MENU

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Artistas viram bonecos nas mãos de artista plástico

with 3 comentários
Bruno Gagliasso é o novo famoso que virou boneco nas mãos de Marcus Vinícius Bernardo, mais conhecido como Marcus Baby. O ator aparece de cavanhaque e vestido como seu atual personagem, o safado italianinho Berillo, de "Passione".

Em 2005, o técnico de edificações potiguar Marcus surpreendeu os amigos ao pedir uma Barbie de presente de aniversário. Mais conhecido como Marcus Baby, por ser fã de Baby do Brasil, ele queria ter uma miniatura da cantora em casa e decidiu que customizaria uma boneca e a transformaria na cantora.

- Sempre gostei de colecionar de tudo: gibis da Mônica, tampinhas de garrafa, discos de vinil. Depois, vi uma coleção de bonecos e me apaixonei. Como sabia que não encontraria essas miniaturas dos artistas que queria, e do jeito que queria, decidi que eu mesmo faria. Hoje, sinto que virei o Gepeto - diz Marcus, em alusão ao criador do Pinóquio, o boneco de madeira da fábula infantil.

Hoje, passados cinco anos, ele tem 105 bonecos na sua coleção particular. O tempo médio de criação varia. Em alguns, já levou até seis meses para a conclusão. Outros ficaram prontos em oito horas.

- Foi o caso da boneca da Viúva Porcina (personagem de Regina Duarte na novela Roque Santeiro, de 1985).

Aos 40 anos, Marcus leva o hobby a sério e não vende suas criações por nada.

- Esse trabalho não me rende dinheiro. Só gastos”, brinca ele, que trabalha em uma construtora, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde mora. “O Otávio Mesquita me ofereceu 5 mil reais pela boneca da Hebe. E eu ainda iria a São Paulo para entregar a ela. Mas não consigo me desfazer de nenhum deles. São meus filhotes - afima Marcus.

Madonna

- Esta é a minha primeira customização da Madonna (ele tem pelo menos 20 bonecas inspiradas na estrela). Tudo nela foi surpresa, aprendizado, erro, pesquisa. Não conhecia nada sobre customização e levei seis meses até o resultado final: a cantora caracterizada com o clássico visual da turnê Blond Ambition (1990) - diz Marcus sobre a criação.

Jesus Luz

- Utilizei pedaços de três bonecos para fazer o Jesus Luz. Recriei toda a sua maquiagem e dei a ele grandes olhos azuis, sobrancelhas e a boca - diz Marcus. - Tudo foi reconstruído com tinta e efeitos de sombras e luzes para criar o rosto quadrado e o cavanhaque ralinho.”

Fiuk

- Vi uma aparição do Fiuk no Domingão do Faustão em dueto com seu pai, Fábio Jr., e quis fazê-lo. Comecei com um boneco Ken como base, alterando sua maquiagem. No cabelo, apliquei mullets e mudei o penteado. As roupas foram feitas por minha mãe, que é costureira - conta o artista. 

Hebe Camargo

- Me inspirei na apresentação de Hebe no show Elas Cantam Roberto (em homenagem ao cantor Roberto Carlos). Foram meses de buscas até achar a boneca ideal, que precisa ter pelo menos o formato do queixo ou o nariz parecido - diz Marcus.

Xuxa

- Em novembro de 2009, eu estava no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando Xuxa passou por mim na sala de embarque. Quis homenageá-la e comecei, então, a construir a minha Xuxa. Tonalizei todo o corpo da boneca com tinta dourada, para simular o efeito bronzeado dela. Troquei todo o cabelo, aplicando micromechas em três tons de loiro.

Ivete Sangalo

- Quando decidi fazer a Ivete, cheguei à conclusão de que não haveria visual melhor nem mais famoso do que aquele célebre macacão de mulher-gato, usado por ela no DVD Ao Vivo no Maracanã. Depois do macacão de vinil, parti para a nova maquiagem e para o novo corte de cabelo. Aproveitei e criei também as luvas e o brinco de chave de sua orelha esquerda - lembra Marcus

Rita Lee

- Rita entrou na minha vida quando lançou Chega Mais, no finalzinho da década de 70. Pensava em customizar uma boneca dela desde o começo. O problema foi achar uma bem magrinha e com seu rosto singular. Montei e desmontei pedaços de boneca até conseguir o que queria. Recriei seu chanel ruivo com franjinha, sua boca ganhou um sorriso e, no rosto, óculos com lentes vermelhas. Fiz até a tatuagem de estrela (que Rita tem na mão).

Bruno Gagliasso

- Que artista talentoso. A riqueza de detalhes e o cuidado tornam o boneco ainda mais parecido com o Berilo. Sem dúvida, uma obra de arte, impressionante - disse Bruno Gagliasso ao ver a miniatura do boneco de seu personagem em Passione.

- Tenho uma forte admiração pelo Bruno desde a novela América. Ele é um excelente ator, e o Berilo me inspirou muito - conta Marcus Baby, que usou um boneco de ação para construir o personagem. - Clareei a pele, alterei toda a maquiagem, fiz o olho pidão dele, um meio-sorriso, que é a cara desse personagem. Depois, apliquei o cabelo e fiz esse corte - explica o artista plástico.

Amy Winehouse

- A boneca da Amy foi uma mistura de pedaços que tinha em meu estoque, que fui montando até que se transformasse numa boa base para que eu pudesse transformar na cantora. Troquei todo o seu cabelo loiro e cacheado por um preto e liso. Fiz aquele ‘bolo de noiva’ no topo de sua cabeça com restos de fibra e cola.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    lindos mesmo gente

  2. leonardo disse...

    num so anonimo so leonardo

  3. lara disse...

    legal super d+!!!!!

Postar um comentário