MENU

segunda-feira, 14 de março de 2011

Microsoft lança navegador desenvolvido com a ajuda de internautas

with 0 comentários
A Microsoft lançou, nesta segunda-feira (14), a versão 9 do navegador Internet Explorer e promete oferecer um acesso mais rápido e seguro do que as versões anteriores. O IE 9 foi desenvolvido em menos de um ano porque teve a ajuda de desenvolvedores e usuários, que relataram suas experiências à equipe da empresa.

O novo Explorer, que poderá ser baixado a partir das 9h desta terça-feira (15) em um site especial para download, quer fazer com que "a experiência do usuário em cada site seja parecida à que ele tem ao usar um aplicativo", explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral de consumer e serviços online da Microsoft.

Barbosa conta que uma das principais novidades do IE 9 é sua integração com o sistema operacional Windows 7, permitindo a criação de atalhos e a fixação das páginas favoritas na barra de tarefa do Windows para acesso rápido.

O navegador tem ainda gerenciador de downloads e de complementos, e suporte à tecnologia HTML5, com aceleração de hardware, para o uso de aplicativos como vídeos. Essa aceleração, ele explica, é obtida "porque o navegador usa o poder do processador gráfico do computador, que até então não era usada pelos outros navegadores".

- O novo Explorer está mais limpo, permite ao usuário mergulhar no site. O browser [navegador] vira apenas uma casca, quase não aparece, tornando o site o grande astro do show. É como quando você vai ao teatro, você não vai pelo local, vai pela peça.

Outra novidade o IE9 é segurança. Graças ao recurso de Proteção contra rastreamento, o usuário agora pode controlar os dados que deseja compartilhar com os sites pelos quais navega, podendo escolher quais aqueles que deseja que não armazenem suas informações.

Parcerias com grandes sites

A interface do navegador está mais simples e objetiva. Na página inicial, aparecem os sites que mais foram acessados anteriormente pelo usuário, recurso que já existe no concorrente Chrome, do Google. As abas de navegação foram colocadas mais acima do que no IE8. Os botões Página inicial Favoritos e Configurações agora estão posicionados à extrema direita da tela. Com todas essas alterações, as páginas navegadas parecem ter um destaque maior no navegador.

A barra de endereços ganha outras funções. Por meio dela, o internauta pode digitar um site, pesquisar seu histórico de navegação ou favoritos, além de realizar uma busca no Bing, o concorrente do Google. A Microsoft fechou parceria com 250 sites internacionais, como Facebook e Twitter. Aqui no Brasil, com o R7, Buscapé e Superdonwloads, entre outros.
De acordo com o site StatCounter, em fevereiro deste ano o Internet Explorer (em todas as suas versões) tinha globalmente uma participação de 45,44% de uso, contra 30,37% do Firefox e 16,54% do Chrome. No entanto, o IE perde participação com o tempo. Em julho de 2008, a sua participação era 68,57%.

0 comentários:

Postar um comentário