MENU

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nuvem de fumaça ainda tulmutua céu europeu

with 0 comentários
O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido informou na noite desta segunda-feira (19) que a erupção vulcânica na Islândia retomou força e emitiu outra grande nuvem de cinzas.

- Isso demonstra a dinâmica e as condições voláteis com as quais estamos trabalhando - afirmou a nota divulgada pelo organismo. - Informações mais recentes do Escritório de Meteorologia mostram que a situação está piorando em algumas áreas. Baseado nesses dados, a situação nos aeroportos no norte da Irlanda para amanhã é incerta, em função da nova nuvem de cinzas.

As dicas para quem tem voos marcados para os próximos dias são: evite sair de casa sem a confirmação e, quando for possível, faça o check-in online. Se o voo não for urgente, tente remarcá-lo, pois mesmo que o avião tenha autorização para operar as condições nos aeroportos europeus estão comprometidas e o viajante poderá encontrar filas, atrasos e outras dificuldades operacionais.

A atualização chega após o anúncio das companhias europeias sobre as perspectivas de reabrir parte das operações previstas para amanhã, após cinco dias de cancelamentos por causa dos materiais expelidos pelo vulcão Eyjafjallajökull, que colocam em risco a operação de aeronaves na atmosfera europeia. O serviço britânico acrescenta ainda que a situação pode ser alterada durante a madrugada.

Mais cedo, os ministros de Transporte da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para flexibilizar o fechamento do espaço aéreo sem pôr em risco a segurança.

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) tinha determinado aos governos da UE uma redução do espaço aéreo proibido a voos comerciais por causa da nuvem de cinza vulcânica, após duras críticas recebidas por parte das companhias, mas agora será permitido às companhias aéreas decidir por si próprias se atuarão em áreas menos afetadas, fora da "faixa vermelha".

Cancelamentos no Brasil

No Brasil, as companhias aéreas cancelaram 31 dos voos previstos para essa segunda-feira nos dois principais aeroportos do Brasil, na maior parte dos casos em função das restrições no espaço aéreo europeu provocadas pelas cinzas de um vulcão islandês.

No Rio de Janeiro, o aeroporto internacional do Galeão teve dez voos suspensos, entre eles cinco chegadas e cinco partidas, segundo informações da Infraero. No aeroporto internacional de Guarulhos (SP), 21 voos foram cancelados, dos quais 13 chegadas e oito partidas.

De acordo com a Infraero, as companhias aéreas já cancelaram 95 voos do aeroporto de Guarulhos desde que o vulcão Eyjafjallajökull começou a lançar cinzas na atmosfera, no último dia 15.

0 comentários:

Postar um comentário