MENU

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tesouro mantém reserva de R$ 100 bilhões para enfrentar turbulências

with 0 comentários
O Tesouro Nacional mantém a reserva de recursos estimado em mais de R$ 100 bilhões para enfrentar qualquer tipo de turbulência, caso a crise na zona do euro comece a refletir mais intensamente no Brasil. Os números exatos não são revelados, mas o cálculo leva em consideração as necessidades de refinanciamento da dívida pública federal durante pelo menos três meses.

Esse tipo de poupança vem sendo mantida pelo Tesouro como uma das estratégias para enfrentar a instabilidade no mercado financeiro. A reserva funciona como uma poupança, que ajudou em outras ocasiões e permitiu que o governo enfrentasse a crise do ano passado.

Segundo Paulo Valle, subsecretário do Tesouro Nacional, a reserva ajuda o Brasil a se proteger.

- A crise de 2008 foi um belo teste. Um teste de estresse pelo qual o Brasil passou bem. E estamos muito confiantes, estamos muito bem posicionados para outras volatilidades pela frente.

Com o dinheiro poupado, em vez de ir ao banco tomar dinheiro com juros mais altos ou de usar o cheque especial, em alguns momentos é possível adiar o consumo ou usar a poupança, sem pagar taxas mais altas, como numa família. Assim, fica mais fácil voltar ao mercado mais tarde, quando o dinheiro estiver mais barato. No caso do Tesouro, funciona da mesma forma.

0 comentários:

Postar um comentário