MENU

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Glauco: Cadu é denunciado

with 1 comentários
O promotor de Justiça Yuri Giuseppe Castiglione, de Osasco, ofereceu nesta segunda-feira (19) denúncia contra Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, por duplo homicídio duplamente qualificado pelas mortes do cartunista Glauco e do filho dele, Raoni, e por lesão corporal, pela agressão à mulher de Glauco, Beatriz Galvão.

No caso da morte de Glauco, foram atribuídas as qualificadoras motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Já no caso do filho dele, Raoni, a Promotoria entendeu ter ocorrido, além do recurso impossibilitando a defesa, homicídio a fim de assegurar impunidade por outro crime.

Foi pedido um exame para atestar a sanidade mental do acusado, que está detido na Penitenciária de Catanduvas, no Paraná. 

- Caso se conclua que ele não possuía higidez mental no momento da prática do delito, pode ser aplicada uma medida de segurança e, nesse caso, poderá ser determinada a internação dele em hospital psiquiátrico -afirmou o promotor, durante a entrevista realizada na sede do Ministério Público, no Centro de São Paulo. .

A utilização de entorpecentes também deve ser avaliada no exame pericial.

- Se for comprovado que, em razão do uso de droga, ele tinha comprometida sua capacidade de entendimento e discernimento [no momento do crime], a medida cabível seria a de segurança. Caso ele tenha usado a droga para criar coragem para praticar o delito, isso é um agravante para a pena - disse o promotor.

Segundo ele, o prazo mínimo, no caso de internação, é de um a três anos, com realização de avaliação periódica. Se o exame concluir que o acusado das mortes é imputável, ou capaz de responder por seus atos, ele poderá ser mandado pela Justiça a júri popular. O promotor disse que, nesse caso, as penas somadas pelos assassinatos e pela lesão corporal podem variar de 24 a 68 anos.

Em relação a Felipe de Oliveira Iasi, o promotor solicitou novas diligências antes de "formar uma convicção" sobre a eventual participação dele no crime.
- Para a busca da verdade, há a necessidade de diligências complementares - afirmou.

Ele não esclareceu quais serão essas diligências, pois o processo está sob segredo de Justiça.

- Há a necessidade de uma responsabilidade por parte do Ministério Público antes de denunciar qualquer pessoa - disse.

Não há uma limitação de prazo para que sejam realizadas as diligências.

Outro lado
Procurado, o advogado de Cadu, Gustavo Badaró, estava em uma reunião na tarde desta segunda-feira e por isso não deu declarações.

O advogado do estudante Felipe de Oliveira Iasi, Cássio Pauletti, disse que o promotor está “buscando a verdade”.

- Eu acho que o promotor está demonstrando ter equilíbrio, um espírito de buscar a verdade, ele é o advogado da sociedade. A polícia, prematuramente, imputou a uma pessoa a prática de um crimem - disse.

O estudante foi indiciado pela participação no crime porque, segundo a polícia, facilitou a fuga de Cadu após os assassinatos.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Que a justiça seja feita.

Postar um comentário