.

O estúdio tem razões para estar preocupado com custos, desta vez. Como é habitual com as franquias de sucesso, os filmes da série "Crepúsculo" estão ficando mais caros a cada novo capítulo.

Os atores principais vão se dar especialmente bem se "Amanhecer" for dividido em duas partes. Os três foram contratados originalmente para fazer três filmes (isso na época em que "Crepúsculo" não passava de adaptação feita com orçamento pequeno de um romance de nicho para adultos jovens), mas, na primavera de 2009 no hemisfério norte, depois de o primeiro filme ter feito sucesso internacional, eles renegociaram seus contratos, para que o estúdio pudesse conservá-los para o quarto filme.

Então o estúdio percebeu que "Amanhecer", com mais de 900 páginas e narrativas relatadas desde duas perspectivas, era suficientemente denso para ser dividido em duas partes (como a Warner Bros. anunciou que fará com o último "Harry Potter"). Havia só um problema: o elenco não tinha contrato para fazer um quinto filme. Agora seus integrantes são todos grandes astros, tendo Lautner, em particular, elevado seu preço para cerca de 7,5 milhões de dólares por filme. Assim, uma nova negociação começou.

Os gastos adicionais com os protagonistas tornarão o último filme muito mais caro que os primeiros ("Eclipse", que chega aos cinemas em 30 de junho, está custando cerca de 65 milhões de dólares, valor que certamente será superado pelo quarto e quinto filmes, mesmo que seja possível reduzir os custos, rodando os dois filmes ao mesmo tempo). Por essa razão o estúdio ainda não abandonou a possibilidade de fazer apenas um "Amanhecer", embora várias fontes dizem que ficarão muito surpresas se não houver um quinto filme da série.

Atores dificultam anúncio do quinto filme da saga Crepúsculo

Transtornados com a morte da filha Luiza de Freitas Lacerda, de 19 anos, no último sábado (8), os pais da estudante apontam, em investigação própria, indícios que contrariam a versão inicial de suicídio, que fez a Delegacia de Homicídios sair do caso. A 19ª DP (Tijuca) agora trabalha também com as hipóteses de homicídio ou acidente.

Diferente do perfil tradicional de suicidas, Luiza, contam os pais, era muito sociável tanto em família quanto com amigos e gostava de dividir suas conquistas e experiências em casa. Cursando duas faculdades e em um namoro recente, a jovem estava apaixonada e tinha planos para a carreira.

- Eu e o meu marido chegamos lá e não conseguíamos pensar em nada. Passei mal e fui levada para o hospital. Mas minha irmã e meu cunhado ficaram e alguns amigos da família ficaram no local e ouviram relatos que contrariam a versão de suicídio - conta Nilza de Freitas, mãe de Luiza.

Questões não respondidas

Segundo Nilza, uma pessoa do prédio em frente afirmou ter ouvido um grito antes do barulho da queda e o porteiro que estava no edifício no local contou que, logo depois que Luiza caiu, uma menina desceu correndo as escadas com suas sandálias na mão para calçá-la, mas foi impedida pelo funcionário de se aproximar.

- Pra que uma pessoa vai se preocupar em calçar uma pessoa morta, que acabou de cair? E outra, quem vai se jogar, grita antes de cair? As unhas dela tinham vestígios de árvore e tinha um galho embaixo dela. Quem quer se matar depois tenta se segurar em algum lugar? - questiona a mãe.

Ainda de acordo com Nilza, uma conhecida da família passou no local logo após a queda, e mesmo sem saber de quem se tratava, perguntou o que tinha acontecido.

Disseram que tinham jogado uma menina - lembra, emocionada, a mãe.

Namorado foi quem percebeu que algo havia acontecido

Foi o namorado de Luiza quem percebeu que havia algo estranho. Ele não estava no churrasco da faculdade em que ela morreu, mas falou com a estudante cerca de uma hora antes da queda. Ao ligar de novo, no entanto, o telefone foi atendido por uma mulher, que disse ter havido um problema com ela, mas não deu detalhes.

- Em nenhum momento telefonaram pra gente. Ele é que, assustado, ligou lá pra casa e avisou que algo estranho estava acontecendo. Quando ligamos para o telefone de novo, disseram que ela tinha caído e que fôssemos pra lá - conta Nilza.

Ela não acredita, no entanto, em homicídio.

- Não acho que tenha acontecido alguma maldade, mas pode ter sido um acidente. Alguma brincadeira ou ela querendo se desvencilhar de algum assédio. Eles sabem o que aconteceu, mas o grupo se fechou e não fala nada, ninguém viu nada - desabafa. - Só quero que a polícia investigue e descubra o que realmente aconteceu - pede ela, mãe de outras duas meninas, de 16 e 21 anos.

Família não acredita em suícidio no caso da menina que caiu

A Copa do Mundo começou nesta terça-feira para a seleção brasileira. E sem muitas surpresas. Dunga não cedeu à pressão de parte da torcida e deixou os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso fora da lista dos 23 jogadores que irão à África do Sul buscar o hexa. Ronaldinho Gaúcho, presente em 2002 e 2006, também está fora.

Outra novidade foi a ausência de Adriano, que não atravessa boa fase no Flamengo. No seu lugar foi chamado o atacante Grafite, do Wolfsburg, que só atuou duas vezes com a camisa amarelinha.

- Demos inúmeras chances para reverter uma certa situação. Mas vem a frase da coerência, convicção, comprometimento... Tivemos que tomar uma decisão pelo coletivo, o que é o mais importante da seleção. Sempre acolhemos o Adriano, o grupo sempre o acolheu, mas chegou o momento de tomar a decisão. Meu coração fala uma coisa, mas a razão pelo que eu estou representando pelo meu país fala outra – disse Dunga, ressaltando que não chamou o goleiro Victor, do Grêmio, pelo fato dele não ter tido muitas chances de defender a seleção.

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília). Cinco dias depois, o time de Dunga encara a Costa do Marfim no Soccer City, na mesma cidade e horário. O rival da última rodada do Grupo G é Portugal, 25 de junho, às 11h (de Brasília), em Durban.

A preparação começa a partir do próximo dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético-PR. A equipe se concentra em Curitiba até o dia 26, quando embarca para a África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça (A CBF vai divulgar esta noite, em seu site oficial, os sete restantes). A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.


E os convocados são...


Na noite desta segunda, 10, Miley Cyrus e Justin Bieber foram jantar em um restaurante japonês em Hollywood. Só que as fãs não precisam se preocupar: não tem nada de romance aí. Pelo menos é o que diz o site TMZ, que flagrou o encontro.

Depois que Kim Kardashian recebeu ameaças de morte de fãs de Justin Bieber - por causa de uma brincadeira em que o cantor falava que a socialite seria sua namorada -, Miley disse não se preocupar.

- Não acho que vá ter problemas - disse.

Bieber e Miley Cyrus saem para jantar