MENU

sexta-feira, 18 de junho de 2010



Os vietnamitas estão saindo na frente quando o assunto é sustentabilidade ambiental em grande estilo. O complexo Everrich 2 já começou a ser construído no sétimo distrito da cidade de Ho Chi Minh. O projeto é, na verdade, uma grande empreitada arquitetônica de 630 mil metros quadrados, com 3,1 mil apartamentos, cada um com uma área entre 120 e 250 metros quadrados.

Além do design inovador, que lembra uma onda gigante ou uma montanha-russa e cria diferentes vistas para os futuros proprietários, a estrutura também é ecologicamente correta. O complexo contará com uma ventilação natural devido a sua forma ondulante, terá jardins ao ar livre, “green roofs” (vegetação plantada sobre o teto do prédio) e áreas sombreadas para garantir mais frescor.

Devido a sua arquitetura, o complexo também terá uma melhor distribuição da luz entre os ambientes. Tudo isso contribui para uma maior eficiência na utilização de energia. O formato de montanha-russa, aliás, parece estar em moda no Oriente: na Coreia do Sul, uma reserva ecológica também teve uma delas como inspiração.

O projeto do complexo Everrich 2, produzido pela DWP Architects, tem previsão de ser inaugurado em fevereiro de 2012.



Sustentabilidade ambiental gera o primeiro edifício verde no Vietnã

Resultados da Copa

O atacante alemão Lukas Podolski assumiu grande parte da culpa pela derrota por 1 a 0 da Alemanha contra a Sérvia, nesta sexta-feira, em Port Elizabeth. O jogador desperdiçou uma cobrança de pênalti no segundo tempo, fato que poderia resultar no empate para os alemães.

- Chutei muito mal a bola. Normalmente sou um bom cobrador, mas desta vez foi minha culpa e tenho de assumi-la - afirmou Podolski, que ainda desperdiçou pelo menos outras duas chances claras de gol - Esta derrota é muito amarga, pois poderíamos ter dado um grande passo para nos classificarmos às oitavas de final - completou o jogador.

Já para o lateral-direito e capitão Phillip Lahm, a derrota para a Sérvia foi motivada pelo fato de a Alemanha não conseguir imprimir o mesmo ritmo de jogo apresentado na estreia da Copa do Mundo. Na ocasião, os alemães golearam o adversário por 4 a 0.

- Não tivemos um bom começo e a expulsão do Klose foi muito severa. Sobre isso [cartão vermelho], cada torcedor pôde ter a sua interpretação, mas com dez jogadores ficou mais difícil e, para piorar, ainda levamos esse gol idiota - disse Lahm.

A Alemanha volta a campo apenas na quarta-feira, quando irá enfrentar Gana. Caso a Sérvia perca a sua última partida, contra a Austrália, os alemães precisarão apenas de um empate para avançar à próxima fase.

Podolski assume culpa pela derrota de Alemanha

Um casal foi baleado durante um assalto na madrugada desta sexta-feira (18), em Socorro, Zona Sul de São Paulo. O homem morreu e a mulher está internada em estado grave. O filho de 11 anos do casal viu tudo.

A família estava a apenas um quarteirão de casa. No carro estavam Joseli Mendes e o filho. O marido dela, Josenílson de Machado, seguia em uma moto, poucos metros à frente. Quando os criminosos pararam o carro, Josenílson voltou para ajudar a mulher e o filho. Ela foi baleada nas costas e o marido, na cabeça e no peito.

Joseli já estava fora do carro quando levou os dois tiros nas costas. A polícia ainda não sabe se ela desceu do carro para reagir ao assalto ou para proteger o filho que estava no banco de trás. Ela foi levada para o hospital em estado grave. Segundo os médicos que prestaram os primeiros socorros, Joseli está grávida.

Josenílson morreu no hospital. Joseli foi operada durante a madrugada. O estado de saúde dela é grave. Os assaltantes fugiram levando a bolsa da mulher.

Em SP, filho assiste pais serem baleados

Um professor levou um soco no rosto de um aluno na escola estadual Regente Feijó, em Itu, a 101 km de São Paulo, na quarta-feira (16). De acordo com o docente, a agressão ocorreu após o estudante, de 17 anos, ter sido advertido por mudar de lugar na sala durante uma prova.

O adolescente, porém, disse que apenas queria mudar de lugar e que o professor puxou sua cadeira para ele cair. Segundo o jovem, ele só reagiu porque achou que seria agredido pelo professor.

A escola não quis se pronunciar sobre o caso. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informa que já foi convocada uma reunião do conselho escolar para tratar do caso. Na data, serão definidas as medidas punitivas que serão aplicadas ao aluno. O jovem está suspenso das aulas até a realização do conselho. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial da cidade.

Aluno agride professor após ser advertido

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial.

Segundo sua mulher, a jornalista Pilar del Río, Saramago passou mal após tomar o café da manhã e recebeu auxílio médico, mas não resistiu e morreu. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado em várias oportunidades devido a problemas respiratórios.

"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet.

De acordo com a agência de notícias EFE, os restos mortais de Saramago serão levados a um cemitério de Lisboa em data ainda não especificada. Um serviço fúnebre deve ser realizado ainda nesta sexta, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote, no arquipélago espanhol desde 1993 com sua esposa.

Expoente da literatura mundial

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.

"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um produção hollywoodiana filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus") em 2008. O autor, normalmente avesso a adaptações de suas obras, aprovou o trabalho de Meirelles.

Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Em 1997, escreveu a introdução para o livro de fotos "Terra", em que o fotógrafo Sebastião Salgado retratava a rotina do movimento dos sem-terra no Brasil.

No mesmo ano, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil. "José Saramago: a consistência dos sonhos" trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados, reunidos em um formato que, misturando o tradicional e a tecnologia moderna, levavam o visitante a uma agradável e rara viagem pela vida e pela obra do escritor português.

Biografia

O português José de Sousa nasceu em 16 de novembro de 1922, na pequena aldeia portuguesa de Azinhaga, no Ribatejo, região central do país. Ficou mais conhecido, no entanto, pelo sobrenome de sua família paterna, Saramago, que o funcionário do Registro Civil acrescentou após seu nascimento.

Sua família mudou-se para Lisboa quando José tinha dois anos. Aluno brilhante, ele teve de abandonar o ensino secundário aos 12 anos, por causa da falta de recursos de seus pais.

Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.

- Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As pequenas memórias - obra em que recorda sua infância entre os 5 e 14 anos.

Autodescrito como um "comunista libertário", ele também provocou polêmica ao chamar a Bíblia de "manual de maus costumes". Ao longo de seis décadas de carreira literária, publicou cerca de 30 obras, entre romances, poesia, ensaios, memórias e teatro.

Saramago publicou seu primeiro romance, "Terra do pecado", em 1947. Em 1969, sob a ditadura salazarista, ele filiou-se ao Partido Comunista português. Depois de 47, ele ficou quase 20 anos sem publicar, argumentando que "não tinha nada a dizer". Na época, teve empregos públicos e trabalhou como editor e jornalista.

Entre 1966 e 1975, publicou poesia: "Os poemas possíveis", "Provavelmente alegria" e "O ano de 1993". Em 1977, publicou o romance "Manual de pintura e caligrafia". Depois, vieram os contos de "Objeto quase" (1978) e a peça "A noite" (1979).

Mas o reconhecimento mundial só chegou com "Memorial do convento", de 1982, a que se seguiu "O ano da morte de Ricardo Reis", dois anos depois. Os dois romances receberam o prêmio do PEN Clube Português.

Nobel e Camões ao desafeto da Igreja

Seu romance "O evangelho segundo Jesus Cristo", de 1991, provocou polêmica com a Igreja Católica e foi proibido em Portugal em 1992.

O romance mostrava um Jesus humano, com dúvidas, fraquezas e conversando com um Deus cruel. Em um dos episódios, Jesus perdia sua virgindade com Maria Madalena.

Um ano depois disso, ele decidiu se mudar para a ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias, onde ficou até morrer, sempre acompanhado pela sua segunda mulher, a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río.

Em 1995, ganhou o Prêmio Camões pelo conjunto da obra e publicou "Ensaio sobre a cegueira".

Em 1998, ele recebeu o Nobel de Literatura. Na justificativa da premiação, a academia afirmou que o português criou uma obra em que, "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite captar uma realidade fugitiva".

Seu último romance foi "Caim", de 2009, também bastante criticado pela Igreja Católica por conta de sua visão pouco ortodoxa do Velho Testamento.

Morre José Saramago