O toque de uma mulher é o que basta para deixar os homens menos cautelosos. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Ciência Psicológica (em tradução livre).
Quando uma pesquisadora dava um tapinha nas costas de um voluntário, ele tinha atitudes mais arriscadas com dinheiro do que quando ela apenas falava com ele ou um homem dava uma batidinha.
Os pesquisadores dizem que o gesto vem da mãe, que usa o toque para fazer seus bebês se sentirem protegidos. Quando somos crianças, recebemos muitos toques de nossas mães, o que faz com nos sintamos seguros.
Os pesquisadores Jonathan Levav, da Universidade de Columbia, e Jennifer Argo, da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, queriam saber o que acontece quando os bebês crescem: o contato físico também afeta a disposição dos adultos em correr riscos?
Os pesquisadores testaram se os voluntários correriam riscos ao investir dinheiro ou em jogos de azar.
Quando começaram a experiência, os voluntários foram cumprimentados de diversas formas: por um pesquisador ou pesquisadora e uma luz, por um toque no ombro, um aperto de mãos ou sem qualquer tipo de contato físico.
No final da experiência, eles preencheram questionários que avaliaram o grau de segurança que cada um sentia.
Os pesquisadores descobriram que os participantes que foram tocados se sentiram mais seguros e correram riscos maiores do que aqueles que não receberam toque algum – a menos que fossem tocados por um mulher.
O efeito foi mais forte para um toque nas costas do que para um aperto de mão, mas não serviu para nada nos participantes tocados por um homem.
Os resultados sugerem que o toque de uma mulher funciona nos adultos da mesma forma que nas crianças: fazendo-os se sentirem mais seguros e dispostos a correr riscos.
0 comentários:
Postar um comentário