MENU

terça-feira, 11 de maio de 2010

Justiça determina reintegração de posse do prédio do Canecão a Ufrj

with 0 comentários
O juiz Fábio César Oliveira, da 3ª Vara Federal do Rio, concedeu reintegração de posse do prédio ocupado pela casa de espetáculos Canecão, na Rua Venceslau Brás, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na segunda-feira (10). A informação foi confirmada pela Justiça Federal.

De acordo com a UFRJ, os shows estão cancelados até o final de semana. Estavam programados George Israel nesta terça-feira (11), além de Edu Lobo, no sábado (15) e domingo (16).

Para definir os rumos dos demais espetáculos agendados até o final do mês, a universidade vai se reunir com os artistas.

Ainda segundo a UFRJ, a adiministração da universidade também pretende ouvir os artistas e a sociedade para definir os rumos da casa. O objetivo é que o lugar passe a ser um espaço cultural, artístico e científico.

Polícia Federal

De acordo com o professor Aloízio Teixeira, reitor da universidade, a Polícia Federal participou da ação de reintegração porque funcionários do Canecão não teriam respeitado a decisão da 3ª Vara Federal do Rio. Segundo a UFRJ, a área é federal, por isso houve a participação da PF na ação. Os agentes lacraram as entradas do imóvel com fitas e cadeados.

Indenização

Em maio do ano passado, de acordo com o site da UFRJ, a Procuradoria Regional Federal do Rio deu parecer favorável à UFRJ para reintegração de posse. Na época, além de devolver o espaço, o Canecão teria que pagar uma indenização à universidade. Uma série de recursos, porém, permitiu que a casa de shows continuasse funcionando.

O imóvel foi cedido pela universidade à empresa no ano de 1992 e sua utilização deveria durar 5 anos, de acordo com o contrato estabelecido. As disputas se acirraram em 1997, quando a empresa deveria ter desocupado o local.

Um das mais tradicionais casas de espetáculos do Rio de Janeiro, o Canecão foi aberto em junho de 1967, como uma grande cervejaria com espetáculos de variedades. Com o passar do tempo, o espaço passou a ter shows de MPB e recebeu grandes astros como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Clara Nunes e Elizeth Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário