Os salões de beleza, as academias e até mesmo os centros de tratamento estético podem ficar lotados, mas cada vez mais a consciência das mulheres se volta para algo que não se compra em uma loja ou se conquista de um dia para o outro: o bem-estar.
Por isso, as massagens relaxantes entraram para a rotina de beleza das brasileiras, até mesmo daquelas que se dizem sem tempo para se cuidar. Segundo Wesley Pereira, massagista há 18 anos, além da sensação de relaxamento, certas massagens trazem benefícios estéticos.
- Fazemos uma avaliação na cliente antes de iniciar o tratamento com a massagem. Depois fazemos uma ficha com as medidas da pessoa. E, muitas vezes já em três semanas, podemos ver os resultados de redução na área das coxas, dos quadris e da barriga.
Mas, ainda de acordo com Pereira, que trabalha atualmente no salão C. Kamura, do top cabeleireiro Celso Kamura, em São Paulo, esses benefícios “palpáveis” não são conquistados apenas com a massagem relaxante.
- Costumamos fazer um mix de técnicas, que incluem a drenagem linfática, a massagem modeladora, a redutora e a antiestresse, que é relaxante.
A mistura dessas técnicas estimula o sistema circulatório e é até capaz de gerar respostas sedativas e energizantes no corpo, liberando hormônios que estão intimamente ligados ao bem-estar, aliviando a tensão.
- Quando a mulher fica mais calma e relaxada, os benefícios são visíveis também na pele e nos cabelos. Isso sem falar na autoestima da pessoa, que aumenta, fazendo com que ela enxergue os problemas do dia a dia de outra forma e tenha mais ânimo e disposição para fazer dieta, por exemplo.
A massoterapeuta Tomoko Yoshimura, do espaço La Façon, em São Paulo, fez cursos no Japão e na Tailândia, lugares nos quais, segundo ela, a massagem não é vista como um luxo, e sim como parte do dia a dia das pessoas.
- Nesses lugares, desde crianças as pessoas já estão acostumadas com o universo da massagem. Muitas pessoas, inclusive, aplicam técnicas especializadas de automassagem.
Segundo Tomoko, principalmente na Tailândia, é muito comum unir a aromaterapia (terapia feita por meio de aromas que podem desencadear as mais variadas sensações) à massagem.
- São colocados no ambiente difusores com óleos essenciais ou incensos, que dão um clima especial para a massagem.
Além das técnicas mais conhecidas, Pereira também realiza a famosa massagem com óleos e pedras quentes.
Neste tipo de massagem, são usadas pedras de tamanhos e formatos escolhidos de acordo com as partes do corpo nas quais serão aplicadas.
- Normalmente as massagens duram cerca de uma hora. Mas, para que os benefícios sejam sentidos de uma forma contínua, como um tratamento, elas devem ser realizadas com certa frequência.
Dicas especiais
Pereira sugere que as massagens sejam feitas uma vez por semana. Porém, por causa do custo alto que muitas massagens têm, às vezes isso não é possível. No salão C. Kamura, por exemplo, as sessões custam, em média, R$ 150, e no espaço La Façon, R$ 140.
Mas não adianta querer encontrar um bom massagista em qualquer esquina ou escolher a clínica ou o spa que oferece o menor preço.
De acordo com Tomoko, a melhor forma de encontrar um profissional de confiança é por meio do “boca a boca”, ou seja, por meio dos conselhos de amigos, parentes e vizinhos que já receberam a massagem.
- Hoje em dia também existem pacotes de desconto que diminuem bastante o preço das massagens. Claro, existem bairros que são mais caros.
Tomoko também faz um alerta para os perigos de fazer massagem com um profissional não qualificado.
- Se a pessoa não tiver curso, ela certamente não saberá os pontos nos quais deve pegar para aliviar a tensão e os pontos obstruídos da pessoa – o que pode gerar dores fortes. Outro detalhe importante é que a cliente não pode sair da massagem toda roxa, como muitas vezes acontece.
Segundo a massoterapeuta, as massagens precisam ser suaves e gostosas e devem ser evitadas logo após as refeições.
- Até mesmo no caso da modeladora, que é um tipo de massagem mais forte, com mais pegada, a pessoa não pode sair com sequer uma parte do corpo roxa.
Tomoko também vê a massagem como um diferencial importante no ritual de cuidados com a beleza.
- Quando a pessoa está feliz e em paz consigo mesma, ela transparece isso para o físico. E as massagens são capazes de levar as pessoas até esse estágio.
Vale a pena dizer que, para atingir o bem-estar, é necessário adotar bons hábitos, como cuidar da alimentação, comer de uma forma balanceada, realizar atividade física - que pode ser a boa e velha caminhada -, abandonar o cigarro e ser moderado no consumo de bebidas alcoólicas.
0 comentários:
Postar um comentário