Leal, interpretado pelo ator Antônio Fagundes na novela global Tempos Modernos, mal sabe assinar o nome e não assume isso para as filhas e netas. Nos últimos capítulos, descobriu que pode sofrer de dislexia. O problema também já foi vivido pela personagem de Bárbara Borges, Clarissa, em Duas Caras (2007 a 2008), que o superou até o final da história.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o distúrbio ou transtorno de aprendizado na área da leitura, escrita e soletração de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica.
Engana-se quem pensa que resulta de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. A ABD afirma que é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda modificações no padrão neurológico. Deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e outros profissionais, se necessário).
Se a criança em idade escolar não for acompanhada adequadamente, os sintomas vão persistir ao longo da fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e, consequentemente, sociais e profissionais. Por isso, é importante ficar atento aos possíveis indícios do distúrbio. Ao detectá-los, busque pela ajuda de profissionais que poderão fazer o diagnóstico correto. Confira os sinais listados pela ABD:
Antes de ingressar no Ensino Fundamental
1) Dispersão;
2) Fraco desenvolvimento da atenção;
3) Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
4) Dificuldade em aprender rimas e canções;
5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
6) Dificuldade com quebra-cabeças;
7) Falta de interesse por livros impressos;
Idade Escolar
8) Dificuldade na leitura e escrita;
9) Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
10) Desatenção e dispersão;
11) Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
12) Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança);
13) Desorganização geral, com constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais;
14) Confusão entre esquerda e direita;
15) Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas;
16) Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas; 17) Dificuldade na memória de curto prazo (instruções, recados);
18) Dificuldades em decorar sequências (meses do ano, alfabeto, tabuada);
19) Dificuldade em matemática e desenho geométrico;
20) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);
21) Troca de letras na escrita;
22) Dificuldade para aprender uma segunda língua;
23) Problemas de conduta como depressão, timidez excessiva ou o palhaço da turma;
24) Bom desempenho em provas orais.
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