MENU

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Detran resolve criar selo de qualidade para autoescolas

with 0 comentários
O Detran vai criar um selo de qualidade para autoescolas. O departamento de trânsito lançará uma licitação para contratar uma empresa certificadora para analisar os centros de formação de condutores e implantar um sistema de avaliação. A ideia é padronizar o serviço, corrigir falhas e cassar a licença dos estabelecimentos mal avaliados. Esse processo irá durar um ano. Feito isso, o Detran lançará o certificado, em 2011.

Além da tentativa de melhorar a qualidade dos cursos de direção, o Detran pretende aumentar a competição entre as autoescolas e, consequentemente, reduzi o preço das aulas. Hoje, o pacote mínimo obrigatório de 20 sessões práticas para obter a primeira carteira de habilitação pode variar de R$ 550 a R$ 900 no Rio. Segundo o Detran, existem cerca de 600 autoescolas em todo o estado.

- Essa empresa adotará os indicadores do Departamento Nacional de Trânsito e outros nossos, indo duas vezes a cada autoescola durante 12 meses, anotando tudo. Nós fiscalizamos, mas, muitas vezes, reagindo a denúncias. Passaremos a ser pró-ativos. Isso vai melhorar a qualidade do serviço. Quem tiver falha grave será fechado. Com as autoescolas sob o controle de uma boa fiscalização, poderei abrir o mercado, reduzindo ou aumentando a quantidade delas, para criar maior competição entre elas e até baixar o preço das aulas para o cliente - explica o presidente do Detran, Fernando Avelino.

Cerco aos cartéis

Para isso, Fernando Avelino planeja atrair mais centros de formação. Hoje, o número de autoescolas é limitado pela população dos municípios. Na próxima semana, será baixada uma portaria abrindo o mercado. O objetivo é aumentar a oferta de serviço e quebrar monopólios e cartéis onde houver poucos estabelecimentos:

- Em lugares onde há só duas, três autoescolas há muito tempo, você começa a mandar no mercado.

Depois de certificar as autoescolas, o Detran fará o mesmo com as clínicas de teste auditivo e visual.

0 comentários:

Postar um comentário