MENU

terça-feira, 18 de maio de 2010

Brasil e Portugal vão unir forças para produção de dramaturgia que será exibida naquele país. A TV Globo assinará em junho uma parceria de dois anos (podendo ser renovada futuramente) com a emissora SIC, onde as empresas estarão responsáveis pela criação e desenvolvimento duas novelas.

E o primeiro trabalho já está em fase inicial. Trata-se do folhetim Caminho da Felicidade (título provisório), que tem texto do português Pedro Lopez e supervisão de Aguinaldo Silva. A Globo também liberou o produtor executivo Guilherme Bokel para o auxílio da produção.

Não é só com a SIC que a emissora tem parceria. É exibido nos Estados Unidos e México uma versão de O Clone, intitulado El Clon, produzido junto com a Telemundo. E a novela Louco Amor, de Gilberto Braga, ganhará uma variante que vai ao ar TV Azteca, do México, a partir do segundo semestre deste ano.

Globo e Sic firmam parceria

Ghost Whisperer e The New Adventures of Old Christine foram oficialmente canceladas pelo canal norte-americano CBS, informa a revista Entertainment Weekly. Existem chances, no entanto, de que Old Christine seja comprada pela ABC e exibida por lá.

As duas séries se juntaram a Accidentally On Purpose e Gary Unmarried na lista de atrações que não retornam para uma nova temporada no segundo semestre.

Por outro lado, Medium e Rules of Engagement estão garantidas na grade de programação. Um spin-off - ou seja, uma série derivada - de Criminal Minds também foi encomendado.

Mais séries canceladas

O público que resolveu assistir na noite desta segunda-feira (17) à estreia de Passione sentiu uma mudança e tanto. Logo de cara, a nova novela das oito abusou de cortes velozes para enterrar de vez a monotonia de Viver a Vida.

Mas isso não foi suficiente para levantar a audiência, que foi de 36,5 pontos, bem menor do que a do primeiro capítulo de Viver a Vida, que registrou 42 pontos ao herdar a audiência farta de Caminho das Índias.

Nilson Xavier, autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira, culpa a trama de Manoel Carlos pelo baixo desempenho na volta de Silvio de Abreu ao horário nobre.

Para ele, o novelista do Leblon afugentou boa parte do público que acompanhava a novela das oito da Globo e, agora, Abreu tem a dura missão de tentar reconquistar esses telespectadores.

- A questão é a seguinte: novela é hábito. Viver a Vida deixou uma péssima herança a Passione: a pior média de uma novela das oito. O que o Silvio tem a fazer agora é tentar levantar o ibope com uma novela de qualidade.

Fernanda Montenegro dominou estreia

Fernanda Montenegro, atriz que consegue a proeza de protagonizar o principal produto televisivo do país aos 80 anos, foi o grande trunfo do primeiro capítulo do folhetim. A cada vez que ela entrava em cena, todos se tornavam seus coadjuvantes.

Para Xavier, Abreu acertou ao concentrar no talento de "Fernandona" o começo de sua história.

- Fernanda Montenegro é uma marca e tanto. Tê-la no elenco dá credibilidade a qualquer novela. E o primeiro capítulo tinha de ser dela, já que a história dá largada quando ela descobre que o marido mentiu e que seu filho, nascido há 55 anos, está vivo.

Outro destaque da estreia de Passione foi colocar nomes importantes da teledramaturgia nacional de volta ao espaço que lhes é de direito: o mais nobre da TV. Em nome disso, a gente até dá a licença poética ao autor para colocar Leonardo Villar e Cleyde Yáconis como pais de Mauro Mendonça e sogros de Fernanda Montenegro.

Mudança radical de estilos - 'Viver a vida' prejudica 'Passione'

A série de filmes Piratas do Caribe veio caminhando numa estrada perigosa, tudo porque desde a saída do ex-presidente da Disney, Dick Cook, a quarta parte ficou incerta.

Mas, nesta última segunda-feira (17), o atual presidente do estúdio, Rich Roos, confirmou a sequência e já adiantou que o longa será produzido em 3D.

Ted Elliot e Terry Rossio retornam e assumem o roteiro deste quarto filme, baseado no livro On Stranger Tides, de Tim Powers, em que mostra a busca de Jack Sparrow (Johnny Depp) por uma fonte da juventude. Nesta sequência, os personagens Will Turner (Orlando Bloom - Nova York, Eu Te Amo) e Elizabeth Swan (Keira Knightley - A Duquesa) não integram o elenco.

Piratas do Caribe: No Stranger Tides está previsto para ser lançado em 20 de maio de 2011.

Piratas do Caribe 4 será filmado em 3D

A próxima produção da Warner Bros., intitulada de New Year´s Eve, é uma consequência dos ótimos números que os filmes de namorados vem rendendo ao estúdio.

Garry Marshall (Idas e Vindas do Amor), que está na direção do projeto disse que há possibilidade de Bieber participar do longa, embora ele nem conheça o jovem cantor.

- Ouvi dizer que o estúdio continua citando a participação de Justin Bieber. Eu não tenho idéia de quem seja. Mas quando ele chegar no set, poderemos falar melhor e assim ficarei o conhecerei.

Quanto à sua escolha pessoal do novo elenco para o filme, Marshall afirmou que adoraria ter Reese Witherspoon e Halle Berry.

- Adoro as meninas. Eu trabalho bem com as mulheres, mas ninguém ainda está confirmado.

O diretor ainda disse que o roteiro está prestes a ser concluído.

- Eu tenho um script. Fizemos alguns ajustes e se tudo der certo, as filmagens devem começar em setembro, em Nova York.

New Year's Eve está previsto para 09 de dezembro de 2011, nos Estados Unidos.

Bieber pode integrar elenco de filme da Warner Bros

Mais um clássico infantil será refilmado. Depois do sucesso da nova versão de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, a Disney quer investir em uma refilmagem em live action de Cinderela, que contará com roteiro escrito por Aline Brosh McKenna (O Diabo Veste Prada).

Cinderela é um clássico dos estúdios Disney de 1950, baseado no conto de fadas homônimo, de origem incerta, cuja versão mais conhecida é do francês Charles Perrault, de 1697.

Na história, uma linda jovem é maltratada por sua madrasta e suas irmãs de criação. Ela faz o café da manhã, lava as roupas, limpa tudo e ainda é hostilizada. Na noite em que o rei convida todas as moças para um baile com o príncipe, Cinderela esforça-se em seu trabalho para conseguir ir, mas, na última hora, tudo dá errado. Até que sua fada-madrinha aparece, dando-lhe um lindo vestido, sapatinhos de cristal e uma carruagem com cavalos, permitindo que ela chegue ao castelo. Mas o feitiço dura somente até a meia-noite e uma série de confusões estão por vir, até que a jovem tenha um final feliz.

A animação não é a única a retratar a história da gata borralheira. A Fox produziu Para Sempre Cinderela, com a atriz Drew Barrymore (Estão Todos Bem), em 1998, e a Warner foi responsável por A Nova Cinderela, estrelado por Hilary Duff (What Goes Up), em 2004.

Não se sabe se o filme será lançado em 3D, quando chegará aos cinemas e se haverá desvios da história da animação da Disney.

Cinderela ganha filme em live action

A cidade de São Paulo abriga alguns dos museus mais importantes do país. Você já deve ter visitado – ou ouvido falar, pelo menos - o MASP, o Museu do Ipiranga e o MAM, para citar alguns deles. Mas também é aqui que se encontram uma série de acervos impensados, dedicados a computadores, brinquedos e, por que não?, ao crime. Saiba mais sobre eles.

O Museu do Óculos, na Bela Vista, e o Museu do Relógio, na Vila Leopoldina, contam a história desses dois objetos tão essenciais no nosso dia a dia. No primeiro, estão expostos os dois primeiros modelos de óculos dos quais se têm conhecimento, um do Oriente e um do Ocidente. No segundo, o público pode conferir um relógio tão antigo que tem como base uma vela.

Para os amantes da velocidade, o Museu do Automóvel, no Planalto Paulista, traz 70 raridades, entre carro antigos, motocicletas, lambretas, vespas, triciclos, caminhões e até carruagens. Aberto em 1999, o local também disponibiliza o aluguel de automóveis antigos para quem quer chegar a um evento em grande estilo. Já no Museu do Computador e Futuro da Tecnologia, no Centro, você pode acompanhar a rápida evolução da informática desde o primeiro computador portátil do mundo, adquirido pelo curador José Carlos Valle.

Também conhecido como Inventolândia, o Museu das Invenções, em Perdizes, agrada a adultos e crianças com seu acervo de objetos malucos. O espaço, mantido pela Associação dos Inventores, reúne peças bastante úteis, como uma bolsa-alarme, um piano dobrável e um trocador de lâmpadas; e outras nem tanto, como é o caso dos palitos com sabor e aroma, do fichário-travesseiro e das tampas temáticas em forma de carro, dinossauro e macaco.

Anunciado em 2008, o Pavilhão das Culturas Brasileiras foi prometido para este ano e estreia uma exposição antes mesmo de ser inagurado, no prédio que era da PRODAM. Trata-se da mostra Puras Misturas, que reúne peças de arte erudita, popular e indígena adquiridas recentemente pela Secretaria Municipal de Cultura e que formarão o acervo do museu.

Há ainda o Museu da Educação e do Brinquedo e o Museu da Polícia Civil (antigo Museu do Crime), ambos na Cidade Universitária. Este é só para maiores de 16 anos e para os que têm estômago: além de armas e objetos utilizados em crimes famosos, o público poderá ver amostras de drogas, fotos sangrentas e uma reprodução do Crime da Mala, com direito a casa e bonecos, ocorrido em 1928.


Museu do Crime reúne imagens chocantes de atos e utensílios bárbaros


Lançado em 1984, o primeiro Macintosh pode ser conferido no Museu do Computador


Onde encontrar os museus

Museu do Automóvel

Quando: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 14h
Onde: av. dos Bandeirantes, 5.051, Planalto Paulista. São Paulo (SP)
Quanto: R$ 5
Informações: ou www.museudoautomovelsp.com.br

Museu do Computador e Futuro da Tecnologia

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 17h
Onde: r. dos Andradas, 237, República, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 2
Informações: ou www.museudocomputador.com.br

Museu Contemporâneo das Invenções

Quando: de segunda a sexta, das 10h às 17h30
Onde: r. Dr. Homem de Mello, 1.109, Perdizes, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 10
Informações: ou www.museudasinvencoes.com.br

Museu do Crime

Quando: de terça a sexta, das 13h às 17h, e, no último sábado do mês, das 9h às 12h
Onde: pça. Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Quanto: grátis

Museu da Educação e do Brinquedo

Quando: segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30; terças e quintas, das 9h30 às 12h30
Onde: av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Museu do Óculos Gioconda Giannini

Quando: de segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábado, das 9h às 13h
Onde: r. dos Ingleses, 108, Bela Vista, São Paulo (SP)
Quanto: grátis

Museu do Pavilhão das Culturas Brasileiras

Quando: terça a domingo, das 9h às 18h
Onde: av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 2, Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP)
Quanto: grátis

Museu do Relógio

Quando: todo 2º sábado do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h
Onde: av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)
Quanto: grátis

Hoje é dia do museu!

Em entrevista à agência SID, Michael Becker, advogado do capitão da seleção da Alemanha, Michael Ballack, anunciou nesta terça-feira (18) que apresentará uma denúncia contra o jogador Kevin Prince Boateng pela falta que tirou o ídolo alemão da Copa do Mundo da África do Sul.

- Para mim, a entrada de Boateng não foi apenas uma entrada dura, e sim uma lesão intencional. Podemos fazer uma valorização jurídica e isto inclui, ao mesmo tempo, as consequências civis e penais.

O meia de 33 anos foi cortado da Copa na segunda-feira (17), já que rompeu os ligamentos do tornozelo direito. O jogador do Chelsea, que já disputou 98 partidas pela Alemanha e fez 42 gols, sofreu a lesão no sábado (15), na final da Copa da Inglaterra contra o Portsmouth, em que a equipe de Londres venceu por 1 a 0.

O corte de Ballack provocou uma comoção na Alemanha e afetou os planos do técnico da seleção, Joachim Löw. Boateng afirmou na segunda-feira que não teve má intenção.

Ballack vai processar jogador que provocou sua lesão

Uma pesquisa do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, concluiu que 68% das pessoas que param de fumar e retornam ao cigarro põe culpa na eficácia dos medicamentos, sem assumir a responsabilidade pelo próprio “deslize”. E entre eles, a maioria é jovem.

De acordo com a psiquiatra e coordenadora do Grupo de Apoio ao Tabagista do hospital, Célia Lídia da Costa, o estudo concluiu que a recaída está ligada a falta de consciência de que o próprio paciente precisa decidir se querer parar, sendo que remédios e uma possível orientação psicológica serviriam apenas de apoio. E no jovem falta assumir essa postura pela própria falta de experiência e de assumir responsabilidades.

Segundo a psiquiatra, essa determinação está mais presente em pessoas mais velhas, graças a experiência adquirida ao longo dos anos, que o fizeram ter noção sobre a dificuldade em parar de fumar.

- O que a gente observou é que a idade é um fator associado com a consciência. Pessoa mais velhas já tentaram [parar de fumar], tiveram recaídas e isso vai dando a consciência de que no fundo ela são responsáveis por conseguir ou não parar de fumar. Todo o outro aparato é apenas auxiliar.

O estudo foi realizado com 677 pacientes do Hospital A. C. Camargo que haviam conseguido parar com o vício, mas voltaram a fumar no primeiro ano após o tratamento.

Ainda segundo a psiquiatra, quando a pessoa não se responsabiliza pela recaída, fica mais difícil manter a abstinência. Nestes casos, elas colocam toda “a esperança” na medicação, o que geralmente não funciona.

- Os medicamentos são ferramentas psicológicas que ajudam, mas o fumante tem que ter consciência de que quer parar.

Tratamento

Passada essa fase, a psiquiatra afirma que é possível deixar o vício até por conta própria, desde que se tenha muita força de vontade e comece a fracionar o número de cigarros fumados por dia até conseguir parar.

Uma das dicas é perceber se é capaz de fazer isso, sem idas e vindas. Para quem não obteve sucesso em várias tentativas, deve procurar ajuda médica.

- Pode ser um clínico geral, um pneumologista, um psiquiatra, para receber as orientações específicas. O tratamento é individualizado, pois depende do grau do vício.

A pesquisa também questionou os pacientes sobre os fatores psicológicos que teriam colaborado para o retorno. Em respostas de múltipla escolha os pacientes alegaram estresse (53%), aborrecimento (13%), busca por prazer (10%), conflito interno (3%) e não sabe (21%).

Estes dados serão apresentados no Simpósio Latino Americano de Tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço e Câncer de Pulmão, promovido pelo Hospital A.C.Camargo. O evento acontece de 20 a 22 de maio no Hotel Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo, e reunirá especialistas da Universidade de Washington, no Estados Unidos, além de outras universidades internacionais e nacionais.

Pesquisa informa que fumantes põe culpa em remédios para justificar volta ao fumo

Foi um milagre. Ou acharam o filho do Super-Homem. Só assim para explicar o que aconteceu com o pequeno Hassan Aljadid, de 18 meses.

O garotinho despencou de uma altura de nove metros e sobreviveu. Mais do que isso, o pequenino não sofreu nem um arranhão.

O acidente ocorreu no apartamento da família, em Bournemouth, Inglaterra. Jor-El, digo, Aljadid brincava próximo à janela, no terceiro andar do prédio onde vive.

Sua mãe, Elham, amamentava a filha recém-nascida, quando perdeu o garoto de vista. O menino havia caído da janela e foi parar no meio da calçada.

Pedestres aterrorizados com a cena cuidavam do garotinho. Eles dizem que Aljadid parou de respirar por um minuto, mas depois deu um suspiro e voltou a ter consciência.

A família correu para levar o menininho a um hospital. Os médicos fizeram uma bateria de exames e não acharam nada. Nenhuma lesão interna ou externa.

A mãe no menino, que se mudou com a família de Krypton, ou melhor, Líbia para Londres há poucos meses, diz que o que aconteceu "foi um milagre".

- É inacreditável, ele está completamente bem. Não tem nenhuma marquinha, nada. Não podemos acreditar ou entender o que ocorreu.

Garotinho cai de janela na Inglaterra e não sofre nem um arranhão

A briga de Gianecchini com Daniel Ferreira Mattos está rendendo. O ator da Globo quer pegar de volta sua cobertura, no Rio, que ele havia dado para Daniel. Mas o pior ainda está por vir.

O ex-empresário do ator agora está ameaçando contar que houve algo a mais entre os dois, além de uma relação profissional.

Um trecho do processo que Gianecchini moveu na Justiça contra Daniel diz: "está claro que o requerido, sem saída, preferiu o caminho mais fácil da insinução maldosa como forma de fazer parar as cobranças do requerente, ou seja, preferiu tentar amedrontá-lo com um escândalo de cunho sexual".

Em outras palavras, o ex-empresário estaria prestes a fazer um escândalo envolvendo a vida pessoal do ator global. Enquanto isso, Reynaldo Gianecchini estreou nesta segunda (17) a novela Passione, na Globo, na pele do vilão Fred.

Ex-empresário chantageia Gianecchini