MENU

domingo, 8 de maio de 2011

O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, era uma figura ativa no comando da rede extremista e o esconderijo em Abbottabad, no Paquistão, onde foi morto pelas forças especiais dos Estados Unidos, era um centro de comando e controle, segundo o serviço secreto americano.

De acordo com os Estados Unidos, ao contrário do que se acreditava, Bin Laden não tinha uma vida nômade nos últimos anos e estava profundamente envolvido nas tomadas de decisão da Al Qaeda.

- Este complexo em Abbottabad era um centro ativo de comando e controle para o líder da Al Qaeda e está claro (...) que ele não era apenas um pensador estratégico do grupo - disse um oficial que não quis se identificar a jornalistas durante uma entrevista no Pentágono, em Washington.

- Ele era ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas - acrescentou.

Antes da morte de Bin Laden na semana passada, os Estados Unidos tinham sugerido que ele vivia em fuga e era apenas um símbolo para a Al Qaeda.

No sábado, o Pentágono divulgou vídeos caseiros de Osama Bin Laden, apreendidos no esconderijo de Abbottabad, onde ele foi morto na semana passada.

Os cinco vídeos, que tiveram o som removido pelo Pentágono, mostram o líder da Al-Qaeda assistindo a um programa a respeito dele em um canal de televisão árabe e também preparando uma mensagem para os Estados Unidos.

Zelo com a imagem

Acredita-se que os vídeos apreendidos no Paquistão tenham sido produzidos entre outubro e novembro de 2010.

No primeiro vídeo, Bin Laden é mostrado usando uma espécie de pequeno chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista.

Não há som no vídeo, mas autoridades do Pentágono afirmam que se tratava de uma mensagem de Bin Laden para os Estados Unidos.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Jonny Dymond, outros vídeos parecem ser um ensaio para a mensagem aos Estados Unidos.

No vídeo onde é mostrado assistindo a um programa sobre ele mesmo em um canal de televisão árabe, Bin Laden aparece sentado no chão de uma sala, enrolado em o que parece ser um cobertor ou casaco, com o controle remoto nas mãos enquanto assiste televisão.

A barba do líder da Al Qaeda parece muito mais grisalha neste vídeo do que nos vídeos de propaganda da rede extremista. Segundo as autoridades, esta mudança na cor da barba sugere que Bin Laden era alguem que "tinha muito zelo" com a própria imagem.

Computadores e cartas

O material encontrado no complexo em Abbottabad, que incluiria arquivos digitais, de áudio e vídeo, além de material impresso, computadores, dispositivos de gravação e documentos escritos à mão, foi descrito como a "maior coleção de materiais importantes ligados ao terrorismo já coletada".

Entre os documentos estariam também cartas pessoais de Bin Laden a outros membros da rede.

O diretor da CIA, Leon Panetta, disse em uma declaração que o material apreendido "apenas confirma ainda mais como era importante procurar Bin Laden".

Dymond afirma que estes são os primeiros vídeos do líder da rede extremista divulgados desde que a Al Qaeda divulgou uma outra mensagem de Bin Laden em 2007.

Não há nada nos vídeos divulgados neste sábado que identifiquem que Bin Laden está no esconderijo onde foi morto em Abbottabad.

Bin Laden comandava Al Qaeda do esconderijo


A reedição do duelo entre Bruno Fratus, do Pinheiros, e Cesar Cielo, do Flamengo, nos 4x100 medley não aconteceu, mas a prova mais esperada do domingo no Troféu Maria Lenk correspondeu às expectativas. Em um final emocionante, os cariocas saíram vencedores com apenas um centésimo de vantagem sobre quarteto do clube paulista, cravando 3m37s69.


O nadador do Pinheiros, que venceu os 100m no sábado, não pode medir forças com Cesar Cielo, que disputou a prova no nado borboleta. E o maior nadador do Brasil na atualidade acabou fazendo a diferença ao entregar a prova para Nicholas dos Santos na primeira posição.

Coube ao último nadador do Flamengo enfrentar a “revelação” Bruno Fratus, que reagiu e ficou corpo a corpo com o adversário carioca nos metros finais da prova. Nicholas, entretanto, conseguiu segurar a pressão para, na batida, dar a vitória aos cariocas por apenas um centésimo de diferença.



Mesmo sem treinar, nadador vence final do 50M borboleta
Cesar Cielo fez o tempo de 23s39, novo recorde da competição. “Não posso reclamar do meu tempo. Não tenho me dedicado à esta prova. Tento usar a força da musculação e a minha velocidade, mas no Mundial não tenho grandes pretensões”, afirmou o nadador.

Cielo estabeleceu um novo recorde na competição, superando a marca alcançada no ano passado, quando eram permitidos os “supermaiôs”.

Em segundo ficou Nicholas dos Santos, com 23s60. Ambos já tinham índice para disputar o Mundial de natação, que acontece em julho, em Xangai.

Em Xangai


Melhor nadador do país, Cesar Cielo revelou quais provas pretende priorizar em Xangai, caso seja preciso se poupar nos dias de competição.

- Eu tenho índice para várias provas no Mundial, mas pretendo priorizar o revezamento brasileiro - declarou após vencer a prova dos 50m borboleta.

O medalhista olímpico também sugeriu que a CBDA levasse um nadador “reserva” para disputar as qualificatórias em seu lugar e evitar o desgaste.

Cesar Cielo faz a diferença e Flamengo vence revezamento medley


Xuxa não irá para Orlando no Dia das Mães este ano. Dona Alda Meneghel, que morava nos Estados Unidos, reside na casa da apresentadora há quatro meses. Muito preocupada com a saúde da mãe, que é vítima do Mal de Parkinson e piorou recentemente, Xuxa a trouxe de volta ao Brasil para ficar pertinho dela.

Dona Alda morava em Orlando há mais de 15 anos e passava temporadas de no máximo três meses no Brasil.

Hoje, ela deve receber o carinho dos filhos na casa de Xuxa, como conta Bladimir, irmão da apresentadora:

- Provavelmente vamos almoçar na casa dela.

Blad também explica que nunca sabe em que estado encontrará a mãe:

- Sabe como é o Parkinson, tem altos e baixos. Tem dias em que ela está melhor, outros não.

Xuxa traz a mãe para morar com ela



Não é só na trama de "Insensato coração" que Ricardo Tozzi anda tirando o fôlego das mulheres. Em entrevista à revista "Criativa", o ator conta que vem sendo atacado nas ruas:

- Elas dizem: Você está me deixando loooouca!!! - diverte-se.

Ricardo Tozzi comemora o sucesso de sua personagem em 'Insensato Coração' e dá entrevista à revista

Os atores do filme "Piratas do Caribe 4 - Navegando em águas misteriosas" participaram neste sábado (7) da cerimônia de pré-estreia do longa, previsto para estrear no Brasil e nos Estados Unidos no dia 20 de maio. Johnny Depp, Penelope Cruz e Geoffrey Rush apresentaram o quarto filme da saga, digirido por Rob Marshall.

Os três foram à Disneylândia da cidade de Anaheim, na Califórnia, para divulgar o longa. Penélope interpreta a filha do pirata Barba Negra. O trailer do quarto filme da franquia, que terá exibição em 3D, já foi divulgado.

Johnny Depp e Penelope Cruz lançam 'Piratas do Caribe 4'

O cantor Pete Doherty foi avisado sobre a possibilidade de ser acusado por envolvimento com a morte do ator Mark Blanco, revelou o site da revista "NME" neste domingo (8).

Blanco morreu em dezembro de 2006 ao cair da sacada do apartamento do agente literário Roundhill Paulo em uma festa em Londres com a participação de Doherty.

Um inquérito sobre a morte do ator, em 2007, revelou que o ex-vocalista do grupo Libertines pediu a Jeannevol para procurar Blanco e "dar uma palavrinha" com o ator, depois do convidado ter "enchido a paciência" dele.

Neste ano, Doherty teve que prestar depoimento a respeito da morte por overdose da fotógrafa Robyn Whitehead. O roqueiro britânico também foi interrogado no caso do roubo de uma guitarra na Alemanha.

Peter Doherty pode ser acusado de morte de ator em festa


Os ingressos para venda online dos dias 23, 24 e 25 de setembro e 01 e 02 de outubro do Rock in Rio estão esgotados, informou o site oficial do evento neste domingo (8).

Há entradas para compra na internet apenas do dia 30 de setembro, quando se apresentam Shakira, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz, Marcelo D2 e Jota Quest. Os primeiros dias a terem entradas esgotadas foram 23 (dia pop do evento, com Katy Perry, Elton John e Rihanna) e 24 de setembro (fechado pelo grupo Red Hot Chilli Peppers).

A venda continua sendo realizada nos quiosques localizados nos shoppings Rio Sul, Nova América Shopping e Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Nas dez primeiras horas de vendas oficiais pela internet, iniciadas à 0h01 deste sábado, foram comercializados 90 mil ingressos. O primeiro lote de 100 mil entradas havia se esgotado em novembro.

Rock in Rio só oferta ingressos para o dia 30 na internet


O representante de Búzios (RJ) Lucas Malvacini, de 1,83m e 21 anos, venceu o concurso Mister Brasil 2011 realizado neste sábado (7) no Hotel do Frade em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Malvacini ganhou o direito de representar o Brasil no Mister Mundo 2011 e levou uma bolsa de estudos de R$ 100 mil. O júri que elegeu o candidato só tinha mulheres, como a Miss Brasil Mundo 2010 Kamilla Salgado e a Miss Brasil 2010 Débora Lyra.

Representante de Búzios, RJ, é eleito Mister Brasil 2011