A alpinista social Maria de Fátima, de "Vale Tudo", foi a personagem de que Gloria Pires mais gostou de fazer na TV.
- Houve muita sintonia entre os autores e a direção de Dennis Carvalho. O texto era riquíssimo - diz a atriz em sua biografia, lançamento de maio da editora Geração.
Na novela, Maria de Fátima separou Afonso (Cássio Gabus Mendes) de sua melhor amiga, Solange (Lídia Brondi), casando-se com ele por dinheiro. No livro, escrito por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, Glória diz que a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi a que ela mais adorou ver.
- A personagem de Gloria buscava a ascensão social a qualquer custo. E não mediu esforços para tal. Sua ausência de ética e moral generalizava no Brasil e instigava as pessoas a refletirem sobre os princípios de honra e dignidade. Por fim, vendeu seu próprio filho para um casal estrangeiro, a troco de alguns milhares de dólares - escrevem os autores sobre a trama das oito, que foi exibida no horário nobre da Globo exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989.
Segundo a biografia, Maria de Fátima se tornou um divisor de águas na carreira da atriz.
- A cena mais antológica da novela foi a polêmica discussão em que a mãe rasga o vestido de noiva da filha e lhe esbofeteia o rosto - conta o livro.
Mesmo com tanta maldade de Maria de Fátima, Gloria nunca foi hostilizada nas ruas.
- Nunca fui agredida. As pessoas me paravam na rua e me falavam, rindo: 'Você está muito má, hein?!'. Ou diziam, piedosas: 'Ela é a sua mãe, coitada!'
"40 Anos de Gloria"
Autores: Eduardo Nassife, Fábio Fabrício Fabretti
Editora: Geração
Páginas: 346
Quanto: R$ 39,90
0 comentários:
Postar um comentário