MENU

terça-feira, 11 de maio de 2010

"O Livro da Nina", de Keith Haring, é poesia para crianças e adultos

with 0 comentários
Com a ideia de presentear a filha de um amigo no aniversário de 7 anos da garota, o artista plástico norte-americano Keith Haring (1958 - 1990) criou, no fim da década de 1980, um belo livro de poesia que há cerca de um mês ganhou edição brasileira

"O Livro da Nina para Guardar Pequenas Coisas" -- “Nina´s Book of Little Things” no original -- foi feito em 1988 de maneira artesanal. Nele há desenhos de Keith e muitos espaços em branco deixados para a garota interagir com o presente. As instruções de Keith para que "O Livro da Nina" fosse bem aproveitado: não ter medo de pintar, colar coisas, rabiscar e guardar no livro somente pequenas coisas -- "se quiser colecionar coisas grandes, arrume uma caixa", escreveu ele, pois "as pequenas coisas às vezes são as melhores de todas".

A presenteada na ocasião, filha do pintor italiano Francesco Clemente, hoje tem 28 anos e, apesar de ter desenhado muito com Keith, não mexeu no livro original.

- Meu pai achou que [o livro] era muito bonito para que eu desenhasse nele, então Keith me fez uma grande caixa de madeira, ‘A Grande Caixa de Nina para Guardar Pequenas Coisas’, com reproduções de cada página do livro para serem desenhadas. Devo agradecer a meu pai, se ele me deixasse desenhar no original ele não seria impresso pelo mundo para todas as Ninas.

As “Ninas do mundo” puderam aproveitar a obra de Keith inicialmente em 1994, quando foi publicada nos Estados Unidos. Segundo Nina Clemente, o livro ganhou versões também em hebreu e italiano.
Em meio a ilustrações do artista -- conhecido por seu traço pop e uso de cores fortes --, há no livro recados que misturam humor e poesia como "Use esta página para coisas bobinhas" e "Ok. Eu sei que você queria algumas páginas para colar pequenos adesisos. Então, aqui vai!".

- Este livro é uma joia. Acredito que as gerações mais novas estão expostas a muita tecnologia, é difícil ver crianças entusiasmadas EM ler um livro. ‘O Livro Nina’ é tão interativo que chama a atenção logo de cara -  diz Nina, que vive hoje nos EUA, onde trabalha como estilista e chef de cozinha. Para ela, até hoje o livro é influente: - Quando me sinto pouco inspirada, dou uma olhadinha nele e deixo minha imaginação voar”.

Quem foi Keith Haring

O artista (1958 - 1990) nascido em Reading, na Pensilvânia, estudou artes em Nova York no fim da década de 1980, época em que a cultura hip-hop fervilhava na cidade. Logo viria a ser influenciado pela arte do grafite. Na década de 1980, seus desenhos feitos com giz no metrô nova-iorquino se tornaram notórios. Trabalhou também com instalações, vídeo e ilustração. Keith Haring esteve no Brasil algumas vezes, dentre elas para a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1983, e grafitou inclusive alguns muros do país.

Para lembrar o artista em seu 20º aniversário de morte, além de “O Livro da Nina” será publicado este ano livro sobre a trajetória do artista -- "Ah, Se a Gente não Precisasse Dormir!", também pela Cosac Naify e com a quarta capa feita pelos artistas e grafiteiros osgemeos. Em julho, uma mostra sobre o artista é planejada para a Caixa Cultural, em São Paulo, seguindo depois para o Rio.

--------------------------------------------------------------------------------

"O LIVRO DA NINA PARA GUARDAR PEQUENAS COISAS"


Autor: Keith Haring
Editora: Cosac Naify
Tradutor: Alípio Correia de Franca Neto
Páginas: 72
Preço: R$ 49

0 comentários:

Postar um comentário