MENU

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Morre o criador do salgadinho 'Cheetos'

with 0 comentários
Morrie R. Yohai, o criador do salgadinho crocante e de cor alaranjada Cheez Doodles, que deu origem ao Cheetos, morreu aos 90 anos. Yohai tinha câncer e morreu no último dia 27 de julho em sua casa em Kings Point, Long Island, nos EUA, disse nesta terça-feira (3) seu filho Robbie.

Seu pai sempre se divertia com o fato de as pessoas acharem que o salgadinho que queijo cheddar que produziu na sua fábrica no Bronx fosse o ponto alto de sua vida, disse Robbie Yohai. O salgadinho, ele diz, foi apenas um das muitas coisas que seu pai fez, cujos interesses iam de misticismo judaico a poesia. Mas é pelo Cheetos que ele será lembrado.

Yohai desenvolveu o pequeno salgado em formato tubular na fábrica Old London Foods, nos anos 50. A companhia já vendia outros populares salgadinhos feitos a partir de milho.

- Ele aplicou um conceito similar para o Cheetos”, adaptando a máquina para extrair o milho liquefeito em “um formato mais redondo” - conta o filho.

O lanche foi recoberto com tempero e queijo cheddar, responsável pela cor alaranjada que fica nas mãos dos consumidores. Para tornar o Cheetos mais rígido, decidiram fazê-lo assado e não frito.

Em 1965, a companhia Borden fez uma proposta a Yohai para vender a Old London, que também produzia torradas, cones de sorvetes, cream crackers e outros produtos. Ele então se tornou vice-presidente da divisão de lanches da Borden, adquirindo as batatinhas Wise, os bolos Drake’s, marshmallows Campfire e outros produtos para a empresa.

Ele deixou a Borden após dez anos, quando a empresas se mudou para Ohio, disse o filho. Por um longo tempo, ele guardou consigo uma foto da apresentadora de programas de culinária Julia Child comendo um saco de Cheetos com a legenda em que dizia ser seu salgadinho favorito, acrescentou.

Quando a família estava de férias na Califórnia, em 2004, conta o filho, eles viram uma instalação feita pelo artista Sandy Skoglund chamada “A Festa do Coquetel”, um trabalho feito inteiro de Cheetos.

- O ambiente inteiro era feito de Cheetos, a meda, cadeiras, copos, os cabelos das pessoas - diz Robbie. Segundo ele, sua mãe, muito empolgada, começou a contar a todos no museu que o pai era criador do Cheetos.

Nos anos 70, Yohai se tornou um membro-associado da escola de negócios do Instituto de Tecnologia de Nova York, em Long Island.

A filha de Yohai, Babs, disse que o pai começou a escrever poesia depois que alguém sugeriu que escrevesse suas memórias. Após algumas aulas de redação, ele escreveu dois livros de poesia, um deles focado na interpretação do Torah.

Ele aprendeu hebreu para poder ler os ensinamentos de Zohar, trabalho fundamental na literatura mística judaica, também conhecida como Cabala.

Yohai também apoiou muitas causas ambientais e de conservação por meio da Fundação Morrie R. Yohai, disse o filho.

Nascido no Harlem, Yohai se formou na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia e recebeu o grau de mestrado na Universidade de Nova York. Ele começou a trabalhar na fábrica de aeronaves Grumman, em Long Island, e foi piloto durante a Segunda Guerra.

0 comentários:

Postar um comentário