MENU

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Labrador consegue farejar pessoas com câncer

with 0 comentários
Pesquisadores japoneses conseguiram treinar um labrador de 8 anos para diagnosticar o câncer de cólon a partir do hálito ou das fezes do paciente. Segundo eles, a taxa de acerto do cão é de, no mínimo, 95%. A pesquisa foi publicada na revista especializada 'Gut', nesta segunda-feira. Segundo os japoneses, o faro apurado dos cão conseguiu detectar compostos químicos presentes apenas em quem está com câncer.

Para treinar Marine, o labrador, os pesquisadores da Universidade de Kyushu fizeram o cachorro farejar o hálito de um paciente com a doença. Depois, colocaram Marine para farejar seu hálito e o de mais quatro participantes saudáveis. Toda vez que Marine acertava quem era o paciente com câncer, ganhava uma bolinha de tênis.

No estudo, o cachorro foi apresentado a amostras do hálito de 36 participantes. Ele conseguiu identificar corretamente 91% dos doentes, e ignorou 99% dos participantes saudáveis. O mesmo teste foi feito com as fezes dos participantes. Neste caso, a taxa de acerto de Marine foi ainda mais alta. Em 97% dos casos, o cão acertou quem estava doente.

0 comentários:

Postar um comentário