MENU

domingo, 2 de maio de 2010

A mancha de petróleo que atinge o Golfo do México e a costa do sul dos Estados Unidos triplicou de tamanho nos últimos dias e já mede mais de 200 km, segundo análise de imagens de satélite feita por cientistas da Universidade de Miami.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará nas próximas 48 horas para o golfo do México. O anúncio foi feito neste sábado (1º) pela Casa Branca. Não foram divulgados detalhes sobre a hora ou o local da viagem.
O vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como áreas pantanosas e a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Alerta da Guarda Costeira

A mancha de óleo gigante deve atingir a costa norte-americana do Golfo do México "em algum ponto", afirmou neste sábado o chefe da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

- Há óleo suficiente lá fora, é lógico que ele irá atingir a costa - disse o almirante Thad Allen, em uma teleconferência com jornalistas. - A questão é onde e quando.

O vazamento de óleo ainda não afetou linhas vitais de navios que vão ao rio Mississipi e a portos da costa do golfo, como Pascagoula, Mississipi, mas tem o potencial de causar isso, disse Allen.

Segundo a Guarda Costeira norte-americana, é "impossível" estimar a quantidade exata de óleo que vazou no oceano e que o acidente causará "um montante extraordinário de problemas".

Acredita-se que o equivalente a até 5 mil barris de petróleo estejam vazando para o mar a cada dia, desde o desastre, na semana passada.

O governo Obama colocou pressão sobre a petrolífera britânica BP, proprietária do poço que provocou o vazamento, e quer que a empresa faça mais para conter a saída de petróleo e a mancha de óleo que se espalha.

Catástrofe

Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
 
Os ventos empurram o óleo para o continente, a poucos quilômetros da área de pântanos no delta do Rio Mississipi. Autoridades disseram que farão de tudo para manter o tráfego aberto no rio.

Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.

Os estados do Alabama, Louisiania e Flórida declararam estado de emergência, alegando que a catástrofe é uma série ameaça ao ambiente e à economia.

Lousiania
 
O vazamento atingiu a costa da Louisiana na noite de quinta-feira (29). As agências de notícias France Presse e Associated Press informaram, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando a flora e a fauna da região.

Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.

O presidente Barack Obama prometeu "usar todo e qualquer recurso disponível", e os militares estão mobilizados para combater o vazamento.

Catástrofe no Golfo do México

Cerca de 500 pessoas tiraram a roupa neste sábado em Manchester e em Salford para uma sessão pública de fotos que marca os dez anos galeria Lowry.

Os primeiros 500 voluntários posaram neste sábado. Sessão continua amanhã. (Foto: Reuters)O fotógrafo americano Spencer Tunick quer captar os movimentos dos indivíduos em seu dia-a-dia. O trabalho irá continuar no domingo e deve reunir ao todo mil voluntários.

A mostra será exposta a partir de junho no Everyday People (Pessoas no dia-a-dia, em português). Tunick já fotografou pelados em diversos projetos e países. O mais recente, no mês passado, foi uma foto conjunta de cinco mil pessoas nuas nos degraus da Ópera de Sydney, na Austrália.









Foto de nu reune 500 pessoass na Inglaterra


A editora Bluewater anunciou que lançará, dentro de sua série 'Female force', HQs de Carla Bruni-Sarkozy e de Margaret Thatcher. As edições contarão em quadrinhos as trajetórias da primeira-dama da França e da ex-primeira ministra inglesa. As HQs saem em agosto e julho, respectivamente. Michelle Obama, Condoleezza Rice e Sarah Palin já foram tema da série.

Editora anuncia HQs de Carla Bruni e de Margaret Thatcher

Em “Malhação ID”, da Rede Globo, o personagem Rodrigo, vivido por Ricky Tavares, é famoso por seu jeito atabalhoado e pelo hábito de repetir falsos provérbios. Porém, na vida real, esse brasiliense de 18 anos que se mudou para Itaipava, Região Serrana do Rio, há cinco, faz um enorme sucesso com os fãs, especialmente as mocinhas…

Em seu segundo trabalho na televisão - o primeiro foi na novela “Promessas de amor” -, Ricky está surpreso com a repercussão com as fãs. Durante a entrevista por telefone, ele precisou interromper a conversa para dar atenção à suas admiradoras que o aguardavam na porta do Projac, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde grava a novelinha. Era um tal de "Obrigado linda!", "Pode deixar linda!", "Beijos, linda!"...

- É muito legal ver que os adolescentes me reconhecem. Uma vez estava próximo a uma escola pública na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio) quando as aulas terminaram. Ao me reconhecerem, os alunos correram na minha direção. Ficou todo mundo em volta de mim, e a rua foi fechada por eles. Os alunos me cercaram! Uma loucura! - contou.

Por pouco, em Florianópolis ele não foi sequestrado por um bando de meninas. Ao deixar um restaurante, as mocinhas o agarraram e queriam levá-lo embora com elas. O ator precisou de escolta para fugir das fãs.

- Elas queriam me sequestrar! Queriam que eu fosse embora com elas. Para escapar, precisei de seis seguranças para me levarem até a van que me deixou no hotel - contou Ricky.

Apesar do mulherio no seu pé, Ricky Tavares quer apenas uma namorada. E, acredite: ele garante que é fiel!

- Estou à procura de uma namorada. Não gosto de ficar sozinho. Sou fiel porque quando me relaciono, levo a sério. Não gosto de brincar com o sentimento dos outros- disse.
Filho de pai professor e mãe empresária, ele tem dois irmãos atores - Juliana Xavier, 15 anos, e Darckson Gonçalves, 23. Ricky acha que o dom de atuar é genético, herdado do primo, o autor Tiago Santiago, filho da atriz Helena Xavier.

- Minha escolha profissional vem de sangue. Meus pais sempre nos deram o maior apoio, e sempre tive a companhia da minha mãe para fazer os testes de trabalho - disse Ricky, que quer cursar faculdade de Comunicação Social. - Acho que farei curso de marketing. Mas não deixarei de atuar!

Ricky Tavares faz sucesso em Malhação

O vídeo íntimo de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert não passa da prévia de uma campanha publicitária estrelada pelo casal. O material foi postado no YouTube como parte da estratégia de divulgação da Johnson & Johnson. A marca está lançando um novo produto chamado KY Sensual Massage 2 em 1, que pode ser usado como gel lubrificante ou gel de massagem. As cenas de amasso, no entanto, não serão veiculadas na TV. A ardente campanha só poderá ser vista pela internet: um hot site será lançado nesta terça-feira, quando Fernanda e Rodrigo, que pouco falam sobre a vida pessoal, farão uma coletiva para explicar o novo trabalho em família.

Video íntimo de Fernanda Lima e Hilbert é anúncio de gel lubrificante

Xuxa começou a gravar, no último dia 26, a décima edição do projeto "Xuxa só para baixinhos". Maria Gadú participa do CD e do DVD com a loura cantando a música "Leãozinho" com novo arranjo. O "XSPB 10" vai ter também vários vídeos caseiros de crianças e cenas gravadas nos parques Discovery Cove, Bush Garden e Sea World. O lançamento ocorre no segundo semestre.

Xuxa começa a gravar SPB 10

Muito tempo longe do Rio, Sandy causou frisson ao desembarcar no aeroporto Santos Dumont nesta sexta-feira. A cantora, que veio divulgar o novo CD “Manuscrito” no “Caldeirão do Huck”, foi recebida por fãs e ganhou uma caixa com toalhas personalizadas.

Simpática, ela distribuiu autógrafos e tirou fotos para depois se dirigir ao carro, onde era aguardada pelo maridão Lucas Lima. Em tempo, Sandy já tem uma banda pronta, de cinco músicos, mas ainda não sabe quando irá entrar em turnê.

Sandy desfez a dupla com o irmão, Junior, no fim de 2007 e, nesta semana, lançou seu primeiro trabalho solo chamado "Manuscrito". O álbum pode ser considerado um disco autoral não apenas por ter composições assinadas por Sandy, algumas delas em parceria com o marido, o músico Lucas Lima, ou o irmão, como também por ser intimista e ter muito da personalidade da cantora. O universo de estrela, naturalmente, ainda persegue a moça, que chegou a fazer shows para 1,2 milhão de pessoas e a vender mais de 15 milhões de CDs. Além da entrevista coletiva que deu, na última terça-feira, Sandy só conversa com os jornalistas por e-mail e faz questão de, ela mesma, cuidar de todos os detalhes de sua carreira como, por exemplo, liberar as fotos que os veículos de imprensa irão usar como divulgação. Foi assim que a coluna conseguiu conversar com a moça, que, aos 27 anos, recomeça sua carreira do zero, mas com todo o jeitinho de estrela pop que ela tanto quer deixar para trás.


Que tal ficar dois anos sem compromissos com shows, programas de tv, entrevistas e sessões de fotos? Afinal, você trabalhou direto por 17 anos...

Foram anos importantes pra cuidar da vida pessoal, descansar, pensar com calma no meu futuro profissional. Considero este período fundamental em minha vida.

Durante esse período, você pôde ficar se dedicando a sua casa e ao seu marido. O que fez que não podia fazer antes? Tipo dormir até a hora que queria, ver TV à tarde, esperar o marido chegar do trabalho, fazer um bolo no meio do dia...

Sim, tive mais tempo pra ficar em casa, terminei a faculdade e cuidei de muitas coisas que há muitos anos não tinha tempo para fazer. Eu fazia os meus próprios horários e acordava tarde de vez em quando sim (risos)

Desde que se separou - musicalmente - do seu irmão, chorou de saudade, medo ou ansiedade?

Quem assistiu ao nosso último show, em dezembro de 2007, pode ver o quanto choramos e nos emocionamos. É claro que mexeu comigo; afinal foram 17 anos de uma história que havia começado em nossa infância! Os medos e ansiedades fazem parte do ser humano. Mas, como tomei uma decisão mto consciente, em nenhum momento me arrependi. Chorei tudo o que tinha que chorar antes; depois, não!, apesar da saudade eterna. Então, posso dizer que hoje estou feliz, tranquila e segura com a decisão que tomamos há três anos.

Quais são as referências dessa nova Sandy? E por que escolheu fazer um CD só com músicas autorais?

Gosto muito da KT Tunstall, Jamie Cullum, Coldplay, Damien Rice, a Nerina Pallot, que participou da faixa "Dias Iguais"... E muitos outros. O fato de o CD ter ficado autoral foi uma consequência e não uma escolha. Aconteceu naturalmente no processo de concepção do projeto e escolha das músicas.

Os clipes da antiga dupla que você fazia com seu irmão não tinham muita entrada em canais com a MTV e o Multishow e, agora, o vídeo de sua primeira música de trabalho irá estrear nesses canais de música. Essa "rejeição" te incomodava?

Nossos últimos álbuns enquanto dupla já tinham uma boa entrada e ótima execução nestes canais. Ganhamos até alguns prêmios Multishow e nosso último projeto em dupla foi o "Acústico MTV Sandy e Junior". Imagino que a gente não se encaixava mais no início da carreira, quando éramos uma dupla infantil! Clipes como "Desperdiçou", "Estranho jeito de amar", "Nada vai me sufocar" e outros foram bem executados neste canais. Mas é muito bom ter esse espaço de novo.

Sandy divulga CD no 'Caldeirão do Huck'

Ary Fontoura curte suas primeiras férias em três anos. O veterano ator, de 77 anos, emendou três novelas (Sete Pecados, A Favorita e Caras & Bocas) e merece o descanso prolongado. Mas ele já tem data para voltar aos estúdios. Em setembro, Ary começa a gravar a novela Lado a Lado, que substituirá Passione a partir de janeiro de 2011 na Globo.

- Fiz três novelas seguidas. É bom ficar um tempo fora do ar para eu me reciclar também. Mas já estou confirmado para Lado a Lado. Sei muito pouco sobre o personagem. Minha única certeza é que serei do núcleo da Glória Pires. Vamos contracenar. Atuamos juntos pela última vez na TV em Dancin' Days. Glória tinha 14 anos! Depois, só trabalhamos no cinema, nos dois filmes Se eu Fosse Você.

Lado a Lado marcará o reencontro de Ary com o novelista Gilberto Braga. Em 48 anos de carreira na TV, será a segunda novela dele em que o ator marca presença.

- Só fiz uma novela do Gilberto Braga até hoje. Foi Dancin' Days, em 1978. Vamos nos reencontrar mais de 30 anos depois. Ele vivia me convidando antes para suas produções, mas estava sempre escalado para outra novela e não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Fui convidado para Paraíso Tropical, por exemplo, mas não deu para aceitar. Já estava comprometido com Sete Pecados.

Na novela, Glória Pires será a viúva Norma, uma vilã para ninguém botar defeito. Também estão no elenco Ana Paula Arósio, Ricardo Tozzi, Deborah Secco, Maria Clara Gueiros, Nathalia Timberg, Jonatas Faro e Fábio Assunção, entre outros. Os detalhes sobre a trama estão sendo mantidos sob forte sigilo. A direção está a cargo de Dennis Carvalho.

Ary Fontoura volta em 'Lado a Lado, próxima novela de Gilberto Braga

O diretor do programa No Limite, Boninho, avisou neste domingo (2), via Twitter, que as inscrições do reality já estão abertas.

A novidade, segundo ele, é que desta vez quem vencer a competição ganhará, além do prêmio de R$ 500 mil, também uma vaga no BBB 11, do qual ele também é diretor.

- Inscrições até dia 25! Tem que estar em forma.

O nome desta edição do programa, que deve estrear no segundo semestre, é No Limite X, que o diretor explica que significa "Xtream", uma brincadeira com a palavra "extreme", ou seja, "extremo", em inglês.

Será que isso quer dizer que a competição vai ser mais dura ainda do que as anteriores?

Vencedor de 'No Limite' ganha vaga no BBB 11

A editora carioca Sextante foi escolhida por Paulo Coelho para a publicação de seu próximo livro, "O Aleph". O contrato foi assinado na última quinta-feira. Até a publicação deste texto, a Folha não conseguiu falar com o escritor, que está em Paris.

A Sextante tem em seu catálogo títulos como "O Código da Vinci" e "O Monge e o Executivo",

Segundo Tomás Pereira, sócio-editor da Sextante, o acordo vale apenas para a publicação de "O Aleph", que deve ser publicado em agosto. O livro versa sobre experiências do próprio escritor, descritas por ele em seu blog como de "vidas passadas". O tempo e o valor de contrato não foram divulgados.

O último livro de Paulo Coelho, "O Vencedor Está Só", foi publicado pela Agir, da Ediouro, em 2008. Vendeu "mais de 100 mil exemplares no Brasil", segundo Alexandre Mathias, diretor geral da editora. O empresário diz que a notícia sobre o contrato com a Sextante foi "uma surpresa desagradável".

Sextante publicará novo livro de Paulo Coelho

E veio aquele beijo! Foi depois que Lalo (Ezequiel Castaño), revelação do futebol argentino, teve uma crise de angústia ao imaginar que o temperamento explosivo, o histórico de encrencas e a tumultuada relação com Giselle (Florencia Peña) fariam recair sobre ele a suspeita do assassinato dela.

Pior. Lalo acha que ninguém se importa com sua sorte. O veterano craque da bola "Flaco" Rivero (Cristian Sancho) quis demonstrar que se importa. Muito! Com ingredientes de trama policial movida pela dúvida "Quem matou Giselle?", a novela "Botineras" (marias-chuteira) exibiu o beijo gay que causou "frisson" entre noveleiros argentinos.

Castaño e Sancho, atores héteros e famosos, tornaram-se figurinhas constantes nas capas de revistas e nos programas da tarde na televisão. Desde o início do romance entre os jogadores, a audiência de "Botineras" cresce, conforme medição dada à Folha pelo Ibope.

Com a evidência do interesse do público, o folhetim, que tem apenas dois capítulos gravados de frente em relação ao que está no ar, destacou as cenas de amor de Lalo e "Flaco".

A primeira transa começou com um desvestindo o outro e terminou com a câmera captando do alto a imagem deles nus, abraçados na cama.

- Parti do princípio de que um gay é um homem. Evitei amaneiramentos. Se caíssemos no clichê, a história de amor não seria vista com respeito - diz Sancho, que também é modelo de campanhas de roupa íntima.

Castaño, 28, é um rosto conhecido na TV há 15 anos, desde que começou a atuar em "Chiquititas". "Com Lalo, tenho a oportunidade de mostrar muito do que aprendi como ator ao longo desse tempo."

Nesta altura da trama, "Flaco" vive o conflito de querer amar Lalo sem machucar a linda mulher e os dois filhos.

Não se sabe o fim da história. "Mas acho que 'Flaco' vai hastear cada vez mais essa bandeira emocional de honestidade com seus sentimentos e sua sexualidade", diz Sancho. Ou seja, "Botineras" vai seguir ao ritmo de "bésame mucho más".

Beijo gay eleva audiencia de telenovela argentina

O grupo Taleban, do Paquistão, reivindicou na tarde deste domingo (2) a autoria do atentado fracassado em Times Square, uma das regiões mais movimentadas de Nova York (EUA), segundo informações das agências internacionais. Um carro com material explosivo foi encontrado pela polícia na rua 45 (entre a 7ª e a 8ª avenidas) na noite de sábado (1º), e o esquadrão antibombas foi acionado para desarmar o artefato. Ninguém ficou ferido.

Em um vídeo de um minuto publicado em um site islâmico, o grupo diz que o ataque é uma retaliação à morte do líder Baitullah Mehsud, além das mortes de outros líderes da Al Qaeda no Iraque.

Imagens dos militantes mortos são mostradas no vídeo, em que uma voz não identificada faz a narração e há legendas em inglês.

O vídeo foi descoberto neste domingo pelo SITE Intelligence Group, grupo norte-americano que monitora sites de militantes.

Investigações intensificadas

A polícia de Nova York e o FBI (polícia federal norte-americana) intensificaram neste domingo (2) as investigações sobre o episódio do carro-bomba na Times Square. O assunto vem sendo tratado pelas autoridades norte-americana como uma tentativa de ato terrorista.

O veículo, um Nissan Pathfinder escuro, que estava estacionado na rua 45 (entre a 7ª e a 8ª avenidas), foi guinchado na manhã deste domingo e levado a um instituto de perícia no Queens (bairro da região nordeste), onde está sendo analisado. O material encontrado dentro do carro (três recipientes com propano e outros dois com gasolina, assim como fogos de artifício de consumo doméstico, dois relógios, cabos e outros materiais) também está sendo observado.

Além disso, o prefeito de Nova York, Michael Bllomberg, insistiu que estão sendo revisadas todas as câmeras de segurança que existem na área, e lembrou que é muito provável que nas próximas horas alguém entre em contato com as autoridades dizendo que viu a pessoa ou as pessoas que abandonaram o veículo por volta das 18h30 (hora local, 19h30 em Brasília) do sábado. "Não temos nem ideia de quem fez isto nem por que", reconheceu Bloomberg mais cedo, em entrevista coletiva.

Segundo o jornal “The New York Times”, a polícia e o FBI investigam também uma ligação para o número 911 por volta das 4h deste domingo. De acordo com fontes policiais, o atendente do número de emergência relatou que a pessoa do outro lado da linha, que parecia bastante inteligente, pediu para não ser interrompida enquanto falava e, então, disse que aconteceria uma explosão bem maior em breve, e que o episódio com o carro-bomba em Times Square teria sido apenas uma diversão.

A ligação foi rastreada e descobriu-se que partiu de um telefone público localizado entre a 53ª e a 7ª avenida. Segundo o jornal, a polícia já havia tirado as impressões digitais no local. As fontes não sabem precisar se existe algum tipo de relação entre a ligação e o atentado que aconteceu horas antes.

- Felizmente, ninguém ficou ferido e agora a cidade, o Estado e a Polícia Federal vão se mobilizar para levar ante a justiça aquele ou aqueles responsáveis pela ação - escreveu o governador do Estado de Nova York, David Paterson, em nota, ao qualificar de tentativa de "ato terrorista" o episódio.

Como foi

Um vendedor ambulante de camisetas que passava pela Times Square, coração da cidade, informou um policial a cavalo sobre um Nissan Pathfinder escuro, que tinha fumaça saindo de perto do banco traseiro e cheirava a pólvora.
O carro estava com o motor e o pisca-alerta ligados, disseram autoridades, e apresentava placa de Connecticut, informação que não batia com suas informações de cadastro.

Policiais, então, evacuaram rapidamente as ruas e isolaram a área. O esquadrão antibombas da cidade entrou em ação, trabalhou durante toda a madrugada e desativou o artefato, inclusive com a ajuda de robôs.

Segundo o prefeito de NY, o veículo suspeito continha um "dispositivo explosivo" de fabricação "amadora", que, no entanto, poderia ter provocado um incidente grave e fatal. "Tivemos muita sorte", disse em relação à rápida ação da polícia em um dos primeiros finais de semana do ano com boa temperatura, o que levou mais pessoas à Times Square que em semanas anteriores. Milhares de pessoas se encontravam passeando ou indo a cinemas e teatros da popular Broadway.

Em entrevista ao canal ABC, Janet Napolitano, secretária americana de Segurança Interior, concordou que as autoridades estão tratando o incidente como um "potencial atentado terrorista", mas classificou a ação como "um ato isolado", afirmando que nenhum outro ponto da cidade registrou qualquer ação aparecida. Além disso, Napolitano afirmou não ser possível prever qual o tamanho do estrago que o ato causaria se a bomba tivesse explodido.

A maior parte da Times Square foi reaberta aos carros e aos pedestres por volta de 5h (horário local, 6h em Brasília).

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a "ação rápida" da polícia de Nova York no incidente e disse que os policiais fizeram "um trabalho excelente" na resposta ao alerta.

Histórico de terrorismo

A precedente tentativa de atentado em solo americano remonta ao Natal de 2009, quando um jovem nigeriano tentou fazer explodir um avião de carreira entre Amsterdã e Detroit com um artefato escondido na cueca.
No dia 11 de setembro de 2001, cerca de 3.000 pessoas morreram nos atentados contra as torres do World Trade Center em Manhattan assumidos pela rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.

- Quando nos deparamos com um terrorista, ele tem sempre um mapa de Nova York no bolso - declarou o prefeito da cidade, pedindo aos moradores para se manterem vigilantes, sem deixar de sair de casa e de aproveitar o "bom tempo" deste domingo.

Em fevereiro, um imigrante afegão e partidário da Al-Qaeda, de 25 anos, Najibullah Zazi, havia sido acusado de tentativa de atentado contra o metrô de Nova York, em setembro passado. Foi considerado culpado e pode pegar prisão perpétua.

As autoridades também indiciaram por terrorismo, em março, uma americana de 46 anos, loura de olhos azuis, que ficou conhecida como "jihad Jane", que ofereceu seus serviços para assassinar um chargista sueco.

Taleban reivindica autoria de atentado fracassado em Nova York

Ninguém está livre de se envolver com um parceiro que traga consigo complicações, manias, vícios e dependências. O envolvimento com drogas, em qualquer grau de relacionamento, é sempre uma questão delicada de se tratar. Quando se descobre que o assunto envolve a pessoa amada, o chão desaba completamente. Diante desse cenário, poucas são as opções se a pessoa não reconhecer que tem um problema e se mostrar disposto a resolver.

Não existe uma fórmula específica para manter um bom relacionamento com pessoas que tenham problemas relacionados ao uso de entorpecentes. Nesses casos, o comportamento de ajuda deve sempre ser estimulado.

- Ajudar um indivíduo dependente não significa minimizar o seu comportamento ou tentar justificar com crenças pessoais. O importante é revelar para o parceiro o quanto você está preocupado com o consumo de substâncias, o quanto isso tem prejudicado o relacionamento e propor a procura de ajuda - diz psicólogo Ailton Amélio da Silva, professor da Universidade de São Paulo.

Daí em diante, um campo de resoluções se abre. Se ele topar a ajuda e começar a se tratar, a força do parceiro pode ser crucial para o sucesso do tratamento. Se a resposta for negativa, então vale se perguntar: quero me manter na relação? Para responder, além do afeto, é preciso considerar duas hipóteses: aceitar a condição do parceiro, sem impor cobranças, e aguentar as consequências mesmo sabendo dos limites que essa situação traz; ou terminar o relacionamento.

Os dois lados

A advogada Luana*, 28 anos, namorava há um ano e três meses um rapaz que fumava maconha.

- No início do namoro, pensei que com o tempo ele deixaria a droga para ficar comigo, porque eu não gosto e sei que poderia fazer mal para ele. Certa vez, ele até disse que iria parar, mas isso nunca aconteceu. Como aquilo estava fazendo muito mal para mim - cheguei a perder 10 kg nesse período e quase entrei em depressão -, resolvi terminar definitivamente depois de sete rompimentos de pouca duração. Já estamos separados há dois anos. Ele é uma pessoa maravilhosa, mas agora está viciado em diversas drogas.

Na novela “Viver a Vida”, da TV Globo, a personagem Renata (Bárbara Paz), que sofre de anorexia alcoólica (quando a pessoa substitui a comida por álcool) tem sorte com os namorados. Quando namorava o médico Miguel (Mateus Solano), ele a incentivou a fazer terapia. Ela topou, mas entre seus altos e baixos, o namoro acabou. Nos capítulos recentes da trama de Manoel Carlos, Renata começou um romance com Felipe (Rodrigo Hilbert), que não bebe e adora esportes radicais, o que a incentivou a continuar na sua luta contra o problema.
Uma parcela significativa das pessoas que usa drogas vai conseguir destruir a própria vida e fazer bastante mal aos que o cercam.

- O uso de drogas é e continuará sendo uma escolha pessoal. As pessoas têm todo o direito de escolher arruinar a própria vida, mesmo que isso cause danos materiais e emocionais às pessoas que estão em volta. Mas, do mesmo jeito que elas podem escolher se drogar, os outros também podem decidir se querem ou não se relacionar com elas - afirma o psicólogo Amélio da Silva.

Como lidar com parceiros usários de drogas